Postagem do dia 07.09.2016

O Dia da Pátria. Confiamos em ti
          Ó Pátria amada, idolatrada, salve, salve! Em ti muito confiamos, mas será que boa parte de  teus filhos atuais, que traçam os destinos da nação e de seu povo,  são merecedores do teu desvelo? Acredito que não.
          Mas, mesmo assim, não deixaremos de ter confiança em ti na esperança de que um dia isso mude e esses achacadores e corruptos sejam banidos para sempre. 

07.09.2016

Abraço na Paróquia em protesto contra insegurança
          Olho vivo! Nesta quarta-feira, 7 de setembro, Dia da Pátria, cidadãos de bem de Fortaleza vão promover, às 16 horas, o Abraço na Praça, em frente à Paróquia de Cristo Rei, pelo direito de ir e vir com segurança. Pais e alunos do Colégio Militar estão aderindo à manifestação. E você participe também.
        A jornalista Jéssica Costa me passou a informação e disse que câmeras no entorno da Paróquia registram todos os dias assaltos e a presença de marginais na área. “Por isso, as pessoas que estão sendo prejudicadas resolveram se unir  para pedir uma solução para o problema”, diz.

07.09.2016


07.09.2016

1a. parcela do 13º dos  aposentados
       O pagamento da primeira parcela do abono anual, conhecido como 13º, dos segurados da Previdência Social começou na  quinta-feira (25)  quando se iniciaram os depósitos da folha de agosto.
          Os segurados que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito, tiveram  o pagamento liberado a partir daquela data. Já os segurados que recebem acima do salário mínimo estão tendo  os benefícios creditados a partir do dia 1º de setembro. O pagamento da folha de agosto e a antecipação do 13º serão depositados até o dia 8 deste mês.
          O calendário de pagamento de benefícios com todas as datas encontra-se disponível para consulta na página da Previdência.  O extrato de pagamento de benefícios também pode ser visualizado na internet.
        A Previdência Social desembolsará mais de R$ 18 bilhões somente para o pagamento da primeira parcela da gratificação a mais de 29 milhões de benefícios da Previdência Social. (Fonte: Previdência Social).

07.09.2016

Criada  a Delegacia de Combate ao Crime Organizado
Deputados Joaquim Noronha e Tin Gomes,
sentados, e o Diretor Legislativo Bebeto
Jorge Portela, na hora da votação
          A Assembleia Legislativa aprovou, em votação durante a sessão plenária desta terça-feira (06/09), duas mensagens de autoria do Poder Executivo. Uma cria a Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Draco). A outra concede gratificação aos professores da educação básica.
         A criação da Draco está prevista no projeto de lei nº 84/16, oriundo da mensagem nº 8.034/16. A matéria foi aprovada com quatro emendas do deputado Roberto Mesquita (PSD) e uma do deputado Audic Mota (PMDB). O texto prevê, ainda, a criação de cargos comissionados necessários para recompor a estrutura organizacional da Polícia Civil.

07.09.2016

Gratificação para professores da educação básica
       A outra lei aprovada concede gratificação aos professores da educação básica. O projeto de lei nº 85/16, oriundo da mensagem nº 8.038/16, institui a Gratificação de Atividades Educacionais Especializadas (GAEE) aos ocupantes de cargos e funções de Especialistas em Educação Básica de Nível Superior, integrantes do Grupo Ocupacional Magistério da Educação Básica (MAG).

07.09.2016


07.09.2016

Na política, na paz
          Pois é, os dois protagonizaram há 15 anos um desagradável episódio de agressões mútuas que levaram à suspensão da sessão plenária do Legislativo estadual e a convocação de reunião de emergência do Conselho de Ética. E agora olhem eles aí, alegres e sorridentes, na foto do jornalista Renato Abreu.
          O fato se passou entre os deputados Tomaz Holanda (PMDB) e Osmar Baquit (PSD) com a participação de outro colega, o deputado Agenor Neto (PMDB).
          Bate-boca severo com ameaça de agressão. O turma do “deixa disso” entrou em ação e agora eles estão em paz. “Eu e o  Tomaz somos amigos e quase conterrâneos, vizinhos de municípios, ele de Quixeramobim e eu de Quixadá”, disse Baquit.

07.09.2016

Cid faz campanha no interior
O ex-govrnador Cid Gomes (PDT) fez périplo por diversas municípios do  Estado em apoio aos candidatos de sua coligação, já que está empenhado em eleger o maior número possível de prefeitos e vereadores. Por isso está suando a camisa.
Como registraram  o jornalista Roberto e o grupo Radialistas do Ceará no WhatsApp, no último final de semana Cid  esteve em Iguatu, numa caminhada a  37 graus centígrados;  de lá foi para Crato e Barbalha, no Cariri, onde chegou a ser carregado nos ombros de populares, fez palanque no distrito de Arajara. No domingo já estava em Cedro e depois em Lavras da Mangabeira, terra do seu maior desafeto, o senador  Eunício Oliveira (PMDB).

07.09.2016

Carne no feriado
          O comercio Varejista e Atacadistas de Carnes do Ceará funcionará normalmente no feriado do dia 7 de setembro (quarta-feira), conforme a sua Convenção Coletiva,
informam Francisco Everton da Silva - (Sindicarnes - Varejo) e Paulo Henrique (Paulão - Sindicarnes - Atacado). Então não faltará carne na mesa no Dia da Pátria. A não ser que falte grana no bolso de quem deseja comprar.

07.09.2016


07.09.2016

Competência doméstica, se atrasar dá multa
Olho vivo! O prazo para o pagamento do Documento de Arrecadação do eSocial (DAE) do empregado doméstico, referente à competência de agosto, venceu nesta terça-feira (6). Após essa data, será cobrada multa de 0,33%, por dia de atraso. A multa incide somente sobre o valor da contribuição. O DAE do empregado doméstico deve ser pago até o dia 7 de cada mês.
       Quando a data coincide com finais de semana ou feriado, como ocorreu neste mês de setembro, é antecipada para o primeiro dia útil que antecede o dia 7. O Governo não perde nada. Só ganha!

07.09.2016

UFC e Secitece iniciam conversações sobre parque tecnológico
Reitor, Inácio e técnicos
          O Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry de Holanda Campos, e o Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda, reuniram-se dando início a conversações sobre como viabilizar um parque tecnológico no Estado. O encontro se deu no gabinete do Reitor e foi o primeiro passo para a "construção do caminho" que levará à concretização do parque.
         Em recente visita à Universidade de Tsinghua, o Prof. Henry Campos conheceu o primeiro parque tecnológico construído na China, mantido pela universidade e que é, também, o maior do mundo. Instalado em uma área de 770 mil m², o TUS Park reúne 200 empresas (incluindo gigantes, como Google, MSN e Toyota), que empregam mais de 10 mil pessoas e administram 8 bilhões de dólares em ativos.
          No Brasil, a universidade chinesa já tem parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um modelo de sucesso que, atualmente, conta com 53 empresas instaladas, 12 delas de grande porte, como as multinacionais Schlumberger, General Electric, Ambev e L'Oréal, empregando mais de duas mil pessoas.
         No encontro com o Reitor, o secretário Inácio Arruda observou que a implantação de um parque tecnológico é uma forma de manter a mão-de-obra qualificada que já temos e a que está em formação no Estado. Fala-se que o parque poderia ser instalado nessa área já delimitada da Praia do Futuro.

07.09.2016

A cidade desaparecida que não vi
          Bela exposição dos fotógrafos Rubens Venâncio e Fernando Jorge, que mergulharam na ambience de Cococi, uma cidade fantasma no sertão dos Inhamuns. A ex-cidade eu nunca conheci, também, “malheureusement”, não vi a exposição realizada em maio na Multigaleria do Centro Dragão do Mar.
        Registros dizem que sete moradores, ruínas e algumas poucas edificações compõem o cenário da ex-cidade de Cococi, no sertão cearense. A história inusitada deste lugar, o cotidiano dos poucos moradores que restam no local, suas formas de habitar, seus causos, seu imaginário são retratados na Exposição Cococi, de Rubens Venâncio e Fernando Jorge. Vinte e oito imagens compõem o ensaio. 
          Cococi - “coco pequeno” em tupi-guarani - já foi vila, distrito e cidade, até ser extinta na década de 1960. Posteriormente, voltou a ser distrito e é vinculada ao município de Parambu. Situada no sertão dos Inhamuns, a ex-cidade carrega relevante papel na história da colonização cearense. Foi sede de uma das maiores sesmarias do Estado, tendo importante papel no processo de povoamento do Interior.
  A curadoria é de Ademar Assaoka. Eneida Feitosa (foto), professora da Universidade Regional do Cariri (Urca) e ex-moradora de uma das duas casas mais antigas de Cococi, assina o texto da exposição.

07.09.2016


OBS: Para acessar CURTAS SOCIAIS clique em Postagens mais Antigas, por favor.

07.09.2016

CURTAS SOCIAIS
*Neste dia 8, Skal  Internacional de Fortaleza realiza almoço comemorativo pelos  seus 38 anos de fundação  e para  apresentação do Projeto Mapatur Google Street View.
*Será a partir de 12 horas no restaurante Dallas Grill. No comando o presidente Colombo Cialdini  e a presidente do Skal Nacional, Priscila Cavalcanti.
*Fiquei feliz em saber que o Dr. Lineu Jucá, querido e humanitário médico de circulação, pessoa altamente politizada, é candidato a vereador em Fortaleza. Nesse eu confio.

*O jornal O Estado prepara a sua edição de 80 anos, que acontece este mês sob o comando de Wanda Palhano e seu filho Ricardo Palhano. Depois eu conto mais.
 *Acompanhada dos pais, Aurila (nascida Carneiro) e Régis Frota (foto), Sarah Carneiro Frota brindou seu “nat” a bordo de um veleiro em passeio pela enseada do Mucuripe.
*Espumante em profusão  e música com DJ agitado.
*Cumprimentado neste 7 de setembro porque faz aniversário o ministro aposentado do TCU, compositor e escritor Ubiratan Aguiar.
*Também fazem aniversário duas simpáticas mulheres: Tereza Morais (sra. Rodolfo Morais-foto da BaladaIn) e Patrícia (sra. Antônio Sales).
*Na quinta-feira, 8, os cumprimentos  para Ivens Dias Branco Júnior (na foto com a sua Morgana) e Adalberto Benevides.
*Maurílio Moreira (foto), também aniversariante, ganha o abraço da família e da lista afetiva. É igualmente a data natalícia de Bruno Benevides Silva, filho de Regina Benevides e Nestor Silva.
*Aquiraz está anunciando o seu primeiro Noivas & Festas, a partir das 15 horas do dia 30,  no Espaço Colonial Engenhoca. Realização de Isabel Barros.

*Por  hoje contei. Até amanhã.