Postagem do dia 17.06.2016

Sérgio Machado: “Petrobrás é a madame mais honesta dos cabarés”
Citou também DNIT, BNB, DNOCS e FUNASA onde “a corrupção é heteredoxia e generalizada”. Vem ainda "chumbo grosso".

         Em um “post” no Facebook, nesta quinta-feira,  o cearense João Otávio Lobo revelou: “ Eita, o Sérgio sinalizou que na sua delação pode estar o caminho da penalização da raia miúda dos corruptos inclusive nordestinos e cearenses.
        “Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, empresa subsidiária da Petrobras, reconheceu pagamentos milionários de propina na estatal, mas disse que há casos piores, com outros órgãos estatais tendo "práticasmenos ortodoxas". Segundo suas próprias palavras, a Petrobras é "a madame mais honesta dos cabarés do Brasil".



“Questionado sobre o significado da frase, ele esclareceu que, com isso, quis dizer que "era um organismo estatal bastante regulamentado e disciplinado". Em seguida citou vários órgãos estatais com práticas menos ortodoxas: o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Docas, Banco do Nordeste, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).
 “Além de presente em várias empresas e órgãos públicos, Machado destacou que o esquema é antigo. Segundo o termo de depoimento prestado em 6 de maio, "indagado se deseja acrescentar algo mais, destacou que o esquema ilícito de financiamento de campanha e de enriquecimento ilícito desvendado pela Lava-Jato ocorre desde de 1946 e este é um momento de se alterar essa realidade, sendo esta uma das razões pela qual decidiu colaborar".

17.06.2016


17.06.2016

Ceará perde uma líder de respeito
         A morte da Sra. Yolanda Queiroz (foto) entristeceu a todos. Presidente do grupo empresarial Édson Queiroz (gás, comunicação, água, educação superior e diversos outros segmentos da economia), exerceu sua liderança segura durante mais de três décadas nos negócios e na família. Viúva de Edson Queiroz, era mãe de Airton, Renata, Lenise e Paula e de Mayra e Edson Filho, já falecidos. Seu corpo será cremado em cerimônia fúnebre apenas para a família.
        Entre as manifestações fúnebres está a do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (foto): “É com profundo pesar que recebi nesta sexta-feira (17/06) a notícia do falecimento da empresária Yolanda Vidal Queiroz. Trata-se de uma perda inestimável para o povo cearense. Dona Yolanda Queiroz inspirou várias gerações. Esposa do visionário Edson Queiroz, deu prosseguimento, com competência e sabedoria, ao legado deixado pelo marido, falecido em 1982. Seu trabalho expandiu os negócios da família, oferecendo milhares de oportunidades de empregos diretos e indiretos no estado e em todo o país. O Brasil perde um exemplo de mulher empreendedora. E o Ceará, um modelo para todos nós. Decreto, a partir de hoje, luto oficial de três dias no Poder Legislativo Cearense.”

17.06.2016

Choque frontal de caminhões com 3 mortos
As estradas do Ceará estão cada vez mais perigosas. Na BR-020, em Boa Viagem, nesta quinta-feira, 16, um caminhão bitrem chocou-se  de frente com um carro pipa. Morreram 3 no local, segundo informes do grupo Radialistas do Ceará do WhatsApp.
        Excesso de velocidade e possível ultrapassagem indevida foram as causas da batida, segundo a Polícia Rodoviária Federal, que ainda faz levantamento sobre a ocorrência, e pessoas que estiveram no local logo após o sinistro. O caminhão bitrem transportava óleo vegetal e o caminhão pipa levava água para uma comunidade próxima. Os dois ficaram destruídos.

17.06.2016

300 celulares retirados em um dia dos presídios
Na sessão da Assembleia desta quinta-feira, o deputado Capitão Wagner (PR-foto) disse que, apenas em um dia, numa busca nos presídios, foram encontrados mais de 300 aparelhos celulares, “o que demonstra que é dali que partem as ordens para toda criminalidade que acontece no Ceará”.
 O deputado perguntou ao Governador: “Quando é que o bloqueio de celulares nos presídios, que aprovamos nesta Casa, vai se efetivar. O tempo passa, os crimes aumentam, e não vejo nenhuma providência oficial para resolver a questão”.
O deputado Audic Mota (PMDB-foto) aparteou para dizer “isso acontece porque temos um governo frouxo.” 

17.06.2016


17.06.2016

Livro de viagem com a semelhança das gentes
          No início da noite de quarta-feira aconteceu o lançamento do livro da escritora Cibele Pontes com a presença de muitos amigos e de familiares. “A Humana Semelhança das Gentes” é um primoroso relato ilustrado de algumas viagens empreendidas pela autora. Neste trabalho ela ressalta a Austrália e o Alasca. “Viajar é uma das mais antigas vontades do homem”, diz o prefaciador Juarez Leitão. E completa: “Desta constatação nasceu, certamente, o título do livro que temos nas mãos”.
 
José Carlos, Luiz, Cibele e Juarez
        O escritor e poeta Juarez Leitão fez a apresentação do trabalho para uma plateia composta de muitos amigos e familiares da escritora. Ela agradeceu a presença de todos e disse que o evento tinha por finalidade ajudar a Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza para a qual havia destinado toda renda do livro.
       Sobre a Santa Casa falou o Provedor, engenheiro Luiz Marques, que contou estar o nosocômio passando por grandes dificuldades financeiras em razão de o Estado e o Município de Fortaleza estarem repassando suas contribuições com grande defasagem pois desde 2013 não reajustam os repasses pelos atendimentos médicos prestados.
        A família de Cibele, encabeçada pelos filhos José Carlos, Nisoca e Osmundinho e os muitos netos, além de alguns dos mais expressivos nomes da sociedade estiveram presentes aos salões do Hotel Gran Marquise, onde aconteceu o lançamento e o supimpa coquetel.

17.06.2016

Papa Francisco revela mais apoio a Padre Cícero
          O deputado Dr. Santana (foto) registrou na sessão desta quinta-feira da Assembleia detalhes da visita que Párocos da Basílica Santuário e do Santuário São Francisco fizeram ao Papa Francisco, no Vaticano. “A comitiva da Diocese de Crato composta pelo bispo diocesano, dom Fernando Panico, o pároco, padre Cícero José da Silva (Paróquia de Nossa Senhora das Dores),  e o pároco da Paróquia São Francisco das Chagas, frei Raimundo Barbosa participaram de um encontro com o Papa Francisco.
        Conforme também registrou o jornalista Macário Batista, o Bispo Dom Fernando Panico,  que se encontra em Roma, cuidando de sua saúde, esteve neste  dia 15 no Vaticano, com o Papa Francisco, acompanhado pelo Padre Cícero José e o Frei Barbosa, onde agradeceu pessoalmente, o envio da carta que reconciliou a Igreja Católica com o Padre Cícero Romão Batista. Foi um momento histórico para a comunidade romeira e os devotos do Padre Cicero.
        "Sim, o Padre Cicero. Quero fazer mais por esta causa", afirmou o Papa Francisco em encontro com Dom Fernando Panico. “No dia  15 de junho  aconteceu um dos encontros mais esperados para o povo da Diocese de Crato e os romeiros do Padre Cícero Romão Batista: Sua Santidade o Papa Francisco recebeu na Praça San Pietro, na Cidade do Vaticano, em Roma, o Bispo Dom Fernando Panico, que foi agradecer pessoalmente ao Santo Padre o envio da carta histórica que reconciliou a Igreja com o Padre Cícero Romão”, revelou Dom Panico.

17.07.2016

PDT faz seminário em Fortaleza
          O Presidente Estadual Deputado Federal André Figueiredo,  o ex-Governador Cid Gomes (falando à imprensa), Prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, o Presidente da Assembleia Deputado Zezinho Albuquerque, além deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores, pré - candidatos e lideranças participaram de  encontro no Hotel Praia Centro, nesta quinta-feira,  16.
         O objetivo do encontro foi reunir os pré-candidatos a vereador e prefeitos no Estado, passar-lhes as informações sobre as novas regras eleitorais, as modalidades de financiamento da campanha. Presente, Roberto Cláudio disse ser “pré-candidato do partido à reeleição a Prefeito de Fortaleza.” E completou: “Quando a campanha começar vou mostrar o que estamos realizando pela cidade”.

17.06.2016


17.06.2016

Posse no Skal traz promotores do turismo
Skalegas (filiados ao Skal) de várias partes do Brasil estão em Fortaleza para prestigiarem a posse festiva da presidente do Skal nacional, Priscila Cavalcanti, amanhã, às 20 horas,  em solenidade no Salão Iracema do Marina Park Hotel. O evento acontece durante Uma noite Espanhola concebida especialmente para a ocasião.
Colombo Cialdini, presidente do Skal do Ceará, co-anfitrião da noite, participou intensamente  das articulações para o sucesso da noite e, juntamente com Priscila, está empenhado na organização dos dois congressos do Skal (o nacional e o latino-americano) que acontecerá em maio de 2017, em Fortaleza. “Será um grande momento para o Ceará mostrar o seu potencial  turístico a esses  privilegiados promotores do turismo no Brasil e na América Latina”, afirma Colombo.

17.06.2016

Meios rurais em protesto
          Trabalhadores rurais de Guaraciaba do Norte  foram às ruas e até à agência do INSS protestar contra a  reforma previdência. No Ceará 76 agências amanheceram ocupadas na quarta-feira.  
           Segundo cálculos da Federação dos Trabahadorea Rurais (Fetraece) mais de 30 mil trabalhadores estão mobilizados contra a proposta de Michel Temer que, entre outras coisas, acaba com as aposentadorias especiais no campo (55 anos para mulher, 60 anos para homens). As manifestações também se opõem à extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Previdência.

17.06.2016

Polo Aquático no Náutico
         Com o objetivo de valorizar o esporte e incentivar os atletas brasileiros,   I Copa Brasil Integração de Polo Aquático, está sendo realizada  de 16 a 19 deste, em Fortaleza, no  Náutico Atlético Cearense. A competição, considerada o maior evento de polo aquático do Brasil, reúne importantes atletas de todo o país na modalidade.
          Dez times, das regiões norte, nordeste, sul e centro oeste, disputam a prova em busca das quatro vagas para a Liga Nacional Divisão 1. A I Copa Brasil Integração de Polo Aquático é realizada pela Federação Cearense de Deporto Aquático e pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos com o apoio da Loja Bagaggio.
         Informações:  Veronica Melo (85) 99680-0908 /Stella Magalhães (85) 99680-0900.

17.06.2016


17.06.2016

CURTAS SOCIAIS
*A Programação do São João de Aquiraz 2016 foi montada para atrair um público expressivo.
*Conforme o Secretário de Turismo Hermano Bezerra (foto) “espero todos vocês na Praça Matriz no dia 23 de junho com participação especial do meu amigo David Brasil”. Serão vários dias de festa.
*Novamente na rota paulista, para visita a familiares, Lenilza Campos.

*O “promoter” Marcus Lessa agitou na quinta-feira, 16, a abertura da boate “Pink Elephant” na avenida Antônio Sales, 2760.
*Raul Martins (foto) ganhou abraços na quinta-feira, 16, por conta do seu aniversário.
*Nesta sexta-feira, 17, os cumprimentos vão para Cláudia Martins Saboya (na foto à esquerda com as amigas Wilma Nobre e Sônia Uchôa) e Jeanice Fontenele.
*Sábado, 18, fazem aniversário Walter Pinheiro (foto), Maria Helena (Leninha) Soárez e Regina Pires do Rio.
*E, no domingo, 20, são folhinhas Marcelo Freitas, Edézio Rolim e Luiz Gastão Bttencourt (foto).
*Por hoje contei. Tenham todos um bom final de semana.