Postagem do dia 23.05.2016

Recriação do MINC para decepção de muitos
          O deputado Ely Aguiar (foto) festejou na sexta-feira, 20, na tribuna da Assembleia,  a extinção do Ministério da Cultura “que só era importante para um grupo de privilegiados que faturavam milhões de reais em detrimento da verdadeira cultura, a cultura popular brasileira, que ficava com as migalhas”, disse.
          O deputado  também disse que “patrocinar uma imoralidade como Os Macaquinhos (foto, aquela em que os participantes, nus no palco,  só faziam meter o dedo no ânus do outro) era pra ser um caso de polícia”.
        Mas a alegria de Ely Aguiar durou pouco: o presidente Temer (foto), muito pressionado, reviu sua decisão e recriou o Minc para decepção de muita gente. E alegria de outras.

23.05.2016

Posse com as armas da Base durou pouco
                         
           A Polícia Militar  recuperou  os 3 fuzis e a pistola que foram subtraídas da guarnição da Base Aérea de Fortaleza,   na noite do dia 20, após a invasão da unidade facilitada por dois  soldado da corporação. Os elementos também foram presos.
         Agora o General Comandante da 10a. Região Militar, Freire Gomes (na foto com a Delegada de Polícia aposentada Margarida Borges),  determinou vigilância redobrada nos quartéis do Ceará e Piauí para evitar novos incidentes dessa natureza. Sábado à tarde, os implicados foram ouvidos no próprio quartel da BA.

23.05.2016


23.05.2016

Explosões de carros fortes e  agências bancárias no interior
           A ação de duas quadrilhas que estão agindo no Vale do Jaguaribe teve mais um capítulo esta semana quando, armada de fuzil e explosivos, assaltou e destruiu um carro-forte. Até agora, ninguém foi preso, segundo revela o repórter policial Fernando Ribeiro do grupo Radialistas do Ceará do WhatsApp. A coisa "tá braba mesmo".
        Este ano, os assaltos a carros fortes, todos bem sucedidos, já ocorreram pelo menos em três ocasiões enquanto a explosão de caixas eletrônicos em agências do interior já ocorreram, somente este, umas cinco vezes.

23.05.2016

Crise nos municípios e como melhorar a
gestão no seminário Prefeitos do Ceará 2016
         O Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Francisco de Paula Rocha Aguiar (foto), abrirá às 9 horas da manhã  desta segunda-feira, 23,  o Seminário Prefeitos do Ceará 2016, em solenidade no Centro de Eventos do Ceará. O evento terá como temática central “Cidades Inteligentes” e será realizado durante dois dias.
          Para esse evento, além dos Prefeitos, também estão convidados gestores, vereadores, secretários, comunicadores, prestadores de serviços para as Prefeituras e todas as pessoas que, diretamente ou indiretamente, se relacionam com os assuntos municipais. As inscrições são gratuitas através
do site www. praticaeventos.com. O tema central “Cidades Inteligentes” é da maior significação na atualidade.
          Na cerimônia de abertura também estarão presentes   o   presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque;  o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; o presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, vereadores, deputados e o Sr. Pádua Lopes, superintendente do jornal Diário do Nordeste.
          O evento é uma realização do jornal Diário do Nordeste e do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará, com a estruturação da Prática Eventos, através de sua Diretora Executiva Enid Câmara (foto), e tem a parceria da Aprece, Funcepe e Itteg.

23.05.2016


23.05.2016

Defesa da Cidadania  denuncia arbitrariedades de “blitz” do Detran
         A reunião sexta-feira realizada na Assembleia Legislativa entre o deputado Estadual Audic Mota, líder do PMDB, e o Coordenador da União de Defesa da Cidadania e Combate a Corrupção, Fernandes Filho, marcou o início de uma campanha de luta contra a apropriação indébita de veículos em “Blitz” do Detran. Fernandes explicou ao Deputado detalhes sobre as apreensões de veículos realizadas pelo Detran no Ceará.

Ele entregou ao Deputado Audic Mota a cópia do estudo que servirá de fundamento para ações na justiça contra o governo e contra a Prefeitura de Fortaleza por apropriação indébita de veículos nas blitz por todo estado.

         
“A situação denunciada vai além de apropriação indébita dos veículos e inclui, entre outras o constrangimento pela qual passam as vítimas do poder público que são obrigadas a ficar no meio de ruas inseguras sem a sua condição de transporte já que o seu direito de ir e vir foi violentado”, informa o Coordenador.
Durante sua visita a Assembleia Legislativa Fernandes Filho tomou conhecimento de um caso ocorrido no município de Quixadá onde vários idosos ficaram a pé por causa da apreensão de veículo. “Isto é um absurdo e um verdadeiro atentado aos direitos do cidadão” protesto.

23.05.2016

Frente Parlamentar de combate ao Aedes e Aprece vão conhecer os desafios das prefeituras
          Uma parceria entre Frente Parlamentar de Combate ao Aedes Aegypti e a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) reunirá, nesta  segunda-feira (23), na Assembleia Legislativa, prefeitos e secretários de saúde de 13 municípios cearenses.
          O objetivo  é conhecer o trabalho que tem sido desenvolvido pelos gestores municipais para o enfrentamento ao mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya. O encontro, que acontecerá no Complexo das Comissões Técnicas da Assembleia, é o primeiro da iniciativa que abrangerá os municípios do Ceará por etapas.
        O presidente da Frente Parlamentar, deputado Carlos Matos (PSDB-foto), sugeriu que, inicialmente, fosse formado um grupo de municípios, separados por macrorregião. “Vamos ouvir o que eles dizem e quais são os desafios enfrentados”, explica o deputado. Para esta primeira reunião, serão convidados os gestores municipais da Região do Sertão Central, onde os índices de infestação do mosquito estão altos.
        Os municípios cearenses já estão mobilizados no combate ao mosquito, segundo o presidente da Aprece, Expedito do Nascimento (foto). O problema, segundo Expedito, é que, em algumas cidades, o Aedes tem se proliferado de forma mais rápida. " Precisamos desta união com o Legislativo Estadual para enfrentarmos o mosquito", avalia.

23.05.2016

Deputados e seus projetos
          Os legisladores estaduais sempre estão apresentando projetos sobre os mais diversos assuntos que, após aprovados, são colocados em prática e passam a vigorar. Eis quatro deles:
          Deputada Augusta Brito (PC do B): Regulamenta o exercício da atividade de agente de combate às endemias no âmbito do Ceará.
          Deputado David  Durand (PRB): Dispõe sobre a obrigatoriedade de prazo máximo para marcação de consultas e exames para idosos, na rede pública de saúde do Estado, na forma que indica.
        Deputado Bruno Gonçalves (PEN): Concede o titulo Cidadão Cearense a Ricardo Parente.
     Deputado Moisés Braz (PT): Dispõe sobre a política estadual de convivência com o semiárido e o Sistema Estadual de Convivência com o Semiárido.

23.05.2016


23.05.2016

TJ confirma decisão que declarou inconstitucional Lei Municipal que proibia bares e restaurantes de  fabricar gelo
          A  8ª Câmara do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará confirmou decisão de 1ª instância que declarou inconstitucional norma que proibia bares e restaurantes de  fabricar gelo. A decisão confirma, ainda, a nulidade das autuações fundamentadas na referida lei.
Moraes Neto (na foto à direita com Marcos Saraiva na Tv O Estado), presidente do Sindirest, lembra que à época a proibição prejudicou desnecessariamente o setor, que a cada dia tem suportado novas obrigações. Tais medidas dificultam a manutenção dos negócios, a geração de empregos e encarecem o preço para o consumidor final, diz Moraes. (Fonte: Jornalista Leo Capibaribe).

23.05.2016

Agentes de Leitura 2016 com  inscrições prorrogadas para até dia 17/6
          A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) prorrogou as inscrições para o Edital de Bolsas para Agentes de Leitura 2016, através do qual serão selecionados 232 novos agentes de leitura, que vão atuar em 34 municípios, de diferentes regiões do Ceará.
          Ao todo, o investimento do Governo do Estado no novo edital é de R$ 918.720,00, recursos oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) e destinados a promover o incentivo à leitura, com os agentes indo de casa em casa, realizando atividades de integração social e fruição literária, em um programa que também faz parte do Ceará Pacífico, beneficiando famílias dos bairros Bom Jardim, São Miguel e Vicente Pinzón, em Fortaleza (com 22 agentes) e em diversos outros municípios. As inscrições seguem abertas até 17 de junho. O edital está disponível no site da Secult (www.secult.ce.gov.br).
Os agentes de leitura selecionados através do edital dedicarão 20 horas semanais ao projeto, recebendo bolsa de complementação de renda no valor de R$ 440,00, e atuarão nos bairros/comunidades onde vivem, atendendo diversas famílias com a disponibilização de livros e promovendo mediação para a leitura, incentivando a frequência na atividade. 

23.05.2016

Santa Rita de Cássia, a Santa das Causas Impossíveis
           Católicos de todo mundo celebraram neste domingo, 22, o dia consagrado à Santa Rita de Cássia, nascida Margherita Lotti (Roccaporena, 1381  Cássia, 22 de maio de 1457). Ela  foi umamonja agostiniana da diocese de Espoleto, Itália, beatificada em 1627 e canonizada em 1900 pela Igreja Católica. Era  uma pessoa de muita fé e salvou o irmão de seu marido que estava com a peste apenas pela oração. Seu marido foi assassinado e seus filhos desejaram vingar-se. Rita diz que preferiu que seus filhos "morressem do que derramassem mais sangue".
          Chamada Margherita, que originou o nome Rita, a Santa das Causas Impossíveis nasceu na Itália em 1381. Um tanto contrariada, acabou fazendo o gosto dos pais: casou-se com um jovem temperamental e violento e tiveram filhos. Durante os 18 anos em que esteve casada, tudo fez para que a paz e a harmonia fossem mantidas. E à custa de muita oração conseguiu abrandar o temperamento do marido.
 
        Um dia, entretanto, Paulo Ferdinando foi assassinado e jogado à beira de uma estrada. Os dois filhos juraram vingar o pai. Impotente ante o ódio dos filhos, pediu a Deus que os levasse antes que se manchassem de sangue. Seja lá por que desígnios de Deus, suas preces foram ouvidas.
          Abalada pela morte do marido e dos filhos, quis recolher-se ao convento das Agostinianas de Cássia, mas não foi aceita. Rezou fervorosamente aos santos de sua devoção: São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolau de Tolentino. Conseguindo ingressar no convento, viveu ali por 14 anos até sua morte, trazendo na testa um estigma, associando-se assim à paixão de Cristo.

Morreu no mosteiro de Cássia em 1457 e foi canonizada em 1900.

23.05.2016

França organiza encontro com profissionais de turismo
          A segunda edição do "Encontros à Francesa", o maior evento entre especialistas brasileiros do setor e profissionais da França,  já está com data marcada. “Entre os dias 26 e 27 de setembro de 2016 temos um encontro marcado com hoteleiros, destinos, receptivos e parceiros do turismo francês”, diz André Raynauld do “Atou France”.

    Reuniões pré-programadas entre profissionais, seminários de formação, “workshops”  e uma noite de gala estão previstos durante um dia e meio no Hotel Sofitel Jequitimar (foto acima), no Guarujá. Em breve eles mandam mais informações. A pré-inscrição já está aberta.

23.05.2016

Para ler as CURTAS SOCIAIS de hoje  clique em Postagens mais Antigas

23.05.2016

CURTAS SOCIAIS
*Sábado, 11 de junho, Noite dos Namorados no Náutico com Flávio Melo (foto) coordenando. A excelente banda Caribbean Kings faz a música para dançar.
*Circulam em Miami/Orlando Mazé e Francisco Coelho (foto). Ficam uns dias.
*Gabriela Castro (a segunda a partir da esquerda) com um grupo familiar desde sexta-feira em  giro por cidades italianas, inclusive na noite passada curtindo as delícias de um restaurante sem esquecer o brinde.
*Ganhou abraços no sábado porque marcou o calendário o empresário e ex-vice-governador Maia Junior. Foi também dia de cumprimentar Sérgio Juaçaba, Enoe Carneiro, o jornalista Fábio Campos e Roberto Pessoa (foto acima).
*No domingo foi a vez de abraçar o arquiteto José Hissa (à esquerda na foto com o mano Francisco).
*Kátia Maggy e Armando Martins (foto) brindaram com familiares os seus 35 anos de casamento.
*Estreou na casa dos 70 o ex-vereador José Maria Couto (foto) que, segundo ele mesmo diz, está “inteiramente afastado da política”.

*Por hoje contei. Até amanhã.