Postagem do dia 02.12.2016

Eleição da Assembleia pode deixar sequelas
        É impossível uma disputa não deixar sequelas. Isso já está acontecendo após o pleito no Legislativo estadual. O grupo derrotado, composto de 18 deputados, mais um, que votou nulo,  pretende fortalecer sua independência em relação ao Palácio da Abolição e à própria administração da Casa,  segundo se comentava após o pleito.
         Na quinta-feira, 01,  em disputada eleição secreta, a Assembleia Legislativa escolheu   a nova Mesa Diretora, que irá dirigir a Casa no biênio 2017-2018. Por 27 votos a 18 e um voto nulo (do deputado Renato Roseno), a chapa eleita, Welington Landim, é composta por Zezinho Albuquerque (PDT), na Presidência; Tin Gomes (PHS), na 1º Vice-Presidência; Manoel Duca (PDT), como 2º vice-presidente, Audic Mota (PMDB), 1º secretário; João Jaime (DEM), 2º secretário; Julinho César (PDT), 3º secretário, e Augusta Brito (PCdoB), como 4ª secretária; além de Robério Monteiro (PDT),1º vogal; Ferreira Aragão (PDT), 2º vogal, e Bruno Pedrosa (PP), 3º vogal.
          Os candidatos eleitos tiveram como adversários a chapa Murilo Aguiar, encabeçada por Sérgio Aguiar (PDT), como presidente; Joaquim Noronha (PRP), 1º vice-presidente; Danniel Oliveira (PMDB), 2º vice-presidente; Aderlânia Noronha (SD), 1ª secretária; Gony Arruda (PSD), 2º secretário; Ely Aguiar (PSDC), 3º secretário ; Roberto Mesquita (PSD), 4ª secretário; Fernanda Pessoa (PR), 1ª vogal; Bruno Gonçalves (PEN), 2º vogal, e como 3ª vogal, a pastora  Dra. Silvana (PMDB). A nova direção da Assembleia toma posse em 1º de fevereiro de 2017.

Aprendizado

Em discurso antes da votação, o atual presidente e candidato à reeleição, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), ressaltou o aprendizado ao longo desses anos no comando do Legislativo e agradeceu os apoios recebidos. Ele fez uma breve prestação de contas de tudo o que foi realizado em suas duas gestões.

Momento histórico

O deputado Sérgio Aguiar, ao defender sua candidatura, destacou o momento histórico do Parlamento cearense: “vivenciamos neste momento um pleito histórico e democrático, que, para nós, não dividiu quem apoia ou não o Governo, mas quem apoia duas candidaturas da mesma base governista e do mesmo partido”.
          Sérgio Aguiar reverenciou a memória do avô Murilo Aguiar, morto de enfarto após disputar a Presidência da Casa, e do pai, conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e ex-deputado Chico Aguiar, agradecendo ainda servidores e parlamentares que o apoiaram na disputa.

        Passado o pleito, os vitoriosos ficaram recebendo cumprimentos e os derrotados se retiraram.

02.12.2016


02.12.2016

Numa  democracia não pode haver dois pesos e duas medidas
        Associações de Magistrados, Juízes, Ministério Público e  entidades  de classe de âmbito nacional, representativas  dos Juízes  em todo o território nacional, tendo em vista o Projeto de Lei 4850/2016, que criminaliza a atuação de Magistrado e Membros do Ministério Público, têm se manifestado sobre a questão. O próprio juiz Sérgio Moro foi ao Senado discutir esse item do projeto e disse que esse não é  o momento adequado para implantação da medida.
        O Ministro do Supremo Gilmar Mendes estava presente, achou o momento adequado, e ninguém chegou a um acordo. O presidente do Senado Renan Calheiros  afirmou  que vai colocar o projeto em votação.
          Na imprensa e nas redes sociais é só no que se fala. José do Nascimento Barreto postou:  “Pelo que li e entendi, a  Lava a Jato não será molestada, porém os juízes, promotores e outros agentes, nela envolvidos, responderão por excessos, qual o problema, por que esse auê desnecessário? Os juízes e promotores já têm as garantias necessárias, pela lei, para fazer o seu trabalho, por que lhes conferir poderes absolutos?
          “Não creio que nenhum tucano ou gente do PMDB fique impune, se houver determinação, coragem , equilíbrio, isenção e honestidade dos que estão encarregados de distribuir a justiça, e todo esse movimento parece tolo, desnecessário, inútil e perigoso, por querer concentrar poderes nas mãos de uma minoria, alvo já de críticas duras, de juristas e até de ministros do STF. Já têm poderes em demasia, conferidos pela lei, e é bom não reclamar, ou imaginam que são divinos e querem para si o "Roma locuta causa finita"?
        Armando Costa Júnior disse: “Vamos combinar que o juiz que determinou a condução coercitiva do LULA, quando poderia simplesmente notificá-lo a depor, e que enviou à Globo o teor de uma conversa particular entre a Presidenta DILMA e o próprio LULA não é a pessoa mais indicada para falar, no Senado, contra a Lei de Abuso de Autoridade, não é mesmo?
        E o Supremo, que passou vários anos com um processo do Renan, tornou-o réu rapidinho e  colocou agora o processo  para andar....

02.12.2016

Os Procuradores querem o poder absoluto
O articulista Reinaldo Azevedo, da revista Veja fez esta análise: “Ameaça de renúncia coletiva feita  por procurador é um absurdo; isso evidencia que os senhores procuradores se imaginam mesmo o único poder da República; o ultimato é dirigido ao presidente da República.
        Carlos Fernando Lima, aquele procurador que anunciou que iria lutar boxe com o Congresso — o que indica a sua disposição para o diálogo público e civilizado —, agora vem anunciar de forma tonitruante: se o presidente Michel Temer sancionar a proposta que cria o crime de responsabilidade para juízes e membros do Ministério Público, a força-tarefa renuncia.
        Vale dizer: o MPF resolveu fazer um braço de ferro com o Parlamento e quer arrastar o presidente da República para a crise. É de uma irresponsabilidade assombrosa. Os membros da força-tarefa agora agem como crianças chantagistas. Porque contam, e por bons motivos, com o apoio da esmagadora maioria da população, acham que podem agir na base do ultimato.
 
Abusar da ignorância
         “E noto também que os doutores  abusam um pouco da ignorância das pessoas comuns. Os bravos procuradores podem até querer renunciar pessoalmente à força-tarefa, mas o Ministério Público Federal, como ente, não pode renunciar a seu papel, não é? Tem de cumprir o seu dever. Ou nenhum procurador aceitaria o trabalho?
          “Vamos parar de brincadeira? Até porque, se nenhum procurador aceitasse fazer o seu trabalho, seria preciso enquadrar a turma no Artigo 319 do Código Penal, a saber: “Art. 319 – Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal: Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa”.
        “A coisa está começando a cair no terreno da comédia trágica. A ser assim, fechem-se os Três Poderes e se dê o poder absoluto ao MP. Afinal, a ameaça de renúncia indica que: a: eles não aceitam uma decisão do Congresso: b: eles não aceitam uma eventual decisão do presidente da República; c: eles não aceitam uma eventual decisão do Supremo. São apenas os Três Poderes da República”.

02.12.2016


02.12.2016

Turismo quer saber do Aedes

O governador Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, recebem nesta sexta-feira (2) o ministro do Turismo, Marx Beltrão (foto), para o Dia D de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti. O evento acontece na Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar de Oliveira, no bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza, e faz parte de uma mobilização nacional que acontece simultaneamente em diversas capitais do país.

           Antes do início da solenidade, as autoridades realizarão uma visita a casas vizinhas à escola para conscientizar a população sobre a importância do combate ao mosquito. (Fonte GabGov).

02.12.2016

TCM tem novo comando
         Na manhã de quinta-feira, 01, o Tribunal de Contas dos Municípios elegeu seus novos dirigentes, escolhendo os conselheiros Domingos Aguiar, presidente;  Manoel Veras, vice-presidente, e Pedro Ângelo, Corregedor.
        O conselheiro Francisco Aguiar esteve no comando do TCM nos últimos quatro  anos.

02.12.2016


02.12.2016

Saem tapumes do metrô. Santos Dumont  reaberta
          Como o Metrofor se convenceu de que o metrô que iria até a Unifor não vai mais acontecer, pelo menos nos próximos 10 anos, resolveu reabrir a Av. Santos Dumont no trecho do Colégio Militar que estava fechado.
          No dia 30  a recuperação do asfalto estava sendo realizada para a liberação da via. Decisão acertada porque a interdição causou enorme problema na região.

02.12.2016

Parlamentares fazem visita técnica ao Polo de Desenvolvimento de TI e Comunicação em Quixadá
          Nesta sexta-feira, 2, o Polo de Desenvolvimento de TI e Comunicação de Quixadá receberá visita técnica de uma comitiva de deputados coordenada pelo Deputado Federal Odorico Monteiro. A atividade foi aprovada pela Comissão de Educação e pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, em Brasília.
          A visita, que ocorrerá das 9h às 13h, atende  a pedidos dos deputados Celso Pansera (PMDB-RJ-foto), Bilac Pinto (PR-MG), Odorico Monteiro (Pros-CE) e Pedro Uczai (PT-SC) e se estende também para o Instituto Federal do Ceará do município. O Diretor do Campus da UFC em Quixadá, é o Prof. Davi Romero de Vasconcelos.
         Para o deputado Odorico Monteiro, o intuito é mostrar as potencialidades do setor naquela região e fomentar negócios com a base científica e tecnológica que está se consolidando em Quixadá. O município, através dos campi da UFC, UECE e IFCE, oferece formação profissional nas áreas de Design Digital, Engenharia da Computação, Ciência da Computação, Engenharia de Software, Rede de Computadores, Sistemas de Informação e Informática.

02.12.2016

Palestra e confraternização
          Comandado por Circe Jane Teles, o Sindieventos realiza nesta sexta-feira, 2,  Café de Negócios durante o qual faz sua reunião de confraternização de final de ano com associados e amigos.
        Na ocasião haverá a palestra “Perspectivas mundiais para 2017” com o consultor Daniel Halgin. O evento, a partir das 8h30, terá como cenário o Hotel Gran Mareiro, na Praia do Futuro.

02.12.2016


02.12.2016

CURTAS SOCIAIS
*O colunista Francisco Campelo conduz hoje no início da noite o coquetel de lançamento da nova coleção da loja  “Coach” no shopping RioMar. Abrilhanta o evento a atriz Flávia Alessandra.
*Neste sábado, às 10 horas, o presidente Amarílio Cavalcante e o presidente da Cia, Editora de Pernambuco, Ricardo Leitão, anfitrionam o lançamento do livro “Ivan Corrêa – Senhor de Lugares e Palavras”.
*O livro é de autoria do escritor Jorge Pieiro e o evento acontece no Salão Humberto Cavalcante do Ideal Clube.
*A Efolia já iniciou as vendas dos camarotes para o Fortal 2017 que acontecerá de 20 a 23 de julho do próximo ano.
*A Agência Filatélica dos Correios convida para a reunião de encerramento das atividades de 2016 com a palestra sobre “Olho de Boi e Inclinados” e homenagem aos jovens do Clubinho Filatélico participantes da exposição Juvenpexpex/2016.
*O Diretor Regional dos Correios/Ceará, José William Porto Maciel, vai estar presente e entregará os certificados aos vencedores.
*Foram abraçados no primeiro de dezembro porque marcaram o calendário Déborah Campos (na foto abaixo, à esquerda, com Lia e Bárbara Freire), que ganhou homenagem da amiga Bárbara Freire; José Gerardo Pontes e Rosaly Moura.
*Nesta sexta-feira, 2, eu cumprimento a Antenor Barros Leal, cearense do Rio de Janeiro, Jovina Albuquerque e o jornalista/escritor Frota Neto (foto abaixo).
*Sábado, 3, são folhinhas Paulo César Norões.
*Daniel Amoreira,   Lourdinha Leite Barbosa e a querida cantora Selma Morais (Selma Singer) também fazem aniversário no sábado.

*Por hoje contei. Tenham todos um bom final de semana.