Postagem do dia 04.07.2016

Quixadá se manifesta hoje contra a violência
           Olho vivo.!!!! População de Quixadá organiza manifestação para acontecer nesta segunda-feira, 4, para protestar contra a falta de segurança no município e pedir paz e segurança na cidade. A manifestação lembra os três policiais mortos na quinta-feira, 30 de junho, em confronto com marginais. O comércio deverá fechar suas portas por algumas horas em solidariedade.
          Daniel Quirino, filho do Sargento Guanabara, uma das vítimas declarou ao blog “Sertão Informa” (www.sertaoinforma.com):” Nós não iremos descansar sobre o corpo de meu pai, mas iremos fazer justiça, não por dinheiro algum, mas por justiça e mais justiça. Gostaria que todos os cidadãos, amigos e parentes residente em Quixadá ajudassem a mostrar não só aos bandidos, mas também ao governo, que não iremos nos calar com tanto crime.
Arsenal dos bandidos
          “Venho pedir aos comerciantes e cidadãos que segunda-feira (4), às 10 horas, baixem as portas das lojas, parem os comércios, fechem suas casas por 5 minutos. Façam isso em homenagem a quem serviu tanto para vocês, por Francisco Guanabara, Antônio Alves e Antônio Joel. Compartilhem essa mensagem nos grupos e ajudem a mostrar a força da nossa cidade”. (Fotos do grupo Radialistas do Ceará no WhatsApp).

04.07.2016


04.07.2016

“Ciro Gomes poderá ser, sim, a salvação do país”,  diz publicitário e  jornalista em longo artigo         
            Em seu blog “Propaganda”, o jornalista e publicitário Ricardo Fonseca publicou um longo artigo no dia 27 de junho deste ano  qual analisa a vida e a trajetória política do ex-governador cearense Ciro Gomes. Abre a matéria com este trecho que republico:
          “Analisando duas entrevistas do  ex-prefeito, ex-governador, ex-deputado e ex-ministro Ciro Gomes no programa Mariana Godoy Entrevista realizadas respectivamente em dezembro de 2015 e no último dia 3 desse mês, pude perceber um político mais maduro e preparado para "Puxar as rédeas do Brasil, antes que ele caia no precipício", como ele mesmo disse.
          “Com 36 anos na vida pública sem responder a nenhum inquérito criminal, o cearense é ficha-limpa e tem uma visão muito clara da real situação político-econômica do nosso Brasil. Como um mago que vê tudo em sua bola de cristal, ele parece ter a fórmula certa e real para, de fato, colocar o País novamente nos trilhos".

04.07.2016

Missa por Ivens lotou a Catedral
          A Missa de 7o Dia pela alma de Ivens Dias Branco lotou inteiramente a Catedral Metropolitana de Fortaleza na noite de sexta-feira, dia primeiro de julho. Pessoas ricas e pessoas humildes estiveram presentes a esse ato litúrgico com a participação de todos os familiares do saudoso morto.
          Sociedade, autoridades civis e militares (marinha, exército, aeronáutica, polícia militar e bombeiros), empresários, amigos de todos os segmentos, empregados e simpatizantes do líder empresarial participaram na Catedral desse último adeus ao grande amigo.
A cerimônia religiosa foi concelebrada por quatro sacerdotes, inclusive por Dom Miguel Câmara, primo de Consuelo Dias Branco, que estava com os filhos, netos, bisnetos, genros e noras, todos emocionados prestando suas últimas homenagens.
A Catedral Metropolitana de Fortaleza estava assim iluminada. De longe formando uma bela imagem. É bom que se diga que a iluminação é permanente, já faz parte da Igreja.

04.07.2016

CPI da Assembleia revela ação criminosa no seguro do DPVAT
          O relatório final da  Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa que investiga fraudes no Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores (DPVAT) no Ceará revela uma ação preocupante do crime organizado no Estado. O documento foi aprovado pelo colegiado (foto) em reunião na tarde de quinta-feira (30/06).
          Segundo o relator da CPI, deputado Fernando Hugo (PP-foto), o documento será encaminhado para a Mesa Diretora da Casa,  à CPI na Câmara dos Deputados que investiga o mesmo assunto, ao Governo do Estado, ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e ao Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
          Entre as sugestões do relatório, estão investimentos na Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), com o intuito de ampliar os polos de atendimento à população; encaminhamento de pedido ao MPCE para que investigue denúncias de fraude no seguro; e realização de mutirão pelo TJCE, em parceria com a Assembleia Legislativa, para dar andamento aos quase 45 mil processos relativos ao DPVAT. Fernando Hugo alertou ainda para a necessidade de definir critérios mais rígidos nos mutirões de conciliação sobre o assunto, para evitar o pagamento indevido de indenizações.
         O presidente da CPI, deputado José Sarto (PDT-foto), avaliou que o relatório vai auxiliar no trabalho de investigação em andamento no Congresso Nacional. O parlamentar também defendeu a adoção de mais campanhas de conscientização da população dos direitos e como solicitar o Seguro DPVAT, no intuito de diminuir o número de fraudes. “Porque quanto mais fraude, menor o recurso”, alertou.
Já o deputado Fernando Hugo lamentou a  recusa no envio de  informações por parte dos conselhos profissionais sobre procedimentos administrativos em andamento sobre envolvimento de profissionais registrados em fraudes do DPVAT.
          Para o deputado Audic Mota (PMDB-foto), é necessário apresentar projetos de lei, dentro da competência da AL sobre o tema, para dificultar a fraude no seguro. Também participaram também da reunião os deputados Leonardo Pinheiro (PP), Dra. Silvana (PMDB) e Roberto Mesquita (PSD).

04.07.2016


04.07.2016

Dinheirama da Cultura não chegou ao  Chico
         João Otávio Lobo (na foto com Ana Célia Lima) escreveu no seu Facebook: “Quando foi deflagrada a "Operação Boca Livre" da Polícia Federal  fiquei no aguardo do nome do Chico Buarque na relação dos beneficiados da Lei Rouanet, surpresa, nunca recebeu um só "tostão".
         “Mas surpreendentemente os irmãos Marinho, Globo, primeiro da relação, com R$178.000.000,00, CENTO E SETENTA E OITO MILHÕES DE REAIS;
          “O segundo da relação, pasmem, o "vestal da honestidade" Fernando Henrique Cardoso, Instituto FHC, com R14.000.000,00, QUATORZE MILHÕES DE REAIS.
        E o Chico? Nadica de nada. Lá de Paris com sua fortuna ganha honestamente o Chico cantando....”

04.07.2016

Expô Evangélica com feira, palestras e música
          Começa quarta-feira, 6, e vai até sábado, 9, a Expo Evangélica que terá como cenário o Centro de Eventos do Ceará (Pavilhão Leste, Salão Icapuí, Portão D). A solenidade de abertura ocorre às 15 horas de quarta-feira com a presença de autoridades, evangélicos e convidados especiais. A realização  é de F. Eventos e  da Ordem de Ministros Evangélicos do Ceará.
         Francisco Everton (foto) disse ao blog: “Inovamos ainda mais este ano com palestras, exposição infantil com Cristina Mel, encontro de mulheres e um maior número de atrações musicais. Católicos e evangélicos vão gostar muito.”  Uma feira estará aberta à visitação pública.
        Para entrar nos “shows” e palestras é necessário doar um quilo de alimentos não perecíveis. As apresentações musicais acontecerão sempre às 17 horas. Haverá ainda palestras, tardes de autógrafos, “pocket show”  e praça de alimentação. Informações: (85) 3469.9276.

04.07.2016


04.07.2016

Plano Fortaleza 2040 em apreciação das propostas
         A apresentação  dos Planos Temáticos e Setoriais, componentes do Plano Fortaleza 2040, elaborados pela Prefeitura,  serão apreciados e discutidos  de hoje, 4, ao dia 8, no auditório Euclides Ferreira Gomes da Universidade do Parlamento Estadual, edifício da Assembleia Legislativa.  
       “Concluída a fase de elaboração dos planos temáticos e setoriais passaremos agora a uma apreciação direta das propostas”, diz a coordenadora geral Laura Marques.
            O Plano é de uma abrangência notável,  pois engloba todas as atividades inerentes a uma grande cidade, com um  Plano Mestre de urbanismo, de habitação, saúde e segurança alimentar, economia criativa, mobilidade e acessibilidade, regularização fundiária, educação pública, serviços avançados e novas indústrias, meio-ambiente, juventude, assistência social, turismo, saneamento ambiental/gestão de resíduos, inserção produtiva, empreendedorismo, emprego e renda, direitos da criança e do adolescente, ciência, tecnologia e inovação, técnica de informação e comunicação, energia, esporte e lazer, direito do idoso, integração das políticas públicas, segurança hídrica, segurança cidadão e cultura de paz, mulheres, confecção, construção civil,  agricultura urbana, cultura e patrimônio, LGBT, governança pública e integração metropolitana, economia do mar, cultura cidadã, igualdade racial e modelo de gestão do Plano Fortaleza 2040.
          O ex-deputado estadual e Secretário Municipal Eudoro Santana (foto) liderou a equipe que se ocupou da elaboração do Plano.

04.07.2016

Mestre da Cultura do Ceará, Cacique Pequena lança disco
         A Associação das Mulheres Indígenas Jenipapo Kanindé apresentou o projeto "Musicalidade Indígena – Lançamento do disco Beleza da Vida, de Cacique Pequena" (foto). O evento aconteceu neste domingo, 3/7, às 20h, no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
        Com participação do renomado violonista, guitarrista e arranjador musical cearense Cainã Cavalcante (foto), o disco traz músicas autorais de Pequena, revelando traços históricos e culturais da etnia Jenipapo-Kanindé, índios cearenses.
          Cacique Pequena é mestre da Cultura do Estado do Ceará, oficialmente reconhecida pelo Governo do Estado, por meio do programa mantido pela Secult. O ingresso  para a apresentação foi a doação de um quilo de alimento não perecível. Primeira mulher brasileira nomeada cacique, Pequena tomou lugar na liderança da etnia Jenipapo-Kanindé por vários anos. Desde 2012, o cacicado passou para a filha, Juliana Alves (Cacique Irê).
(Fonte: Ascom/Secult).

04.07.2016


04.07.2016

Casa de Fausto Cabral tombada para o MIS-CE
          O Conselho Estadual de Preservação de Patrimônio Cultural do Ceará (Coepa) aprovou  o tombamento definitivo da Casa de Fausto Cabral (foto), imóvel onde funciona o Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), na Av. Barão de Studart, em frente ao Palácio da Abolição.
           Durante a reunião a Coordenadoria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Cophac), da Secult, apresentou a instrução de tombamento da Casa de Fausto Cabral, de forma integrada à História Política do Estado do Ceará e ao Complexo das Memórias da ditadura civil militar (1964-1985). "Este é um desdobramento do protocolo de intenções assinado pelas secretarias de Cultura, Justiça e Educação, pela Coordenadoria de Direitos Humanos e pela Comissão Estadual de Anistia Wanda Sidou", destacou Carolina Ruoso (foto), ressaltando a importância do tombamento definitivo aprovado pelo Coepa.

04.07.2016

Duas chapas na eleição do  Sindjorce

         A Chapa 1 “Jornalistas em Luta”, que concorre às eleições do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), foi lançada oficialmente. Na ocasião houve a apresentação dos 15 candidatos à direção do Sindjorce e cinco integrantes à Comissão Estadual de Ética - e de suas propostas.
          “Somos uma diretoria que agrega, a cada eleição, novos quadros, colegas da base, identificados com a luta sindical. Nossas propostas têm como foco a defesa dos direitos já conquistados e a ampliação das conquistas no campo trabalhista”, afirma Samira de Castro, candidata à reeleição como presidente. As eleições para o Sindjorce ocorrerão de 19 a 21 de julho e serão concomitantes com às da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

 Executiva:
Presidente: Samira de Castro (Diário do Nordeste)
Secretário-Geral: Rafael Mesquita (Fetamce)
Administração e Finanças: Germana McGregor (freelancer)
Ação Sindical: Evilázio Bezerra (O Povo)
Comunicação e Cultura: Nathan Camelo (assessoria parlamentar)
Diretor Executivo: Francisco Gatto (O Povo)
Diretora Executiva: Lúcia Estrela (Sindicato dos Bancários)

Conselho Fiscal
Marilena Lima (Rádio Verdes Mares)
Humberto Simão (TV Ceará/ Rede TV!)
Déborah Lima (O Povo)
Fabiano Moreira (TV Assembleia)

Delegados junto à FENAJ:
Tuno Vieira (SDA/Governo do Estado)
Emanuel Carlos (TV Cidade)
Washington Feitosa (Secretaria de Turismo de Fortaleza)

Comissão Estadual de Ética:
Francisco Alves Maia (aposentado)
Barroso damasceno (aposentado)
Vidal Santos (aposentado)
Telma Costa (aposentada)
Paulo Rogério Silveira (freelancer).

 A Chapa 2 – Resistência, de oposição,  também já está constituída e registrada e tem a seguinte composição:
 
Diretoria Executiva
Presidente: Ana Alice Nogueira
Secretário-Geral: Reginaldo Aguiar
Diretor de Administração e Finanças: Adriana Saboya
Diretor de Comunicação e Cultura: Jack de Carvalho
Diretor de Ação Sindical: Esdras Gomes
Suplentes: Livino Neto, Klycia Fontenele e Marina Valente
Conselho Fiscal: Emanuel Santos, Mônica Silveira e Marco da Escóssia
Suplente: Bernardo Lucas
Representantes junto à FENAJ: Angela Marinho e Angélica Martins
Suplente: Márcia Catunda.

Comissão de Ética: Salomão de Castro (foto), Anderson Sandes, Mara Cristina e Luciberto Forte.

04.07.2016

Para ver as  notícias CURTAS SOCIAIS clique em Postagens mais Antigas.

04.07.2016

CURTAS SOCIAIS
*Marcam o calendário nesta segunda-feira, 4, o empresário dos transportes turísticos Ernani Silva (foto) e as amigas  Siete Batista (Tv Assembleia) e   a apresentadora  Clotilde Dantas (ex-Tv Diário) que hoje está na tv paraense.
*Também cumprimento na data Adriano (Drica) Costa (foto), Carlos Pereira e Jaime Machado Filho.
*Degustando comida alemã na noite de sexta-feira   Cláudio Henrique Câmara, Henrique Alcântara (foto com a sua Ana), Roberto Pinto e Bernardo Albuquerque. Todos com suas simpáticas mulheres.
*A idade nova de Ticiana Brígido (nascida Benevides Vasconcelos, na foto com o seu Duda) aconteceu em ritmo de surpresa, para ela, com a participação das amigas e do maridão Duda Brígido.
*Os Rotarys Leste e Messejana realizaram na quinta-feira Bingão Festivo e o Arraiá da Casa da Amizade com direito a quadrilha junina. Aconteceu no endereço da Rua Pergentino Ferreira, no bairro de Fátima.
*A Casa Cor Ceará 2016, que acontecerá em novembro, homenageará este ano à empresária Edyr Rolim (foto) e terá como cenário o palacete do Barão de Camocim, no centro da cidade e que hoje faz parte do patrimônio municipal.
*A dinâmica Neuma Figueiredo (foto) no comando de mais esta anual Casa Cor, a de número 18 consecutivos.

*Por hoje contei. Até amanhã.