Postagem do dia 06.01.2016

Agradecimentos imorredouros
          Gratíssimo aos muitos amigos que manifestaram o seu apreço pelo meu aniversário através telegramas, cartões e, sobretudo, por essas ferramentas extraordinárias de comunicação moderna, o Facebook e o Whats Up.
          Estou tentando agradecer individualmente a cada um, mas não está sendo fácil porque, mesmo sendo completas, as máquinas nem sempre querem obedecer ao nosso comando.
          Por isso, se houver falhas me perdoem. Sintam-se como se tivessem recebido os meus agradecimentos porque todos, indistintamente, já coloquei em minhas orações e junto ao Altar de nossa Mãe Santíssima, Nossa Senhora das Graças.

06.01.2016

Manifestações sobre os vendedores ambulantes no entorno da Catedral

         
Sobre a postagem dos vendedores no entorno da Catedral que o blog publicou no dia 31 de dezembro, Jocildo de Freitas Luz (foto abaixo), um dos permissionários do Mercado Central assim se manifestou:
          “Estamos a duas semanas sem trabalhar por causa dessa feira em frente ao mercado, nós permissionários estamos sem poder pagar nossos compromissos e a prefeitura não faz sua parte, semana passada tivemos a vinda de turistas do navio, os ónibus que chegavam com eles voltavam, pois não podiam entrar no estacionamento do mercado porque os feirantes não saiam do portão”.
      
Gláucia Mota (na foto à esquerda, com Edyr Rolim), confeccionista diz: “Um comércio completa o outro. Se o governo mexer vai acontecer como em governo passado Q passou a exigir notas das sacoleiras que vinham de todo Brasil e o que aconteceu, as sacoleira (lojistas) foram pra S Paulo onde nunca se pediu nota Fiscal ...e São Paulo passou a ser um grande polo de confecções e de criadores.”
        
         Sobre o assunto, o jornalista de turismo Antônio José Viana (foto) disse: “Você acha, caro José Rangel, que o prefeito, retirando esses vendedores daí, terá os votos deles? Claro que não os retirará. Seria interessante que os locatários do mercado central não pagassem o condomínio à prefeitura, uma maneira de forçar a saída dos camelôs para outro local. Que é feita da associação para exigir os seus remanejamentos?
          Outra manifestação. Carlinhos Bezerra: “Verdade, os turistas que visitaram o Centro de Turismo Emcetur, foi só reclamação, isso tem que acabar, ts ficando muito feio para nossa cidade”.
          A técnica em hotelaria, Lídice Juliana Pessoa (foto)  afirmou: “Absurdo! Fui resolver um assunto no centro e fiquei indignada com esse absurdo, e comentei o prejuízo causado a quem paga seus impostos, inclusive tb tirei várias fotos!. Eu me senti fazendo parte da novela Caminho das Índias kkkk tentando desviar de carro, bicicleta, cachorro, papagaio etc. Não se está questionado o trabalho do povo, mas a desorganização dos responsáveis, o trânsito parado, lixo, poças d'água, uma verdadeira falta de respeito com essas pessoas e com os outros comerciantes!"
          Comerciante estabelecida na área, Guilarneide Façanha (em pé na fopto) se manifestou: “Concorrência desleal. Pagamos condomínios, impostos. Enquanto eles não contribuem com nada”.
Essas foram apenas algumas das observações que o assunto mereceu dos leitores.

06.01.2016

Emocionado, Capitão dos Portos se despede de Fortaleza
         Com um discurso muito emocionado, o  Capitão-de-Mar-e-Guerra Marcelo Campbell Mauad  transmitiu o comando da Capitania dos Portos, interinamente, a seu colega, Capitão-de-Fragata Eugênio Albuquerque Marques, em cerimônia militar na manhã desta terça-feira na sede da Capitania. A solenidade foi prestigiada pelo vice-almirante Afrânio de Paiva Moreira Júnior, Comandante do 3º. Distrito Naval, sediado em Natal.
          O comandante Campbell (foto) pormenorizou a atuação da Capitania nos 15 meses e poucos dias que esteve sob seu comando, as operações marítimas preventivas realizadas, o patrulhamento da costa cearense, o apoio social e psíquico  dado aos marujos e seus familiares em parceria com a Escola de Aprendizes Marinheiro, a assistência técnica  marítima dispensada aos pescadores e um  controle mais rigoroso da navegação e de seus pilotos que foi estabelecido para respeito à legislação em vigor. Ele também se referiu à compreensão que teve de sua família (esposa e filha) para os momentos em que esteve ausente devido a missões de trabalho.
          O novo Capitão dos Portos interino, Eugênio Albuquerque Marques (foto), falou na ocasião  ressaltando o sempre perfeito entrosamento que teve com o seu antecessor e que iria dar sequência a todas as determinações estabelecidas por ele para o completo funcionamento da Capitania. Referiu-se ainda ao apoio que sempre teve dos pais e de sua família para o bom desempenho de suas atividades militares.
        Além do vice-almirante Afrânio de Paiva estavam presentes à cerimônia o General Comandante da 10ª. Região Militar, Marco Antônio Freire Gomes; o Comandante da EAM, Capitão-de-Fragata Mário Luís Machado  Brandão; o Comandante da Base Aérea de Fortaleza, Ten. Cel. Francisco Cláudio Gomes Sampaio, o Almirante da Reserva, Aloísio Pinto, e os Generais da Reserva Júlio Lima Verde e Manoel Teóphilo. Muitos amigos da Marinha também participaram.
O amigo José entre o general Júlio
Limaverde e o almirante Aloísio Pinto, ambos
já na reserva.
Despedindo-se de Campbell
        O capitão Marcelo Campbell vai agora servir na Missão Militar Brasileira junto à ONU, em Genève, na Suíça.

06.01.2016


06.01.2016

Sinconv-CE encerra 2015 com movimentações acima dos R$ 39 mi
Ao todo, foram realizadas 4.832 transferências bancárias de 419 parceiros
          O total de transferências realizadas dentro do Sistema de Convênios e Congêneres do Ceará (Sinconv-CE) ultrapassou os R$ 39 milhões, em 2015. A ferramenta informatizada foi desenvolvida no âmbito do Controle Interno Preventivo com a finalidade de oferecer suporte aos órgãos e entidades do Poder Executivo na execução de suas parceiras que envolvam transferências de recursos financeiros, em prol da execução de ações em parceria com entes e entidades públicas, pessoas jurídicas de direito privado e pessoas físicas. Ao todo, foram realizadas 4.832 transferências bancárias de 419 parceiros.
          “Após a assinatura do termo de cooperação técnica entre a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado - CGE e a Caixa Econômica Federal, o SICOVN-CE permitiu a operacionalização das liberações de recursos financeiros transferidos por meio de convênios e congêneres dentro do próprio sistema, garantindo agilidade e segurança no processo”, assinala o Secretário de Estado Chefe da CGE, Flávio Jucá (foto). (Fonte: Ascom/CGE).

06.01.2016

UFC e Harvard realizam aula de expertise
sobre dengue, chikungunya e zica
Em parceria com a Universidade de Harvard, a Universidade Federal do Ceará (UFC) realizará nesta quarta-feira (6), pela manhã, no Instituto da Primeira Infância (Iprede), uma aula de expertise em dengue, chikungunya e zica, na qual será discutido o que há de mais atual nos estudos destas doenças.

          A aula será realizada somente em inglês e os professores estarão disponíveis para entrevistas no intervalo, que será de 10h30min às 11h. Os jornalistas poderão acompanhar a aula. O Iprede está localizado na Rua Professor Carlos Lobo, 15, bairro Cidade dos Funcionários.
          Mary Wilson, professora do Departamento de Saúde Global e População da Universidade de Harvard, falará sobre a dengue, tema sobre o qual é especialista.
          Já o Prof. Anastácio Queiroz (foto), do Departamento de Medicina Clínica da UFC, tratará do tema da zika. A aula de expertise será realizada dentro do Collaborative Public Health Field Course, curso colaborativo de saúde está sendo promovido, de 4 a 21 de janeiro, pelas duas instituições de ensino para 30 estudantes de pós-graduação, dos quais 19 são de vários estados do Brasil e 11 da universidade americana. No último dia do evento, que será sediado no Iprede, ocorrerá um simpósio para discutir políticas públicas voltadas à primeira infância.

06.01.2016

Farsa musical brasileira: “A paixão segundo Nelson"
          O espetáculo musical “A Paixão Segundo Nelson (Rodrigues, foto) - uma farsa musical brasileira”, tem estreia marcada para janeiro, no Nordeste. Iniciando turnê por Natal (de 29 a 31 de janeiro), o musical seguirá para Recife (de 12 a 14 de fevereiro) e Fortaleza (de 19 a 21 de fevereiro, no Teatro RioMar Fortaleza). Os ingressos já estão à venda na bilheteria do teatro.
          A peça é uma colagem de textos de Nelson Rodrigues, mas o que torna a peça especial é o fato de não ser baseada em seus textos teatrais. Nas palavras do cantor e músico Zeca Baleiro (foto), responsável pela colagem de diversos textos de Nelson Rodrigues como “A Vida Como Ela É”, “Myrna – Não Se Pode Amar e Ser Feliz ao Mesmo Tempo”, “A Cabra Vadia”, e “À Sombra das Chuteiras Imortais”, “a proposta é fazer um espetáculo original, compilando várias facetas das obras de Nelson Rodrigues”.
        O elenco é composto por nomes como Vanessa Gerbelli (foto), Helena Ranaldi, Jarbas Homem de Mello, Rui Rezende e Roberto Cordovani. A direção fica a cargo de Débora Dubois.

06.01.2016

Mudança de comando no 23º. BC
          Nesta quinta-feira, 7, às 16 horas, solenidade militar no 23º. Batalhão de Caçadores para a passagem de Comando do Ten. Cel. Alfredo Ferreira dos Santos Filho para o Ten. Cel. José Abinon de Sousa Filho.
          O evento será presidido pelo General de Divisão Marco Antônio Freire Gomes (foto), comandante da 10ª. Região Militar, que convida, e constará de inauguração do retrato e cerimônia militar. Traje: esporte fino para os civis e 9º.B2 para os militares.

06.01.2016

9 entre 10 brasileiros vão preferir o Brasil nas férias Nordeste ganha de todas as regiões

        

           Os destinos nacionais deverão ser a escolha de cerca de 9 em cada 10 brasileiros nas próximas viagens, incluindo as férias de verão e carnaval. É o que afirma o Estudo Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo. Entre os entrevistados, 86,4% afirmaram ter o desejo de que desejam conhecer mais o Brasil, um crescimento de 8% em relação a dezembro de 2014. Para os viajantes, as regiões Nordeste (36,9%) e Sudeste (36,8%) serão as mais procuradas, seguidas do
Sul (17,3%), Centro-Oeste (6,4%) e Norte (2,6%). 

Os turistas com até 35 anos são os que mais demonstraram interesse pelas belezas brasileiras, com 88,9% da intenção. Logo atrás aparecem os viajantes  entre 35 e 60 anos (82,7%) e com mais de 60 anos (70%). A faixa etária de até 35 anos também é que mais recorre a hospedagem na casa de amigos e/ou parentes para curtir o destino selecionado, com 59,8% da intenção de hospedagem, o maior valor da série histórica, apurada desde 2008. O índice apurado em dezembro é 23%  maior que o verificado no mesmo período de 2014.
           

Ainda segundo o estudo, o uso do avião e do carro aparecem empatados na preferência de 38,8% dos viajantes. A utilização do ônibus aparece como opção
para 15% dos entrevistados que informaram interesse em viajar nos próximos meses, seguido de 7,4% dos ouvidos pelo estudo que mostraram interesse em viajar de moto, motor home, navio, entre outros.    
  “O brasileiro está cada vez mais interessado em conhecer as belezas e  encantos do nosso país e esse estudo comprova essa tendência que vem sendo liderada pelos os mais jovens. Eles estão descobrindo o Brasil e isso deve ser celebrado ”, avalia o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (foto).
          ESTUDO – A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é realizada todos os meses com duas mil pessoas em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Juntas, as sete capitais brasileiras monitoradas representam 70% do fluxo turístico do Brasil. (Fonte: Maxpress).     
 
 

06.01.2016

Filmografia  de Orson Welles no Sesc Fortaleza

           O Sesc Fortaleza, por meio da Sala de Vídeo, apresenta a mostra de cinema “Mr. Faker — Orson Welles e a Autoria na Indústria do Cinema”  com uma ampla oferta de 11 filmes desse enfant gâté do cinema norte-americano.
Orson Wellles (1915-1985) ainda hoje é figura singular e polêmica na história do cinema.
           Por ter uma personalidade provocadora, Welles (foto)  teve sua carreira associada a uma filmografia produzida com muitas dificuldades. Hoje é impossível dissociá-lo da própria história: homem, cineasta e ator se confundem com seus personagens.
          Ao abrir espaço para esse singular cineasta em sua programação, o Sesc oferece ao público mais uma oportunidade de encontro com obras clássicas que até hoje conseguem dialogar vigorosamente com nosso mundo.

Entre os filmes que serão exibidos estão:
12/01 (ter), 18h30min – “Cidadão Kane (Citizen Kane”, EUA, 1941);
13/01 (qua), 18h30min – “Soberba”  (The Magnificent Ambersons, EUA, 1942);
14/01 (qui), 18h30min – “O Estranho” (The Stranger, EUA, 1946);
18/01 (seg), 18h30min – “A Dama de Shangai” (The Lady from Shanghai, EUA, 1947);
19/01 (ter), 18h30min – “Macbeth – Reinado de Sangue”  (Idem, EUA, 1948);
20/01 (qua), 18h30min – “Mr. Arkadin”  (Idem, Esp, Fra, Sui, 1955);
21/01 (qui), 18h30min – “A Marca da Maldade” (Touch of Evil, EUA, 1958);
25/01 (seg), 18h30min – “O Processo” (Le Procés, Ale, Fra, Ita, Iug, 1962);
26/01 (ter), 18h30min – “Falstaff - O Toque da Meia-Noite” (Campanadas a Medianoche, Esp, Fra, Sui, 1965-foto abaixo);
27/01 (qua), 18h30min – “F for Fake - Verdades e Mentiras” (Vérités et Mensonges, Ale, Fra, Irã, 1973);
28/01 (qui), 18h30min – “Dom Quixote” (Don Quijote, Esp, EUA, Ita, 1992).
(Fonte: Antônio Alves – Cine Sesc).

06.01.2016

Revista “Ceará, Ambientes  Filhos”
          Já em circulação a nova edição da revista “Ceará, Ambientes Filhos” focalizando “saúde, desenvolvimento, enxoval e moda, além de 55 projetos inspiradores  para pequenos e grandinhos”, como revela o editorial.”
          Como diz a editora Sofia Linhares (na foto, à esquerda com Socorro Cavalcante), “o doce gostinho da infância também ganha destaque em nossas secções”.
        A revista é um trabalho primoroso da Voide Editora, que tem em seu Conselho Editorial Jorge Lotif (foto) e Sofia Linhares,  e está sendo vendida nas bancas ao preço de 15 reais.

06.01.2016

CURTAS SOCIAIS
*O Náutico (foto) realiza no dia 30 de janeiro a sua tradicional festa Carnaval da Saudade que este ano homenageará os 100 anos do Samba e o cantor Orlando Silva (foto).

*Depois eu conto mais.
*Lenilza Campos (foto) retorna  do final do ano na Flórida com direito a cruzeiro no navio das Princesas pelos mares do Caribe.

*Foi cumprimentado no domingo porque marcou o calendário o jornalista Antônio José Oliveira.
*Na segunda-feira, 4, foi a vez da jornalista Edgony Bezerra (na foto com o marido Snelius) ser cumprimentada pelo mesmo motivo. Também receberam abraços Diogo Cruz e Silvinha Sá.
*Nesta quarta-feira, 6, os abraços vão para Eugênio Pequeno (na foto com a amada Letícia),  Regina Alice Correa e Verônica da Costa, cearense de Brasília, viúva do saudoso Lustosa da Costa.
*Degustando a cozinha do L´Escale, no sábado, João Paulo Accioly (foto). Também por lá, as amigas Teresa Borges, Zeneida Rangel e Regina Koblitz.
*Duas mulheres bonitas marcaram presença no “réveillon” do Hotel Marina Park: as manas Edna e Enid Câmara de Vasconcelos (foto).
*O Iate Clube ainda não decidiu mas está pensando se este ano reeditará suas festas pré-carnavalescas Uma Noite no Havaí. Na foto Sellene e o Comodoro Max Câmara com amigos em festa passada.

*Por hoje contei. Até amanhã.