Postagem do dia 15.10.2016

“Aumento de 1400%, não”, diz OAB/Ceará
Em acalorada discussão em audiência pública na Assembleia Legislativa, na quinta-feira, advogados e a OAB Ceará deixaram bem claro porque são contra a elevação das taxas judiciais em mais de 1400%: “A tentativa do Tribunal ocorre meses após a OAB/Ceará e o Conselho Federal terem conquistado, por meio de ação direta de inconstitucionalidade, no Supremo Tribunal Federal, a diminuição das custas”, diz nota da OAB distribuída com os jornalistas. Eles deixam claro que esse aumento de 1400% é inviável.
       “É estranho que nenhuma autoridade do Tribunal tenha vindo explicar as razões do aumento que agora eles querem repassar à sociedade”, afirmaram.
          Esses assuntos continuam em pauta de discussão e, na próxima semana, na Casa, o tema voltará a ser abordado.

15.10.2016


15.10.2016

Especulação
               E como os segmentos políticos não ficam nunca sem especular já circula uma chapa oficial para as eleições de 2018 no Ceará.
           Cid Gomes seria o candidato a Governador e os dois candidatos da coligação (PDT, PT e demais) seriam Camilo Santana e Domingos Aguiar Filho (na foto abaixo falando ao repórter JR). Em 2018 teremos duas vagas de senadores, as de José Pimentel e Eunício Oliveira.
      Mas isso, como eu disse, é só especulação mesmo.

15.10.2016

“Querem pegar Lula de qualquer jeito”
          Segundo comenda  o site “Click Política”, o ex-presidente Lula se tornou alvo de mais um inquérito na Lava Jato. Desta vez, o motivo é a antena da operadora Oi instalada próxima ao sítio de Atibaia, interior paulista, que é atribuído a ele.
          Os investigadores da força-tarefa querem apurar a relação entre Lula, a Oi e a Andrade Gutierrez, uma das controladoras da empresa de telefonia na época da instalação, em 2010.
          Em seu acordo de delação premiada, a Andrade Gutierrez não mencionou o episódio, segundo reportagem da Folha de S. Paulo publicada no  domingo 2 sobre o assunto. O executivo Otávio Azevedo teria dito aos investigadores que a autorização para a antena não teria passado por ele.
  
        A assessoria de imprensa de Lula destaca, em sua defesa, que a investigação da instalação da antena “não tem nada a ver com a Petrobras” e está “completamente fora da área de atuação da Lava Jato. O fato mostra que a operação infelizmente tem se desviado do seu objetivo de investigar corrupção na estatal para se tornar um processo de perseguição política feito para alimentar manchetes de jornais”, diz ainda.

15.10.2016


15.10.2016

Harry Potter, Tradições Cearenses e Feira
da Música destaques do “weekend”
        Até domingo,  16, os equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) apresentam programação com muitas  atrações para  o público cearense. O Cineteatro São Luiz traz dois dias de muito cinema  com a exibição de todos os filmes da saga do bruxo Harry Potter, no sábado e domingo.
    Na sexta, o cantor e compositor cearense Fagner fez “show”  para comemorar seu aniversário, também no São Luiz.
      Já o Theatro José de Alencar  traz atrações diversas  com destaque para apresentações do Grupo de Tradições Cearenses (GTC), neste sábado, às 20h.
O grupo comemora 50 anos de atividades  com entrada.
       No Centro Dragão do Mar  a opção é a Feira da Música 2016, que começou na quarta-feira, 12, e segue com atividades até este sábado. A programação completa pode ser conferida no site da Secult: www.secult.cegov.br

15.10.2016

“Doutores da Alegria” pedem ajuda
          “Esta crise não pode afetar a parcela mais vulnerável da população: as crianças em hospitais públicos”, diz a Doutores da Alegria, que prosseguem: . “Apesar de todo o apoio da sociedade, nos deparamos agora com a diminuição de recursos devido à instabilidade econômica”.

        A ONG Doutores da Alegria se aproxima dos 25 anos de atuação deixando um legado para a humanização nos hospitais brasileiros.  A manutenção dos projetos sociais depende da doação de empresas e de pessoas para seguir beneficiando a saúde pública.
          “Você pode nos ajudar neste mês? Com apenas 30 reais – ou o quanto puder doar – você ajuda a espalhar alegria. Sua doação ajuda a manter e ampliar as intervenções artísticas dos Doutores da Alegria”, publica o grupo em mensagem na Internet. Informações: www.doutoresdaalegria.org.br.

15.10.2016

Mobilidade urbana no Setcarce
          Nesta terça-feira, 18, a  partir das 9 horas, o presidente do  Setcarce(Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Ceará), Clóvis Bezerra (na foto acima com o vice-presidente Rafael Leal),  reúne os  associados da entidade  para ouvir o superintendente da AMC, Arcelino Lima (na foto abaixo recebendo o Troféu Setcarce com Clóvis Bezerra e Luís Carlos Correia), falar sobre “Mobilidade Urbana no município de Fortaleza.”
          O Setcarce mostra preocupação com a questão da entrega  de cargas na área da capital.

15.10.2016


15.10.2016

VII Congresso Nacional de Arquivologia
            Com o tema “Arquivologia: da interdisciplinaridade à interoperabilidade”, o VII Congresso Nacional de Arquivologia será realizado entre os dias 17 e 21 de outubro, nos principais centros culturais de Fortaleza. O CNA é o maior evento em âmbito nacional, com projeção internacional, na área de arquivologia, realizado a cada dois anos, sempre em uma cidade diferente.
          Nesta edição, o congresso acontecerá em diversos espaços da capital cearense: Theatro José de Alencar, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Arquivo Público do Estado do Ceará - Espaço Estação, Cineteatro São Luiz, Universidade Federal do Ceará e Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
            O objetivo do CNA é promover um ambiente propício para a reflexão de gestores públicos, empresários, acadêmicos e profissionais que atuam na preservação do patrimônio arquivístico, acesso à informação e manutenção do poder de prova do documento físico e digital.
          Foca também sobre a importância da interdisciplinaridade na formação de arquivistas e técnicos de arquivo e garantia da interoperabilidade de sistemas, dados e metadados para melhor direcionar políticas públicas e definir estratégias em benefício do cidadão. (Fonte: Ascom/Secult – Jornalistas Dalwton Moura-85.98699-6524; Lucas Benedecti-85.98824-0994 e Paula Candice-85-99149-4987).

15.10.2016

Santa dos pobres e endividados
          Amanhã, 16 de outubro,  a comunidade católica de todo mundo festeja Santa Edviges, protetora devotada dos endividados. Em Fortaleza, na igreja a ela consagrada, na Avenida Leste/Oeste, o dia será todo de missas, novenas e celebrações, pedidos  e agradecimentos.
   Edviges da Silésia ou Edviges de Andechs (Andechs, 1174  — Trzebnica, 15 de outubro de 1243) é uma santa católica. Na Polônia é conhecida como Jadwiga Śląska.
          Depois da morte do marido e dos filhos, passou a residir no mosteiro  onde sua filha era abadessa e dedicou-se a ajudar os carentes. Com seu próprio dinheiro, construiu hospitais, escolas, igrejas e conventos. Ganhou fama de protetora dos endividados por ajudar detentos da região, presos por não terem recursos para pagar suas dívidas. Foi proclamada santa pela Igreja  Católica em 1267.
          O dia 16 de outubro é dedicado a Santa Edviges, popularmente conhecida como protetora dos pobres e endividados. A história de Santa Edviges é rica de dedicação a Deus. (Fonte: Wikepedia).

15.10.2016

Motoqueiros de terno pelo combate ao câncer de próstata
          Domingo, 25 de setembro de 2016, mais de 50 mil cavalheiros elegantemente vestidos se reuniram em mais de 550 cidades ao redor do mundo ao guidon de suas motos de diversos tipos, marcas e categorias a fim de sensibilizar o público a apoiar financeiramente a pesquisa contra o câncer de próstata.
          A iniciativa foi da associação “Distinguished Gentleman´s Ride”.
          Criado  em 2012 por Mark Hawwa, o evento é um dos mais importantes acontecimentos reunindo motociclistas de todo o mundo  e começou quando ele viu uma foto de Don Draper, personagem da série “Mad Men”, montado em uma moto vestido com o seu melhor terno. Aí surgiu a ideia de um passeio temático como meio original de combate aos estereótipos quase sempre negativos dos  motoqueiros.
          Em 2016 a objetivo foi  reunir 50 mil ou mais motoqueiros em mais de 550 cidades pelo mundo a fim de angariar a soma de 5 milhões de dólares para a pesquisa contra o câncer de próstata e os  programas de saúde mental.    
        Apoiando a ideia, a Zenith Watches preparou uma edição especial de sua marca de relógios com o símbolo  DGR no modelo Pilot Ton-Up para ofertar à pessoa que tiver  conseguido o maior número de doações. (Fonte: revista Le Point, France).

15.10.2016


15.10.2016

CURTAS SOCIAIS
*A família Girão, capitaneada pelo deputado Lucílvio Girão (foto), faz churrasco e festejos neste sábado em Maranguape comemorando vitória na Prefeitura e do irmão Lucivam (foto abaixo) a vereador em Fortaleza.
*Neste sábado, em Orlando, nos Estados Unidos, onde se encontra, Bárbara Freire (foto abaixo) brinda a idade nova com a filha Ira e familiares. Eymard só viaja para lá na próxima quarta-feira.
*Este dia dia também está repleto de pessoas queridas que marcam o calendário. Entre elas, Cláudio Narcélio Bezerra (na foto da BaladaInn com o seu lover), Nazaré Sales e Roberto Martins Rodrigues (foto abaixo).
*No domingo, 16, eu cumprimento o senador José Pimentel (foto abaixo) e a duas simpáticas mulheres pelos aniversários: Ana Sampaio (sra. Adyr Sampaio) e Marta Silva na foto com o seu  José Valdo Silva).
*Também neste  domingo  para encerrar a semana da criança, a Casa José de Alencar  recebe a 25ª edição do projeto Pic-Nic Literário, evento infantil que contará com a participação do Grupo Adoleta, Teatro Infantil BilaBilu & Cia, brincadeiras e troca-troca de brinquedos.
O evento ocorre das 9h às 12h. O Pic-Nic Literário é realizado pelo Clube da Sivozinha em parceria com a Casa de José de Alencar e conta com apoio da Tijuca Alimentos.
*O jornalista Lúcio Filho lança neste sábado, após o espetáculo, o livro “Grupo de Tradições Cearenses: a marca do folclore nordestino.” Será no Theatro José de Alencar.
*Vai até a noite deste sábado, quando termina, a Feira Integrada de Oportunidades do maciço de Baturité, que está sendo realizada na Praça Santa Luzia, em Baturité.
*Por hoje contei. Tenham todos um bom final de semana.