Postagem do dia 30.09.2016

Tensão de campanha leva Justiça e Polícia a redobrarem vigilância
            Na reta final para as eleições de domingo, as autoridades da Justiça Eleitoral e da Polícia passaram a ter preocupação redobrada com o clima tenso de campanha que está havendo em pelo menos 30 municípios, entre eles Caucaia, Parambu, Sobral, Ipu, Icó, Catarina, Paraipaba, Itarema, Quixeramobim e  Martinópoles,  onde já houve sérios atritos entre facções partidárias, inclusive com tiros e facadas.
           Seis vereadores e candidatos a vereador foram assassinados no Ceará desde o início do ano. A luta pelo poder (!) está sendo levada a seu ponto máximo de pressão nesses municípios,  insuflada na sua maioria pelos candidatos a prefeito e vereador que não querem perder a “boquinha” do cargo oficial. Até o final da votação,  domingo, Justiça e Polícia vão estar atentas a todas as manobras de boca de urna, compra de voto e pressão sobre eleitores.

30.09.2016


30.09.2016

Camilo nos palanques de correligionários
          E o governador Camilo deixou de lado a isenção do cargo e foi para o palanque dos seus correligionários nesta campanha eleitoral. Ei-lo em Tauá ao lado da prefeita Patrícia Aguiar, que busca reeleição, tendo ao lado seu vice Edmilson. Também estão na foto o filho dela, deputado federal Domingos Aguiar (à direita), e do deputado-secretário Odilon Aguiar (na ponta, à esquerda).
       E isso no apoteótico comício de encerramento da campanha.

30.09.2016

Voto à venda na beira da estrada
           Antes era tudo tratado “ao pé do ouvido”, mas hoje a vergonha desapareceu e a questão da comercialização de votos já está assim, escancarada mesmo, às margens das estradas do Ceará. Isso pode ser brincadeira, mas, de qualquer forma, é grave.
         De qualquer forma para quem compra não será um bom negócio, pois não tem nenhuma garantia da transação. E ainda pode cair nas malhas da Polícia. A foto circulou no grupo Radialistas do Ceará do WhatsApp.

30.09.2016


30.09.2016

Troféu Sereia de Ouro
      A edição de 45 anos de entrega do Troféu Sereia de Ouro do Sistema Verdes Mares acontece nesta sexta-feira, às 21 horas, no Theatro José de Alencar. A distinção homenageia personalidades cearenses que se destacaram em seus setores e tenham relevantes serviços prestados ao Estado.
 
      Em 2016 o troféu será entregue à escritora Ângela Maria Gutiérrez,
ao médico Anastácio de Queiroz Sousa,
desembargador Teodoro Silva Santos
                                                                          
e ao cineasta Karim Aïnouz.
         Neste ano todos constatarão um enorme vazio desde a chegada até o final da solenidade. É que não estará presente dona Yolanda Queiroz, recentemente falecida.
        Era ela quem, postada à entrada do teatro, dava as boas vindas aos convidados e também fazia o discurso de encerramento da cerimônia.

30.09.2016

“Entre os traços e a cor”
          Mano Alencar abriu nova exposição que denomina de “Entre os Traços e a Cor” e que pode ser visitada na Multigaleria do Centro Dragão do Mar até o dia 16 de outubro, das 14 às 21 horas.
          Cores, traços e sentimentos, como ele mesmo diz,  fazem parte dessas produções mais recentes com inspiração no expressionismo, muito a gosto do artista, que é hoje um dos expoentes da arte cearense.

30.09.2016

O reencontro histórico entre Raimundo Cela e o Museu Nacional de Belas Artes

           "É uma honra e uma grande alegria termos de volta Raimundo Cela no Museu Nacional de Belas Artes." Assim, lançando mão de uma mais que justificável metonímia e marcando suas frases com evidente entusiasmo, a diretora do museu carioca, Monica Xexéo, abriu a exposição retrospectiva do mestre cearense – e brasileiro – na noite da última terça-feira (27), no Rio de Janeiro. De fato, era como se Cela estivesse lá. E todo o Ceará, também.
          As 70 obras caprichosamente dispostas por duas salas do museu encheram o ambiente com a luz cearense, tão bem captada e expressa por Cela, grande contemplador do litoral e de sua gente.
          Completava-se ali um ciclo histórico, 71 anos após a primeira exposição individual do artista e 50 anos após a última, ambas no mesmo Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), onde entrou como aluno, em 1910, e voltou como professor, lecionando até 1954, ano de sua morte. (Fonte: Ascom/UFC).

30.09.2016

Nasce a Academia Cearense de Cultura
          Nesta quinta-feira, 29, nasceu a Academia Cearense de Cultura, “um sonho que eu tinha a algum tempo e que somente agora vou realizar”, diz a articuladora Matusahila Santiago (foto), que, ao lado de José Luís Lira, deu vida à entidade. “Nossa nova Academia será diferente porque nós estamos fundando a academia que Machado de Assis sonhava. Ele não queria uma academia só de beletristas, queria talentos”, afirma.
         “Nossa academia será um mosaico de talentos, portanto, teremos muitos conhecimentos na mesma. Teremos pianistas, cantores, museólogos, antiquaristas, artistas plásticos e beletristas. José Luís (foto) trabalhou arduamente para formalizá-la”, completou.
          A solenidade de instalação da nova academia aconteceu no Palácio da Luz, sede da Academia Cearense de Letras.

30.09.2016


30.09.2016

Colunista chega aos 70 anos e festeja em grande estilo
        A jornalista piauiense Elvira Raulino (na foto com Fábio Telles) recebeu carinhosa manifestação de apreço na sua  festa de 70 anos de vida, organizada pela família, reunindo os amigos mais íntimos e aqueles que com ela colaborou durante toda sua trajetória de colunista social, uma das mais importantes da região.
          Segundo seu colega Fábio Telles, que esteve presente e me passou as informações,   cerca de 500 convidados participaram do evento no espaço Coco Bambu,  em Teresina, com a presença de todos os colunistas sociais do Piauí e alguns de outros Estados.
          Um documentário foi projetado com registro sobre a vida dela. Teve corte do bolo, brinde com champagne,  participação de uma banda musical, inclusive um “cover” do Elvis Presley (ídolo da aniversariante). Uma bela festa que teve como marca maior a bem-querência.

30.09.2016

No Dragão do Mar
“Lady sings the blues”
          Nesta sexta-feira, 30/9, às 20h, com entrada franca, o festival Ceará Jazz Series leva ao Teatro do Centro Dragão do Mar o show "Lady Sings the Blues - Idilva Germano canta Billie Holiday". A apresentação tem entrada franca e será precedida por um debate com Idilva Germano e os músicos do show, também no Teatro Dragão do Mar. Será um reencontro da grande intérprete cearense com o repertório da diva norte-americana, revisitado por Idilva no Festival Jazz & Blues em Guaramiranga, em 2001. 
        "Billie é uma grande inspiração para muitas cantoras. Para mim, que tenho um trabalho muitas vezes situado entre o jazz e a música brasileira, a influência da musicalidade dela é muito forte e especial", testemunha Idilva Germano, apontando que partiu de canções do disco "Lady Sings The Blues", de 1956, mas também selecionou para o show faixas de outros álbuns de Billie.
         No show, Idilva Germano estará ao lado de um grupo formado por nomes do primeiríssimo time da música cearense: Luciano Franco (guitarra, violão e direção musical), Tito Freitas (piano), Jerônimo Neto (contrabaixo acústico) e André Benedecti (bateria). Fonte: Jornalista Dalwton Moura.

30.09.2016

Dia consagrado a Santa Terezinha
          Santa Tereza do Menino Jesus nasceu no dia 2 de janeiro de 1873 em Alençom, baixa Normandia, na França. Desde o nascimento foi fraca e doente. Seu nome de batismo era Marie Françoise Thérèse Martin (Maria Francisca Tereza Martin). Filha de Louis Martim, relojoeiro e joalheiro, que quis ser monge na ordem de São Bernardo de Claraval, e Zélie Guérin, famosa bordadeira do ponto de Alençon.
        Sua mãe faleceu quando Terezinha tinha apenas quatro anos. Por isso, a menina se apegou à sua irmã mais velha, Paulina, que passou a ser tida por ela como segunda mãe. Paulina, porém, seguindo a própria vocação, entrou para o Carmelo. Terezinha ficou muito doente causando grande preocupação em seu pai e irmãs. Um dia, porém, olhando para a imagem da Imaculada Conceição de Maria, de quem seus pais eram devotos, a Virgem sorriu para Terezinha e esta ficou curada. Desse dia em diante, Terezinha decidiu entrar para o Carmelo.
           Santa Tereza do Menino Jesus sofreu por quase 3 anos de tuberculose, que, naquela época não tinha cura.  Antes de ser canonizada Santa Tereza do Menino Jesus foi beatificada em abril de 1923. Sua canonização foi feita pelo Papa Pio Xl, em 1925 no dia 17 de maio.
Visita que fiz ao Santuário
         No ano de 1927 foi declarada Patrona Universal das Missões Católicas. Foi nomeada Padroeira Secundária da França, junto com Santa Joana D’arc.

30.09.2016


30.09.2016

CURTAS SOCIAIS
*A Universidade de Fortaleza informa que neste fim de semana  o campus estará fechado em função das eleições 2016. Funcionarão apenas as seguintes atividades a exposição Coleção Airton Queiroz e o Teatro Celina Queiroz.
*Almir Sater sobe ao palco com sua viola de dez cordas, mais conhecida como viola caipira, e mostra ao público alguns clássicos de sua carreira como “Tocando em Frente”, “Chalana”, “Moreninha Linda”, entre outros. A apresentação será no dia  9 de outubro, no Teatro RioMar, em  Fortaleza.
*Zeca de Lemos prepara o lançamento de seu livro “Pequenas eternidades. A apresentação será do poeta Batista de Lima (foto acima|).

*A missa de 7o dia em sufrágio da alma do jornalista Rangel Cavalcante será celebrada nesta segunda-feira, 3, às 17 horas, na Capela de Santa Filomena.
*Nesta sexta-feira as amigas se reúnem para jantar em torno de Margareth (Margô) Gonçalves (Na foto, à esquerda, com a amiga Criselda Rocha), que festeja idade nova. Depois eu conto detalhes.
*A data também marca o aniversário de Verinha Costa (Na foto à esquerda com a amiga Danielle Diniz) e de Sônia Machado. Parabéns, amigas.
*O senador Eunício Oliveira é igualmente o aniversariante deste último dia de setembro.
*Em 1955, há 61 anos, morria em acidente automobilístico nos Estados Unidos o eterno galã James Dean.
*No sábado, primeiro de outubro, os abraços são dirigidos a Cândido Quinderé (na foto com a sua Valéria) e à Myrza Feitosas (Sra. Marcelo Feitosa), que fazem aniversário.
*E no domingo, 2, eu felicito aos amigos  Elizeu Batista (na foto com a sua Rose) e Eliane Caracas (na foto abaixo, à esquerda, com as amigas Marne Lins, Leda Craveiro e Marilze Studart), folhinhas no dia.
 
*Por hoje contei. Tenham todos um bom final de semana.