Postagem do dia 01.03.2017

Muita preguiça após o carnaval
Em Fortaleza
        Hoje ainda não, mas acredito que a partir de amanhã a vida da cidade, e do país, volta ao normal. Grande parte do Brasil, e no Ceará não foi diferente, esqueceu seus problemas, suas mágoas e suas tristezas e caiu na folia neste período carnavalesco. Quem brincou está voltando com muita preguiça. No Ceará, mesmo prefeitos de cidades do interior que disseram que não realizariam festas devido as aperturas financeiras da municipalidade acabaram se dobrando à vontade dos seus munícipes. O que fazer, né!
          Aqui também, como nas demais cidades dessa nação brasileira, o carnaval de rua foi marcado por fortes protestos e sonoros gritos de “fora Temer”, com fantasias e caracterizações do presidente da República, que também não quis comentar sobre as manifestações. A Globo e as demais emissoras de tvs praticamente não falaram nada sobre o assunto. Só as mídias sociais aprofundaram a questão.
        Aracati (foto), Camocim e Sobral lideraram o carnaval de rua das cidades do interior. Fortaleza, naturalmente, foi a campeã da animação. Agora é voltar ao trabalho.

01.03.2017


01.03.2017

Iracema na avenida
        O Ceará lavou a alma com a presença de Iracema e José de Alencar no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, destacado pela Beija-Flor de Nilópolis no desfile já no amanhecer de segunda-feira.
Raissa, a Iracema na versão Beija-Flor
        O enredo musical estava tão bom que ganhou um Estandarte de Ouro na promoção do jornal O Globo. “O carro alegórico que representou o Theatro José de Alencar foi um dos mais elogiados do desfile, com grande repercussão também nas redes sociais”, afirma a assessoria do teatro.
        A diretora do Theatro José de Alencar, Selma Santiago, ressaltou a importância da presença do TJA no desfile, em momento de grande destaque, em meio à homenagem da escola a "Iracema" e ao escritor cearense. "O Theatro José de Alencar brilhou encerrando o belíssimo desfile da GRES Beija-Flor de Nilópolis. Iracema, a Virgem dos Lábios de Mel, tomou conta da avenida e fez o povo cantar. Agradecemos à Beija-Flor pela homenagem e ao Ilclemar Nunes pelo maravilhoso enredo. Foi lindo!", disse a diretora.

01.03.2017

Ausência de autoridade na noite
          Rua dos Tabajaras, na Praia de Iracema, segunda-feira de carnaval, à noite, o Pirata Bar aberto aguardando os turistas, a cervejaria Lupus também, não há uma viatura da Polícia nem da AMC, os vendedores ambulantes ocuparam a rua de ponta a ponta, fazendo som, vendendo bebidas alcoólicas e "churrasquinho de gato", tudo no maior descontrole. Rodolphe Trindade, dono do Pirata, revoltado com a situação, postou a foto no grupo Fórum de Turismo do Ceará no WhatsApp e repercute a sua justa revolta com a falta de autoridade.
        Diz Rodolphe: “Como vamos revitalizar uma cidade se o setor privado legalizado cumpre suas responsabilidades, mas o poder publica não ordena as ruas. Quem vai investir sem garantia de ordem pública? Tenho 9 alvarás e licenças para funcionar que me custaram mais de 25 mil reais, entre custos diretos e indiretos, pago 32 mil reais de IPTU/ano para que ambulantes bloqueiem a rua no dia de funcionamento noturno da casa.”

01.03.2017

Frente pela beatificação do Pe. Cícero
          A deputada estadual Fernanda Pessoa (PR) está angariando assinaturas de parlamentares no sentido de criar, na Assembleia, a Frente Parlamentar pela Beatificação de Padre Cícero.
        Ela já tem número suficiente e deverá apresentar o projeto na próxima semana. O presidente de Honra do movimento será o ex-governador Adauto Bezerra.
      Sobre a iniciativa disse o deputado Fernando Hugo (PP): “Padre Cícero era um espírito de luz da Igreja Católica.”
        O parlamentar chega a dizer que “deveria se mudar o nome de Juazeiro do Norte para Juazeiro do Padre Cícero.”

01.03.2017


01.03.2017

História dos pescadores para nativos e turistas lerem
        A história de cinco jangadeiros cearenses que viajaram de embarcação no século passado, de Fortaleza ao Rio de Janeiro,  está sendo contada em placas biográficas instaladas pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor), no Mercado dos Peixes, no Mucuripe.
          A homenagem lembra a peregrinação dos pescadores - Jacaré, Jerônimo, Mané Preto, Tatá e Eremilson – que viajaram durante o Estado Novo para pedir por melhores condições de trabalho e o reconhecimento da aposentadoria da categoria.
          “Em março do ano passado quando a Prefeitura entregou o novo equipamento, cada bloco recebeu o nome de um desses pescadores, mas poucas pessoas conheciam suas histórias. Na última semana, instalamos novas placas com a mini biografia e ilustração de cada pescador. Uma forma de contar nossa história e homenagear os jangadeiros e suas famílias”, destacou o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira.
          As placas foram instaladas na entrada de cada bloco do Mercado e escritas em português e inglês.

01.03.2017

Atividades físicas na praia
        Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do CrossBeach, único evento de Cross Training do Norte e Nordeste realizado na praia. A competição de equipes, organizada pela FitOffice​,​ com a expertise do Box de Crossfit Galpão Central do Corpo, que fará toda a parte técnica das provas, será realizada nos 28, 29 e 30 de abril na barraca Santa Praia, na Praia do Futuro, em Fortaleza. A disputa irá oferecer mais de R$ 20 mil em prêmios.
        A disputa consiste em movimentos básicos e técnicos do Crossfit. Para a quinta  edição  são esperados mais de 600 atletas. As categorias são divididas em Master, com faixa etária a partir de 35 anos para mulheres e 40 para homens; Scale, Intermediário e RX. Todas as categorias devem ser compostas de quatro integrantes, sendo dois do sexo masculino e dois femininos.

O que é
A competição visa a socialização dos participantes com a prática da atividade ao ar livre, divulgação do Crossfit e promoção da qualidade de vida por meio de exercícios físicos. A disputa teve sua 1ª edição em 2011.

01.03.2017

Dragão com jazz  no carnaval
        O festival Ceará Jazz Series lotou o Teatro Dragão do Mar no sábado de carnaval, 25/2, com o show "Tributo a John Coltrane" e,  no  domingo,  com  "Tributo a Chet Baker" tendo  a performance de Hugo D´Leon (trompete), Stenio Gonçalves (guitarra e piano), Miqueias dos Santos (contrabaixo) e André Benedecti (bateria) interpretando clássicos do repertório de Chet Baker, um dos maiores cantores e trompetistas da história do jazz.
         Na  terça-feira  o espetáculo foi "Monk´s Songs - Tributo a Thelonious Monk" e reunindo  Hermano Faltz (guitarra), Yálen Carvalho (voz), Thiago Almeida (piano), Iury Batista (contrabaixo acústico) e André Benedecti (bateria) interpretando as músicas do pianista norte-americano Thelonious Monk que ganharam letras. 
        As duas primeiras  apresentações foram realizadas pela Mostra Retrospectiva do Festival Ceará Jazz Series, que promove uma temporada permanente de jazz em Fortaleza ao longo de todo o ano.

01.03.2017


01.03.2017

Jazz cigano aplaudido de pé em Guaramiranga

         O show "Jazz Cigano - Tributo a Django Reinhardt", com nomes da cena musical cearense homenageando o violonista e compositor belga que criou uma vertente diferenciada para o jazz, conquistou o público em Guaramiranga, na segunda-feira de carnaval, 27/2, terceira noite da 18a. edição do Festival Jazz & Blues.
        Marcos Maia (violão), Paula Tesser (voz, foto), Paulo Leniuson (violino), Claudio Miranda (contrabaixo acústico), Lucas Araujo (violão) e Marcelo Holanda (bateria) foram aplaudidos de pé, em uma apresentação que ficou marcada pela excelência da performance de todos os músicos.  
         Mesmo sob forte chuva desde o cair da tarde em Guaramiranga, o público compareceu em grande número para conferir o espetáculo dedicado a Django (1910-1953). O público aplaudiu de pé, acompanhou as músicas com palmas e elogiou bastante a apresentação, que contou com uma primeira parte instrumental e uma segunda metade com a cantora Paula Tesser brilhando na interpretação de canções de Django e de algumas composições escolhidas para serem interpretadas com a mesma abordagem musical do jazz cigano.

01.03.2017

Exposição horrenda
        Há 10 dias, ou mais, eles estão em exibição na Avenida Antônio Justa entre as avenidas Desembargador Moreira e Virgílio Távora entre montes de lixo. Talvez até mesmo façam parte de uma exposição "como tratar mal uma cidade" montada pela municipalidade fortalezense.
        Esses trechos da Avenida Antônio Justa são próximo ao Náutico, Escola de Saúde, supermercado, zona residencial e contém esse lixo todo nos canteiros da avenida. Tem podas de árvores, pedaços de plástico e isopor, sofá descartado, sanitário quebrado etc.

01.03.2017

Homenagem nos 87 anos
        Os 87 anos de vida da sra. Terezinha Castro foram brindados no Teka´s Buffet em almoço organizado pela filha dela, Kátia Maggy Martins, ao lado de Armando, e que reuniu familiares e alguns amigos mais chegados.
Com a filha Kátia, netos e bisnetos
       Um dos destaques foi o belíssimo bolo de aniversário em torno do qual a aniversariante ouviu os parabéns.
        A destacar também a emocionante homenagem prestada pelo Rotary Fortaleza Centenário, presidido por Romeu Cysne Prado, que compareceu “au grand complet”.
        Um belo evento familiar e de amigos momento.

01.03.2017


01.03.2017

CURTAS SOCIAIS
*A sociedade e o mundo empresarial imobiliário lamentaram nesta terça-feira a morte do empresário Ivan Martins (foto), incorporador do Shopping Aldeota e de diversos outros empreendimentos.
*De autoria do deputado Gony Arruda (PSD)  tramita na Assembleia projeto que denomina de Nossa Senhora do Livramento a Escola Estadual de Ensino Médio no distrito de Parazinho, em Granja.
*Ganharam abraços no último dia do mês o Dr. Euler Pontes (na foto entre a esposa Tereza e Maninho Monteiro) e Mônica Arruda (na foto à direita com a amiga Margarida Borges).
*Também foram abraçados no dia anterior Eduardo Augusto Campos (na foto abaixo com a sua Marilena),  João Batista Carneiro e Roberto Farias, que promete anualmente homenagem às autoridades constituídas do Estado.
*Neste dia primeiro de março os abraços vão para Humberto Camurça, o Menino Camurça, e sua esposa Socorro (Help, como ele diz). Na foto abaixo, à direita, com o amigo Marcelo Feitosa.
*Retornando de viagem de 15 dias a Paris, Elza e Maurílio Moreira com a filha Lívia. Ninguém é de ferro!
*Foram curtir o carnaval em São Paulo e visitar familiares e amigos Ester Lins Cavalcante e Lenilza Campos.
*Por hoje contei. Até amanhã.