Postagem do dia 23.07.2017

Desempenho ruim da representação federal cearense
        Olho vivo! A partir de levantamento feito pelo jornalista Wagner Mendes,  com base nas informações do portal da Câmara dos Deputados, o jornal O Povo registra em matéria a atuação  dos  legisladores cearenses  que apresentaram desempenho tímido em 2015 e mantiveram a baixa produtividade em 2016. No balanço, foram levadas em considerações as apresentações de Projetos de Leis, de Propostas de Emenda à Constituição e Requerimentos para os mais variados fins.
        Vejamos os casos: o deputado federal Cabo Sabino (PR, foto) se destacou como o mais atuante entre os cearenses com um  número de  67 projetos.  O segundo deputado mais atuante foi  Moses Rodrigues (PMDB), com 24 projetos, seguido por Vitor Valim (PMDB) com 15.
        Com baixa produção estão Aníbal Gomes (PMDB, foto), Vicente Arruda (PDT), Macedo (PP) e Arnon bezerra (PTB). Nenhum deles, segundo o jornalista,  “apresentou sequer um requerimento de questionamento de uma matéria em plenário”.  Aníbal Gomes alegou motivos de saúde e seu afastamento da Câmara por vários meses.
        Vicente Arruda (PDT, foto) completou o segundo ano consecutivo zerado nos três pontos elencados pela reportagem. Arnon Bezerra deixou  a vaga em Brasília para assumir a prefeitura de Juazeiro do Norte, também manteve o descaso com a   atividade parlamentar. 
        Domingos Neto (PSD), que foi campeão de requerimentos em 2015, com 121,  apresentou apenas dois no ano seguinte. “Foram zero projetos de leis contra 14 do ano anterior”, afirma Wagner Mendes.
         No quadro abaixo você tem o desempenho de todos os deputados  federais cearenses, inclusive com o nível percentual  de presença às sessões:

23,03.2017


23.03.2017

Cidadania cearense para ex-presidente nacional  da OAB
        A Assembleia Legislativa entregou, na noite desta quarta-feira (22/03), durante sessão solene no Plenário 13 Maio, o Título de Cidadão Cearense ao advogado Ophir Filgueiras Cavalcante Júnior, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Estado. A outorga da honraria, que atendeu a solicitação do deputado Sérgio Aguiar (PDT) e é iniciativa do ex-deputado Francisco Caminha, teve ainda o apoio de todos os parlamentares da Casa.

        O primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Audic Mota (PMDB), que presidiu a sessão, destacou o trabalho desenvolvido por Ophir Filgueiras Cavalcante Júnior a frente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, entre os anos 2001/ 2013.
        O autor do requerimento, deputado Sérgio Aguiar, também enalteceu o trabalho do homenageado a frente do Conselho Federal da OAB. "Falar de Ophir Cavalcante é enaltecer a carreira de um brilhante jurista, que na OAB, debateu questões fundamentais para Brasil, em âmbito social, econômico e político, mas sempre cuidando do advogado", afirmou. (Fonte: Agência AL).

23.03.2017

Lixo no roteiro dos guias
          Êta, agora são os próprios Guias de Turistas que estão registrando os vários montes de lixo que encontram em seus caminhos pela cidade, como registra nesta foto o presidente do sindicato da categoria, Flávio Alvarenga, chamando a atenção das autoridades para os vários tipos de mosquitos que isso pode gerar.

 

23.03.2017

Agora a terceirização
        Tema que começou em 1998, com o projeto do então presidente Fernando Henrique Cardoso engavetado nos meandros do Congresso nacional, agora, quase 19 anos depois, a terceirização sai mesmo para valer e vai para a sanção do presidente da República após aprovação nesta quarta-feira, 22, pela Câmara Federal.
        Agora, por exemplo, uma escola poderá contratar de forma terceirizada tanto faxineiros e porteiros (atividade meio) quanto professores (atividade-fim). O projeto aprovado pela Câmara não prevê vínculo de emprego entre a empresa contratante dos serviços e os trabalhadores terceirizados.

23.03.2017

Desafios do desenvolvimento do Ceará
        A Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da Assembleia Legislativa realizou, em conjunto com a bancada cearense na Câmara Federal,  audiência pública com o objetivo de debater os desafios do desenvolvimento regional do Ceará, com ênfase na crise hídrica e no semiárido. A reunião ocorreu  no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.
        A audiência atende a requerimento do deputado Carlos Matos (PSDB), presidente da Comissão, “diante de uma perspectiva estruturante de como se preparar melhor para o desenvolvimento regional e para a construção de políticas públicas integradas, considerando seu impacto social e econômico para a região do semiárido”, ressalta o parlamentar.
        Participaram   representantes das câmaras setoriais da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), dos sindicatos patronais, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), entre outros.

23.03.2017


23.03.2017

Carne “in natura” não foi atingida
         Diz Francisco Ewerton, presidente do Sindicato da Indústria de Carnes do Ceará: “Todo esse alarme sobre  a carne é  desnecessário, haja vista que nenhuma unidade de frigorífico  de carne in natura foi envolvida. Dos três frigoríficos  citados um é de aves e dois de produtos processados. Não existe nenhuma nota da operação Carne Fraca da PF que fale no produto carne”.
        E prossegue: “Devemos enfatizar que as investigações prossigam e que os responsáveis sejam exemplarmente punidos”. Assina: Francisco Everton, presidente do Sindicarnes/Ceará e vice-presidente do Conselho Nacional da Pecuária de Corte.

23.03.2017

Skal com Ministro do Turismo e na Embratur
        A presidente do Skal Internacional Brasil, Priscila Cavalcante,  esteve na terça-feira, 21, em Brasília, para uma reunião com o Ministro do Turismo Marx Beltrão, a fim de entregar convite e apresentar a programação dos congressos do Skal Nacional e do Skal Latino Americano Cone Sul, que acontecerão em Fortaleza entre os dias  7 e 11 de junho.
Reunião com o Ministro do Turismo
          Ela também participou de reunião com o presidente da Embratur, Vinicius Lummmertz, com a presença do Godofredo Martins, presidente do  Skal Brasília, e Epitácio Vasconcelos, presidente do Skal Fortaleza.
        Os dois eventos reunirão associados e dirigentes de quase duas dezenas de entidades no Brasil e de representação de 18 países que integram o Skal Cone Sul,  como , como  Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Panamá,  Paraguai, Uruguai etc.

23.03.2017


23.03.2017

Bazar filatélico
A Sociedade Numismática e Filatélica do Ceará-SNFC realizou  no domingo, 19, um novo programa na feirinha dominical da Cidade da Criança, no centro da cidade: um bazar onde associados puderam comercializar suas peças/material colecionável, filatélico ou numismático.
          Como informou  a assessora Meireluci “todos são convidados, associados ou não, para realizar negócio ou simplesmente para um cafezinho”. O evento aconteceu  a partir das 8 horas da manhã e até 11 horas. Alguns dos principais colecionadores cearenses  de selos, moedas e cédulas estiveram  presentes. O bazar vai se repetir em outras ocasiões.

23.03.2017

“Cash” no restaurante
        Vale tudo para fazer negócios e melhorar o caixa. Num restaurante da cidade, cartaz como este estava em várias partes, até mesmo na mesa bem visível para o cliente. O negócio é receber em espécie...

23.03.2017

1º. Encontro do Sistema Estadual de Cultura 2017
        A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) realizou  no Teatro Carlos Câmara e no Theatro José de Alencar, em Fortaleza, o 1º. Encontro do Sistema Estadual de Cultura 2017 com a presença de  secretários de Cultura e outros gestores culturais dos municípios cearenses. 
        “O encontro tem como objetivo ampliar o diálogo da Secretaria com os novos gestores municipais, apresentando em detalhes a política cultural do Estado e os diversos programas, projetos e ações da Secult, e construir uma agenda coletiva para estruturação e fortalecimento dos Sistemas Municipais de Cultura”, diz o secretário Piuba.
          O fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura, com a estruturação dos Sistemas Municipais, é uma prioridade definida na Meta 1 do Plano Estadual de Cultura, aprovado em 2016 pela Assembleia Legislativa do Ceará e sancionado pelo governador Camilo Santana.  (Fonte: Ascom/Secult. Mais informações podem ser obtidas pelo fone 3101-6767 e pelo e-mail agendagab@secult.ce.gov.br).

23.03.2017


23.03.2017

CURTAS SOCIAIS
*O Dia Mundial da Francofonia, que decorreu na segunda-feira, 20, não teve nenhuma comemoração em Fortaleza apesar de existir no Ceará muitas pessoas ligadas à França. O evento celebra a pluralidade da língua francesa falada por mais de 600 mil brasileiros.
*No dia 22 lembramos a morte de três pessoas muito queridas: o escritor Milton Dias, em 1983, um francofonista dos mais brilhantes e ativos;
de  Etevaldo Nogueira Lima (na foto com  sua esposa Marly), em 2009 e Antônio Carlos Tigre, em 2000.
*Fátima German e Amarildo Mires brindaram a troca de idade juntando amigos para um “happy hour” em sua loja.
Entre os presentes, Marta e José Valdo Silva, Karine e Maurício Sampaio, Romeu Prado (na foto à direita, com Flávio e Fátima) e Flávio Torres.
*Ganham cumprimentos nesta quinta-feira, 23, o juiz Mantovanni Colares (foto acima), João Carlos Mendonça (na foto abaixo com a sua Eridan), 
Osterne Feitosa e Erlane Ramalho (sra. João Luiz Ramalho).
*Abraçados na quarta-feira, 22, o jornalista e escritor Carlos Augusto Viana (foto), Artur Silva (na foto abaixa, sentado, com Ubiratan Aguiar e Alcimor Rocha) e Leonardo Carvalho.
 
*Por hoje contei. Até amanhã.