Postagem do dia 08.01.2016

Camilo só quer falar de sucessão municipal em junho
          O governador Camilo Santana (foto), que está retornando de viagem ao Rio Grande do Sul (há quem diga que foi a Gramado levando o herdeirinho para o Natal de Luz), reconfirma que neste momento não está nada preocupado com a campanha política  para Prefeito de Fortaleza. Somente em junho é que irá se manifestar sobre o assunto. “Não é bom uma campanha começar muito cedo”, diz.
            Não acredito, não. Ele pode até não falar  publicamente sobre o assunto  mas, nos bastidores, está tentando unir o PT em torno da reeleição de Roberto Cláudio. A ala do PT que lhe é fiel porque a outra, ligada à deputada federal Luisianne Lins (foto), se não tiver candidato próprio no primeiro turno, acompanhará a oposição do PMDB.
          Ou Heitor Ferrer (foto), do PSB. Vamos aguardar.

08.01.2016

UFC divulga edital sobre participação no Sisu 2016
           A Universidade Federal do Ceará (UFC) informa, por meio do Edital nº 1/2016 Prograd/UFC (http://is.gd/Hxvt5p), como será a ocupação de suas vagas na graduação presencial pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 1º/2016. De acordo com o edital, a seleção será feita exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. As inscrições para o Sisu começam na próxima segunda-feira (11).
        Para garantir a vaga na UFC  é obrigatório que o estudante aprovado faça a Solicitação de Matrícula (durante o período da Chamada Regular do Sisu ou de Lista de Espera) e a Confirmação Presencial de Matrícula (realizada pessoalmente nas coordenações de cursos em datas que ainda serão comunicadas). Saiba mais sobre a matrícula (www.sisu.ufc.br/matricula-na-ufc).

08.01.2016

Ciro lançará candidatura à Presidência da República  dia 22
                                     
          O ex-ministro Ciro Gomes (foto) lançará sua pré-candidatura à Presidência da República  no dia 22 de janeiro  durante o Congresso Nacional do PDT, em Brasília. Ciro é a aposta da legenda para a sucessão de Dilma Rousseff (PT), em 2018. “O PDT vai disputar a Presidência da República, nas eleições de outubro de 2018, com o ex-ministro Ciro Gomes na cabeça da chapa”, declarou, em entrevista recente  o Ministro das Comunicações, André Figueiredo, presidente estadual do PDT. A informação é do jornalista Macário Batista, que prossegue.

Capacidade
          “Para aliados, Ciro Gomes tem capacidade comprovada para ser Presidente da República porque já foi deputado estadual, deputado federal, Prefeito de Fortaleza, Governador do Ceará e Ministro da Fazenda. Agora -  lembram os aliados, como o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT),-  Ciro dirige, com muito sucesso  a construção da Ferrovia Transnordestina”.
“Eu tenho a absoluta certeza de que Ciro Gomes, ganhando a eleição para a Presidência da República, vai ter a capacidade necessária para fazer o Brasil voltar ao necessário crescimento, porque ele conhece a fundo a economia brasileira”, pontua Roberto Cláudio.


Pesquisa
          Em recente pesquisa Datafolha, divulgada no final de 2015, pelo jornal “Folha de S.Paulo”, Ciro já pontua na preferência do eleitorado e aparece em quarto lugar nas intenções de voto, em diferentes cenários pesquisados, com representação de até 7 pontos percentuais. Ele fica atrás de nomes como Aécio Neves (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Marina Silva (Rede).

08.01.2016

Fim do Adicional do Frete marítimo
          Registra a Câmara Brasil-Portugal do Ceará que o fim da isenção do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM), para empreendimentos no Nordeste e na Amazônia, tira competitividade das empresas nas duas regiões ao onerar em 25% o frete.

08.01.2016

Jantar da Academia do Bacalhau

           Aconteceu na  quinta-feira, às 20 horas, o  primeiro jantar do novo ano da Academia do Bacalhau que, desta vez, teve como cenário  a Sociedade Beneficente Portuguesa Dous de Fevereiro, “o coração da comunidade portuguesa em Fortaleza”, na Praia do Futuro. A segurança foi  reforçada no entorno do clube, dizem os organizadores.
          Ementa do Jantar: Entradas:  Pão, Azeitonas, Bolinhos de Bacalhau e um Prato Surpresa. Prato Principal:  Bacalhau na Brasa à alentejana (uma posta de bacalhau por pessoa); Sobremesa:   Pastéis de Belém e Bolo Rei. Cafezinho Saideiro; Vinho: 1 garrafa para cada 2 pessoas. Preço por tudo isso: R$ 75,00 (sem de taxa de serviço). Houve  Leilão!!! Música sob o comando do Maestro Teclinha.

08.01.2016

Adesão ao Garantia Safra com novo prazo
          O prazo para o pagamento do seguro de adesão ao  Garantia Safra, feito pelos agricultores, foi prorrogado para o dia 29 de janeiro pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. A prorrogação é referente ao prazo concedido para o agricultor fazer o pagamento do boleto de adesão. No momento já foram gerados mais de  255 mil, mas somente cerca de 40 por cento deste total foi pago.
          O pagamento é condição para que os agricultores cearenses  tenham acesso ao benefício do Programa Garantia Safra em 2016 caso seja confirmado mais um ano de seca. A adesão precisa ser feita para garantir o seguro.

08.01.2016

Baile Vermelho e Branco no Iate de Teresina
          Fábio Teles (foto), colunista social de Teresina, assinala que sábado, (09), acontecerá a primeira prévia carnavalesca do Iate Clube de Teresina. Luis Marcelo e Gabriel, Iohannes e Forró Mina Mora serão as atrações que animarão o Baile Vermelho e Branco.
         Entre uma atração e outra haverá as tradicionais marchinhas de carnaval para alegrar a noite e colocar a moçada em ritmo carnavalesco.

08.01.2016

Molecagem de Carri no teatro
          A Cia. Cearense de Molecagem apresenta durante este mês de janeiro, no Teatro Dragão do Mar, a comédia “Malassombro” produzida, interpretada e dirigida por Carri Costa. Ele mesmo anuncia: “Negada,  visagem num casarão só breu e fuleragem medonha vão comer de esmola.” Começa dia 9.

08.01.2016

Cearense lança livro na Galícia
          Neste dia 8 de janeiro, o cearense Luciano Maia (foto) lança em Betanzos, Galícia, Espanha,  o livro “Aldea Lonxana”, editado por Eira Vella, que publica  a revista “A Xanela”, com apresentação de Xesus Torres Regueiro.
        Luciano está em  Santiago de Compostela e disse que lá, na quinta-feira, 7,  “chove  miudinho... Manhã fria”.
Azul ofertará 50 mil assentos complementares do carnaval até março

           Mais de 60 aeroportos servidos pela Azul Linhas Aéreas no Brasil e no exterior receberão voos extras durante o carnaval. A expectativa é que aproximadamente 50 mil assentos complementares sejam ofertados no período da maior festa popular do País, em um número superior a 650 frequências adicionais. As operações especiais têm início em 31 deste mês e término em 25 de março – a movimentação mais intensa será percebida entre 5 e 10 de fevereiro.
          A maioria das operações extras decolará dos principais centros de distribuição de voos da Azul: Campinas (SP) e Belo Horizonte (Confins). A partir destes aeroportos, a companhia conecta todo o Brasil e o exterior em mais de 200 ligações regulares diárias para aproximadamente 80 destinos. A operação especial de carnaval também atenderá à demanda da Azul Viagens, operadora de turismo da empresa.
          “Com a Azul, ligaremos ainda mais todo o País durante o carnaval. Garantiremos, assim, que clientes de todas as regiões possam aproveitar a maior festa popular do Brasil, seja na calmaria ou no meio da folia. Teremos opções de voos adicionais em todas as faixas de horário, sobretudo no período que envolve efetivamente o carnaval. No entanto, ampliaremos a operação em outras datas também, o que torna a operação da Azul ainda mais especial”, destacou o diretor de Planejamento e Alianças da Azul, Marcelo Bento.
          A Azul usará as aeronaves Embraer 195, Embraer 190 e ATR 72-600 para transportar os clientes que aproveitarão o carnaval para viajar. A bordo de determinados voos, uma série de ações exclusivas e gratuitas integra a Operação Verão, lançada pela companhia em dezembro com o objetivo de tornar ainda mais especiais as viagens durante a estação. (Fonte: Jornal Brasilturis).

08.01.2016

Cearense de Porto Velho só viu a praia de longe
         Em sua página no jornal Alto Madeira, Ciro Pinheiro (na foto, à esquerda, recebendo homenagem), que é cearense mas mora em Porto Velho há anos, dedica vários tópicos sobre a nossa capital e o Padre Cícero. Entre as notas:
TURISMO - Em Fortaleza participei de um evento que reuniu a elite do setor turístico promovido pelo Skal Internacional para homenagear um grupo de figuras ligadas ao Turismo, considerados merecedores da distinção. Entre os agraciados, amigos meus de longas datas - os jornalistas José Mário Pinto (colunista de Turismo do jornal O Povo), José Rangel, presidente da Abrajet-Ce até 2015 (entidade de jornalistas de turismo, que presidi em Rondonia), Antônio José Viana, Edgony Bezerra, Ivonildo Lavor (os dois últimos de congressos da Abav) e outros que tive a boa oportunidade de abraçar.
TURISMO - Fundei e presidi o SKAL Internacional em Porto Velho, com a presença do jornalista Stenio Azevedo, de Fortaleza, que foi meu hóspede e que fundou várias representações da entidade em outros estados, as últimas no Acre e em Rondonia. Outras diretorias não tiveram o interesse de manter vivo o SKAL e deixaram que a iniciativa do Stenio (já falecido, foto), não sobrevivesse. Uma pena.
AUSENTE - Há quase um mês estou em Fortaleza e, por incrível que possa parecer só tenho visto a praia de longe, das janelas de apartamentos. Não tenho previsão, ainda, do dia da volta.

08.01.2016

CURTAS SOCIAIS
*O prefeito Roberto Cláudio (foto) convida para a posse  dos novos Conselheiros Tutelares de Fortaleza, quadriênio 2016/2020, domingo, dia 10, às 16 horas, no Paço Municipal.
*A Edem Produções traz a Fortaleza para apresentação no Ideal Clube, dia 22, às 22 horas, os Demônios da Garoa (foto) e os Transacionais. Reservas  já abertas.


 
*O  "Rolezinho" desta sexta-feira, em desagravo ao Chico Buarque (foto), “está bombando,   esperávamos um grupo de 50 pessoas para passarmos uma agradável noite ouvindo lindas músicas, mas  já são 138 confirmações de presença, acredito que passaremos dos 150 participantes”,
diz o coordenador João Otávio Lobo (na foto com a esposa Melânia). Será no Bar do Mincharia  na Praia de Iracema.
*Em Brasília,  Cleber Pires, presidente da Associação Comercial do Distrito Federal, festejou aniversário e foi abraçado por amigos, entre eles seu Assessor de Imprensa e Parlamentar, jornalista Luiz Solano (foto), na foto sentado com a esposa Ilka Barros. Cleber Pires é uma liderança que se destaca na vida  social  e empresarial da Capital da República.
*No  dia 7 Alice e o desembargador aposentado do Trabalho Ronald Cavalcante Soares (foto do arquivo no  aniversário da filha Ana Cristina com filhos, nora e os pais dele)  fizeram aniversário de casamento, eu acredito que eles estejam bem próximo  aos 50 anos de união. Parabéns.
*Muda de idade neste dia 8 Laryssa Cruz. Outro aniversariante da data é a jovem liderança rotária no Nordeste Henrique Vasconcelos.
*Devido à necessidades de manutenção dos  equipamentos, as sessões de cinema do Cine São Luís (foto) estão adiadas e retornarão na terça-feira, 12.

*Mas o  Concurso Miss Gay Ceará, agendado para domingo, às 20h, naquele Cineteatro está confirmado, segundo a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura.
 
*Por hoje contei. Tenham todos  um bom final de semana.