Postagem do dia 14.12.2015

Pouca pressão popular na voz do povo que foi às ruas
                                
          Não foi ainda desta vez que os manifestantes deste domingo reuniram número suficiente para uma pressão popular  mais efetiva contra a corrupção, o PT, Dilma, Lula e Cunha. Segundo os observadores o número de pessoas foi bem menor do o observado nas manifestações de agosto último. A foto é de Fortaleza.
          Mesmo em menor número de participantes, e muito distante dos milhões  que foram à rua na época dos “caras pintadas” defensores do  “impeachment” do presidente de então Fernando Collor de Melo, é bom ressaltar que existe no Brasil um expressivo número de pessoas (embora nem todos tenham saído às ruas) que desejam mudanças radicais  na política brasileira começando com o banimento dos citados.
        E a radicalização não é bom nem para o país nem para as instituições democráticas. As mudanças têm que ser feitas respeitando as normas democráticas.

14.12.2015

Comitê pela Prevenção e Redução de Homicídios na Adolescência
                                                                (Fotos Edson Júnior Pio)
          Na abertura dos trabalhos da sessão plenária de sexta-feira (11/12), o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), anunciou a criação do Comitê Cearense pela Prevenção e Redução de Homicídios na Adolescência. A iniciativa é resultado de convênio firmado entre o Governo do Estado, o Unicef e o Poder Legislativo do Ceará. A instalação ocorreu  pela manhã, em cerimônia na sala da Presidência da Casa.
          De acordo com Zezinho Albuquerque, o Comitê objetiva trabalhar no sentido de compreender as razões da violência envolvendo jovens. Principalmente, como assinalou o parlamentar, na faixa etária dos 10 a 19 anos, analisando a história de vida dos envolvidos, sejam vítimas ou responsáveis pelos casos de homicídios, a fim de promover ações concretas na tentativa de contribuir para a solução do problema.
          “Nosso comitê será composto pelo representante do Unicef, Rui Aguiar, presidido pelo deputado Ivo Gomes (Pros), com relatoria do deputado Renato Roseno (Psol), e os membros Zé Aílton Brasil (PP), Augusta Brito (PCdoB) e Bethrose (PRP)”, informou. De acordo com o parlamentar, a meta é envolver toda a sociedade cearense e, em seis meses, entregar possíveis soluções para esse grave problema. (AL/Imprensa/Jornalistas Salomão de Castro e Ilo Santiago Jr).

14.12.2015

Fórum Integrado de Desenvolvimento  para unir o setor produtivo
          O Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, está lançando o Fórum Integrado de Desenvolvimento, órgão colegiado de caráter consultivo e propositivo, para unir-se de forma integrada e coletiva ao setor produtivo na busca de políticas públicas e iniciativas que fortaleçam a competitividade da economia cearense.

          O Fórum vai reunir bimestralmente todos os presidentes de Câmaras Setoriais com intuito de fortalecer os diversos setores da economia, fomentando de forma transversal ações e propostas inovadoras para aprimorar o ambiente de negócios no estado. O intuito é identificar sinergias focando numa articulação permanente e na integração das cadeias produtivas.
       O encontro inicial será no dia 17/12 (quinta-feira), de 09h às 12h no auditório da Adece, segundo a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Nicolle Barbosa (foto).

14.12.2015

“Folha” e “Globo” sobre Cunha          
              Dois dos mais importantes jornais brasileiros resolveram assumir em seus editorais uma posição definida e rígida contra o que está acontecendo na Câmara Federal. O jornal “Folha de São Paulo” escreveu:

“A presença do deputado  Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na presidência da Câmara é um problema que não se limita aos veementes indícios de corrupção e às claras evidências de mendacidade que pesam contra ele.
     “As acusações reiteradas de que recebeu propina; a reincidência em práticas destinadas a intimidar adversários; a mentira flagrante em uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), negando ter contas bancárias no exterior –esse conjunto probatório já seria suficiente para justificar a cassação de seu mandato”.
         O jornal “O Globo” disse também em editorial:  "...ultrapassou todos os limites a manipulação que o presidente da Câmara faz do regimento, com o uso de seu poder, para atrapalhar a apreciação de processo contra ele".
          “A cobrança do Globo” – escreve João Otávio Lobo -, “um dos centros de poder no Brasil, pode acelerar decisões da procuradoria-geral da República e do Supremo Tribunal Federal, sobre o  afastamento de Cunha -  "seu tempo acabou", diz O Globo.”

14.12.2015

“2016 será um ano desafiador;  Com dólar alto Brasil fica barato; Teleférico dentro do mar do Acquário ao Mucuripe” - opinam lideranças de eventos e turismo
          Muito produtiva a reunião da Câmara Setorial de Eventos realizada no auditório da ABIH/Ceará, sob o comando da presidente Enid Câmara (foto), que  fez um rápido relato das atividades desenvolvidas pela CSE durante o ano em curso e falou para os integrantes da Câmara  sobre a crise que se alastrou no país este ano revelando que  o pequeno  negócio é o que mais está sofrendo, “mas é na crise que encontramos as soluções para os nossos problemas. 2016 será um ano desafiador por isso precisamos melhorar as tecnologias dos nossos negócios. Todos nós precisamos de força e coragem para enfrentar os embates que estão por vir”, completou.
          Enid deu as boas vindas aos dois palestrantes do encontro, o hoteleiro Darlan Leite, presidente da entidade anfitriã, a Abih/Ceará,  e o Secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho.

“Com dólar alto Brasil fica barato”
Darlan Leite (foto) afirmou que mais de 500 agentes de viagem corporativa vieram durante este ano conhecer Fortaleza para consolidar as parcerias e abrir novos negócios e que o setor hoteleiro deverá fechar o ano com uma ocupação acima de 82%, “o que é muito bom”. Ele também disse que “há fortes possibilidades de o dólar chegar a R$ 4,20 em 2016 e que, assim, o Brasil ficará barato para os estrangeiros e que, o que mais está preocupando é a questão de segurança no país, isso precisa melhorar muito”, completou.
          Disse que parcerias estão sendo desenvolvidas entre a hotelaria e os setores de segurança para maior proteção aos cidadãos e visitantes.

Marina com teleférico dentro do mar
          O Secretário de Turismo  Arialdo Pinho afirmou  que “ainda falta muito para que tenhamos um turismo atrativo para os estrangeiros e que  isso virá com o Acquário e outros projetos que irão acontecer nos próximos anos”. Ele enumerou esses projetos que, além do Acquario, serão uma vitrine para os estrangeiros: a Marina Mucuripe, que terá teleféricos  dentro do mar (foto da maquete abaixo), saindo do Acquário até a enseada do Mucuripe, com quatro estações marítimas.
        Arialdo  também disse que no primeiro semestre do próximo ano o Senado deverá autorizar a contratação dos financiamentos que o Governo do Estado pretende contrair com bancos internacionais no valor de mais de 200 milhões de dólares para a execução desses projetos.
          Hoje o Estado tem uma participação ativa em feiras nacionais e internacionais e em várias mídias divulgando o Ceará com vídeos que mostram as potencialidades em esportes, praias e  outras atrações turísticas. A parceria com a CVC vai trazer 100 novos voos “charters”  nesta estação e, em janeiro, haverá um voo fretado diário de Belém e outro da Azul, de Campinas (SP), para Fortaleza.
          Arialdo anunciou  ainda que serão criadas leis para regulamentar a utilização da Estação de Passageiros do porto do Mucuripe, inclusive disciplinando a atuação dos taxistas que hoje chegam a cobrar dos passageiros de navios até 240 reais para uma corrida de percurso relativamente pequeno como do porto ao Mercado Central. “Essa exploração do turista  não pode acontecer”, frisou.

14.12.2015

Personalidades Skal recebem a  Medalha Stênio Azevedo

           Nesta segunda-feira, 14, o Skal Internacional de Fortaleza realizará às 20 horas, no Hotel Mareiro, na Avenida Beira-Mar, sua festa de confraternização quando será entregue a Medalha Stênio Azevedo – Mérito Skal às personalidades agraciadas de 2015. A presidente Priscila Cavalcanti (foto abaixo) está à frente de toda programação juntamente com os seus diretores.
          Os agraciados com a Medalha, Categoria Galeria de Honra, são os ex-presidentes Demerval Diniz (Gestão 1993-1994) e José Mário Pinto (Gestão 1995-1996). Na Categoria Personalidades do Turismo serão homenageados Alci Porto Gurgel (Expoente do Turismo), Marcos Pompeu (Executivo do Turismo), Luiz Gastão Bittencourt (Empresário - Presidente da Fecomercio) e Régis Medeiros (Empresário – Hoteleiro).
         Haverá ainda a apresentação do projeto Turismo Mundo Afora, reconhecimento à imprensa, distribuição da revista Skal – edição especial – comemoração dos aniversariantes dos meses de setembro a dezembro e confraternização natalina. E mais: coquetel, jantar e “show” com Ricardo Barsotelli.

14.12.2015


14.12.2015

O inimigo conhecido do DNOCS
O engenheiro Cássio Borges (foto) mandou ao blog e aos amigos: “Neste e-mail, que ora  lhes envio,  destaco  a observação, quase imperceptível, contida no  final do meu artigo, que diz o seguinte: “Cássio Borges (Fortaleza) é engenheiro civil aposentado do DNOCS “que não aceita, como os cearenses, entregar o DNOCS a seres estranhos”.
Que comentário eu poderia fazer a respeito desta observação dos editores deste conceituado Jornal? Eu diria simplesmente que a única pessoa que eu conheço que é contra o DNOCS no Ceará  se chama Francisco José Coelho Teixeira (foto abaixo), responsável pelo Decreto  Nº 8.207, de 17 de março de 2014, quando era Ministro da Integração Nacional, assinada pela Presidente Dilma Rousseff,  transferindo todo acervo e  ações do DNOCS para a CODEVASF na região setentrional do Nordeste brasileiro, incluindo 12 dos principais açudes daquele  Departamento Federal: Castanhão, Orós, Banabuiú, entre outros.  
“Este ato insólito do ex-Ministro acima citado não pode ser esquecido por aqueles  que amam o nosso Estado e desejam, realmente, uma solução para o problema da seca, atualmente, desastradamente  conduzido pela Secretaria de Recursos Hídricos do Estado o do Ceará, cuja titular é, exatamente, o cidadão acima  referido.   O que está, de fato,  por trás disto? É a pergunta...Cássio.”
         Nota da redação: O artigo referido acima, escrito por Cássio Borges, é: “A dessalinização da água do mar, a açudagem e o projeto de integração do rio São Francisco” publicado no jornal da Casa do Ceará em Brasília, em novembro de 2015.

14.12.2015

Didi, 30 anos depois
        “Prefeito Veveu e Vice Gov Izolda Arruda receberam durante toda esta quinta feira o Exmº. Sr Embaixador no Brasil da UNICEF, Didi Mocó Sonrizal Novalgina Mufumbo (née Renato Aragão).
        “Didi, acompanhado ainda da primeira dama do Estado Onelia Santana, visitou  escolas, creches e a brinquedoteca, esta última construída em parceria entre a Unicef e a Prefeitura. Há justos 30 anos  Didi não visitava Sobral, onde ainda residem irmãos e sobrinhos”.(Jornalista Macário Batista em 10.12.2015).

14.12.2015

Ceará fora dos 5 destinos mais desejados pelos brasileiros em 2016
          Pesquisa anual realizada pelo Skyscanner, um site buscador de passagens aéreas, hotéis e aluguel de carro, revela os lugares no Brasil mais desejados pelos viajantes  brasileiros. Fernando de Noronha (foto abaixo) está no topo da lista.
          O Skyscanner,  com base em milhões de buscas domésticas e internacionais dos últimos quatro anos,  apontou cinco destinos-tendência no Brasil em 2016. A partir da análise das buscas entre 2011 e 2015, o site constatou um crescimento significativo no interesse dos brasileiros por destinos nacionais. Os números reforçam dados do Ministério do Turismo que mostram que, entre os brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses, 84,1% o farão para destinos domésticos. Fernando de Noronha, em Pernambuco, teve um aumento de 78% nas buscas.
          Em seguida aparecem o litoral de Santa Catarina (foto) e o Sul da Bahia como lugares desejados para 2016 com crescimento de 44% e 24% nas buscas, respectivamente.

      Já o município de Bonito (MS-foto) teve um aumento de 20% nas buscas nos últimos dois anos.
       A lista conta ainda com o Rio de Janeiro (foto) que sediará os Jogos Olímpicos e Paralímpicos e teve aumento de 17% nas buscas. (Fonte: Maxpressenet em 11.12.2015).

14.12.2015

Situação lamentável de Jeri     
           Pessoas que têm visitado ultimamente a praia de Jericoacoara voltam com ua enorme sensação de total abandono da área “onde, o que mais decepciona, é a total ausência do serviço público: “faltam limpeza, polícia e saúde”, dizem.
          Essas pessoas reclamam que não existe policiamento, qualquer ocorrência tem que ser registrada na Delegacia de Acaraú; o posto médico não funciona e quando está aberto não tem médico nem mesmo esparadrapo para um curativo e o lixo está em toda parte.

14.12.2015

Grand Prix 2015 de turismo e eventos
          A Academia Brasileira de Eventos e Turismo, em São Paulo,  convida  para a cerimônia de entrega do  Prêmio Caio 2015, que acontecerá durante jantar em que estarão sendo homenageadas as Personalidades do Ano 2015 nas áreas de turismo e eventos, os Grand Prix 2015 dos Melhores Hotéis, Resorts, Centros de Convenções, Espaços para Eventos e Destinos, bem como, os melhores “cases”  de Eventos e Serviços para Eventos.
         Será na terça-feira, 15, no Expo Center Norte, às 19h30.

14.12.2015

Festival Bruce Lee 75 Anos até o dia 18
Os fãs de artes marciais que estavam na expectativa da chegada do Festival Bruce Lee ao Cineteatro São Luiz e que perderam a primeira parte, na última sexta-feira, já podem se preparar se preparar para a segunda etapa, dias 16, 17 e  18, quando o São Luiz exibirá os quatro mais importantes longas-metragens do ídolo das artes marciais, Bruce Lee.
O festival vem em comemoração aos 75 anos de Bruce Lee, ator, roteirista, diretor, coreógrafo e criador da revolucionária arte marcial Jeet Kune Do, e é resultado de uma parceria do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), com a Sato Company, que realiza o Festival Bruce Lee - 75 Anos. A programação faz parte de um evento nacional que homenageia o ídolo das artes marciais com a exibição dos quatro mais importantes longas-metragens de Bruce Lee.
O Festival Bruce Lee - 75 Anos traz também uma exposição inédita com dezenas de pôsteres, fotos promocionais e stills da época, além de reproduções de capas de revistas e histórias em quadrinhos inspiradas em Bruce Lee. Uma das curiosidades das  cópias originais é  o fato de que, pela primeira vez ouviremos, nos cinemas brasileiros, a voz original de Bruce Lee. Nas cópias exibidas no Brasil, nos anos 70, o áudio era dublado em inglês.

Influência sobre o cinema cearense
          O mestre do cinema e das artes marciais também influenciou cineastas cearenses, como Halder Gomes (foto), diretor de "Loucos de Futebol", produtor do filme "Área Q" e diretor do aclamado "Cine Holiúdy", marcado por várias referências a golpes de ninjas mostrados nas telonas. Segundo Halder Gomes, que atualmente está rodando seu novo filme, "O Shaolin do Sertão", Bruce Lee teve grande repercussão nos os cinemas do Interior. A nova produção do cineasta cearense revisita esse universo.

14.12.2015

13 de dezembro - Dia de Santa Luzia       
          Nas Igrejas a ela consagradas no mundo inteiro este domingo foi um dia de muita oração, processões, agradecimentos e pedidos. Santa Lúcia de Siracusa  283 - † 304), mais conhecida simplesmente por Santa Luzia (santa de luz), segundo a tradição da Igreja Católica, foi uma jovem siciliana, nascida numa família rica de Siracusa,[2]venerada pelos católicos como virgem e mártir cristã, que, segundo conta-se, morreu por volta de 304 durante as perseguições de Diocleciano.
          Na antiguidade cristã, juntamente com Santa Cecília, Santa Águeda e Santa Inês, a veneração a Santa Lúcia foi das mais populares e, como as primeiras, tinha ofício próprio. Chegou a ter vinte templos em Roma dedicados ao seu culto. Esta da foto é em Portugal.
          O episódio da cegueira, ao qual a iconografia a representa, deve estar ligado ao seu nome Luzia (Lúcia) derivado de lux (= luz), elemento indissolúvel unido não só ao sentido da vista, mas também à faculdade espiritual de captar a realidade sobrenatural. Por este motivo Dante Alighieri, na Divina Comédia, atribui-lhe a função de graça iluminadora.
        É assim a padroeira dos oftalmologistas e daqueles que têm problemas de visão. Sua própria festa é celebrada simbolicamente em 13 de dezembro, possivelmente doze dias antes do Natalpara indicar ao cristão a necessidade de preparação espiritual e sua iluminação correspondente para essa importante data que se avizinha. (Fonte: Wikepédia).

14.12.2015

CURTAS SOCIAIS
*Em São Paulo, com a filha Andrea, Lenilza Campos (na foto com a mana Teresa Borges).
*O Aquaville (foto) anunciando o seu “Réveillon das Águas” que terá, entre as atrações, Waldonys e seus músicos. Informações: (85) 3361.8000.
*Rogério Moraes (foto) lançou na cafeteria do Hotel Spazzio, na Avenida da Abolição, seu livro “Gabriel...”
*Ativa participante do movimento literário cearense, Regina Fiúza (na foto mcom o ex-presidente da Academia de Letras Murilo Martins) ganhou abraços da lista afetiva pelo seu aniversário.
*No domingo, 13, recebeu abraços por conta do seu aniversário o executivo da hotelaria  Eliseu Barros (foto).
*Também ganharam  cumprimentos Luiziana Esteves (na foto com Seridião Montenegro) e  Nanete Correia.
*Nesta segunda-feira, 14, os abraços vão para a senhora Lourdinha Rodrigues (na foto com o seu Eliardo).
*Afrânio Barreira (foto) preparando-se para inaugurar mais um  restaurante de sua cadeia “Camarões” em Miami.

*Sexta-feira, na hora do almoço do Dom Pastel da Costa Barros, em mesa a quatro, Valdélio Leite, Olavo Oliveira, Chiquinho de Matos Brito e o amigo José. O dono, Afrânio Barreira, passou para cumprimentar.

*Por hoje contei. Até amanhã.