12.01.2017

Somente 8% das pessoas cumprem metas prometidas para o Ano Novo
          Uma revista de Psicologia norte-americana recentemente publicou um estudo apontando que somente 8% das pessoas conseguem cumprir suas resoluções de Ano Novo. Geralmente, até o final de janeiro, cerca de um terço das novas metas – que muitas vezes incluem mudanças no estilo de vida e mais cuidados com a saúde – já terão sido descartadas.
        Rita Calegari (foto) , psicóloga da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, explica que fazer planos e não conseguir cumprir pode gerar um efeito desmotivador nas pessoas, uma vez que a reincidência do fracasso tende a fragilizar a autoconfiança do indivíduo. "Novas metas podem ser muito positivas para nosso desenvolvimento.
        "No entanto, eles devem ser realistas e alcançáveis. Do contrário, estaremos criando uma armadilha pessoal que terá o efeito contrário." (Fonte: Maxpress – SP).

12.01.2017

Substituindo  cadáver por mumificação e plástico

          Quem imagina aula de anatomia apenas com cadáveres em cima de mesas numa sala cheirando a formol vai mudar conceitos ao saber o que tem a ensinar o Curso de Técnicas Anatômicas Prof. Hidelgardo Rodrigues, realizado pela Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA), no Departamento de Morfologia da Universidade Federal do Ceará.
        Pela primeira vez o curso acontece no Estado e apresenta técnicas consagradas de preservação de corpos para estudo, como a milenar mumificação, ao lado de outras inovadoras, como a pintura corporal (body painting) e a plastinação. Esta última, criada em 1977 pelo artista e anatomista alemão Gunther von Hagens, substitui líquidos e gorduras de corpos por materiais plásticos, facilitando a preservação e manipulação. O trabalho de von Hagens já foi visto em Fortaleza na exposição "O fantástico corpo humano".
       O curso é realizado anualmente em uma cidade diferente do Brasil. A edição em Fortaleza é a 16ª e começou na segunda-feira (9), prosseguindo até sexta-feira (13). Tem o objetivo de capacitar professores, técnicos e estudantes nas diversas técnicas de anatomia com fins de ensino.
A Profª Delane Gondim, do Departamento de Morfologia da UFC, coordena o curso e tem o apoio, na organização, da equipe do Museu de Anatomia e Arte (Musanart), das ligas de Anatomia e Cirurgia (LAC) e de Anatomia de Cabeça e Pescoço (Lacape). Para efeito de exercícios práticos, estão sendo utilizadas partes orgânicas de animais. 

12.01.2017


12.01.2017

CURTAS SOCIAIS
*Pesar na área de transportes de cargas e logística coma morte do Sr. José Saboia Bezerra, genitor de Clóvis Bezerra (foto), presidente do Setcarce, o sindicato da categoria. Velório e enterro foram na terça-feira. Minhas condolências à família.
*Ex-alunas do Colégio da Imaculada estarão reunidas no final da tarde de hoje, quinta-feira, para ver o por do sol e colocar a conversa em dia.
*Entre elas, Maria José Coelho, Celina Cantídio (na foto à direita com a amiga Beatriz Alcântara) , Cecília Otoch, Diana Pessoa,   Cláudia Aldigheri, Eliana Meireles e Socorro Bruno.
*Alice e o desembargador do Trabalho aposentado Ronald Cavalcante Soares brindaram em família os seus 50 anos de casados.
*Programam temporada em seu endereço de Miami, Eliani e Nourival  Nobre. Por motivo de doença ele desativou definitivamente o Clube do Whsky do Ceará (foto).
*Lagildo Brasileiro (foto acima)  e Deusmar Queirós (foto abaixo) andaram tomando gosto pela entidade, mas parece que também desistiram.
*Benvinda Martins, Daniel Liebmann (foto abaixo, à esquerda, com Kall Aragão) e Anastácio de Souza Marinho são os aniversariantes deste dia 12.
*Neste dia 13, sexta-feira, os  abraços vão para Paulo Elpídio de Menezes Neto (foto abaixo), ex-reitor da Universidade Federal, e pessoa da minha estima. Parabéns, amigo.

*Por hoje contei. Até amanhã.