Postagem do dia 08.11.2017

“Vai ser a mesma esculhambação de compra de votos”, diz deputado
          Olho vivo! O deputado Fernando Hugo disse nesta quarta-feira na tribuna da Assembleia que está seriamente preocupado porque “vai ser a mesma esculhambação da compra de votos nas eleições do próximo ano: será eleito quem tiver mais dinheiro. Neste momento, já tem candidato contratando cabo eleitoral para agir na capital e no interior”, afirmou.
  O parlamentar disse que “o Ministério Público e  o Tribunal Regional Eleitoral precisam agir desde agora para minimizar o problema”, ressaltando que “os candidatos vão gastar o dinheiro público oriundo do Fundo Partidário e ainda vão  usar dinheiro do caixa dois”.Portanto, olho vivo!

08.11.2017


08.11.2017



Política muda diretor-geral da PF
           A notícia correu célere no país na  tarde de hoje: Caiu o  Diretor Geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, que estava no cargo desde o primeiro ano do Governo de Dilma Rousseff, em 2011. Ele foi substituído nesta quarta-feira, 8,  pelo presidente Temer.
           Para o seu lugar já está indicado Fernando Segóvia, que foi delegado da PF no Maranhão. A indicação contou com o apadrinhamento do ministro-chefe da Casa Civil Eliseu Padilha, segundo anunciou o Globoonline.

08.11.2017

Réveillon 2017
          Nesta quinta-feira, 9, às 18 horas, no Estoril, o prefeito Roberto Cláudio e o Secretário Municipal de Turismo, Alexandre Pereira, darão uma coletiva de imprensa 

 anunciando os detalhes do Réveillon de 2017 (no convite está dito que é 2018, mas, para mim, a festa é de 2017).

08.11.2017

Escolas no Ceará inscrevem na “marra” para o ENEM
                                       
          Esse expressivo número de candidatos que faltaram ao ENEM no Ceará tem uma explicação: as escolas públicas incluem nas listas enviadas para a Secretaria de Educação os nomes de todos os alunos aptos para o exame mesmo que eles informem que não farão a prova. E a SEDUC sabe disso, mas envia para o MEC assim mesmo, talvez para o Ceará fazer número de alunos preparados para o exame.
          Mais de 100 mil candidatos inscritos no Estado não compareceram ao primeiro dia de prova. O índice de abstenção, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), foi de 27,60%. Em todo o país, este índice chegou a 30,2%. (Para esses dados a fonte da informação é o G1.Globo.com).
        Ao todo, 264.444 estudantes cearenses compareceram e resolveram provas de ciências humanas e linguagens, além da redação, de um total de 365.255 inscritos.
       O Ceará é o sexto estado com maior número de inscrições, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. São Paulo, que lidera o ranking, tem 1.136.851 de candidatos inscritos.
 

Colégios particulares de Fortaleza no ENEM
          Na terça-feira, a revista Vejaonline publicou pesquisa que realizou sobre as 50 escolas brasileiras com os melhores resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
        Fortaleza ficou com os seguintes lugares: Christus (2o lugar), Farias Brito (22o.), Ari de Sá Cavalcante-Mário Mamede (26o.), Master (27o,) e Ari de Sá Aldeota (33o.).

08.11.2017


08.11.2017

PSDB escolhe novo diretório estadual

O PSDB cearense elegeu a chapa Eduardo Pessoa que será empossada sexta-feira durante solenidade da Câmara Municipal de Fortaleza. O presidente será Franciné Guedes, 

 que terá como primeiro vice-presidente   o médico Carlos Roberto Martins Rodrigues (Cabeto, foto),na   segunda vice-presidência o executivo Geraldo Luciano, e terceiro vice, Samuel Araripe. Para secretário-geral,  foi escolhido João Barros e Kamila Castro como tesoureira. Emília Pessoa, vereadora de Caucaia, ocupará a primeira secretária. 
 A deputada Fernanda Pessoa elogiou a a chapa na tribuna da Assembleia nesta quarta-feira e também destacou a gestão do atual presidente estadual do PSDB, 

Luiz Pontes, “que realizou um importante trabalho à frente do partido, durante quatro anos, deixando aproximadamente 140 diretórios. E ficamos muito felizes com a indicação de Emília Pessoa, uma honra para a família” disse. 

08.11.2017

O fogo está consumindo a vegetação de Madalena
          Populações de alguns distritos do município de Madalena, Ceará, preocupadas com os incêndios que estão "queimando tudo" em vários pontos da região. Apenas uma pequena equipe de bombeiros de Canindé e vários populares estão atuando no combate às chamas que se espalham rápido com a vegetação seca e o vento forte. 
                                       
            Calcula-se que mais de 2.000 hectares de vegetação já foram consumidos pelo fogo. O Grupo Radialistas do Ceará no WhatsApp repercutiu a manifestação dessa cidadã, que reproduzo aqui.

08.11.2017

AL seleciona para estágios em 21 cursos superiores
A Assembleia Legislativa do Ceará abre processo seletivo para estágio de estudantes do nível superior. As inscrições seguem até 12 de novembro. São 40 vagas, sendo 22 para preenchimento imediato e as demais para cadastro de reserva.
          Segundo anunciou o presidente Zezinho Albuquerque, estão disponíveis vagas de estágio para alunos do 4º ao 7º semestre em 21 cursos: Administração de Empresas, Agronomia, Arquitetura, Biblioteconomia, Biologia, Ciências Atuarias, Ciências Contábeis, Ciências da Computação/Informática, Ciências Sociais, Comunicação Social/Jornalismo, Direito, Economia, Engenharia Ambiental/Gestão Ambiental, Engenharia de Pesca, Estatística, Geologia, História, Letras, Pedagogia, Publicidade e Turismo.
          O processo seletivo será dividido em duas etapas. A primeira consiste na realização de uma prova objetiva, e a segunda em entrevista e apreciação do currículo e do histórico escolar – o edital está disponível no link www.al.ce.gov.br/estagio.

08.11.2017


08.11.2017

Expedição Carnaúba em exposição
          Beto Studart, presidente da Federação das Indústrias do Ceará, conduz e convida para a abertura da exposição Carnaúba – Árvore da Vida,  Legado dos 80 anos da Expedição Carnaúba. Será dia 16 próximo, às 19 horas, no Museu da Indústria (Rua Dr. João Moreira, 143 – centro).
  Em 1937, foi inaugurada uma fábrica de processamento da palha de carnaúba em Fortaleza. No ano seguinte, a companhia Johnson  estabeleceu uma plantação na região de Maracanaú, chamada Fazenda Raposa para servir como centro de pesquisa do cultivo, extração e refino da carnaúba e outras palmeiras ceríferas. Posteriormente, esta área foi doada à Universidade do Estado do Ceará.
 SC Johnson e o Brasil mantêm até hoje uma parceria histórica que teve início em 1935, com um bimotor anfíbio, batizado de “Carnaúba”. O neto do fundador da Companhia, H. F. Johnson Jr., empreendeu uma viagem ao Nordeste do Brasil, em busca de reservas permanentes da palmeira de carnaúba, matéria-prima chave na produção de ceras. 

O objetivo era estudar cientificamente as palmeiras ceríferas, que cresciam apenas em certas partes do litoral e do interior do Nordeste, inclusive no Ceará.

08.11.2017

Sistema educacional Ary de Sá terá 80 novas escolas em 2018
          Em entrevista à jornalista Neila  Fontenele, o CEO Ary de Sá Neto disse que o Sistema Ary de Sá tem registrado crescimento orgânico e também atraído novos clientes. Para 2018, o sistema já possui 80 novas escolas cadastradas. Paralelamente a isso, está de olho em novas aquisições.
  Atualmente, o SAS está presente em 250 municípios espalhados pelo país e tem a meta de atingir 430 mil alunos. Hoje são 350 mil alunos registrados no SAS em vários Estados brasileiros.

08.11.2017

Conquista do futebol há quase 60 anos
          Quem se lembra desse "timaço" que foi Campeão do Mundo em 1958? Pois é, no próximo ano farão 60 anos da façanha. A foto é do arquivo do meu amigo colecionador Vicente Dias.
Será que o Brasil repetirá o feito conquistando novo título mundial?

08.11.2017


08.11.2017

CURTAS SOCIAIS
*Nesta quinta-feira, 9, às 19 horas, a Academia Cearense de Letras e a família de Osmundo Pontes, representada pela sra. Cybele Pontes (na foto com José Carlos Pontes, Luiz Marques e Juarez Leitão),
 promovem a cerimônia de entrega do XVIII Prêmio Osmundo Pontes de Literatura aos vencedores de 2017.
*Quarta-feira recheada de nomes colunáveis aniversariantes: o construtor Antônio Câmara (foto acima),
Armando Martins (na foto acima com a sua Kátia Maggy), Jô Lopes (sra Pádua Lopes, foto abaixo) e Rosanne Medeiros (sra. Régis Medeiros).
*Nesta quinta-feira, 9, eu cumprimento o tabelião Roberto Fiúza Maia que faz aniversário.
*É também a idade nova de seu herdeiro com Maria da Graça, Bernardo de Paula Pessoa Maia (na foto com a sua Andrea e a pequena Letícia).
  *Também fazem aniversário na data Cecília Montegro (sra. Luciano Mobntenegro, na foto da BaladaIn com Luciano Jr e Ana Carmen)
 
e o Dr. Hipólito Monte.
*Por hoje contei. Até amanhã.