Postagem do dia 01.05.2017

“Reforma da Previdência  é necessária e vital”, afirma Tasso
        Falando na homenagem que lhe prestou o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logísticas do Ceará, sexta-feira, 28, à noite, o senador Tasso Jereissati (PSDB) se posicionou em definitivo sobre a reforma da Previdência Social: "É necessária e vital, já deveria ter sido feita há muitos anos, agora não pode mais ser adiada. O trabalhador de até 2 salários mínimos não será em nada afetado. Os mais penalizados são aqueles super salários, as aposentadorias precoce".
          Ele disse também que “algumas coisas da reforma têm de ser corrigidas. Nossa posição no Senado é esperar para ver o que vem da Câmara para a gente estudar ponto a ponto. Não adianta discutir agora porque vai mudar na Câmara e não sabemos como vai mudar. Não vai passar do jeito que veio do governo”.

01.05.2017


01.05.2017

Rompimento de artéria da aorta matou Belchior
         Triste a notícia da morte do Belchior, no Rio Grande do Sul, na noite de sábado. A causa da morte foi o rompimento de uma das paredes da artéria aorta. Quem determinou foi o médico legista Mário Both, do Instituto Médico Legal da cidade gaúcha de Cachoeira do Sul. O termo técnico utilizado no laudo é dissecção da aorta.
“Não tenho muito que dizer da pessoa do Belchior, mas conheci o grande poeta que ele era. Um grande representante da nossa geração do Ceará”, disse Fagner.

Para Fausto Nilo, “a saudade que fica é a do amigo. Estou sentindo um peso muito grande”, diz.  “A nossa  amizade se deu no colégio:  ele sabia latim, conhecia a bíblia e romances franceses. Aquilo me desorientou no bom sentido. Eu sempre tive muito respeito pelo trabalho dele. É uma pessoa brilhante”.
Pelo Twitter, o presidente Michel Temer também prestou sua homenagem. “Ele foi o intérprete de uma geração e de uma época rica do País”, diz a mensagem. O Governo do Ceará e a prefeitura de Fortaleza também enviaram notas de pesar pela morte do cantor. Ivo Gomes, prefeito de Sobral,  declarou: “Foi com profundo pesar que recebi a notícia da morte do cantor e compositor sobralense Belchior. O povo sobralense se orgulha do seu filho ilustre”.
Foto Delberg Ponce de Léon
 Conforme as  informações da família, o corpo de Belchior será velado primeiro, em Sobral, no Teatro São João, das 7h às 10 horas desta segunda-feira. Em seguida, será trazido para  Fortaleza, onde será velado no Centro Cultural Dragão do Mar, das 12 horas de hoje às 7 horas de amanhã, 2, onde também ocorrerá a missa de corpo presente, em cerimônia aberta ao público. O sepultamento está marcado para acontecer às 9 horas, no Cemitério Parque da Paz, e será restrito à família. (Informações com o jornal O Povo).

01.05.2017


01.05.2017

Secretarias não respondem aos pedidos de informação dos deputados 
O deputado estadual Heitor Férrer (PSB) denunciou  a falta de resposta de secretarias do Governo do Estado a solicitações de informações por parte dos deputados. O parlamentar ressaltou que a dificuldade já começa na própria Assembleia, quando os deputados da base aliada barram os requerimentos. Os que conseguem aprovação pela Casa, no entanto, permanecem sem resposta. 
Heitor listou alguns de seus requerimentos, encaminhados ainda no ano passado, e que continuam sem resposta, como o enviado à Secretaria de Saúde do Estado solicitando informações sobre as despesas efetuadas pelo Fundo Estadual de Saúde; o encaminhado à Secretaria de Justiça requerindo informações sobre os valores pagos com refeições para os custodiados do Estado e ao DETRAN, em que pede que sejam informados os valores arrecadados com multas e gastos em campanhas educativas. 
Heitor afirmou ainda que a atitude demonstra falta de atenção e respeito com o Poder Legislativo e informou que entrará com representação  por crime de responsabilidade contra cada um dos secretários.

01.05.2017

Entrega de troféus nos 75 anos do Setcarce

O brinde pelo aniversário

                                  Fotos de Joaquim Saldanha

Nos seus 75 anos de existência (embora a carta sindical seja de 1941, as atividades só começaram em 1942), o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Ceará realizou na sexta-feira, 28, outro bonito evento para a entrega do Troféu Otacílio Correia, edição de 2017,  a três ilustres personalidades cearenses:
   empresário Beto Studart, que recebeu seu troféu das mãos de Clóvis Nogueira e do Secretário César Augusto Ribeiro (à esquerda na foto),
desembargadora Iracema do Vale (viajando foi representada na ocasião por sua sobrinha Cristiane Leitão. Troféu entregue por Clóvis Nogueira e a deputada federal Gorete Pereira) 
e senador Tasso Jereissati, troféu entregue por  Clóvis Nogueira e Rafael Leal (na foto à esquerda), vice-presidente do Setcarce. 
Foi também entregue na oportunidade o Troféu Setcarce a dois nomes de significativa expressão da categoria, os empresários Rafael Leal, qye recebeu das mãos de Clóvis e do deputado federal Cabo Sabino, à esquerda na foto)
  e Renato Massari (na foto abaixo com a esposa e casal amigo).
Clóvis Nogueira Bezerra, reeleito para mais 4 anos à frente da entidade, comandou a solenidade, antes empossando a todos os membros da nova Diretoria reeleita para mais quatro anos e seus suplentes. 
Depois ele presidiu a cerimônia de entrega das comendas que aconteceu, em grande estilo, no Athénée Buffet esplendidamente ambientado para a finalidade. O executivo do Setcarce, Expedito Júnior, se ocupou das formalidades oficiais de posse.  A executiva da Prática Eventos, Enid Câmara, e sua equipe cuidaram de todos os detalhes do belíssimo evento. Norma Zélia Andrade e Heraldo Menezes  funcionaram como mestres-de-cerimônia.
Em sua saudação, Clóvis Bezerra disse que “o Setcarce pautou a escolha dos homenageados  numa criteriosa análise dos méritos e do trabalho realizado ao longo de suas vidas pelos agraciados”.

01.05.2017


01.05.2017

Cine Ceará dará Troféu e prêmio de  10 mil dólares US
O Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema recebe até o dia 07 de maio as inscrições para as mostras competitivas da 27ª edição, que acontecerá de 05 a 11 de agosto de 2017 no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. As inscrições devem ser realizadas somente pelos canais online, que são o website do festival​, através do preenchimento e envio eletrônico da Ficha de Inscrição.  O regulamento pode ser consultado no site www.cineceara.com.
Para a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem podem concorrer trabalhos de curta-metragem de ficção, documentário, animação ou experimental, com duração máxima de 25 minutos, concluídos a partir de 2016, que não tenham participado do processo seletivo de edições anteriores do Festival. Os realizadores devem ser brasileiros ou radicados no país há mais de três anos. 
  A Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa Metragem é aberta a trabalhos de longa-metragem de realizadores da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha, concluídos a partir de 2015, nos gêneros de animação, ficção, documentário ou experimental, com duração mínima de 60 minutos.  Os selecionados vão concorrer ao Troféu Mucuripe em várias categorias.                                                                  
O Festival concederá também ao vencedor na categoria de Melhor Longa-Metragem um prêmio em dinheiro, em moeda brasileira, no valor equivalente a dez mil dólares americanos. O pagamento será realizado sob a forma de recurso para distribuição da obra no Brasil. (Fonte: Dégagé....)

01.05.2017


Três eventos captados  para Fortaleza em um único dia
O Visite Ceará (ex-Convention Bureau)  teve um resultado bastante positivo no feriado do dia 21 de abril.  Foram três eventos captados para Fortaleza com apoio e participação do FC&VB (Fortaleza Convention & Visitors Bureau).
No Rio de Janeiro foi captado o  XVIII Congresso Brasileiro de Coluna para 2021; em  Florianópolis, XIII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica para 2019 e, em  Foz do Iguaçu, o XII Congresso Brasileiro de Terapia Cognitiva, também para 2019. 
 Todos os três eventos foram decididos em Assembleia e Fortaleza obteve votação bastante expressiva.

01.05.2017


JUCEC mostra novo sistema de Registro em vídeo conferência
A Junta Comercial do Estado do Ceará, em parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas  e o Conselho Regional de Contabilidade, realizará  na quarta-feira (03/05), às 9h, a capacitação sobre o novo Sistema de Registro Mercantil, SRM, para os contadores e empresários do interior do estado. 
A capacitação será transmitida via videoconferência para as unidades locais da CDL, onde serão disponibilizadas salas com telões para que os interessados possam assistir ao treinamento. A Jucec também disponibilizará a capacitação pelo seu canal no Youtube .
De acordo com a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, “a ideia é tornar acessível a todos os profissionais da contabilidade e empresários que moram no interior do estado, o conhecimento de como manusear o novo SEM”.

01.05.2017

Não muda  quadro das crianças nos sinais
         E tudo continua como dantes com a criançada ganhando algumas moedas nas ruas....

01.05.2017


01.05.2017

CURTAS SOCIAIS
 *Um dia muito triste para o Brasil e o automobilismo mundial há 13 anos: a morte de Ayrton Senna. 
 
*Neste dia primeiro de maio os abraços vão para o padre Clairton Alexandrino, pároco da Catedral, que faz aniversário.
*É também a data natalícia de Ricardo Caminha (na foto com a sua Verônica).
*No dia 2, terça-feira, eu cumprimento o pianista e excelente caráter Alex Tavares.
*É também o dia de abraçar o hoteleiro e presidente do Visite Ceará (ex-Convention Bureau)  Régis Medeiros.
*Para a festa do Dia da Indústria, em 25 de maio, a Federação da categoria (Fiec) já está pedindo o “Save the date”.

*Por hoje contei. Até amanhã.