Postagem do dia 04.08.2017

Até deputados do PMDB criticaram absolvição de Temer
          Nenhum deputado defendeu na Assembleia na sessão desta quinta-feira o resultado do ocorrido na véspera na Câmara Federal, que aprovou o arquivamento da autorização para que o presidente Temer  fosse investigado pelo crime de corrupção, como demonstrado pela Procuradoria da República e sobejamente comprovado nas gravações.
  A pastora Silvana Oliveira (PMDB) disse ao blog que “foi uma demonstração vergonhosa da falta de ética e do desprezo desses deputados, que envergonham a política brasileira. Se o Temer diz que é inocente, a investigação provaria isso”, afirmou.
 O deputado Júlio César (PDT) destacou: “É um absurdo. Todo Brasil tem conhecimento dos atos de prevaricação praticados por Temer no exercício da função  presidencial. Querer esconder isso é um escárnio.”
  Na tribuna a deputada Mirian Sobreira disse  “foi a institucionalização da corrupção no Brasil. Estamos sendo administrado por um governo rejeitado pela população do Brasil, além do mais comprovadamente corrupto”.
 Deputado Carlos Felipe (PC do B): “Ontem foi institucionalizada a corrupção no Brasil, e o povo não quer isso. Temer, através dos seus deputados do centrão (ruralistas) e da área financeira (empresários e banqueiros), não quis a investigação porque sabe que é culpado. E os deputados que votaram nele porque foram comprados por milhões e milhões de reais.”
  Disse Ferreira Aragão: “O brasileiro não sabe votar, é por isso que temos essa qualidade de  políticos. Temer está ferido de morte até o final do período do mandato que está  exercendo. É preciso conscientizar a população para que ela aprenda a votar”.
 Entre outros que falaram afirmou  o deputado Renato Roseno (PSol): “É com tristeza e indignação o que vimos ontem. Esses 247 deputados que deram o aval para que Temer fique impune representam a escória da política brasileira. Mais de 6 bilhões de reais do dinheiro do povo foram gastos por Temer para se safar e continuar impunemente no cargo”.  

04.08.2017


04.08.2017

Entre as melhores do Brasil. Cearenses ricos, que estudaram de graça,  poderiam fazer doações
          O Reitor da Universidade Federal do Ceará, Henry Campos, está exultando. A nossa UFC, na avaliação do MEC, obteve nota máxima: 5. Foi o que ele me disse ontem na solenidade de entrega da Medalha Ivens Dias Branco.
Está bem no ensino e na administração, mas falta dinheiro para pesquisas essenciais que estão sendo desenvolvidas. Estava lembrando, os cearenses ricos, que há muitos anos estudam de grátis na universidade federal, bem que poderiam fazer doações financeiras à UFC para que ela possa continuar com os seus projetos. Isso acontece em grandes universidades de todo mundo.

04.08.2017

Unifor e Fundação Édson Queiroz com novos dirigentes
          O grupo empresarial Édson Queiroz formou a nova direção de sua área educacional: Édson Neto, filho do falecido chanceler Airton, é o novo Chanceler da Unifor. 
           A tia dele e irmã de Airton, Lenice Queiroz Rocha (sra. Cláudio Rocha), é a presidente da Fundação Édson Queiroz, mantenedora da Unifor.
            A advogada Manuela Queiroz Barcelar (sra. Ricardo Barcelar), herdeira de Edson Queiroz Filho (também já falecido), será a vice-presidente da Fundação.

04.08.2017


04.08.2017

AL vai votar a extinção do TCM pela segunda vez
          Terça ou quinta-feira da próxima semana a Assembleia Legislativa votará em segunda discussão o projeto, já aprovado na primeira, que extingue o Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará. Como na primeira, não haverá problema para esta segunda votação. Aprovação certa.
  “Aprovada, publica no DO (Diário Oficial) e aí vamos aguardar o que vem do Supremo Tribunal Federal, que já suspendeu a primeira extinção, e deverá fazer a mesma coisa com esta”, me disse um Assessor da AL que pediu para não ser identificado. 

04.08.2017

Duríssima descrição do estado de um hospital público em Fortaleza
          Registro da professora universitária e escritora Lourdinha Leite Barbosa em seu Facebook revela o depoimento de um notável médico cearense, o Dr. José Maria Ponte, sobre o que viu no hospital Frotinha de Parangaba. Pela importância do documento vou  reproduzi-lo. Lourdinha disse ser “a mais dura descrição da saúde no município de Fortaleza”:
 
"É INCRÍVEL O QUE VI HOJE
          “Fui hoje ao Frotinha de Parangaba resolver um problema burocrático e fiquei chocado com o que vi. Trabalhei muitos anos naquela emergência e aprendi a gostar daquele hospital, apesar de todas dificuldades. Fui à cozinha cumprimentar as cozinheiras, fui ao centro cirúrgico cumprimentar aquelas abnegadas funcionárias da enfermagem e fui à emergência cumprimentar o pessoal do plantão e ao entrar tomei um susto, pois não esperava ver o que vi: mais de 60 pessoas nas macas esperando um leito, macas normais e várias macas baixinhas deixadas pelas ambulâncias que chegam com os pacientes e como não tem onde deixá-los, são obrigados a deixar os pacientes com as macas; ninguém se entendia, não dava para caminhar livremente pela emergência, pois não tinha espaço, era maca colada em maca e eu fiquei pensando: o inferno é aqui.
          “Conversei com o pessoal da enfermagem e pensei: que pessoal abnegado!. Não terminou: ao passar pelo corredor o encontrei cheio de macas que quase me impedia de caminhar e no corredor interno muita gente sendo hidratadas com soro e todas sentadas em cadeiras desconfortáveis.
            “Quero parabenizar àqueles funcionários, dos médicos ao pessoal da limpeza por ter que tratar aqueles pacientes em um ambiente tão hostil e continuar dando conta do recado, apesar deste ministro da saúde vagabundo dizer que médicos no Brasil fazem de conta que trabalham. Encontrei uma colega médica que estava desesperada sem saber o que fazer com aquela tragédia e pensei: se esta colega continuar trabalhando nestas condições vai morrer cedo.
            “Depois de muitos e muitos anos lutando, tentando melhorar a saúde pública, vejo-a cada dia pior. Fiquei muito chocado com tudo que vi na tarde de hoje, mas não terminou: estava já no carro saindo do hospital quando uma amiga de longos anos me viu, ainda na parte interna do hospital, me deu com a mão, parei o carro e ela se aproximou desesperada e me pediu para arranjar um leito para o seu filho que estava há vários dias naquela emergência, deitado em maca desconfortável, vítima de um acidente e que esperava um leito para que ele pudesse ser operado, no início fiquei sem saber o que dizer, depois resolvi explicar para aquela sofrida mãe as condições da saúde pública no nosso pais.
            “Quando consegui sair do hospital, vinha sozinho no carro pensando: enquanto dezenas de milhares de brasileiros se encontram naquelas condições de desespero à procura de um leito para puder se tratar, o nosso presidente está gastando bilhões e bilhões de reais para comprar parlamentares para que os mesmos votem no dia 2 de agosto na sua inocência (...).

          “Tenho nojo destes políticos que resolveram assaltar nosso país, deixando nosso povo na miséria e 14 milhões de desempregados, com a violência rondando nossas casas e os usuários do SUS morrendo por falta de uma saúde pública de qualidade.
            Desculpem o desabafo, mas depois do que meus olhos viram hoje, fiquei na obrigação de falar para todos meus amigos do facebook e peço encarecidamente que cada pessoa que ler esta postagem por favor compartilhe.
         “Temos que reagir. Obrigado  por perder um pouquinho de seu tempo”.

04.08.2017


04.08.2017

“Duas grandes personalidades do empresariado cearense”, dizem lideranças
           A entrega da Medalha Ivens Dias Branco, a nova comenda oficial do Estado, ao pioneiro José Dias de Macedo, reuniu no Palácio da Abolição as mais expressivas personalidades cearenses. O governador Camilo Santana, acompanhado da esposa Onélia, conduziu a cerimônia. Ele disse para os presentes:
           "Ivens Dias Branco foi um dos mais notáveis empresários da história do Ceará. Ao longo de sua trajetória, foi responsável por construir um grupo empresarial sólido e muito importante para o nosso Estado. Portanto, nada mais justo do que criarmos uma comenda para homenagear quem tanto contribuiu para o desenvolvimento econômico do Ceará", citou o governador  Camilo Santana. 
         Ele  também enalteceu a trajetória do homenageado da noite. "Ninguém é tão merecedor de ser o primeiro a receber esta honraria. José Dias Macedo é um ícone de uma geração de empresários que ajudaram a desenvolver a indústria em toda a Região Nordeste".
         A escolha do primeiro homenageado da comenda se deu após uma votação entre os integrantes das câmaras setoriais representantes do setor produtivo cearense. Ao todo, o Ceará possui 23 câmaras setoriais e duas temáticas no âmbito da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).
           Em seu discurso, Consuelo Dias Branco agradeceu a instituição da comenda que leva o nome do seu marido, falou um pouco da vida pessoal dele e ressaltou a amizade e admiração que ele nutria pelo homenageado José Macedo. "Acho a criação dessa comenda muito coerente, pois o Ivens tinha orgulho de ser cearense. Colocou a sua empresa entre as 10 maiores do mundo no ramo de biscoitos, gerando cerca de oito mil empregos só no Ceará. É um exemplo de homem de grandes feitos e certamente merece isso. Como representante da família, garanto que vamos continuar investindo no crescimento do Estado e honrar o seu legado".
          Os filhos de Consuelo com Ivens como os herdeiros de José Macedo marcaram presença na solenidade.
           O homenageado José Macedo, com   98 anos de idade, não pode comparecer e foi representado pelo filho Roberto. que também falou na ocasião agradecendo a distinção. "É honroso para meu pai ser o primeiro contemplado com essa bela medalha, pois o trabalho é o que ele mais gosta. Por tudo o que ele e o Ivens representam para a indústria do Ceará, pois acreditavam no Estado, as famílias estão muito felizes. Ele, que completa 98 anos na semana que vem, não veio por recomendações médicas, mas mandou a saudação ao governador Camilo Santana", disse.
         Lideranças empresariais, como Beto Studart (na foto com a esposa Ana Maria), com quem conversei, disseram considerar Ivens e José Macedo “duas grandes personalidades do empresariado cearense”. Na foto abaixo um grupo da imprensa presente: Tom Barros, José Rangel, Eliomar de  Lima e Paulo Oliveira.
         Depois da solenidade foi servido um "buffet" com refrigerantes, sucos e água aos presentes. Sem bebidas alcóolicas, naturalmente.

04.08.2017


04.08.2017

CURTAS SOCIAIS
*Neste sábado, 5, a amiga Socorro Moreira (sra. Olavo Moreira) ganha abraços por conta de sua idade nova. Parabéns!
*Também aniversaria outra querida amiga e comadre, Maria da Graça Maia (sra. Roberto Maia) que brinda em família.
*Em Maceió, a colunista, produtora de moda e editora da revista “Evidência”, Isabelle Accioly (foto de Thiago Becker), faz aniversário neste sábado e vai comemorar com uma big festa. Infelizmente, não vou poder estar presente. Grato pelo convite.
*Maria Wanda Sá (na foto à direita com a amiga Kátia Maggy Martins) decola no domingo para São Paulo onde participa de duas feiras: uma de joias e outra de produtos para presentes.
*A Academia Cearense de Cinema faz reunião neste sábado, a partir das 10 horas, no  Palácio da Luz (foto), a sede da Academia Cearense de Letras, no centro da cidade. A colunista Leda Maria é uma das acadêmicas e coordena o encontro.
*No dia 13 o Movimento Bandeirantes completa 98 anos de atividades no Brasil. No Ceará haverá programação especial. Depois eu conto mais.
*Bom final de semana.