Postagem do dia 21.08.2017

Política cearense em 2018 em definição

            Olho vivo! Anotem para conferir depois: nos bastidores é o que se comenta em termos de especulações: o quadro político cearense em 2018 estaria assim: Governador Camilo Santana candidato à reeleição;
  O prefeito Roberto Cláudio renuncia para ser candidato a Deputado Federal; Cid Gomes e Eunício Oliveira para as duas vagas do Senado;
 
        Deputado Capitão Wagner seria o candidato a Governador na união PMDB/PSDB/PR (ou o Pros entre eles), coligação que certamente irá depender da arrumação que o Congresso prepara na "reforma" partidária.
Ah, e Ciro Gomes seria candidato à Presidência da República caso Lula esteja impossibilitado para tal. Bom, vamos anotar!

21.08.2017


21.08.2017

Funcionários dos Correios denunciam desmonte na ECT
            Os funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), instituição presente em todos os municípios cearenses, alertaram para a situação de desmonte da ECT e os problemas que afetam as condições de trabalho e serviço ofertado para a população. 
  A denúncia foi feita durante audiência pública realizada pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Assembleia Legislativa, na tarde de sexta-feira (18/08), fruto de requerimento do deputado Renato Roseno (Psol).
 Segundo os representantes dos trabalhadores presentes ao debate, o cenário enfrentado pela empresa, que tem 110 mil funcionários no Brasil, é de desmonte, com lacunas de vagas; falta de concurso público; insegurança e fechamento de agências; falta de investimento; retirada de benefícios dos funcionários, entre outros problemas. Para os cidadãos, a situação apontada foi de falta de entrega de correspondências e encomendas, atrasos e não efetivação do direito de acesso ao serviço postal.

21.08.2017

Eunício diz ser contra retirada de recursos do Orçamento da União para eleição
         Revela o senador Eunício Oliveira  que esteve reunido com a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmen Lúcia, na quarta-feira (16), “ocasião em que pudemos conversar sobre a reforma política em debate no Congresso Nacional. Entendo que o momento não é oportuno para um retorno do financiamento privado das campanhas eleitorais”, informou.
  Já que não há eleições sem financiamento, o Senador diz  defender  que se utilize recursos já disponíveis no sistema político, como a verba destinada às fundações partidárias, às inserções de propaganda partidária ou até mesmo recursos de emendas parlamentares.
Outra sugestão que ele apresenta  é utilizar o fundo partidário para financiamento de campanhas majoritárias. “O importante é que, neste momento de crise, em que se discute inclusive mudança na meta fiscal, não se tire dinheiro novo do orçamento da União”, completa Eunício.

21.08.2017


21.08.2017

Brasil pode voltar ao Mapa da Fome
           No ano em que o Brasil corre risco de voltar ao Mapa da Fome, a Câmara Federal aprovou o Projeto de Lei 6867/2013, responsável por estabelecer diretrizes para a Política Nacional de Erradicação da Fome e de Promoção da Função Social dos Alimentos (PEFSA). O texto foi apreciado pelos parlamentares durante sessão da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
  Relator da matéria, o deputado Danilo Forte (PSB/CE) explica que a intenção é estabelecer novos mecanismos para evitar desperdícios em toda a cadeia produtiva de alimentos. "O projeto apresenta um plano de ação que engloba tanto a implantação de unidades de beneficiamento ou de processamento nas regiões onde acontece destinação inadequada de volumes significativos, quanto a capacitação contínua dos agentes que atuam em processos, métodos e tecnologias voltadas para a garantia da função social dos alimentos".

21.08.2017

É do Piauí a Miss Brasil 2017 
           Candidata do estado do Piauí, Monalysa Alcântara, foi a vencedora do concurso Miss Brasil 2017, realizado na noite deste sábado (19) no Teatro Vermelhos, em Ilhabela, litoral de São Paulo. A nova Miss Brasil tem 18 anos e é estudante de administração. Ela venceu outras 26 candidatas e irá representar o país no Miss Universo. Alguns racistas no Facebook criticaram a moçapela sua negritude.
Diz o G1 que Monalysa é a terceira negra a vencer o concurso. Em 2016, a vencedora foi a candidata do Paraná, Raissa Santana, segunda negra a ganhar a competição.
 Em 2017, o segundo lugar do concurso  ficou a modelo e estudante de gestão financeira Juliana Mueller, de 25 anos, representante do Rio Grande do Sul. 
  A terceira colocada foi a também modelo e estudante de engenharia de produção Stephany Pim, 23 anos, que representou o Espírito Santo.

21.08.2017

Assembleia homenageia militares no Dia do Soldado
             A Assembleia Legislativa realiza sessão solene nesta terça-feira, 22, em homenagem à 10ª. Região Militar pela transcorrência do Dia do Soldado.
         Também receberão homenagens a Associação dos Oficiais da Reserva das Forças Armadas no Ceará (Asorfac), a Associação dos Oficiais da Reserva R/2 (Aore), o Clube Recreativo dos Subtenentes e Sargentos do Exército (Cresse) e o Pelotão Haiti, composto de cabos e soldados do Ceará que participaram na Missão de Paz no Haiti.  
         Na formatura no 23º BC no dia 25/09, um dos homenageados será o Deputado  Federal Ronaldo Martins,  que receberá a Medalha do Pacificador. O general Estevam Theóphilo está convidando para a programação.

21.08.2017


21.08.2017

Muriçocas atormentam sobralenses
           Amigos de Sobral estão reclamando muito com a falta de saneamento básico na cidade. "Tirando o centro, é lixo e esgoto a céu aberto em todos os bairros.
         Até o rio Acaraú, no trecho que passa pela cidade, está super poluído", mandaram me dizer. Pedi fotos para publicar. Agora, com o calor, que é normal na cidade, tem a questão das muriçocas que, quando escurece, não deixam ninguém em paz.
        Uma amiga que morou na cidade me disse que, certa noite, acordou assustada com o lençol voando, carregado pelas muriçocas. Aí também é exagero demais! Não sei quem é o autor dessa charge.

21.08.2017

Padre Manzotti em Evangelizar é Preciso
          A exatos dois meses para a sua realização, a organização do X Evangelizar é Preciso Fortaleza com o  Padre Reginaldo Manzotti divulga nesta segunda-feira a programação do evento que acontecerá dia 21 de outubro no aterro da Praia de Iracema, a partir do meio dia. Shows, oração e Santa Missa integram o roteiro que tem início ao meio dia com a recitação do Terço Mariano. Neste ano, o evento traz como tema as “Santas chagas”, e como lema, “por suas chagas fomos curados”. 
  Uma novidade será a entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida durante a Santa Missa em homenagem aos trezentos anos de Aparecida. O Terço das Santas Chegas contará com a participação do padre Francisco Bezerra, pároco da Igreja de São Francisco, em  Jacarecanga e Vigário Episcopal na Arquidiocese de Fortaleza. 
 Padre Reginaldo Manzotti apresentará o show “Alma Missionária” com participação especial da cantora Celina Borges.  Para quem chegar cedo ao aterro da Praia de Iracema, a animação ficará por conta da dupla sertaneja Álvaro e Daniel,  que acompanha padre Reginaldo em missões de evangelização. A programação intensa conta com dez horas de duração  completamente gratuita.

21.08.2017

Patagônia Fantástica volta ao Brasil
                                           
           Por conta dos brasileiros que estão acorrendo em expressivo número à região, o turismo está tendo um aumento de 10% nesta temporada de inverno em Ushuaia, na Patagônia Fantástica, conforme registra em seu blog o jornalista/fotógrafo Jeff Severino, que destaca ainda outros locais fantásticos, como  El Calafate.  
          Ushuaia é  a cidade mais astral do planeta e cuja temporada só termina em outubro e com muita neve. “A Patagônia Fantástica retorna  ao Brasil agora em agosto, começando por Florianópolis,  dia 21, para workshops e rodadas de negócios, com o apoio do Consulado Argentino em Santa Catarina, Aerolineas  Argentinas e ABAV-SC. Os workshops e rodadas de negócios são dirigidos exclusivamente aos proprietários de agências e operadoras de viagens e para aqueles que tem o poder de decisão nos negócios. 
         "Os mesmos encontros acontecerão em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, com vistas para a próxima temporada de verão deles.
“Os eventos serão após o café da manhã, seguido de rodada de negócios, onde os 15 principais receptivos, hotéis e prestadores de serviços de Ushuaia, Calafate, Trelew e Puerto Madryn apresentarão   oportunidades de negócios", diz o jornalista.

21.08.2017


21.08.2017

CURTAS SOCIAIS
*Este ano a programação da Expoece será técnica, nada de “shows”, apenas visitação à feira e a programação com os animais, os cursos e as diversas atrações da feira.
*É o que garante o presidente da Associação dos Criadores, Sérgio Fonteles.
*Ganham cumprimentos na data porque marcam o calendário Ana Lúcia Canamary (sra. Aristóteles Canamary),
Sílvia Ribeiro (sra. Francisco Ribeiro) e Lucrécia Araújo (sra. João Araújo Sobrinho, foto abaixo).
*É também a idade nova de Tarquílio Pimentel.
*Na terça-feira, 22, eu cumprimento o empresário e escritor  João Soares Neto, Flávia Castelo  
e ao colunista Francisco (Chico) Campelo.
*O grupo mineiro Galpão vem a Fortaleza fazer uma apresentação na Caixa Cultural.
*O Círculo Militar reedita o seu tradicional baile em homenagem ao Dia do Soldado, sexta-feira, 25. O  comando do baile  será do  presidente do clube, general João Crisóstomo de Souza. Também o presidente da Sociedade dos Amigos da 10ª. Região Militar, coronel Adyr Sampaio, recebe os convidados.

Por hoje contei. Até amanhã.