Postagem do dia 19.03.2016

Ceará na Comissão do “Impeachment”
tem um deputado titular e seis suplentes

O deputado Danilo Forte (PSB-foto) é o único parlamentar cearense que integra na condição de titular a Comissão da Câmara dos Deputados que analisará o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Todos os outros  seis parlamentares cearenses que integram o colegiado são suplentes: Genecias Noronha (SD), Macedão (PSL), Moroni Torgan (DEM), Odorico Monteiro (PROS), Ronaldo Martins (PRB) e Vítor Valim (PMDB).
Deputado Rogério Rosso, preside
A Comissão do Impeachment foi aprovada  pelo plenário da Casa após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter definido na última quarta-feira, 16, os ritos processuais que vão nortear os trabalhos do colegiado.
O Plenário da Câmara dos Deputados realizou sessão de debates na sexta-feira (18). Assim, começou a contar o prazo de 10 sessões do Plenário para a apresentação de defesa da presidente da República, Dilma Rousseff.

19.03.2016

Autoridades e trabalhadores discutem MP sobre renegociação de dívidas rurais
          A Medida Provisória (MP) 707/15, que trata da prorrogação dos prazos para a renegociação das dívidas dos produtores rurais, foi debatida na manhã desta sexta-feira (18/03), em sessão especial no Plenário 13 de Maio, aberta pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT). Na foto entre os senadores José Pimentel e Fernando Bezerra.
         O senador Fernando Bezerra (PSB-PE), presidente da Comissão Mista que discute a MP, destacou a necessidade de debater o projeto com representantes dos segmentos rurais de todo o País. De acordo com ele, o Ceará é o segundo Estado nordestino a sediar encontro do colegiado sobre o tema. Pernambuco foi o primeiro e Alagoas será o terceiro.
          “Nesses encontros, queremos mais ouvir do que falar. Queremos ouvir as queixas e demandas dos representantes da agricultura empresarial e da agricultura familiar, colhendo subsídios para o nosso relatório, que vai ser apresentado em abril”, salientou o senador, ao informar que o projeto recebeu 93 emendas.
          Além de representações sindicais rurais, estiveram presentes ao evento o senador José Pimentel (PT-CE); os deputados federais Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) e José Airton Cirilo (PT-CE); o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Antônio Rodrigues de Amorim; o presidente do Banco do Nordeste, Marcos Holanda, o representante do Banco do Brasil, Maurício de Mesquita Siqueira; o presidente da Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), Expedito José do Nascimento; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará, Flávio Saboia; Guilherme Coelho, vice-prefeito de Petrolina e presidente da Abrafrutas-Associação Brasileira  dos Produtores e Exportadores de Frutas, e o técnico Edvaldo Brito, consultor da Faec e Confederação Brasileira de Agricultura e uma das maiores autoridades brasileiras na questão das dívidas rurais.

19.03.2016

Júlio César chega ao PDT como pré-candidato a prefeito de Maracanaú
O deputado estadual Júlio César Filho (ex-Pros-foto) filiou-se na manhã desta sexta-feira ao PDT em ato acontecido no Comitê de Imprensa da Assembleia com a presença do ex-governador Cid Gomes, prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, presidente da Assembleia Zezinho Albuquerque, parlamentares e lideranças do partido.
O pai do deputado, Júlio César (foto), ex-deputado estadual e ex-prefeito de Maracanaú,  também esteve presente.
          Júlio César Filho é pré-candidato a Prefeito de Maracanaú nas eleições deste ano. Ele falou: “Nós estamos sendo recebidos pelo Diretório do PDT de Maracanaú como um dos pré-candidatos a prefeito unificando, assim, uma única chapa de oposição. Iremos construir esse entendimento com grande responsabilidade, deixando as vaidades passageiras de lado e unificando essa caminhada para a vitória”, disse Júlio César após assinar a filiação.

19.03.2016


19.03.2016

O PT volta às ruas do Brasil
          Quarta-feira, 16, a Avenida Paulista estava coberta de verde-amarelo e, na sexta-feira, 18, gente, veja agora como é que ficou a Paulista (foto), em SP: vermelha de ponta a ponta e dizem que pode aumentar ainda mais. Escrevi eu no Face na tarde de ontem. A militância petista parece que acordou. É um desagravo a Lula e Dilma.
       
E o PT, por sinal, também voltou na sexta-feira às ruas de todas as capitais do Brasil. No centro de Fortaleza (foto), da Praça da Bandeira à Praça do Ferreira, prosseguindo até ao Passeio Público, lotou as ruas. Eu, com essa publicação, sem interesse partidário, estou cumprimento a minha função de repórter-fotográfico e informando à comunidade.

19.03.2016

Presidente da Capes profere Aula Magna na UFC

           O Prof. Carlos Nobre (foto), presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), proferiu palestra na tarde de quinta-feira (17), no Auditório Cândido Pamplona, do Centro de Tecnologia, assinalando a abertura do ano letivo dos cursos de pós-graduação da UFC.
          Ele afirmou que o Brasil ocupa lugar de destaque no setor, sendo o 13º no “ranking”  de produção de artigos científicos indexados. "São cerca de 40 mil artigos publicados por ano", informou.
          "A presença do Prof. Carlos Nobre entre nós sinaliza que a UFC faz seu trabalho bem feito, sempre procurando manter a qualidade, tanto assim que nos tornamos uma área de excelência", admitiu o reitor Henry Campos (foto). Ele acrescentou que os programas de pós-graduação no Brasil são respeitados porque são propulsores de crescimento. O reitor saudou os estudantes e deu boas vindas ao convidado.

19.03.2016

Revitalização do rio Cocó
          "O rio Cocó não pode se transformar num Tiête" (referência ao rio de São Paulo), diz Secretário de Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno. “Um pacto pela sustentabilidade do rio Cocó poderá requalificar a vida na floresta. Até navegá-lo,  por contemplação, será possível”, afirma.
        As navegações experimentais estão acontecendo aos domingos, me disse o Secretário.
          O Secretário andou de barco em um trecho  no rio e viu que será possível torná-lo em um passeio agradável para os fortalezenses e visitantes. O Governo do Estado, a Prefeitura de Fortaleza e entidades ligadas ao meio-ambiente estão pensando em várias ações.

19.03.2016

São Luiz com programação especial
em homenagem a Mozart neste sábado, 19
           O Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), recebe uma programação especial do evento "Dia da Arte", neste sábado, 19/3, em comemoração aos 260 anos do compositor erudito Wolfgang Amadeus Mozart.
Promovido em todo o Brasil pela Organização Internacional Nova Acrópole, o evento promove uma ampla programação gratuita, que vai das 16h às 21h, com uma exposição, audição comentada ao vivo, palestra e um recital de música erudita com a com a mezzo-soprano chilena Graciela Araya (foto). As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site www.acropole.org.br.
          Aliando formação de público e fruição artística, o evento "Dia da Arte" é comemorado anualmente pela escola de filosofia Nova Acrópole em todas as suas sedes pelo Brasil, com o objetivo de relembrar a importância da arte como ponte entre o homem e os mistérios. Nas palavras do fundador de Nova Acrópole, o filósofo argentino Jorge Angel Livraga, "a arte é a execução sensível das intuições estéticas". Um dos primeiros princípios da natureza, a verdadeira arte tem como função social purificar e enaltecer a humanidade através da beleza.(Fonte Secult).

19.03.2016


19.03.2016

Feriado de São José, o Padroeiro do Ceará
          São José ou José de Nazaré ou José, o Carpinteiro é, segundo o Novo Testamento, o esposo da Virgem Maria e o pai de Jesus. O nome José é a versão lusófona do hebraico Yosef (יוסף), por meio do latimIosephus.     
          Descendente da casa real de David, é venerado como Santo pela Igreja Ortodoxa, Igreja Anglicana e Igreja Católica, que o celebra como seu padroeiro universal. A Liturgia Luterana também dedica um dia ― 19 de março ― à sua memória, sob o título de "Tutor de Nosso Senhor".
          Operário, é tido como "Padroeiro dos Trabalhadores", e, pela fidelidade a sua esposa e dedicação paternal a Jesus, como "Padroeiro das Famílias", emprestando seu nome a muitas igrejas e lugares ao redor do mundo. (Fonte: Wikepedia).

19.03.2016

“As Faces de José” no Museu Sacro de Aquiraz
          Aberta na quinta-feira, 17, a  exposição chamada "As Faces de José", que conta com imagens e objetos do século XIX e XX sobre o padroeiro do Ceará . A dramatização "Dialogando com José" de jovens de um grupo de teatro de Aquiraz também faz parte  da exposição. 
          A história do padroeiro do Estado do Ceará também é  recontada a partir de suas múltiplas faces, segundo a Coordenadora do Acervo do Museu Sacro, Aureniza  Silva. "A partir de objetos e imagens de madeira do próprio acervo do Museu, do século XIX e XX, iremos mostrar não só o lado do São José patrono, mas também carpinteiro e protetor da família", explica. 
         Organizada pelos funcionários do Museu Sacro São José de Ribamar, equipamento da Secretaria de Cultura do Ceará,  a exposição "As Faces de José" de curto prazo poderá ser conferida até o dia 3 de abril, no horário de funcionamento do Museu (9h às 16h30). A entrada é franca. 

19.03.2016

CURTAS SOCIAIS
*A partir das 17 horas desta sexta-feira, o Sindimóveis promoveu comemoração pelo Dia da Mulher Corretora de Imóveis com festa e sorteios de brindes em sua sede. Priscila Cavalcanti articulou.
*Na sexta-feira os abraços foram para o colunista Cláudio Cabral (na foto com Marília Studart), Tereza Gurgel e a sra. Maria Célia Habib, ex-primeira-dama do Estado.
*Neste sábado, 19, é a data de aniversário do deputado José (Zezinho) Albuquerque, presidente da Assembleia Legislativa.
*Também fazem aniversário na data João Otávio Lobo, Helena Medeiros e José Alberto Bardawill (foto).
*20 de março assinala o Dia Mundial da Francofonia.

*Por hoje contei. Até amanhã.