Postagem do dia 03.07.2017

Criadas 805 vagas para agente penitenciário
          O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou o projeto do Executivo  que cria 805 vagas para cargos de provimento efetivo de agente penitenciário no Ceará, a serem preenchidas por concurso público. 
   A criação dos cargos está prevista no projeto de lei nº 51/17, oriundo da mensagem nº 8.137/17, votado naquela casa. Os agentes serão lotados na Secretaria da Justiça e Cidadania(Sejus). A matéria foi aprovada com emenda aditiva do deputado Agenor Neto (PMDB). 

03.07.2017

Morre o chanceler Airton Queiroz
                                            
        O mundo empresarial, educacional e cultural do Ceará lamenta a morte do chanceler da Unifor Airton Queiroz, presidente do Grupo Edson Queiroz, ocorrida na madrugada desta segunda-feira.     
        Pela manhã houve missa de corpo presente em velório só para a família e os amigos mais chegados. A seguir o corpo foi cremado.
Airton, era filho de Yolanda e Édson Queiroz, viúvo da sra. Celina Leal Queiroz (todos falecidos), deixa 2 filhos - Patrícia e Edson Queiroz Neto.

03.07.2017


03.07.2017

Paraguai é o país mais feliz do mundo
          O PIB parece não dizer tudo. Partindo da premissa de que “70% do comportamento humano são baseados na emoção e não na análise econômica”, o instituto de pesquisa Gallup, dos Estados Unidos, pelo terceiro ano consecutivo,  fez  pesquisa mundial para “avaliar o estado emocional do povo”: 149 mil pessoas em 142 países foram ouvidas. A matéria foi publicada nesta segunda-feira pela revista francesa “Le Point.”
  Do lado positivo a pesquisa perguntou se a pessoa “havia sorrido neste dia ou no dia anterior”; do lado negativo, era a tristeza, a raiva e o estresse que estavam sendo questionados. O Instituto estabeleceu o número 100 em duas escaladas, positivo e negativo. No primeiro caso, o Paraguai chegou a 84 pontos, o grande vencedor; no segundo foi o Iémen (Penísula da Arábia)  com 51 pontos.
 De um modo geral, a América Latina ficou  muito bem representada na pesquisa: Costa Rica em segundo lugar, Panamá em terceiro, Equador, Guatemala, México em 6º., Chile e Colômbia na 10ª posição. O Brasil não aparece entre os 20 países da pesquisa.
  No sentido inverso estão, além do Yémen,  Filipinas, Uzbequistão, Irã, Iraque, Sudão e Libéria. A Noruega está em 9ª. posição. Devido a guerra, a Síria não entrou na relação. Do lado emocional, os gregos (foto) são os mais estressados e os iranianos os mais zangados.

03.07.2017

Um cego que não quer ver
       Valendo-se de uma análise do editorial do jornal Estado de São Paulo (claramente pró Temer, favorável a empurrar a sujeira para debaixo do tapete porque isto é Brasil), o cearense Paulo Lustosa, que foi deputado federal, Ministro de Estado e é um economista respeitado, em seu Facebook, deixa claro as suas preferências.
       Para ele, a longa conversa às caladas da noite, gravada, com as recomendações de viva voz do Presidente – “faça isso, viu” -, não passa de ilações (como já disse o próprio Temer), invenções do procurador Janot. Para acreditar só faltou pedir para ver o recibo “recebi por conta 500 mil...”

03.07.2017

João Dória queria seca nordestina como atração turística
        Em 1987, enquanto era presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), o hoje prefeito de São Paulo, João Dória Jr (PSDB), propôs reduzir a verba para obras de irrigação no Nordeste e transformar a seca na Caatinga em ponto turístico. Naquele ano, o Nordeste enfrentava uma dura estiagem que motivou até mesmo uma CPI no Congresso sobre o tema.
 A proposta de Dória foi feita em 30 de junho de 1987, durante visita a Fortaleza, onde se encontrou com o então governador do Ceará, Tasso Jereissati, hoje seu colega de partido, e dezenas de empresários locais.
        “A Caatinga nordestina poderia ser um ponto de visitação turística e gerar uma fonte de renda para a população sofrida da área, respeitando as características culturais e humanas da população, sem exploração da miséria”, disse Doria segundo a reportagem “Doria Jr. propõe que a seca vire atração turística”, publicada pelo jornal O Globo de 1º de julho de 1987. (O registro é da revista Carta Capital).

03.07.2017

Epilepsia, doenças reumáticas e depressão infanto-juvenil
         Projeto do deputado Leonardo Pinheiro (PP), aprovado na Assembleia,  institui o Dia Estadual da Conscientização sobre a Epilepsia no Estado.
    proposição da deputada Fernanda Pessoa (PR) cria o Dia Estadual de Conscientização sobre Doenças Reumáticas no Ceará.
 E a deputada Aderlânia Noronha (SD) propôs e a Assembleia aprovou projeto que acrescenta, no Calendário de Eventos do Estado do Ceará, a Semana Estadual de Conscientização sobre a Depressão Infanto-Juvenil.

03.07.2017

“Lei precisa mudar para melhorar a cidade”, diz secretária
        Segundo a secretária Águeda Muniz (de blusa listrada), para agilizar as ações necessárias à melhoria da cidade “precisa mudar a lei, que é de 1996 e não deixa ninguém crescer. Para esta mudança, a Seuma está se reinventando a partir da elaboração de um novo plano diretor com definições de áreas mais atualizadas e mais facilidades para os licenciamentos”, disse.
  A Secretária Municipal de Urbanismo e Meio-Ambiente atendeu a convite da presidente Enid Câmara de Vasconcelos e ocupou todo espaço (quase duas horas) da reunião ordinária da Câmara Setorial de Eventos, que acontece uma vez por mês no auditório da ADECE congregando donos, executivos e representantes de 23 entidades que integram esta CSE.
          Ela abriu o encontro mostrando mapas com as ações que sua pasta realiza, com os pontos de interferência. Disse que o novo Código de Obras e Postura de Fortaleza deve ficar pronto e aprovado pela Câmara Municipal até dezembro. Haverá mudanças nos critérios de ocupação moderada, ocupação restrita e nas zonas de proteção ambiental, ocupação prioritária e outras como a Zona de Interesse Turístico (ZIT), que será criada.
  A secretária falou da implantação do “Fortaleza Online”, programa que vai melhorar a prestação de informação ao cidadão, “que merecerá confiança da Prefeitura e poderá realizar diversos serviços “on line”, inclusive expedição de alvarás, vistorias, serviços que serão atendidos em até 48 horas. Só na área de Adequabilidade Locacional, para saber se é possível instalar um negócio ou construção em determinada área da cidade, já foram realizadas “online” 138.516 consultadas até agora”, falou.
 A plateia questionou a secretária em vários aspectos: inspeção predial, que está sendo dificultada pela demora de atendimento do Corpo de Bombeiros; ocupação do centro da cidade; utilização de prédios tombados; fiscalização dos músicos, com apreensão dos instrumentos em pequenos eventos; esgotamento sanitário (apenas 54% da cidade tem rede de esgoto); coleta do lixo e falta de segurança (guarda municipal) nas praças.
         Ela até admitiu algumas falhas na gestão e disse que “o problema de um é o problema de todos e tem que ser resolvido”.

03.07.2017


03.07.2017

Hotéis vão ao sul em busca de clientes
          Grupo formado por 16 executivos de 22 hotéis associados à ABIH/Ceará vai estar no período de 3 a 11 de julho percorrendo  cidades do Paraná e Rio Grande do Sul (8 ao todo) numa ação promocional que objetiva capacitar os agentes de viagens das cidades visitadas sobre a infraestrutura hoteleira e turística do Ceará. A meta  é aquecer as vendas para a alta temporada de julho e segundo semestre. 
  O presidente da entidade, Eliseu Barros, destaca a importância da ação, que será realizada com a CVC,  “tendo em vista que muitas vendas estão acontecendo em um curto espaço de tempo, como também a hotelaria, que  está com preços bastante competitivos, com o intuito de atravessar a crise econômica instalada no país, para que não haja demissões no setor”.

03.07.2017

Sociedade civil se mobiliza em defesa da Vila Vicentina e quer seu tombamento municipal
          Um abaixo-assinado que circula no Facebook colhe assinatura e informa que “nós, representantes e simpatizantes da resistência da Vila Vicentina da Estância, grupo constituído por moradores e outros membros da sociedade civil, solidários à causa, partindo da compreensão do relevante papel desempenhado pela vila na formação histórica do bairro Dionísio Torres;...
 “face às últimas tentativas de remoção forçada de seus moradores, que culminaram com a destruição de parcela do acervo residencial da vila, fato ocorrido no dia 28 de outubro de 2016; “reiteramos nossa percepção da Vila Vicentina da Estância como um eminente bem imóvel de valor afetivo e histórico para Fortaleza e, em solidariedade aos que nela querem permanecer, contrapomo-nos frontalmente aos interesses imobiliários causadores do assédio aos seus moradores, defendendo o seu tombamento no âmbito municipal”.
        A questão  da Sociedade Vicentina e da empresa imobiliária que diz ter adquirido a área prossegue na Justiça, mas, por enquanto, a derrubada está suspensa.

03.07.2017


03.07.2017

CURTAS SOCIAIS
*O empresário Sérgio Fonteles esteve uns dias em Brasília a negócios. Entre os assuntos da agenda a realização da Expoece (exposição agropecuária do Ceará), em setembro, em Fortaleza.
 *O hoteleiro e empresário imobiliário Manoel Cardoso Linhares (na foto com a sua Morgana) assumiu na sexta-feira a presidência do Rotary Clube de Fortaleza, o mais antigo do Ceará.
 *As ex-alunas do Colégio da Imaculada Conceição fizeram sua tradicional festa junina de confraternização no pátio interno do colégio.
 *Sábado, dia primeiro, Luana e Alberto Pinho (foto BalladaIn) reuniram familiares e amigos em Jericoacoara para o casamento da herdeira Izi com Mike, filho de Nancy e Michael Stoppench.
Jacaúna Aguiar, o mago da ambientação festiva, fez a decoração.
*Lamentada a morte no final de semana do advogado Henrique Mota que tinha, entre os seus irmãos, o ex-governador Gonzaga Mota, o José Antunes e o Motinha.
 *Márcia e Fernando Travessoni foram festejados na semana passada por conta dos seus 29 anos de casados. No próximo ano serão Bodas de Pérolas.
*Ganhou abraços sábado por conta do seu aniversário o deputado Bruno Gonçalves.
*No domingo, 2, os abraços foram para o desembargador Eymard Amoreira, João Porto Guimarães, Tânia Varela e
Amélia Barros de Oliveira, na foto com o seu Dedé.
 *Nesta segunda-feira, 3, ganham cumprimentos o empresário Chiquinho Feitosa (foto), Edgar Sá,
oão Araújo Sobrinho, Jacintho Moreira Salles e Totonho Laprovítera (foto acima).
*Na terça-feira, 4, eu cumprimento o querido amigo Adriano Josino da Costa (Drica, foto acima), Jaime Machado Filho, Sellene Câmara (sra. Max Câmara), Carlos Pereira e Ernani Silva (foto abaixo), o empresário dos transportes turísticos (receptivos) em Fortaleza.
*Por hoje contei. Até amanhã.