Postagem do dia 24.03.2016

Pequenas empresas querem o seu quinhão no lixo
          Pequenas e médias empresas transportadoras de lixo abriram na terça-feira, 22, campanha contra as grandes empresas que detém o contrato da coleta de lixo em Fortaleza; elas postaram vários caminhões de coleta na frente da Assembleia Legislativa, lado da Rua Barbosa de Freitas e, com faixas anunciavam suas reivindicações.
        No Complexo das Comissões Técnicas houve no mesmo dia à tarde um a audiência pública sobre a questão do lixo no Ceará. O deputado Heitor Ferrer (PSB) presidiu a audiência que ouviu vários depoimentos de técnicos, pequenos e médios empresários do setor de coleta e coleta de lixo. A questão está longe de ser resolvida e nova reunião deverá acontecer.

24.03.2016

Revista francesa revela crise brasileira
          A imprensa mundial está focando a crise brasileira. A revista “Le Point”, da França, uma das mais conceituadas no mundo, diz em sua edição que está circulando:
          “O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva mobilizou na quarta-feira os sindicatos contra o “golpe de Estado” institucional visando segundo a esquerda no poder sua herdeira, a chefe de Estado Dilma Rousseff, ameaçada de destituição pelo Parlamento. Este país não pode aceitar um golpe de Estado, conclamou o ícone da esquerda brasileira diante de centenas de sindicalistas, em São Paulo.
         “Em plena recessão econômica, o gigante emergente da América Latina passa por uma crise política sem precedente em razão do mega-escândalo de corrupção da Petrobrás. Nós precisamos de um Brasil forte, lançou o presidente norte-americano Barack Obama, em visita à vizinha Argentina, desejando que o Brasil possa resolver os seus problemas de maneira eficaz e democrática”.
        A revista também registra que um documento fornecido pela Odebrech envolve uma lista de 200 políticos brasileiros e 18 partidos políticos que receberam dinheiro da empresa, inclusive o chefe da oposição Aécio Neves”.

24.03.2016


24.03.2016

Nota Pública da Reitoria da UFC sobre o momento sóciopolítico brasileiro
        “A Reitoria da Universidade Federal do Ceará, referenciada nos princípios e valores que orientam a instituição desde sua instalação em 1955, que consistem na defesa universal do diálogo, no exercício da razão como fator de superação dos conflitos e na busca do saber para o aperfeiçoamento do ser humano e da sociedade, vem expressar sua grande preocupação com o grave momento sociopolítico pelo qual atravessa a nação brasileira.
          “Todos sabemos o quanto a Democracia e o Estado de Direito no Brasil são conquistas políticas jovens e ainda frágeis, alcançadas a partir de altos custos pessoais e institucionais, por meio de lutas contra condicionamentos culturais de origem colonial-escravagista, responsáveis por formas de pensar e agir autoritárias, e que historicamente têm excluído vastos setores de nossa população. Em momentos de dificuldade como o atual, essa resistência está sendo posta à prova e exigirá de todos nós o compromisso em manter a expansão de tais conquistas, evitando soluções fáceis que prometam a redenção de todos os "males" com "boas intenções" e "limpezas éticas".
        “É hora de recobrar os ensinamentos de nossa história recente e de retomar a serenidade e o caminho da razão, auxiliados pela vontade firme e pela crença em nossa capacidade coletiva de superação. Imbuídos do espírito de liberdade e de responsabilidade social, acreditamos que aqueles que fazem a universidade pública brasileira não deixarão de se pronunciar, enquanto cidadãos que compartilham dificuldades comuns, sobre o perene e irrenunciável dever de respeitar a Lei, o Estado de Direito e a Democracia consagrada nas urnas.

 Fortaleza, 23 de março de 2016

 Henry de Holanda Campos    - Reitor       
 Custódio Almeida - Vice-Reitor”

24.03.2016

Mobilidade, turismo e grandes eventos discutidos em Fortaleza
           Evento marcante e esclarecedor sobre algumas das principais questões da mobilidade, do turismo e grandes eventos em Fortaleza foi o seminário que aconteceu nesta quarta-feira, de 9 às 13 horas, numa realização da Câmara Setorial de Eventos, presidida por Enid Câmara (foto), que fez a apresentação do evento.
        Muito importante as exposições de Flávio Alvareganga (foto), presidente do Sindicato dos Guias de Turismo, e do presidente da AMC, Arcelino Lima, e as colocações do hoteleiro Régis Medeiros, agente de viagem Edmilson Rodrigues e dos transportadores Pedro Carvalho Júnior e Edilene Albuquerque.
          O deputado Sérgio Aguiar (foto) falou sobre o papel que a Assembleia Legislativa tem desempenhado em favor do turismo cearense. Marcos Pompeu também se manifestou. Circe Jane Teles, presidente do Sindieventos, conduziu os trabalhos da Mesa.
        Depois do “coffee-brake” aconteceu o Painel Mobilidade Urbana e os Grandes Eventos em Mesa conduzida pela presidente da CSE, Enid Câmara, e tendo como palestrantes o major Hans Nelivando Rabelo, analista de projetos do Corpo de Bombeiros; coronel Weberton Gomes de Loiola, comandante do Batalhão de Policiamento Turístico; Elpídio Nogueira, Secretário de Turismo de Fortaleza,
e Joaquim Cartaxo, Diretor-Superintendente do Sebrae/Ceará. Os debatedores foram João Carlos Diógenes Parente (Arte Produções), Arcelino Lima (Superintendente da AMC), Rafael Bezerra (Presidente da Abeoc/Ce) e Roslavo Brilhante (Brilhante Eventos).

24.03.2016

Projeto Cidade Digital em Ocara
                          
          Nesta quinta-feira em Ocara, às 8 horas da manhã, o Ministro das Comunicações André Figueiredo (foto) assina ordem de serviços do projeto Cidade Digital, que vai permitir a utilização de Internet grátis na cidade.
        A prefeita Vânia Clementino (foto) participa do evento, ela que tem sido incentivadora da introdução de novas tecnologias para modernização da vida da cidade. Ah, mas a população dos distritos quer saber se ela também será beneficiada. Vou apurar. Depois eu conto.

24.03.2016

Sisu na UFC: 50 candidatos chamados
para a quinta convocação de suplentes
         A Universidade Federal do Ceará convoca 50 candidatos suplentes a ocuparem vagas oriundas de desistências e cancelamentos de matrículas em seus cursos de graduação. Veja a relação nominal dos convocados: http://goo.gl/P50dMx.
          Os suplentes convocados têm sua solicitação de matrícula realizada automaticamente, mas deverão, obrigatoriamente, comparecer à coordenação do seu curso, para fazer a ativação da matrícula e garantir a vaga, independente do semestre em que estejam alocados. O prazo máximo para fazer isso é de três dias úteis após a data da publicação da lista com seu nome. Ou seja, o estudante convocado nesta quarta-feira (23) precisará cumprir esta etapa até quarta-feira (30). Fonte: Ascom/UFC.

24.03.2016

Gestão de energia e redução de custos
O Sindicato das Indústrias de Papel, Papelão, Celulose e Embalagens em Geral  do Ceará (Sindiembalagens) realizou  na Casa da Indústria  a palestra “Gestão de Energia – Como reduzir custos”.
O coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim, e o consultor de energia, Jurandir Picanço (foto),  trataram  sobre formas de utilizar as fontes renováveis para reduzir custos de energia na indústria, conceitos e principais oportunidades em eficiência energética, mercado livre de energia, bandeiras tarifárias, tarifa de energia e as principais características do setor elétrico brasileiro. (Jornalista Marcellus Rocha de Lima).

24.03.2016

Novo presidente do SKÅL Rio de Janeiro
  
          Reunidos no Hotel Royal, em Copacabana, o quadro associativo do SKÅL Internacional do Rio de Janeiro elegeu o gerente  Internacional de Vendas Rio de Janeiro da Avianca, Valci Souza, novo presidente da entidade e ainda os membros Diretoria que atuará no biênio 2016/17. Valci, eleito por unanimidade, substituiu Fabio da Luz que dirigiu o SKÅL Rio desde 2012.
           A Diretoria ficou assim constituída: Presidente: Valci Souza, 1º Vice-Presidente|: Antônio Jorge Ferreira; 2º Vice-Presidente: Sérgio Leoneti; 3º Vice-Presidente: Nylvando de Oliveira; Past-President: Fabio da Luz Rodrigues; Diretor-Secretário: Alexandre Sette e Câmara; Diretor-Financeiro: Diretor-Financeiro: Mário Cosentino e Diretora Social: Aimée Fisch. Para o Conselho Fiscal foram eleitos: George Irmes, Adelaide Frossarf e Gilberto Bocchino.
        Na foto: atrás - Fabio da Luz, Nylvando de Oliveira, Antônio Jorge Ferreira,Alexandre Sette e Câmara e Adelaide Frossard. Na frente: George Irmes, Aimée Fisc, presidente Valci Souza e Gilda Burochovitch. (Foto e texto: Arnaldo Moreira, Diretor de Imprensa do SKÅL Rio).

24.03.2016


24.03.2016

Paixão de Cristo e os dias santificados
          O feriado da Sexta-feira Santa - ou Paixão de Cristo - existe em todos os países de tradição católica. Mas ainda que a atenção das pessoas se concentre principalmente nessa data, a sexta-feira faz parte de um conjunto maior, composto pelos três dias que antecedem o Domingo de Páscoa, e que na liturgia da Igreja Católica Apostólica Romana recebe o nome de Tríduo Pascal.
          As celebrações que ocupam esses três dias - quinta-feira, sexta-feira e sábado - unem-se ao domingo e formam um todo, o ponto mais importante da vida religiosa dos católicos, no qual eles revivem, desde a Antiguidade, a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus. Santo Agostinho, que viveu de 354 d.C. a 430 d.C., já se referia aos "três sacratíssimos dias da crucificação, sepultura e ressurreição de Cristo".

Quinta-feira
          A quinta-feira marca o fim da Quaresma (período de quarenta dias, subsequentes à Quarta-feira de Cinzas, em que os católicos se dedicam à penitência em preparação para a Páscoa). Nesse dia, celebra-se a Missa dos Santos Óleos ou Missa do Crisma, quando o oficiante abençoa os óleos usados nos sacramentos do Batismo, do Crisma e da Unção dos Enfermos. Entre os ofícios do dia, o de maior simbolismo é o lava-pés, em que o sacerdote lava o pé direito de 12 homens, imitando o que Jesus fez a seus discípulos na Última Ceia.

Sexta-feira
          Na sexta-feira, celebra-se a paixão (o martírio) e a morte de Cristo. O ofício consiste na adoração do Cristo crucificado - ou Adoração da Cruz -, precedida por leituras da Bíblia e seguida pela comunhão eucarística.
          Em várias cidades brasileiras, após a celebração acontece a Procissão do Enterro, também conhecida como Procissão do Senhor Morto, em que populares e religiosos percorrem algumas ruas tocando e cantando músicas fúnebres.

Sábado
        Finalmente, no Sábado Santo, celebra-se, entre o pôr-do-sol do sábado e o amanhecer de domingo, a Vigília Pascal, o ofício mais importante do calendário litúrgico católico, por ser a celebração da ressurreição de Jesus. Em algumas cidades do Brasil, logo nas primeiras horas da manhã de domingo acontece a Procissão do Encontro, na qual duas procissões - uma com a imagem de Nossa Senhora, mãe de Jesus, e outra com a imagem do Cristo ressuscitado - partem de lugares diferentes e se encontram quase sempre às portas da igreja matriz.

 Representações da Paixão
          No Brasil, maior país católico do mundo, durante a Sexta-feira Santa ocorrem encenações dos sofrimentos e da crucificação de Cristo em milhares de cidades. Em alguns casos, essas encenações tornaram-se verdadeiras superproduções e recebem turistas de todo o país.

Malhação do Judas
          Outra manifestação popular que ocorre paralelamente ao Tríduo Pascal é a Malhação do Judas. No sábado, também conhecido como Sábado de Aleluia, um boneco que lembra o apóstolo que traiu Jesus, Judas Iscariotes, é julgado, condenado e "malhado", às vezes com pedaços de pau, às vezes com pedras. Em alguns lugares, o Judas é enforcado na sexta-feira à noite, em um poste ou árvore; no sábado, ao meio-dia, o boneco é descido e espancado por populares. (Fonte: Uol Educação).

24.03.2016

Musical da Paixão de Cristo
         Denominado de “O Grande Sacrifício”,  musical sobre a Paixão de Cristo será encenado até o dia 26, às 20 horas, na Tenda do IBC (Rua do Cruzeiro, 401 _ Pedras, Anel Viário da BR-116).

24.03.2016

Senado aprova regulamentação de parcerias em salões de beleza
          O Senado aprovou  projeto que regulamenta os contratos de parceria entre donos de salões de beleza e profissionais que atuam nesses estabelecimentos. O PLC 133/2015 possibilita as associações entre os salões — detentores dos bens materiais necessários ao desempenho das atividades profissionais de cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador e maquiador e os prestadores desses serviços.
          A proposta determina que não haverá relação de emprego ou de sociedade entre o profissional e o salão enquanto durar a relação de parceria. O profissional-parceiro poderá ser constituído sob a forma de pessoa jurídica. O salão será responsável pelos pagamentos e recebimentos e repassará ao profissional um percentual do que foi pago pelo cliente. Além disso, cabe ao salão reter os valores relativos a tributos e contribuições sociais e previdenciárias devidas pelos profissionais. (Fonte: Fecomercio).

24.03.2016

Patagônia fantástica
         As Secretarias de Turismo Municipais  de Puerto Madryn, El Calafate e Ushuaia estão convidando para a apresentação que farão durante a WTM & 45° Braztoa, em São Paulo, e  para capacitação à Patagônia Fantástica (foto). Estarão presentes os Secretários de Turismo de El Calafate, Alexis Simunovic;  de Puerto Madryn, Hermán Müller,  e de Ushuaia, Juan Cherañuk. 
          Na oportunidade os três destinos irão sortear o que descrevo abaixo. Duvido  que alguém vá querer perder: 
          01) Transfer in/out; 3 noites no Hotel Cilene del Faro; Trem do Fim do Mundo e  Navegação Canal de Beagle;
          02) Transfer in/out , 03 Noites Los Cauquenes Hotel & Spa, Navegação no  Canal de Beagle e excursão-noturna Trenó-raquetes-snowcats;
          03) Elcalafate, transfer in/out, 3 noites no Hotel Bahia Redonda, Excursión à Geleira Perito Moreno; e
          04) Puert Madryn, tramsfer in/out, 3 noites no Hotel La Posada, excursão Full Day Península Valdés, vista das baleias e as  Pinguineira da  Estância San Lorenzo.

24.03.2016

CURTAS SOCIAIS
*Ícone do teatro cearense, o ator Haroldo Serra (foto) foi convidado e vai participar de algumas cenas da novela “Velho Chico”. Grava no Rio de Janeiro em Salvador.
*Nesta quarta-feira, 23, ganharam abraços porque marcaram o calendário o querido juiz Montavani Colares (foto), João Carlos Mendonça, Osterne Feitosa e o sobralense de Brasília José Lírio Aguiar.
*Verinha Mota (na foto à direita com as amigas Gláucia Mota e Simone Bellin) é a aniversariante do dia. As amigas preparam o brinde.
*Convidado pelo presidente Amarílio Cavalcante, Tarcísio Porto (na foto com a Diretora Ouvidora Maria Carolina Pontes) assumiu a Diretoria de Secretaria do Ideal Clube.
*Pedro Carlos da Fonseca (foto) deixa o hospital para se restabelecer em casa. Depois vai ter que entrar no bisturi mesmo.
*Muita gente deixou Fortaleza para as praias do interior e as fazendas aproveitando o feriado prolongado.
*O deputado José Albuquerque (foto), presidente da Assembleia, ganhou bolo e parabéns em sua data de aniversário.

*Por hoje contei. Até amanhã.