Postagem do dia 12.02.2017

Hotelaria perdeu 100 mil hóspedes  e amarga o pior semestre dos últimos 10 anos
         Olho vivo! O setor hoteleiro cearense vive um drama: com a perda de quase 100 mil hóspedes na temporada das férias (dezembro, janeiro e fevereiro), que não vieram, uma ocupação abaixo de 75% prevista para o carnaval, os prognósticos para março, abril e maio não são nada alentadores. “Será o período mais crítico dos últimos 10 anos”, disse ao repórter uma  liderança da categoria.
         “Não é que o Ceará esteja mal vendido nos centros emissores, não, embora as campanhas e promoções precisem ser intensificadas  e ajustadas. O problema é que, com a crise econômica do país e as incertezas, o brasileiro está viajando menos e deverá se retrair ainda mais neste semestre”, afirmou.
                                           
        Em Fortaleza, este ano, os navios de turistas também desapareceram do porto do Mucuripe.

12.02.2017


12.02.2017

ABIH-CE fará “blitz” promocional em São Paulo 
Com foco na promoção e divulgação do Ceará e sua infraestrutura hoteleira e turística, e com ênfase nos diversos feriados que teremos ao longo do primeiro semestre (Carnaval, Semana Santa, etc.,) o Grupo Comercial da ABIH-CE inicia sua segunda ação do ano, no período de 13 a 17 deste mês, no nosso maior polo emissor que é São Paulo.
        O grupo é  formado por 16 hoteleiros que  estarão realizando uma “blitz” na Baixada Santista, Zona Leste de São Paulo e em toda a região de Campinas. Essa “blitz” significa contatos com as operadoras de turismo, “happy hour” de drinques, conversas e distribuição de folheteria.

12.02.2017

“Processo esculhambado, sujo e nojento”, diz deputado
        "Esse Temer não tem jeito, não. Comete os mesmos erros seguidos indicando para cargos de relevância pessoas comprometidas com os bons costumes", disse na tribuna da Assembleia o deputado Fernando Hugo.
         Ele citou Moreira Franco, para um ministério, que está criando um problema para a justiça, 
e "este para o STF, pessoa altamente comprometida com partidos e questões políticas, que irá jugar políticos da base do Governo. Este é um processo esculhambado, sujo, nojento. É preciso modificar a Constituição nesse aspecto", ressaltou.

12.02.2017

A Moro da Romênia
        A exemplo do brasileiro Sérgio Moro, na Romênia a juíza Laura Codruta Kövesi, 43 anos de idade, ex-vice-campeã europeia de basquete, está conduzindo uma guerra sem trégua contra a corrupção levando pânico à classe política do país. A Romênia atravessa uma enorme crise política e de protestos e a juíza tem recebido apoio generalizado da população.
              Manifestante debaixo de neve
         À frente da Procuradoria Nacional Anticorrupção (DNA) desde 2013, ela diz: “Ministros e outros altos funcionários públicos são objetos de nossos inquéritos e poderão muito bem ser condenados à prisão e obrigados a devolverem o que roubaram ou receberam de propinas”. (Fonte: revista Le Point, França).

12.02.2017

Cisternas para resolver a falta de água
     Diz o deputado Ferreira Aragão que é preciso que o cearense aproveite “a pouca água que vai cair este ano com as chuvas para guardá-la para as necessidades futuros” porque, segundo ele, 2017, “também será um ano de chuvas fracas, quase mais um ano de seca”.
           O deputado alertou o Governador para, com o apoio do Governo Federal, intensificar a construção de cisternas em todas as casas do interior do Estado, nas cidades e nos sertões, “e não apenas uma nem duas, mas as que forem necessárias para o armazenamento de água para as pessoas e suas criações de animais.”

12.02.2017

Pereira poderá pleitear comando da FIEC
        O secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, poderá deixar brevemente a pasta para se candidatar à presidência da Federação das Indústrias do Ceará.
       Eu soube que Beto Studart, atual presidente da FIEC, tem planos políticos para 2018. Anotem. Depois eu conto mais.

12.02.2017


12.02.2017

Bairro Vicente Pizon entra no pré-carmaval
        Fazendo alusão ao navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que segundo relatos documentados, em 26 de janeiro de 1500, teria aportado na Ponta do Mucuripe, e também homenageando o carnavalesco Anchieta Lemos, de 80 anos e um dos primeiros moradores do bairro Vicente Pinzón, o bloco Capitão Pinzón e os Tripulantes da Farra estreou  neste sábado, dia 11 de fevereiro de 2017, das 17h às 21h, com concentração na Rua Monsenhor Dourado, nº 14 (em frente à residência do carnavalesco Anchieta Lemos),
posteriormente seguindo o bloco para a Praça Belarmino Maia, naquele bairro.
        Idealizado pelo produtor cultural Arnóbio Santiago e na perspectiva de demonstrar o verdadeiro e irreverente espírito carnavalesco da cidade de Fortaleza, o bloco Capitão Pinzón é  acompanhado pela “Fanfarra do Vicente”, que executa marchinhas, frevos, além de evidenciar a beleza da música carnavalesca cearense através de composições de Evaldo Gouveia, Fausto Nilo, entre outros.. Mais informações com Arnóbio Santiago: (85) 99911.0941.

12.02.2017

Pernambuco veio conhecer ações do Ceará de convivência com a seca
          Uma comitiva do Governo do Estado de Pernambuco esteve no Ceará para acompanhar as ações de convivência com a seca que estão em andamento para a garantia do abastecimento d'água nos municípios cearenses, apesar dos cinco anos seguidos de estiagem. A visita se encerrou na sexta-feira (10) quando os visitantes acompanharam a reunião semanal do Grupo de Contingência, que debate e planeja ações para garantir o abastecimento hídrico em todos os municípios mesmo durante o longo período de chuvas abaixo da média.
        De acordo com o assistente da presidência da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Sérgio Torres, exemplos do Ceará deverão ser aproveitados pelo Governo de Pernambuco, entre elas a Comissão de Segurança Hídrica. “Nós vimos tanto sob o ponto de vista técnico, como sob o ponto de vista institucional, diversas configurações que a gente pretende levar algumas, que se adaptam para o nosso estado”, projetou.
         Entre as experiências exitosas compartilhadas estão: a implantação de abastecimento contingenciado, instalação de adutoras de montagem rápida, captações emergenciais, aproveitamento de açudes urbanos, recirculação de água no processo de produção de água tratada, utilização de volume morto de mananciais.

12.02.2017


12.02.2017

Povos indígenas do Ceará terão comitê para elaborar plano setorial de cultura
          Representantes dos povos indígenas do Ceará passarão a contar com um comitê para reforço da presença de suas tradições e ações na política cultural do Estado do Ceará e para elaboração de um plano setorial de cultura indígena para o Ceará. Sexta-feira, na sede da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), foi realizada mais uma reunião entre a equipe da Secretaria e representantes de diversos povos, reunidos em um grupo de trabalho, como os pitaguarys, os jenipapo-kanindé e os tremembés.
        O grupo foi recebido pela secretária adjunta da Cultura do Estado, Suzete Nunes, e por diversos coordenadores da Secult, debatendo propostas para ampliação das ações para os indígenas na política cultural.
        Entre as propostas debatidas estão a criação de um edital específico da Secult para manifestações culturais e artísticas indígenas e uma maior participação dos povos nos diversos eixos de atuação da Secretaria: da programação artística e cultural nos equipamentos à política de patrimônio, da salvaguarda de tradições e saberes ao reforço a museus, passando pelas ações de formação em arte e cultura. (Fonte: Ascom/Secult).

12.02.2017

Casas de Cultura  da UFC oferecem 808 vagas
        Estarão abertas até o dia 19 de fevereiro, no site da Coordenadoria de Concursos (www.ccv.ufc.br) da Universidade Federal do Ceará, as inscrições para o período 2017.1 das Casas de Cultura Estrangeira. O processo seletivo é aberto ao público e contempla o Semestre I e o Teste de Nível, ofertando, ao todo, 808 vagas. Pode participar da seleção quem tiver concluído o ensino fundamental.
         De acordo com o Edital  são ofertadas 440 vagas para o Semestre I, sendo 88 para a Cultura Francesa, 66 para a Casa de Cultura Alemã; 110 para a Britânica; 66 para a Hispânica; 44 para a Italiana; 44 para a Portuguesa e 22 para o Curso de Esperanto.
          Já o Edital  que rege a seleção para o Teste de Nível, disponibiliza 75 vagas para a Casa de Cultura Alemã; 114 para a Britânica; 132 para a Hispânica; 25 para a Italiana e 22 para o Esperanto, totalizando 368 vagas. A aplicação das provas acontecerá no dia 12 de março, às 9h para candidatos ao Semestre I e às 15h para concorrentes às vagas do Teste de Nível. (Mais informações: Coordenadoria de Concursos da UFC – fone: 85 3366 9522).

12.02.2017

Água de Lourdes
        Pois bem, falei na água que evangélicos estavam vendendo a mais de 130 reais o copinho; na água do Pe Cícero, vendida aos romeiros, em Juazeiro do Norte, a 4 reais a garrafinha,
e me lembrei na que comprei na gruta de Lourdes, na França, por encomenda de uma amiga ao preço de 1 euro (uns 3,5 reais, mais ou menos) a garrafinha, que tem o formato e as características da imagem de Nossa Senhora de Lourdes.

12.02.2017

 
OBS: Para acessar as CURTAS SOCIAIS clique em Postagens mais Antigas, por favor.

12.02.2017

CURTAS SOCIAIS
*Miss Picos Universo 2017, Rhafaella Moura,  está brilhando e mostra que Picos (Piauí)  tem beleza e muito charme. Ela está se preparando para o Miss Piauí Universo 2017 nos próximos meses. (Foto do Estúdio Chris. Postagem do Rodri do grupo Abracone).
*O senador Eunício Oliveira não virá a Fortaleza nem antes nem durante o carnaval. Vai passar o período momino em sua fazenda em Goiás.
*Elza e Maurílio Moreira (na foto com a filha Lia, que também os acompanha)  decolam neste domingo para alguns dias em Paris.
*Vai terminar no dia 19 próximo o horário de verão deste ano.
*Ganharam abraços porque marcaram o calendário na sexta-feira Hugo Machado Segundo, Otávio Justa (na foto com a sua Aract) e  Vera Freire (sra. René Freire, foto abaixo).
*Sábado, 11, foi cumprimentado o amigo  Antônio José Bitar (na foto com a sua Celma, em Paris).
*Também marcou o calendário a jornalista Ana Quezado.
*No domingo os cumprimentos vão Lucila Norões e Tereza Maslova Bezerra (Foto BaladaIn).
*E, na segunda-feira, três simpáticas mulheres ganharão abraços porque fazem aniversário: Fátima (sra. Cláudio Henrique Câmara), Albina (sra. Paulo Roberto Pinto, na foto abaixo com Francisco Eliodoro) e Ana (sra. Anastácio de Souza).

*Por hoje contei. Até amanhã.