Postagem do dia 11.03.2016

Lei estadual vai  proibir sinais de telefonia móvel nas unidades prisionais
          Não sem muita discussão, apesar da unanimidade, a Assembleia Legislativa aprovou na sessão de  quinta-feira(10/03), o projeto de lei  que dispõe sobre a proibição  das empresas de serviço de telefonia móvel da  concessão de sinais de radiocomunicação em áreas destinadas às unidades prisionais do Estado. A proposta foi encaminhada ao Poder Legislativo pelo governador Camilo Santana (PT).
          Deputados dizem que, se deixar por conta das empresas, elas não “implantarão nunca o bloqueio porque isso representa despesas para elas, daí a necessidade de estabelecimento de multas pesadas pelo descumprimento da lei!", disse o deputado Capitão Wagner (PR-foto).
        Já o deputado Carlos Matos (PSDB-foto) afirmou que “as empresas de telefonia tiveram no último  trimestre de 2015 lucros que variaram entre 400 e 800 milhões de reais e podem muito bem arcar com essas despesas.” Ele também disse que o Estado percebe quase  0,25 centavos por cada real que essas empresas faturam no Ceará. “Dinheiro não será problema para a execução desse serviço”, completou.

11.03.2016


11.03.2016

Benefícios para a Polícia Civil
          Outro projeto aprovado por unanimidade em tempo recorde, sem pedido de visto e emendas, por consenso entre os deputados e a pedido da categoria, foi o que  institui o quadro de pessoal da Polícia Civil e o subgrupo de investigação policial e preparação processual do grupo ocupacional atividades de Polícia Judicial.
          Antigo anseio de escrivães e agentes penitenciários, o projeto “repara anos de indiferença do Governo para com essa categoria policial”  na visão dos vários deputados que se manifestaram em saudação às dezenas de policiais civis que lotaram as galerias do Legislativo estadual.
         Segundo o deputado Ely Aguiar, um dos que falaram na ocasião, “esse projeto é o início da reestruturação da polícia civil no Estado. Outras mudanças deverão vir  porque se não tivermos uma polícia forte, não teremos uma polícia eficiente.”
          O deputado  Júlio César Filho (PNM), vice- líder do Governo, elogiou a compreensão de seus pares no sentido de atenderem às reivindicações do sindicato e não retardarem a aprovação da matéria. “Esse é um dos passos que o Governo Camilo dá e a Assembleia transforma em lei para melhorar a situação funcional desses agentes da lei”, afirmou.

11.03.2016

Distribuição de cadáveres para fins de ensino

           A Assembleia aprovou na quinta–feira o  projeto de lei 18/16, oriundo da mensagem do Poder Executivo  que cria o Conselho Estadual de Distribuição de Cadáveres para fins de Ensino (CEDICE).
        Os  clientes  receptores serão as Faculdades de Medicina do Ceará com possibilidade de atendimento às demais faculdades da região.

11.03.2016


11.03.2016

Campeonato Sul-americano de Automodelismo
Fortaleza abriga neste final de semana o Campeonato Sulamericano de Automodelismo. São cerca de 50 brasileiros, sulamericanos e europeus que disputam pontuação e se confraternizam. As provas serão realizadas neste sábado e domingo.
        Alguns são craques na pilotagem desses pequenos carros de corrida. O Ceará é destaque nas competições brasileiras e internacionais. O evento, coordenado por Rafael Felício (na foto, ao centro), acontece no clube que a categoria mantém na Estrada do Fio.

11.03.2016

Mobilidade urbana, turismo e grandes eventos
   Dia 23 próximo, de 9 às 13 horas, acontece no auditório do Sebrae, em Fortaleza, o Seminário Mobilidade Urbana, Turismo  e Grandes Eventos uma realização da Câmara Setorial de Eventos. O seminário será conduzido pela presidente da Câmara e Diretora Nordeste da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, a executiva  Enid Câmara de Vasconcelos.
          Ela ressalta que o seminário será dividido em duas etapas. Na primeira com o painel Mobilidade Urbana e Turismo. Depois de um pequeno intervalo de “Coffee Break” será apresentado o segundo painel Mobilidade Urbana e os Grandes Eventos. Serão apresentações técnicas de grande importância para o setor. (Informações: Heleno Júnior e Carolina Veras – (85) 3433.7684 e (85) 3457.3346).

11.03.2016

Rota das Emoções apresentada na Alemanha
 
          Formada por 14 municípios do Ceará, Piauí e Maranhão, a Rota das Emoções foi apresentada  a jornalistas e operadores de turismo da Alemanha durante a  Feira International Tourism Bourse (ITB), que começou no dia 10  e segue até o dia 13, em Berlim. Os principais destinos da Rota – Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses – têm como aposta  atrair mais estrangeiros ao País através das  belezas naturais e do esporte. O cenário foi o estande do Brasil na feira.
        O presidente do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), Vinícius Lummertz (foto), abriu o evento e ressaltou que os principais mercados emissores para a Rota das Emoções são a Europa e os Estados Unidos. “O turista internacional procura destinos com belezas naturais, conforto, tranquilidade e segurança. É exatamente o que temos em Lençóis, Delta e Jeri. Tudo isso a poucas horas de voo da Europa e dos Estados Unidos. Tenho certeza que todos vão adorar”. 
        Para facilitar ainda mais esse acesso, o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho (foto), anunciou que Jericoacoara deverá começar a receber voos diretos semanais de Lisboa a partir de julho de 2017. “A pista do Aeroporto de Jericoacara foi homologada e, em outubro deste ano, Jeri começará a receber voos charter de São Paulo. Já os voos comerciais terão início em dezembro”, revelou o secretário. (Jornalista Yanna Magalhães – Ascpm/Setur).

11.03.2016

Antes só no Teatro Universitário
          O espetáculo de dança-teatro Antes Só estará em cartaz durante o mês de março no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Av. da Universidade, 2210, Benfica). As apresentações tiveram  início na quinta-feira (10) e seguem nos dias 17, 24 e 31, sempre às 20h.
         A peça é dirigida por Thiago Torres, recém-graduado no Curso de Bacharelado em Dança da UFC. O espetáculo traz à cena sete modos de encarar a solidão, numa dramaturgia em que o tempo se faz na existência, na resistência e na desistência do self. Thiago atua na direção e na dramaturgia do trabalho, esta última em parceria com Efferson Mendes.
        O elenco é composto pelos criadores-intérpretes Érica Martins, Efferson Mendes, Jane Batista, Letícia Rocha, Radmila Frota, Rayane Messias e Thiago Torres. Antes só tem duração de uma hora. A classificação indicativa é de 16 anos. Ingressos a R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia). Fonte: Thiago Torres.

11.03.2016

Conventions fazem Congresso Brasileiro em BH
 

          Pela primeira vez, a capital mineira será sede do Congresso Brasileiro de CVBx, reunindo todas as 115 instituições brasileiras que possuem este nome em todo o país. Promovido pela Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureau e  Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado de Minas Gerais, o evento conta ainda com o apoio do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau,  Belotur e  Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais.
 
          Será realizado entre os dias 20 e 22 de março de 2016, no Minascentro , em  Belo Horizonte, onde são aguardados mais de 200 participantes  com uma rica programação, inovadora e de tendências mundiais. A companhia TAM é a patrocinadora aérea oficial.
          A programação conta com a palestra magna de abertura da Autoridade Pública Olímpica, onde Marcelo Pedroso (foto abaixo) abordará o tema “O impacto econômico dos jogos olímpicos nos destinos brasileiros”.
Durante o evento serão tratados ainda os seguintes temas: Momento empresarial pós-industrial e as tecnologias; Fontes de recursos para a promoção e desenvolvimento de destinos; Um novo olhar sobre as funções de um C&VB frente às cadeias produtivas locais; Mercado Internacional e seus paradigmas; Destino Competitivo MICE; Como estar na vitrine de operadoras nacionais e internacionais. (As inscrições e informações podem ser feitas no site https://www.sympla.com.br/viii-congresso-brasileiro-de-convention--visitors-bureaux__55980).  

11.03.2016

Cangaço com Alceu Valença no filme “A Luneta do Tempo”
O Cinepólis do RioMar convidando para a Cabine de Imprensa com o filme “A Luneta do Tempo”, de Alceu Valença, no dia 16, às 10h30, uma  estreia exclusiva na rede Cinepólis.
Lampião (Irandhir Santos), sempre acompanhado por sua amada Maria Bonita (Hermila Guedes), lidera seu bando pelo sertão de Pernambuco, enfrentando a polícia local. Seu principal antagonista é Antero Tenente, que foi abandonado preso e de cabeça pra baixo pelo bando de Lampião. Esta disputa permanece com o passar dos anos, quando o filho de Antero , Rodrigo (Alceu Valença), torna-se adulto e não aceita qualquer provocação à imagem do pai ou a simples menção a algo que lembre Lampião e seus cangaceiros.

11.03.2016

Alunos do Vicente Pizon visitaram o  São Luiz
Trinta e oito alunos (foto) da Escola Estadual de Educação Profissional Maria José Medeiros, do bairro Vicente Pinzon, em Fortaleza, fizeram uma visita ao Cineteatro São Luiz, na tarde de quinta-feira, 10/3. A iniciativa faz parte do programa "Menu Cultural", realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), em parceria com a Secretaria da Educação  (Seduc), dentro do "Pacto por um Ceará Pacífico". 
 
Fora da sala de aula, os estudantes tiveram um momento diferente de convivência. Eles visitaram o “hall”  de entrada do São Luiz e assistiram ao documentário "Hiper Mulheres", que aborda a vida das mulheres indígenas dos povos Mchinaku, Wauja e Yawalapiti, no Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso. A programação, que faz parte das atividades voltadas ao Mês da Mulher no São Luiz, foi muito aplaudida pelos jovens de 15 a 18 anos.
          O professor de sociologia Airton Távora, que acompanhou a turma, destaca a opção cultural como importante meio de formação dos alunos. "É importante eles verem como a cultura cearense é rica. Essa visita, para eles, é uma maravilha porque abre um novo leque de conhecimento", afirma o professor.

Próximas visitas
        Mais duas visitas de alunos aos equipamentos culturais da Secult estão agendadas. Os jovens da Escola Estadual de Educação Profissional visitam no dia 16/3, às 15h, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Já no dia 17/3, às 9h, outros estudantes da mesma escola irão ao Cineteatro São Luiz. 

11.03.2016

CURTAS SOCIAIS
*Neste sábado, 12, no Náutico, acontece o “show” Entre Espumas para “dançar e delirar com o show brega-romântico”, dizem os produtores. As atrações são:  Magno, Baltazar, Zé Ribeiro, Carlos André, Borba de Paula, Roberto Müller e Luzirene do Cavaco. Eita, vai ser animado.
*Maria da Graça Maia conduziu a festa do grupo de mulheres da Princesa do Norte, sobralenses que moram em Fortaleza. Depois eu conto detalhes.
*Nesta sexta-feira os cumprimentos vão para Liliane Albuquerque (na foto de Lia Pinheiro, à esquerda, com Gláucia Mota), que viajou, Lúcia Milfont  e o escritor Juarez Leitão (foto abaixo).
*Sábado, eu abraço à locutora super querida Samantha Marques (foto acima) e Jairo Oliveira.
*No domingo ganha abraços Mazé Coelho, que comemora com as amigas neste sábado e, na segunda-feira, é a vez de abraçar o marido dela, o amigo Francisco Coelho (foto acima). É também o aniversário de Mário Queirós.
*Também no sábado os cumprimentos vão para o médico e poeta José Teles.

 *Por hoje contei. Tenham todos um bom final de semana.