Postagem do dia 11.05.2016

Greves e manifestações nas ruas e estrada
          As greves de alunos e professores e as manifestações contra o golpe do "impeachment" da presidente Dilma se alastraram na terça-feira, 10, em vários municípios cearenses e em Fortaleza.
      Na BR-116, próximo a Chorozinho, barreira de fogo foi armada; estudantes e professores se manifestaram em outras cidades.
          E, em Fortaleza, no centro da cidade, houve manifestação que amedrontou os comerciantes. As fotos deste registro são dos integrantes do grupo do WhatsApp Radialistas do Ceará.

11.05.2016

Tempo das falas como manda o Regimento
      Presidindo a sessão da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira, o deputado Ely Aguiar (foto) foi incisivo: “vou cumprir o Regimento como ficou deliberado em reunião do Colégio de Líderes”.
        Isto é, doravante os tempos extras dos pronunciamentos dos deputados serão rigorosamente observado, nada mais de um minuto de acréscimo fora do regulamentar. E ele começou logo aplicando a nova metodologia no líder do Governo, deputado Evandro Leitão (foto acima), que teve o microfone fechado antes de concluir sua fala.

11.05.2016

Multas para quem falar ao telefone dirigindo sobem até 66%

          A partir de novembro, as multas de trânsito serão reajustadas em até 66% e o motorista que for flagrado falando ou mexendo no celular será punido com uma infração gravíssima - e não mais média, como ocorre hoje. Com isso, o valor da multa passará de R$ 85,13 (valor atual) para R$ 293,47 (valor já reajustado). As mudanças, que endurecem as punições previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foram sancionadas na quinta-feira, 5, pela presidente Dilma Rousseff.
          Para o engenheiro de transportes José Bento Ferreira, professor do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Unesp de Guaratinguetá, a penalização maior para quem usa celular é consequência do uso cada  maior do aparelho, que comprovadamente distrai o motorista, no trânsito. “O grande problema é que, infelizmente, em nossa cultura a multa deixou de ser educativa para ser um instrumento de arrecadação”, comenta ele. “A meu ver, o dinheiro de toda multa deveria ser integralmente revertido para medidas efetivas de educação no trânsito. E a gente não vê isso.” (Fonte: Maxpress-SP).

11.05.2016

Erotismo juvenil

           Uma preocupação a mais nas famílias da Ibiapaba: a disseminação de erotismo precoce que se  instalou na região, começando pelo município de Ipu, nas redes sociais, sobretudo no WhatsApp, onde garotas com idades abaixo  de 15 anos fazem fotos em poses eróticas que circulam nos vários grupos de amigos.
          As famílias, a Polícia e a Justiça tentam coibir o modismo. Este e outros assuntos da Costa Oeste, zona Norte e Ibiapaba você lê no jornal Costa Oeste do Ceará, que edito e está circulando.

11.05.2016


11.05.2016

Superintendência para gerenciar menores presos
           O Governo do Estado mandou para a Assembleia mensagem criando a Superintendência do Sistema Sócio Educativo, que vai gerir  os núcleos prisionais de menores. Também serão criados 110 cargos reservados para as categorias profissionais contratadas. Nessas categorias estão assistentes sociais, advogados, educadores e gestores etc.
        A remuneração desses cargos  – pasmem! – variará entre 1.300 e 2.200 reais o que, na realidade, significa dizer que, com esses valores, não poderemos nunca ter profissionais com uma qualificação adequada e trabalhando com dedicação. Como dizia Chico Anísio....
       A mensagem começa a tramitar nas Comissões do Legislativo para análise e receber emendas.

11.05.2016

Crise nos municípios do Ceará preocupa gestores

           A solução para a crise financeira que afeta os municípios cearenses é a principal demanda levada a XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em Brasília, que se estende até o dia 12. Na última edição de 2015, quase oito mil gestores participaram do evento, número recorde até então. Um dos destaques foi o debate com os partidos políticos sobre a reforma política. O registro é do jornalista Macário Batista.
        O presidente da entidade municipalista cearense, Expedito José do Nascimento, afirma que, apesar do momento de instabilidade política, é preciso que os gestores municipais mostrem união e força para pressionar as bancadas federais a aprovarem as pautas que beneficiam os municípios, a exemplo da garantia de justo percentual dos recursos repatriados, da equilibrada distribuição para todos os municípios dos recursos gerados na cobrança do Imposto sobre Serviços (ISS), da facilitação do processo de realização de consórcios públicos, da prorrogação do prazo para a aplicação de tratamento dos resíduos sólidos, dentre outros.

11.05.2016

Sampaio lembrado pela AL  nos 150 anos de Tuiuti

         Para comemorar os 150 anos da Batalha de Tuiuti,  ocorrida na Guerra do Paraguai, foi realizada, na tarde desta terça-feira (10/05), sessão solene no Plenário 13 de Maio (foto). A homenagem foi requerida pelo deputado Manoel Duca (PDT-foto abaixo).
          “Hoje homenageamos o Exército Brasileiro, aqui representado pela 10ª Região Militar, pelo legado dos milhares de combatentes que tombaram com honra e glória na defesa da nação brasileira. Os valores de coragem, determinação e bravura deixados são hoje praticados e cultivados pelas gerações”, afirmou o parlamentar.
          Para o deputado Fernando Hugo (PP-foto), a batalha evidencia a vitória da garra, da luta e da coragem. “Os eventos históricos patrióticos deveriam ser comemorados por todas as escolas do Brasil, para que tivessem eles todos a convicção total do quão importante são esses fatos na evolução histórica desse país amado chamado Brasil”, afirmou.
          A Batalha de Tuiuti, conhecida como a Batalha dos Patronos, ocorreu em 24 de maio de 1866, em território paraguaio, envolvendo também a Argentina e o Uruguai.  Na ocasião, destacaram-se o marechal Osório, o brigadeiro Sampaio e o coronel Mallet, consagrados, posteriormente, como Patronos das Armas de Cavalaria, Infantaria e Artilharia do Exército Brasileiro.
         Segundo o comandante da 10ª Região Militar, o general de divisão Marco Antônio Freire Gomes (foto),   “esta sessão solene é um momento de reflexão do sentido de ser brasileiro, cultivando o sentimento de civismo e patriotismo na Casa do Povo”.
          Durante a solenidade  foram homenageados  com o recebimento de placas comemorativas o Comando Militar do Nordeste e a 10ª Região Militar, representados pelo general de divisão Marco Antônio Freire Gomes; a Legião de Infantaria, por meio do general de divisão Júlio Limaverde Campos de Oliveira; o 23° Batalhão de Caçadores e o brigadeiro Félix Sampaio Farias (in memoriam), representados pelo tenente-coronel José Abinoan de Sousa Filho, bisneto do brigadeiro Sampaio. (Fonte; Ascom/AL).

11.05.2016


11.05.2016

Co-criador Quântico
          Dia 13, das 19 às 21 horas, acontece o curso “O co-criador Quântico ativando a lei de atrações”, no Espaço Criar da Rua dos Maia, na Cidade dos Funcionários.
        Segundo os organizadores no evento serão mostrados detalhes da mecânica quântica e como a pessoa cria a sua realidade, “Será explicado como funciona a lei de atração na prática desmistificando o segredo”, dizem.

11.05.2016

Filmes dos  Cinépolis de 12 a 18
        Lançamentos de filmes programados pelo Cinépolis Riomar para o período de 12 a 18 do corrente em suas salas: “Angry Birds”, “Capitão América Guerra Civil” e “Pré-Xmen-Apocalipse”.
        Nas salas do North Shopping Jóquei, além dos 3 filmes citados, também serão projetados no mesmo período “Mogli-o Menino Lobo” e “O Caçador e a Rainha do Gelo.” É o que manda me dizer o controlador regional Vinicius Celestino.

11.05.2016

Jornalistas de turismo vão se reunir na Costa da Mata Atlântica

          De 31 deste a 2 de junho acontece na Costa da Mata Atlântica, em Santos, o maior evento de jornalistas especializados em turismo da América Latina, o XXXIII Congresso Brasileiro da Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo), organizado pelas Abrajet de São Paulo e nacional.
          Com apoio da Avianca, o evento terá como cenário o Mendes Convention, em Santos, e vai discutir relevantes assuntos ligados à profissão e ao turismo brasileiro. Entre os assuntos o  congresso inclui o tema  “O Futuro do Jornalismo de Turismo”  e como será seu papel dentro da indústria que mais cresce no mundo. Haverá ainda  Assembleia Geral e eleições para a Diretoria Nacional. 
        Os Famtur serão distribuídos entre as nove cidades que compõem a região, visitando desde as belas paisagens da Mata Atlântica e também lugares que fazem parte da história do Brasil, como a cidade de São Vicente, a mais antiga do país, fundada em 1532.
Apoios fundamentais

          As parcerias formadas ao longo do tempo foram fundamentais para a realização do Congresso, entre elas, deve se destacar a do  Santos e Região Convention & Visitors Bureau,  que não mediu esforços em sensibilizar a rede hoteleira, destinos turísticos e autoridades para a importância do evento na região da Costa da Mata Atlântica.
          Criado em 8 de abril de 2002, o Santos e Região Convention & Visitors Bureau é uma entidade  formada a partir da união da iniciativa privada, poder público e entidades de classe e sua área de atuação abrange nove cidades: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, região que hoje é denominada como Costa da Mata Atlântica.
          A empresa aérea Avianca está subsidiando o transporte dos jornalistas oriundos de outros estados com tarifas que permitem seu deslocamento até a cidade de São Paulo. A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo  será responsável pelos transfers, através de seu programa Roda São Paulo.

Conhecer para divulgar

          “A realização de um Congresso de Jornalistas é importante porque são eles que vão levar de forma profissional as principais informações sobre o destino visitado.
         E,  neste caso, a região da Costa da Mata Atlântica que está repleta de opções para todos os estilos de turismo. Formada por uma faixa de litoral, contornada pela Serra do Mar, as nove cidades que a compõe  oferecem desde praias paradisíacas à mata fechada com cachoeiras, ou história do Brasil com a primeira cidade do país ou a vida de Anchieta. Os passeios por esta região sempre trarão aventura, cultura e prazer infindáveis”, dizem os organizadores.

11.05.2016


11.05.2016

CURTAS SOCIAIS
*Francisco Everton (foto) confere em Frankfurt, na Alemanha, mais uma feira em sua área de atuação: frigoríficos e carnes. Retorna na segunda-feira.
*O colunista Flávio Torres (na foto com Luciano Rocha) movimenta nesta quarta-feira mais numa de suas promoções anuais: “Mulheres 5 estrelas do Ceará.” Será no “buffet” de Sérgio Carvalho.
*Sérgio (foto), por sinal, recebeu a lista afetiva para brindar o seu aniversário em noite plena de afetividade dos amigos.
*Neste dia 11 os amigos comemoram a idade nova da querida Zuzu Martins Menezes (na foto com o marido Paulo Elpídio e a filha Martinha). Não sei é se ela está em Fortaleza ou no Rio de Janeiro, onde mora. Também faz aniversário Idelária Linhares.
 *O engenheiro agrônomo Virgílio Marques de Lima Rocha (na foto com Zeneida, JR e Selma) é o aniversariante da quarta-feira, 12. Igualmente ganha abraços Olinto Oliveira Neto.

*Por hoje contei. Até amanhã.