Postagem do dia 16.12.2015

“Uma coroa de espinhos na cabeça do servidor”, diz deputado
          O Legislativo estadual passou o dia de hoje apreciando e discutindo uma série de emendas dos deputados que tentavam modificar as alterações na lei previdenciária do Ceará proposta pelo governador Camilo Santana. Desde a madrugada que parlamentares fizeram plantão para se inscreverem para ocuparem a tribuna. “Se não chegar de madrugada não se consegue falar”, me disse um deles.
         
Nessas propostas para adequar a Previdência estadual às mudanças federais, sancionadas neste ano pela presidente Dilma Rousseff, o principal impacto será nas pensões por morte, que passam a ter novas requisitos para serem pagas. Foi nesse ponto que vários deputados da oposição se manifestaram. “É uma coroa de espinhos que o Governador está colocando na cabeça do servidor que tiver que deixar pensão para um herdeiro incapacitado”, disse o deputado Audic Mota (PMDB-foto).
         
Em sua justificativa para as mudanças, que o líder do Governo, deputado Evandro Leitão (foto) repassou para seus pares, o Governo do Estado diz “que há problemas para a manutenção do sistema previdenciário atual, com ocorrências de comportamentos oportunistas em caso de concessão de pensão, bem como no condicionamento de benefícios”.
         
A proposta do Governo busca “equacionar disparidades existentes nos regimes atuais de concessão de pensão por morte, promovendo uma uniformidade e adequação de regras notadamente com as novas disposições aplicadas ao Plano de Seguridade Social dos Servidores da União, bem como ao Regime Geral da Previdência Social, respeitadas as disposições constitucionais vigentes,” assinala o Governador em sua justificativa.
          A votação desse projeto de lei complementar que altera legislação relativa a previdência dos servidores públicos estaduais e o projeto 102/15 que altera a lei que instituiu o Pró-Cidadania, ambas do Poder Executivo, foram adiadas para a votação de quarta-feira.

16.12.2015

Apeoc e Cut promovem ato pela democracia
          A Frente Brasil Popular no Ceará, da qual a CUT e o Sindicato APEOC fazem parte, realizam  na quarta-feira, 16, ato “em defesa da democracia e contra o golpe”. A concentração,  às 14h, acontece  na Praça Clóvis Beviláqua (da Bandeira), no centro de Fortaleza. Os trabalhadores foram  convocados  para participar da mobilização.
          “É dever de cada trabalhador questionar patrioticamente a atual conjuntura nacional, com responsabilidade e coragem. Assim como combater o conservadorismo, o sectarismo, a demagogia, o fascismo e o golpismo, pois a democracia não é uma dádiva qualquer. O momento político pede muita unidade e mobilização popular; e Fortaleza está unida em defesa da democracia e exigindo a cassação do mandato do presidente da Câmara dos Deputados”, diz  Anízio Melo (foto), presidente do Sindicato Apeoc.

16.12.2015

Exposição celebra o centenário da artista cearense Ciça do Barro Cru
Iniciativa da produtora cultural O Mercador, em parceria com o Museu do Ceará, o evento marca também o retorno às artes de Maria do Barro, filha de Ciça
          “Ciça e Maria: o barro das maravilhas”. Este é o nome que batiza a exposição comemorativa do centenário de nascimento de uma das maiores artistas populares do Brasil – Dona Ciça do Barro Cru (foto), cuja abertura acontece nesta terça-feira, 15,  às 19h, no Museu do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. O acesso do público é gratuito.
          Com curadoria de Bárbara Cariry e coordenação geral de Diego Pontes, sócios da produtora cultural O Mercador, a exposição conta  com mais de cem peças, organizada em três segmentos, que dialogam entre si. O primeiro viés será uma exposição inédita  com obras de Maria do Barro (foto), filha de Ciça, que após um hiato em sua produção, retorna às artes, com sua técnica de traços fortes e marcantes - herança estética da mãe.
          Além disso, a mostra  contará com um conjunto de artistas plásticos de várias gerações, que estão produzindo obras especialmente para a exposição, em uma homenagem à artista. Entre os nomes estão: Rosemberg Cariry (foto), assinando uma instalação, com a única peça autoral de Ciça do Barro Cru presente na exposição; além de Descartes Gadelha, Zé Tarcísio, Liara Leite, Sérgio Silveira, Bosco Lisboa, Uinverso (Priscila e Nadiuska Furtado), Pedro Augusto, Leandro Alves, Sérgio Pinheiro, Nilo de Juazeiro e Stênio Diniz.
          Compondo o tripé sobre o qual foi arquitetada a exposição, o público poderá conferir ainda um ensaio fotográfico, realizado pelo fotógrafo paulista Ricardo Tilkian, que nos Anos 70 fez, em Juazeiro, um registro único da obra de Ciça. As fotos serão expostas pela primeira vez no Ceará.

16.12.2015


16.12.2015

Skal Fortaleza entrega Medalhas  e é referência no Brasil
A festa de confraternização natalina do Skal Internacional de Fortaleza marcou os principais segmentos do turismo de Fortaleza (hoteleiros, agentes de viagem, eventos, operadores, comunicadores etc.) como um evento de significativa relevância. Foi na segunda-feira, 14, durante jantar no Hotel Mareiro e que teve Malu Cavalcante como mestre-de-cerimônia.
A presidente do Skal Nacional, Sônia Vidinha (foto), que veio do Rio de Janeiro  prestigiar a festa,  me disse considerar o Skal Fortaleza como “o mais atuante do Brasil”. Tanto é assim que a presidente, Priscila Cavalcanti (com Sônia na foto), foi aclamada pelos demais do Brasil para ser a próxima presidente do Nacional, em abril.
Voltando à festa foram agraciados com a Medalha Stênio Azevedo na categoria Galeria de Honra Ex-Presidentes do Skal o hoteleiro Demerval Diniz e o jornalista José Mário Pinto.
Demerval e Manoel Cardoso
Alcy Porto, José Mário e Demerval
com José Valdo e Selma Cabral.
       Na categoria Personalidades do Turismo receberam a Medalha Alci Porto Gurgel, Luiz Gastão Bittencourt, Marcos Pompeu e Régis Medeiros. Houve reconhecimento à imprensa com entrega de diplomas a jornalistas.
        A certificação de Camocim como município referência no turismo cearense, diploma recebido pela prefeita Mônica Aguiar ao lado do marido, deputado Sérgio Aguiar (foto), e de sua Secretária de Turismo Rossana Lima, e a indicação do colunista social Lázaro Medeiros como “embaixador do turismo cearense.”
          O Hotel Mareiro caprichou no item serviços criando, além das entradas de frios e quentes,  estações gastronômicas para o jantar, como a Escandinava com peixe ao molho de pimenta rosa e lagarto assado ao molho bordelaise; a Estação Tropical com suas sobremesas e a Caliente e suas bebidas. Tudo muito criativo.

16.12.2015

Amigas em torno de Regina Marshall
Regina, Maria Vanda, Ester e Bárbara
Ainda pelo aniversário de Regina Marshall, já acontecido, sua filha Vivien, ajudada pela mana Marjorie, reuniu em seu lindo apartamento as amigas mais chegadas para um agradabilíssimo final de tarde de terça-feira. Tudo preparado com muito bom gosto e carinho para esses momentos de amizade.
Regina, Lúcia, Fátima, Marjorie
agradecendo a presença das amigas da mãe,
Vivien, Ester e Bárbara
Citando algumas presenças: Kátia Maggy Martins, Bárbara Freire, Maria Vanda Sá, Zeneida Rangel, Margarida Borges, Bia Jucá, Constança Távora,  Lourdinha Leite Barbosa, Maria Alice Mont´Alverne, Ester Barbosa, Ítala Ventura, Irismar Linhares, Fátima Sanford, Fernanda Aguiar, Vitória Philomeno, Lúcia Pierre, Vânia Dummar, Nazaré Sales, Cláudia Martins Saboya, Marilza Pessoa e Vera Valente para citar somente algumas.
 

16.12.2015

Os novos sutiãs de Paris
          Hoje, Paris está apresentando promessa de uma “lingerie nova geração”, segundo revela Rosy Paris que criou em modelagem moderna uma nova linha de sutiãs “modernos e elegantes” que “seduzem as mulheres livres e charmosas e fazem sonhar os verdadeiros conhecedores de lingerie,” diz Rosy Paris.

16.12.2015



 
Classificados sigilosos do Governo em pauta
na reunião do Comitê Gestor da CGE

          O Comitê Gestor de Acesso à Informação - CGAI se reuniu na manhã desta terça-feira (15), para discutir, dentre outros assuntos, a uniformização da forma de classificação de informações sigilosas dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. Durante a 11ª reunião do grupo, foram postos em discussão alguns assuntos que poderiam ser classificados como sigilosos, a partir de portaria do CGAI, como processos de sindicância a processos administrativos disciplinares, denúncias de ouvidoria, fase interna de processo licitatório, documentação relacionada à desapropriação e documentação relacionada a especificações de sistemas informatizados.
A uniformização das classificações visa estabelecer um modelo para que os pedidos, oriundos dos órgãos e entidades do Estado, e que se assemelhem com outras solicitações, sejam automaticamente classificados. O assunto será analisado internamente para ser discutido nas próximas reuniões do grupo.

16.12.2015

Sessão da saudade na Academia de Letras
        Na manhã do dia 19, sábado, a partir das 9h30, será realizada a Sessão da Saudade em memória do Acadêmico Paulo Maria de Aragão (foto abaixo), falecido no dia 1º do  mês em curso. A solenidade será no auditório da Academia Cearense de Letras, no Palácio da Luz, no centro da Cidade.
          Diz a ACL: “A Sessão da Saudade é um momento regimental em que se homenageia postumamente o acadêmico falecido, em que se declara vaga a sua cadeira, e se lhe abre oficialmente a sucessão. Os membros da Academia e aqueles que privaram e conviveram com o Paulo Aragão são convidados para o ato”.

16.12.2015

Padre Cícero e o Vaticano
          Escreve o ex-senador e suplente de deputado federal Mauro Benevides (foto): ”Em  decisão preliminar, o Vaticano aponta para almejada reconciliação entre a Santa Sé e o Padre Cícero Romão Batista. Com isso, as fervorosas orações dos fiéis haverão de conduzir a justa postulação no rumo da Beatificação e a seguir, a sonhada Santificação.
         “Todos nós, nordestinos, rejubilamo-nos com o pontificado do Papa Francisco por esse auspicioso acontecimento, lembrando o inesquecível batalhador dessa causa o Monsenhor Murilo Sá Barreto”.

16.12.2015

Cássia Eller revivida por Filipe Catto
          O gaúcho Filipe Catto (foto) estará em Fortaleza nesta semana, com um “show”  em homenagem   a Cássia Eller (foto abaixo). O cantor se apresentará na Caixa Cultural Fortaleza de 17 a 20 deste . Esta será a segunda vez que o músico se apresenta na capital cearense.
 
       O “show”  é uma homenagem do músico a uma das cantoras que marcou diretamente a sua carreira. “Não sei o que seria da música se não fosse a Cássia. Eu  lembro de vibrar a cada aparição dela na televisão  porque aquele ser me dizia muito e não havia nada nem parecido”, ressalta Filipe.

16.12.2015

CURTAS SOCIAIS
*Aniversariante do dia 24, a desembargadora aposentada do Trabalho, Irisman Alves Cidade (foto), será homenageada na véspera durante almoço articulado pelo herdeiro único Fábio Cidade. Os amigos mais chegados presentes.
*Vanda Tahim (foto) ganhou abraços da lista afetiva na terça-feira por conta do seu aniversário.
*Também foi o aniversário do senador Tasso Jereissati (foto).
*Sábado, 19, a partir das 16 horas, na Lagoa do Colosso, o evento “Awakan Love”-Festival de Fortaleza, com Sri Prem Baba – música, arte e meditação.
*A colunista Márcia Travessoni (foto) foi uma das pessoas homenageadas pelo Skal Internacional de Fortaleza, no jantar de confraternização, como revelação do jornalismo em 2015.

*Por hoje contei. Até amanhã.