Postagem do dia 06.04.2017

Está com sabor de “pizza”
          Olho vivo! O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na terça-feira (4) adiar o julgamento da ação em que o PSDB pede a cassação da chapa Dilma-Temer, vencedora das eleições presidenciais de 2014. A sessão começou na manhã de  terça-feira, mas a maioria dos ministros aceitou o pedido feito pelos advogados da ex-presidenta Dilma Rousseff, que requereram prazo de mais cinco dias para apresentar defesa.
O prazo de cinco dias começará a contar após o fim dos novos depoimentos que foram autorizados na segunda parte da sessão. Assim, o julgamento deve ser retomado apenas a partir da última semana de abril, tendo em vista o feriado de Páscoa e viagens oficiais do presidente do tribunal, Gilmar Mendes, responsável pela condução dos trabalhos.
Mas, observadores políticos de Brasília afirmam categoricamente que “esse processo não vai terminar tão cedo”. Portanto, olho vivo!
 

06.04.2017


06.04.2017

Barracas perdem a primeira batalha
         Entidades  e associações ligadas ao  turismo estão manifestando seu repúdio e desaprovação à decisão do Tribunal Federal da 5ª. Região que acatou recomendação do Patrimônio da União e Ministério Público Federal do Ceará pela retirada das barracas da Praia do Futuro.
Apesar de tudo o que foi mostrado, dos benefícios que as barracas, mesmo sendo particulares, trazem à economia de Fortaleza com a geração de emprego e rendas para milhares de pessoas, os desembargadores federais não se sensibilizaram e decretaram a morte dessas barracas em dois anos.
 Mas, como promete a Associação da categoria, “a luta vai continuar até à última instância dos tribunais”. 

06.04.2017

Governador sanciona lei da média salarial da Polícia e Bombeiros
        O governador Camilo Santana vai sancionar, às 9 horas desta quinta-feira (6), no Palácio da Abolição, a lei que equipara a média salarial dos estados do Nordeste para os profissionais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

         A lei é demanda antiga das corporações e foi elaborada através de estudo de comissão da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que fez levantamento da realidade nos estados nordestinos. (Fonte: Comunicação GabGov). 

06.04.2017

Feira da José Avelino em audiência pública
        A Comissão de Indústria, Comércio, Turismo e Serviço da Assembleia Legislativa do Ceará realiza  nesta quinta-feira (06/04) audiência pública para discutir a situação da feira da rua José Avelino e a remoção para outro local, anunciada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. O debate acontece às 15h, no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.
 A audiência foi solicitada pelo deputado Capitão Wagner (PR), com objetivo  de debater sobre a mudança, prevista para maio deste ano.

06.04.2017

Portugal em novo endereço
O Vice-Consulado de Portugal em Fortaleza mudou, a partir de 1 de abril, as suas instalações para o Edifício Humberto Santana Business (Rua Vicente Linhares, nº 521, sala 1601, Aldeota).
Os números de telefone mantêm-se. O expediente volta ao normal no novo endereço a partir desta quarta-feira, 5. Quem avisa é  Ana Cristina Pedroso, Vice-Cônsul de Portugal em Fortaleza.

06.04.2017


06.04.2017

Com amigos na base Santacruz
Brasileiro falando
        O colunista Lúcio Brasileiro homenageou e foi homenageado durante agradável dia chuvoso, o sábado, primeiro de abril, na esplêndida casa de praia de  Armenhui e Paulo Sérgio Santacruz, no Cumbuco (também chamada  de Base Santacruz).
Claudiane, Viena, LB, Salomão, Elba, Josué
Válter, Salomão, Josué, Manasses, Valdélio
O dono da casa, em pé, atento
          Brasileiro chamou médicos amigos como Valdélio Leite, Sá Cavalcante Júnior (com Isabel), Carlos Juaçaba (com Claudiane), Salomão Boutala, Válter  Justa (com Elba), Manasses Fonteles,  Daniel Justa e Josué de Castro. Presentes também Viena Pouchain e o amigo José.
A explosão de alegria após os parabéns
A dona da casa cortando o bolo para o
Brasileiro servir a cada um dos convidados
        Depois de muita conversa e de feijoada supimpa, tendo como entrada cabrito assado, a dona da casa colocou bolo e velinha para LB soprar pelo “nat”, neste dia 6, e ouvir saudação de apreço do Dr. Válter Justa.

06.04.2017

1º. Encontro sobre controle de pragas
        Será nesta quinta-feira, 6, em Fortaleza, o primeiro encontro de 2017  da (Associação Cearense das Empresas de Controle de Pragas). Na ocasião será apresentado o resultado do Censo ( dados, estatísticas, números, percentuais), que   tem por objetivo descrever o perfil da atividade de controle de vetores e pragas no Brasil, inclusive  do  mosquito Aedes Aegypti. Local; Hotel Porto Futuro, Praia do Futuro.
À tarde o evento será direcionado para os gestores das empresas. O palestrante Paulo Henrique Costa, agrônomo com mestrado em economia estará debatendo e praticando os conceitos envolvidos com o tema: “Marketing: gerenciamento de preço”. 

O objetivo destas atividades é divulgar conceitos e metodologias que possam contribuir com a melhor escolha dos consumidores e maior incentivos para as empresas promoverem a saúde da população através da atividade de controle de vetores e pragas (aedes aegypti, escorpiões, baratas, ratos, carrapatos, cupins, pombos). (Fonte: Léo Capibaribe -  Ascom  85. 9.8696.6738).

06.04.2017

Agropacto  itinerante em Limoeiro
        Nesta sexta-feira, 7, o seminário quinzenal do Agropacto será itinerante acontecendo no auditório do NIT, em Limoeiro do Norte, marcando encontro com os produtores rurais do Vale do Jaguaribe para a divulgação do Cartão BNB Agro.
O palestrante é  Jorge Antônio Bagdeve  de Oliveira, superintendente estadual do Banco do Nordeste no Ceará. O Agropacto começa às 8h30 da manhã e tem na sua coordenação Flávio Saboya, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará.

06.04.2017


06.04.2017

Vão subir de 60 para 80 os Mestres da Cultura do Ceará
        O Governo do Ceará encaminhou à Assembleia Legislativa três mensagens que fomentam a cultura do Estado. Uma delas aumenta o número de Mestres da Cultura oficialmente reconhecidos pelo Governo do Estado, de 60 para 80, cumprindo uma das metas estabelecidas pelo Plano Estadual de Cultura, aprovado em 2016.
O secretário da Cultura, Fabiano Santos Piúba, ressalta a importância do aumento do número de mestres da Cultura reconhecidos pelo Estado. “Essa lei implica que possamos realizar, através de editais, a ampliação do número ainda este ano com 10 novos mestres e, em 2018, mais 10. Assim, estamos reconhecendo os saberes e fazeres tradicionais dos nossos mestres", enfatiza Fabiano.
Outra mensagem promove inclusões no calendário cultural e social no Ceará com uma política cultural descentralizada, nas forma dos editais, possibilitando formação, circulação, difusão e troca de experiências entre comunidades artística e o público em geral.
A  terceira mensagem institui a regulamentação do Programa Agentes de Leitura do Ceará. Existente desde 2006, tem o objetivo de promover a democratização do acesso ao livro e aos meios da leitura como ação cultural estratégica de inclusão social e de desenvolvimento humano.

06.04.2017

Potencial amazônico
        O governo do Amazonas, por meio da Amazonastur, esteve promovendo as potencialidades turísticas do Estado em um dos mais tradicionais eventos de turismo da Europa: a BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa). O Estado foi um dos poucos destinos brasileiros que participou do evento de forma independente, com estande próprio, ação arrojada que colocou o Amazonas em destaque na feira.
           Com um estante de 36 metros quadrados, o espaço do Amazonas na BTL 2017  foi bastante disputado pelos visitantes da feira, principalmente para assistir o “pocket show”  da cultura amazonense. (Fonte: Paulo Roberto Pereira).

06.04.2017


06.04.2017

CURTAS SOCIAIS
*O calendário marca nesta data o aniversário do colunista  Lúcio Brasileiro (Newton Cavalcante de nascimento).
*Cumprimento também neste dia 6 o presidente da Confederação Brasileira de Câmaras de Dirigentes Lojistas, o cearense Honório Pinheiro.
*São também folhinhas na data Alba Maria Pinheiro (Na foto da BaladaInn com o marido Norberto Pinheiro), cearense de SP,  Aécio de Borba e Nelson Otoch.
*Na sexta-feira, 7, os abraços vão o tabelião Mozart Machado (na foto à direita, com a esposa Salma e o casal amigo José, em um dos galas internacionais)  que festejará com sua Salma, os filhos e netos.
*A data de 7 de abril também assinala o aniversário do Desembargador do Trabalho, Ronald Cavalcante Soares, que eu não sei se vai festejar aqui ou no seu endereço de Miami.
*É também a data aniversária de Zilma Melo (sra. Evandro Melo Júnior), Djacir Freire Figueiredo e do cantor Gustavo Serpa.
*Wayne  Moreira (à direita na foto em selfie com Sakie Brooks) e Célia Magalhães coordenaram evento de lançamento da Páscoa do Bem para arrecadar doações para as instituições Padre Fernando Chaves Reis e   Capela de Santa Terezinha. Foi na loja Maison Freitas.
*7 é também o Dia consagrado ao Jornalista. Então parabéns para todos os companheiros que são do ramo.
*Flávio Mello (na foto com a esposa) leva sua banda Caribbean Kings a agitar nesta sexta-feira festa com músicas dos anos 60-70 no Iate Clube de Fortaleza.
*Por hoje contei. Até amanhã.