Postagem do dia 19.01.2016

Tasso, o PSDB e o Governo
          Integrante da cúpula de comando do PSDB, o senador Tasso Jereissati (foto) é mais uma voz tucana a se levantar contra o “impeachment” da presidente Dilma Rousseff. Em entrevista concedida ao jornal "O Povo", do Ceará, na segunda-feira 18, ele considera a possibilidade "improvável" e faz até críticas ao seu partido, conforme anotações de João Otávio Lobo.
      Em algumas votações, a meu ver, equivocadamente, [o PSDB] votou errado. Não necessariamente porque estava unido ao Eduardo Cunha, mas porque estava achando que aquilo era fazer oposição. Ser contra o governo era fazer oposição. Em determinadas situações, nem sempre isso é verdade. Houve uma união com Eduardo Cunha em determinadas votações pelas circunstâncias, e algumas delas equivocadas", disse.
          O senador, que já governou o Ceará por três vezes, considera o governador Camilo Santana (foto), do PT, muito bem intencionado, acessível e com uma abertura grande para o diálogo, mas acha que devem ser feitos ajustes na equipe neste segundo ano de mandato, para o governo ter ações mais visíveis.

19.01.2016

Campanha eleitoral no interior começa em tom de deboche
          O prefeito de Martinópole James Bell (foto) está sendo “triturado” em grupos de “What´s up” com “tirinhas” e várias “estorinhas” que circulam no Grupo Radialistas do Ceará. Eis uma delas:
          “Na verdade quem está fazendo as tirinhas contra ele não é o povo é a oposição contra ele”, releva um dos participantes do grupo que acha que esse tom de deboche é nocivo à campanha para prefeito e vereadores. A problemática eleitoral deste ano começa cedo.

19.01.2016

Capitania dos Portos com novo Comando
          Concorrida como todas as solenidades ali, realizadas, não foi diferente a cerimônia militar desta segunda-feira quando da passagem de comando da Capitania dos Portos do interino Capitão-de-Fragata Eugênio Albuquerque Marques para o Capitão-de-Mar-e-Guerra Leonardo Salema Garção Ribeiro Cabral (foto abaixo).                                
           Ele, como disse na posse, “vem com muita disposição para dar continuidade às ações de seu antecessor e trabalhar em conjunto com as autoridades militares e civis para o fiel cumprimento da legislação marítima.”
         O vice-almirante Afrânio de Paiva Moreira Júnior, Comandante do 3º. Distrito Naval, sediado em Natal (na foto, ao centro, ao lado do empossado, à esquerda, do interino, à direita, e, ao fundo, o general da Reserva Júlio Lima Verde), veio presidir a solenidade e prestar as devidas honras ao novo Capitão dos Portos. Comandantes anteriores da Capitania, o atual comandante da Escola de Aprendizes Marinheiro, Capitão-de-Fragata Mário Luís Machado Brandão, atuais e ex-comandantes de unidades militares sediadas no Ceará marcaram presença.
        Membros da Sociedade Amigos da Marinha e autoridades civis levaram os seus cumprimentos e votos de boas-vindas ao novo empossado, que esteve ao lado de sua esposa, Iara (foto).

19.01.2016

UFC tem o resultado do Sisu 2016; matrículas começam na sexta-feira (22)
          O Ministério da Educação (MEC) liberou na  segunda-feira, (18), a consulta à lista de selecionados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016. Para isso, o candidato deve acessar o site do Sisu (http://www.sisu.mec.gov.br/), com o número de inscrição e a senha do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2015.
          A matrícula dos aprovados será realizada nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Os aprovados na UFC devem seguir o calendário de solicitação de matrícula (http://goo.gl/pkMpqt), com datas e horários que variam de acordo com campus e curso.
          Neste ano, para dar celeridade ao processo, a matrícula dos cotistas dos campi de Fortaleza será realizada na sede da Coordenadoria de Concursos (CCV), enquanto a dos candidatos da ampla concorrência será efetuada no hall da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Ambos os locais se situam no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, na Capital. Os candidatos aprovados nos campi do Interior precisarão se dirigir à diretoria do respectivo campus.
          LISTA DE ESPERA – Os candidatos que não foram selecionados em sua primeira opção de curso podem participar da lista de espera, que ficará aberta para inscrições de 18 a 29 de janeiro no site do Sisu (http://www.sisu.mec.gov.br/). Candidatos com dúvidas sobre o Sisu na UFC podem enviar e-mail para ingresso-sisu@prograd.ufc.br.

19.01.2016

CREA presta homenagens e instala a Academia Cearense de Engenharia
           Comemorando 80 anos de criação, o CREA-Conselho Regional de Engenharia e Agricultura realiza solenidade nesta quinta-feira, dia 21, a partir das 19 horas, sob o comando do presidente Victor da Frota Pinto (foto), no auditório da Federação das Indústrias.
      Na ocasião será prestada homenagem à Fiec, lançado o livro 80 anos do Crea/Ceará, outorgada a primeira Medalha Jorge Cordeiro, entrega do Troféu Crea e feita a instalação da Academia Cearense de Engenharia-ACE. Pede-se traje passeio completo.

19.01.2016

Professores do bairro Vicente Pinzon fazem visita  guiada a três equipamentos da Secult
         Apesar da manhã chuvosa  desta terça-feira (19/1), a partir de 8h30, 21 professores e gestores da Escola Estadual de Educação Profissional Ângela Borges farão uma visita guiada a três equipamentos culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult): o Theatro José de Alencar, o Museu do Ceará (foto abaixo) e o Cineteatro São Luiz. 
          A iniciativa faz parte do programa "Menu Cultural" da Secult, que tem como objetivo democratizar o acesso à cultura e divulgar os equipamentos culturais nas escolas do Vicente Pinzon. A ação é realizada em parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), dentro da proposta do "Pacto por um Ceará Pacífico", programa do Governo do Estado.
          O roteiro da visita guiada, que contará com explanação dos diretores dos equipamentos sobre os históricos espaços reservados à arte e cultura cearenses, começa no centenário Theatro José de Alencar às 8h30, passando pelo Museu do Ceará às 10h30 e finalizando,  às 11h30, com uma visita ao Cineteatro São Luiz. Esta será a primeira turma de professores de uma escola do Vicente Pinzon que visitará os equipamentos da Secretaria, a partir do Menu Cultural.
          No mês de dezembro de 2015, 160 estudantes de escolas do bairro fizeram visitas aos equipamentos como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (fotos) e o Cineteatro São Luiz. 

19.01.2016

Vendas do comércio caíram mais de 10%, afirma empresário lojista
          “As vendas do comércio no Ceará, na atual crise econômica, caíram de um modo geral, mais de 10% e o lado ruim disso é, acima de tudo, a queda do emprego, formando verdadeiros contingentes de desempregados”.  O desabado é do empresário João Rabelo, presidente do grupo de lojas Rabelo e dono do Shopping Iandê, no município de Caucaia – Região Metropolitana de Fortaleza.
          Ele confessou, com muita lamentação, que também está fazendo – o menor que for possível -, demissões, porque tem de fazer enxugamento das despesas. E explica como está fazendo isso: “no trabalho de dois empregados, eu estou deixando apenas um, porque não apenas o atendimento diminuiu como é preciso reduzir as despesas, para que possa haver equilíbrio”, explicou Rabelo (foto acima).
          O empresário disse que a presidente Dilma Rousseff (foto) precisa fazer, na realidade, o enxugamento dos gastos, porque, até agora, o que fez, nesse sentido, foi pouco e, por isso, a crise econômica poderá durar mais ainda. Ele apontou outro ponto errado no governo petista que é o crescimento da inflação que chegou a dois dígitos, ou seja, passou dos 10%.
          João Rabelo disse ainda  que, para manter as vendas e evitar fechamento de lojas, continua fazendo promoções para atrair a clientela. Por causa da atual conjuntura econômica, “os lucros estão ficando cada vez menores, com despesas aumentando cada vez mais, principalmente com majoração de impostos de um modo geral”, finalizou o empresário. (Com informações de Tarcísio Colares, jornal O Estado e Fecomercio/Ceará).

19.01.2016

Férias providenciais
         O senador Eunício Oliveira (foto)  com a sua Mônica recarrega as energias em viagem pelo exterior. Retorna no final do mês.
Ao mesmo tempo em que repousa sai da briga que envolve as maiores lideranças do PMDB pelo comando do partido.

19.01.2016

Vans e micro-ônibus podem  ser fretados
para viagens turísticas interestaduais
          A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou proposta que autoriza o fretamento de vans e micro-ônibus para transportar passageiros em viagens interestaduais e internacionais, o que hoje é proibido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
       A comissão acatou substitutivo apresentado pelo relator, deputado Herculano Passos (PSD-SP), ao projeto de lei (PL 7581/14) de autoria do deputado Marco Tebaldi (PSDB-SC).
          Pelo texto aprovado, ônibus, micro-ônibus ou vans poderão ser usados na atividade.
          A medida estabelece que o serviço poderá ser contínuo, eventual, turístico ou destinado ao transporte escolar. Para todos os casos, será necessário assinar um contrato por escrito, especificando o número de viagens e o trajeto a ser percorrido. (Fonte: Fecomercio – Assessoria Institucional).

19.01.2016

Em torno de amiga querida
                                                              Com Maria Vanda Sá
         Almoço pelo “nat”  de Zeneida Rangel, cercada pelo marido José, os filhos Rangel Júnior, André Luís e Lorna, os netos João Marcelo, Rafael, Clara e Vinicius, as noras Melissa e Luciana (com o filho Dudu), as consogras Heloise Felício e Inês Távora.
Com Rangel Jr e os netos Vinicius e Rafael
        E as muitas amigas e amigos como Teresa Borges, Lenilza Campos, Mônica Rocha, Zeneide e Rajane Fujita, Cristiane Cavalcante, Gabriela de Castro, desembargadora do Trabalho Irisman Cidade,
Com Lenilza Campos
Socorro Moreira, Maria Vanda Sá, Ida Ary,
Marcelo e Andréa Campelo (foto), Dulce Freitas, Ester Lins Cavalcante,   Lula Pinto,  Maria Esteves Maia, Regina Koblitz,  Vera Mota, Regina Ximenes,
Com Melissa Távora e Vinicius
Kaia Catunda, Rosane Bandeira de Melo, Gurgel do Amaral e a mana Herbene, Liliane Albuquerque, Irene Mota, Kátia Ohana, Risalda Esmeraldo, Stelinha Vasconcelos, Elza Moreira,  Tereza Lima, Glória Barbosa, Penha Aguiar, Thaís Vieira e Luciene Matos.
JR, André Luís e Luciana
Teresa Borges e Mônica Rocha
 

19.01.2016

IAs  do Brasil vão se reunir em Fortaleza
          Diretores do  Instituto dos Advogados do Ceará foram recebidos (foto)  pelo presidente da OAB-Ceará, Marcelo Mota, para tratar de  parceria para a realização de reunião do Colégio de Presidentes dos IAs do Brasil nos dias  26 e 27 de fevereiro.
          Na audiência estiveram os advogados   João de Lemos, presidente do IAC, o vice-presidente Jardson  Cruz, o  secretário-geral Roberto Victor e o primeiro secretário Vítor Rola. (Jornalista Barros Alves).

19.01.2016

Fotógrafos mostram sertão de Irauçuba
na exposição “Caminhos das Abelhas”
          A sensibilidade dos 06 (seis) fotógrafos Iana Soares, Markos Montenegro, Paulo Gutemberg, Sérgio Carvalho, Silas de Paula, Vanessa Andion sob curadoria do diretor de arte Ademar Assaoka está disposta em 48 imagens na exposição Caminho das Abelhas, que abre às 16 horas do dia 20 de janeiro (quarta-feira) e permanece em cartaz até 19 de março de 2016 no Espaço Cultural Correios, no centro de  Fortaleza,   com documentações visuais em torno do Sertão de Irauçuba. 
          Os fotógrafos retratam o cotidiano, a força e a resistência do sertanejo frente à seca e ao processo de desertificação no município cearense.
          “Caminho das Abelhas” tem patrocínio dos Correios, via Lei Rouanet através do Ministério da Cultura (MINC) e também foi contemplado com o Prêmio de Fotografia Chico Albuquerque/2014 pela Secretaria de Cultura do Ceará.
          A mostra promove ainda atividades paralelas no Espaço Cultural Correios, como o lançamento do livro sobre o projeto; visitas guiadas diárias por monitores; interações formativas com alunos de escolas públicas e de projetos sociais e culturais. (Fonte: Jornalista Kiko Bloc-Boris).

19.01.2016

CURTAS SOCIAIS
*Encontro em Fortaleza da família Cavalcante Mota, de Tauá, vai acontecer no dia 31 de janeiro, de 13 às 18 horas, no Izidoro Buffet. Para falar sobre o evento estiveram no Comitê de Imprensa Assembleia Legislativa com o jornalista Antônio Viana (na foto à direita) os srs. Paulo Ruberto Cavalcante Mota e Antônio Adalberto Sobreira Cavalcante.
*O Aquaville (foto) anunciando sua programação carnavalesca com mela/mela na praia, desfile de fantasias, blocos carnavalescos e muita tranquilidade. Informações: (85) 3361.8000.
*Minha amiga Edna Pontes (foto) descobriu o Domingo no Parque com o Chico Pessoa, no Parque Recreio.
 *Minha outra amiga, lojista de moda Guilarneide Façanha (em pé na foto), já havia descoberto há muito mais tempo e ambas são unânimes na afirmativa: “Quem vai, repete a dose”.
*Iracema e Fernando Ramos repetem o período carnavalesco de sua barraca Itapariká, na Praia do Futuro, de 6 a 9 de fevereiro.
*Nesta terça-feira, 19, os abraços vão para Francisco de Mattos Brito (foto).
*Também a sra. Jaqueline Sá Cavalcante (na foto com o marido Tales) e César Bertosi são cumprimentados.
*Na quarta-feira, 20, muda de idade o empresário e hoteleiro Manoel Cardoso Linhares (na foto com sua Morgana).

*Por hoje contei. Até amanhã.