Postagem do dia 01 de julho de 2016

Defensores Públicos na Assembleia
           Ainda não foi nesta semana que os Defensores Públicos tiveram aprovado na Assembleia o projeto que praticamente dobra os vencimentos deles, passando de 16 para uns 32 mil reais, ou mais, igualando-se a Juiz do Tribunal de Justiça.
        O Presidente da AL, Zezinho Albuquerque (PDT), acatou requerimento do deputado Audic Mota (PMDB), que pedia Regime de Urgência para a tramitação do documento, e mandou o projeto de volta para análise pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa. Setores do Executivo e do Legislativo são contra o que chamam “de exagero de vencimentos em época crise e dificuldades”.
          Há quase duas semanas os Defensores, tendo à frente a Chefe da Defensoria Pública do Estado, Mariana Lobo, tem comparecido à AL, aos gabinetes dos deputados, ao Plenário e às galerias pressionando pela aprovação do projeto, que já chegou a estar em pauta para votação, mas foi retirado em razão de vários questionamentos.

01.07.2016


01.07.2016

Ciro é coerente com suas ideias
         Registra o jornal O Globo que opré-candidato para a disputa à Presidência da República em 2018, pelo PDT, o ex-ministro Ciro Gomes não descarta a possibilidade de um gesto extremo de “solidariedade pessoal”, se o juiz Sérgio Moro ou outra autoridade decretar a prisão do ex-presidente Lula em uma situação que ele considere “fora das regras do estado democrático de direito”: formar um grupo de juristas, “sequestrar” o ex-presidente e levá-lo a uma embaixada com pedido de asilo para que ele possa se defender  “de forma plena e isenta”. O ex-governador do Ceará disse que a ideia surgiu na época em que o ex-presidente foi conduzido coercitivamente pela Polícia Federal  para depor em São Paulo.
        — Pensei: se a gente formar um grupo de juristas, a gente pode pegar o Lula e entregar numa embaixada. À luz de uma prisão arbitrária, um ato de solidariedade particular pode ir até esse limite. Proteger  uma pessoa de uma ilegalidade é um direito — disse Ciro ao Globo”.
          Atitude coerente com a sua maneira de pensar e ver as coisas essa de Ciro Gomes.

01.07.2016

Desperdício em Maracau; Mas o  povão gosta do artista
        Na tribuna da Assembleia, o deputado Júlio César Filho (PDT) teceu críticas ao que chamou de “má gestão do prefeito de Maracanau que, para inaugurar uma avenida  ainda não acabada, contratou  show milionário de Zezé di Camargo num gasto desnecessário do dinheiro público. E olhem que dos 2,5 quilômetros ainda falta mais de meio quilômetro para terminar”, disse.
        A deputada Fernanda Pessoa (PR), correligionária do Prefeito, rebateu: “O deputado Júlio não sabe o que diz, não conhece ou não quer conhecer a realidade, já que faz oposição ao Prefeito e é candidato a seu lugar. A avenida está quase pronta e o “show” foi um presente para o povão  que tanto aprecia este artista e não tem como pagar ingresso para apresentações pagas”.

01.07.2016

Sétimo Dia
          A missa de sétimo dia em sufrágio da alma de Ivens Dias Branco será nesta sexta-feira, dia primeiro de julho, às 19 horas, na Catedral Metropolitana.
         Ontem foram os funcionários da fábrica que rezaram na missa da ressurreição de Ivens no próprio local de trabalho.

01.07.2016


01.07.2016

Jornal CE/TV da Verdes troca de apresentador
          A bonita e querida apresentadora do jornal CE/Tv da Tv Verdes Mares, às 19 horas, Cíntia Lima, despediu-se do programa nesta quinta-feira, 29, depois de 14 anos na telinha. Após uma trégua, parte para outra atividade. Na redação teve bolo de despedida. Vá em frente, amiga!!!
        O seu substituto a partir de hoje será Marcos Montenegro, que apresenta esporte no Bom-Dia, Ceará.

01.07.2016

Mão-de-obra bem capacitada para o turismo; Sefaz estuda solução para tributação em feiras
          Dois assuntos de relevância para o setor ocuparam a pauta da reunião ordinária da Câmara Setorial de Eventos desta semana e que foi comandada pela vice-presidente Circe Jane Teles: o Banco de Oportunidades de Treinamento e Emprego do Senac para o turismo de um modo geral e as ações da Secretaria da Fazenda relacionadas à circulação de mercadorias e produtos que entram ou saem do Ceará para participação em feiras e exposições.               
          No primeiro tema, Alcidane Mota Saavedra, técnica do Senac/Ceará, relatou sobre a variedade de cursos que são oferecidos para o setor do turismo cearense (hotéis, restaurantes, empresas, prestadores de serviços), cobrindo todas as exigências, e que o pessoal é capacitado, treinado, reciclado e colocado onde houver necessidade e solicitação de mão de obra listada nos grupos de oferta. Além disso é feito o “feed-back” junto aos clientes para saber o grau de satisfação com a mão de obra indicada. O Senac não cobra taxas pelos cursos nem do empregador.
         No segundo item da pauta, depois de uma espera de mais de dois anos desde a primeira consulta, a Secretaria da Fazenda, através da CATRI (Coordenadoria Administrativa Tributária) e de seu coordenador, Pedro Júnior Nunes da Silva (na foto ao lado de Circe Jane), disse que não existe tributação para expositores e que a Fazenda está definindo todas as regras, inclusive com isenção de ICMS para os produtos, não comercializáveis, que entrarem ou saírem do Estado. No caso do produto que vier para comercialização será fixada um valor diferenciado.                                                         
        Novos encontros serão realizados para o esclarecimento definitivo da questão. Na opinião dele “a política do Governo é de atrair eventos de turismo e negócios e a Sefaz não pode ser empecilho para isso.”

01.07.2016

Rotary Fortaleza muda presidente
          Nesta sexta-feira, às 20 horas, Tarcísio Porto (foto) conduz a posse da nova presidente do Rotary Club Fortaleza, o mais antigo do Ceará, para o Ano Rotário 2016/2017. Assume Ângela Ribeiro de Oliveira (foto abaixo), que será também a primeira mulher a galgar tal posição no clube. A cerimônia acontecerá no Salão Humberto Cavalcante do Ideal Clube.
         Em o ano à frente desse capítulo rotário, Tarcísio captou quase 100 novos sócios tornando-se o presidente de Rotary em todo mundo que mais conquistou associados em uma única gestão. Também o Fortaleza foi o maior doador do Distrito 4490 para a Fundação Rotária.

01.07.2016


01.07.2016

Jornalistas do interior – 53 anos da Aceji
          Mensagem dirigida pelo  presidente João Ferreira (foto) registra que “ hoje, 30 de junho, é  um dia muito especial para todos nós que fazemos está gloriosa entidade de imprensa. a ACEJI - Associação Cearense de Jornalistas do Interior está completando 53 anos de fundação. Lembramos que nossa longevidade remonta ao ano de 1963 quando, entre as conclusões do II Congresso Cearense de Jornalistas do Interior, na cidade de Canindé, sob as bênçãos de São Francisco, figurava a criação da Associação, para defesa e unidade da classe.
        A frente do movimento, valorosos companheiros, comandados  pelo jornalista José Gusmão Bastos, nosso primeiro presidente e atual Presidente de Honra”.

01.07.2016

Renovação na política municipal
Do engenheiro Victor da Frota Pinto a seus pares e amigos: “Informo aos colegas e amigos que desde 01/abril estou licenciado da presidência do CREA-CE por ser pré-candidato ao Legislativo Municipal de Fortaleza, atendendo as lideranças da área tecnológica, profissionais liberais, empresários, corpo discente e docente de universidades  e líderes de vários segmentos da sociedade fortalezense.”
Victor tem muitos anos de experiência dirigindo entidades de classe, sobretudo na área de engenharia e construção.

01.07.2016

Fortaleza se torna cidade irmã de Lisboa
O prefeito Roberto Cláudio sancionou a lei que declara Fortaleza e Lisboa, capital de Portugal, como cidades irmãs. O acordo de irmandade tem como objetivo facilitar as relações culturais, econômicas, turísticas, políticas e comerciais entre as capitais.
 O trato prevê ainda o incentivo à integração das pessoas de ambas as cidades, como forma de fortalecer o turismo entre elas e até a possibilidade de firmar parcerias com a iniciativa privada.
Para o secretário de Turismo de Fortaleza, Erick Vasconcelos (foto BaladaIn), o acordo será uma forma a mais de divulgar o destino e incrementar o turismo. “A gestão vem estreitando relações com vários países. A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Turismo tem realizado ações de divulgação e promoção de Fortaleza em viagens, feiras e congressos. Com a irmandade teremos menos burocracia, o que viabilizará o fluxo de turistas entre as cidades.
"O fato de Fortaleza ser a capital brasileira geograficamente mais próxima da Europa contribui decisivamente também para buscarmos mais interação e comércio entre elas.”

01.07.2016


01.07.2016

CURTAS SOCIAIS
*O Rotary Club Benfica realizou a posse do seu novo presidente e do Conselho Diretor para o período 2016/2017. Saiu a presidente Vânia Maria Bezerra Pereira e entrou Pedro Valber Montenegro Pontes. O jantar festivo aconteceu no  Marina Park Hotel.
*O Grupo de Apoiadores fará  no dia 24 de julho, a partir do meio-dia, a Feijoada do Bem em prol da Casa Sonho. Será na L´École Brasil-Casa de Gastronomia, no Eusébio. Adesão: 40 reais. Maria Gilvanete na articulação.
*Neste dia primeiro o calendário assinala a idade nova do deputado Bruno Gonçalves (foto). O jornalista Neno Cavalcante também é o aniversariante do dia.
*Sábado, 2, os abraços vão para  o desembargador Eymard Amoreira (na foto com a sua Maria), João Guimarães, Amélia Barros de Oliveira, Tânia Varela e Roger Albuquerque.
*No domingo, 3, eu cumprimento a Chiquinho Feitosa (foto), João Araújo Sobrinho, Totonho Laprovítera e Jacintho Moreira Sales.
*Lenilza Campos (foto) chegou de São Paulo, deixou as malas em casa e foi direto para o retiro que o grupo de amigas promovia no haras de Beto Studart tendo Ana Maria (na foto abaixo com o marido Beto) à frente.
*Neste sábado, dia 02, das 17 às 22 horas, tem comemoração especial pelos dois anos do “Fuá da Sil”, na Praia de Iracema,  evento que já se tornou uma amplificação dos envolvimentos culturais e dos encontros afetivos, impulsionados pela estilista Silvania de Deus, sua equipe e convidados.

*Por hoje contei. Bom final de semana.