Postagem do dia 10.12.2015

Trabalhadores cooperados da saúde estão com salários atrasados
        Na Assembleia, na quarta-feira, o deputado Capitão Vagner (PR) chamou a atenção dos seus pares para um fato que considera gravíssimo: os prestadores de serviços do Hospital Geral de Fortaleza, que recebem através de cooperativas, estão há três meses com seus salários atrasados. “O Governo do Estado atrasa os repasses e as cooperativas não pagam quebrando sempre do lado dos mais fracos”.
        Ele pediu providências urgentes para que o problema seja sanado. “Ninguém pode trabalhar sem receber salário. No hospital, médicos e outros funcionários chegam a se cotizarem para que os mais humildes possam levar alguma comida para casa.”
      O deputado também falou que a situação no HGF está caótica “porque está faltando remédios e insumos básicos para que os médicos possam trabalhar."

10.12.2015

Aprovada PEC que modifica Previdência de servidores estaduais
        A Assembleia Legislativa aprovou nesta quinta-feira (10/12), durante a ordem do dia da sessão plenária, seis proposituras de autoria do Poder Executivo e um projeto de lei do deputado Elmano Freitas (PT).  Diversas emendas foram rejeitadas e a votação, depois de muita discussão, só terminou no início da noite. O presidente Zezinho Albuquerque (foto abaixo) presidiu a votação.
        Dentre as matérias aprovadas do Governo Estadual está o projeto de emenda constitucional (PEC) nº 12/15, que acompanha a mensagem nº 7.909 e trata sobre alteração e revogação de dispositivo da Constituição do Estado do Ceará, propondo a reorganização do texto constitucional e infraconstitucional nas partes que tratam da previdência dos servidores públicos e militares estaduais.
          Também foram aprovadas as mensagens do Executivo  que  autoriza a transferência de recursos para a Associação Junior Achievement do Ceará; a mensagem que  dispõe sobre a  transferência de recursos para a Associação Escola Família Agrícola de Independência (Aefai); a mensagem  que  autoriza a transferência de recursos para pessoas jurídicas do setor privado; e a  que autoriza transferências de recursos para a Sociedade São Camilo, e a última que  também autorizando transferência de recurso para pessoas jurídicas do setor privado.
        O Plenário da Casa aprovou ainda o  projeto de lei nº 9/15, do deputado Elmano Freitas (PT-foto), referente ao mecanismo de controle do patrimônio público do Estado do Ceará, dispondo sobre provisões de encargos trabalhistas a serem pagos às empresas contratadas para prestar serviços de forma contínua, no âmbito dos poderes públicos do Estado do Ceará. (Fonte: AL).

10.12.2015

Dossiê  Cunha quase pronto
        Revela o site www.correiodobrasil.com.br, repassado por Delberg Ponce de Leon em seu Face, que “Além de apresentar o pedido de afastamento do presidente  da Câmara junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), o Procurador Geral da República  estaria prestes a concluir a denúncia contra o deputado por crimes de evasão de divisas, peculato, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, no caso das contas bancárias mantidas na Suíça.
        “Os promotores da PGR também investigam o envolvimento da família de Cunha nos  ilícitos denunciados. Juntos, ele, a mulher a filha são formalmente acusados de receber e manusear US$ 5 milhões em propina, a partir de contratos da Petrobras para operação de navios-sonda da Petrobras, no âmbito da Operação Lava Jato”.

10.12.2015

903.919 pessoas participaram de eventos
não  esportivos em Fortaleza  em 2014
          Os integrantes da cadeia produtiva do turismo e de eventos do Ceará, no seu café de confraternização  promovido pelo Convention & Visitors Bureau (Visite Ceará) ouviram da técnica e coordenadora da pesquisa Milena  Auip (foto) na manhã de quarta-feira, 9, no La Maison Buffet, importantes dados  econômicos do turismo de eventos relativos à 2014 porque, os de 2015, ainda não estão totalmente tabulados.
          Foram, segundo ela, 1.164 eventos realizados totalizando 903.913 participantes onde 227.334 eram pessoas fora do Estado; destes 33 eventos  foram captados e apoiados pelo Convention com 55.400 participantes. Os espaços onde os eventos aconteceram (Centros de Eventos, hotéis etc.) faturaram com a locação algo em torno de 673 milhões e 299 mil reais. Não estão contabilizados os espaços dos eventos esportivos.
        O presidente do Convention, Régis Medeiros (foto), destacou o esforço dele e de sua pequena equipe na conquista desses e de outros eventos já captados ou em fase de captação com a diretora Celina de Castro Alves à frente (foto do arquivo).
        Régis disse também que para 2016 o Convention se fortalecerá com a parceria já firmada com o Governo do Estado. Em Fortaleza ele está visitando a Fiec, Fecomercio, Cdl e instituições motivando os seus dirigentes a trazerem para Fortaleza eventos de suas congêneres. Também mantém contato em São Paulo com entidades promotoras de congressos e feiras.
      Na confraternização foi prestada homenagem ao jornalista decano da imprensa turística do Ceará, José Carlos Araújo (fotos), que continua em plena atividade e  que completa no dia 26 próximo 90 anos de idade. Régis Medeiros entregou a ele o Troféu do Convention.
          O Convention também homenageou os hotéis que mais têm contribuído com a taxa voluntária que os hóspedes pagam  e que é destinada ao Convention. São eles: Seara Hotel, Vila Galé/Fortaleza, Brasil Tropical, Gran Marquise, Praia Mar, Mareiros e Oásis Atlântico, cujos gerentes receberam de “mimo” um Smartphone.

10.12.2015

Combate à corrupção terá seu dia no Ceará

        A deputada estadual Fernanda Pessoa (PR-foto) apresentou, na Assembleia Legislativa, no  Dia Internacional contra a Corrupção, projeto de lei  que institui o Dia 9 de dezembro o Dia Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção. O projeto tem como finalidade promover seminários, palestras e encontros para refletir sobre atitudes de corrupção e formas de combate. " Desta forma, teremos mais uma ferramenta de conscientização para acabar com a corrupção no nosso Ceará e no Brasil" atestou a parlamentar.
       O Dia Internacional contra a Corrupção é alusivo à data em que o Brasil e mais 101 países assinaram a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, em 2003, na cidade mexicana de Mérida.
          De acordo com um balanço  divulgado na quarta-feira (9), em todo o Brasil, pela Câmara de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal (MPF),  em 2015 foram ajuizadas 1.229 ações civis de improbidade e 901 ações penais . Outras 26 mil investigações estão em andamento no Brasil para apurar possíveis casos de corrupção.
          No Ceará o MPF realizou, em 2015, 82 ações de improbidade administrativa contra servidores públicos, alcançando gestores, ex-gestores e servidores suspeitos de corrupção. Entre as irregularidades ação contra grupo que desviou R$ 6,8 milhões da Universidade Federal do Ceará.  O Ministério Público do Ceará também realizou 51 ações penais e 87 procedimentos investigatórios criminais. O diagnóstico abrange a Procuradoria da República no Ceará, com sede em Fortaleza, além de outras cinco unidades do MPF, nas cidades de Juazeiro do Norte, Sobral, Limoeiro do Norte, Itapipoca e Crateús. (Ascom/Dep.Fernanda).

10.12.2015


10.12.2015

Pacto por um Ceará pacífico faz reunião
          O governador Camilo Santana (foto) preside nesta sexta-feira (11), no Palácio da Abolição, a terceira reunião do comitê interinstitucional do Pacto por um Ceará Pacífico. Participarão do encontro representantes dos poderes e entidades signatárias do programa, como o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; a presidenta do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargadora Iracema Vale; e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; além de secretários de Estado e integrantes da sociedade civil e instituições de iniciativa privada.
         No evento  serão apresentados os projetos “Corre pra Vida”, da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas; e “Tempo de Justiça”, do TJ-CE. Além disso, serão divulgados os resultados de novembro dos programas Audiências de Custódia e Em Defesa da Vida; e a assinatura de um termo de cooperação entre Sejus e SSTDS, entre outras. (Fonte: Jornalista Macário Batista).

10.12.2015

Noite Chic 2015 – 50 anos de jornalismo
        A Noite CHIC 2015, que acontecerá nesta quinta-feira, 10,  no Buffet Viriato Gastronomia, das 20 hs à meia-noite, vai comemorar os 50 anos de jornalismo de Marcondes Viana (foto), iniciados em  1965 no jornal  Tribuna do Ceará e os dez anos da CHIC Automóveis & Sociedade.
        Na ocasião o colunista homenageia personalidades cearenses com quem conviveu ao longo dessa época, como os empresários  José Dias de Macedo, Antônio Palácio de Queiroz, Lavanery Wanderley, Luiz Teixeira, Fernando Pontes, publicitários Maninho Brígido, Francisco Ribeiro e Rodrigo Carvalho, que  irão receber quadros assinados pelos renomados e premiados artistas plásticos cearenses  José Maria Machado e Mario Sanders.
        O cerimonial será  de Eva Mendes, a decoração de Érika Martins (foto) e o “show”  da banda Locomotiva para animar os presentes. Diz Marcondes:  “Os convidados vão se deliciar com o excelente serviço do Viriato, o Whisky Chivas 12 anos, o espumante Maria de Codorníu, os chocolates de Isabel Leitão e uma exclusiva mesa de pães e queijos”.
          Os presentes serão  sorteados com    mimos do restaurante Marcel, Dudalina, Dom Pedro Laguna, American News, RR Perfumes, Shallaka e quadros de artistas plásticos.

10.12.2015

Ceará Jazz Series:
Lorena Nunes  no show "McCartney in Jazz" e Hugo D´Leon com “Chet Baker Sings” no Dragão
          Um novo projeto musical, reunindo virtuosos cantores e instrumentistas cearenses para recriar no palco obras-primas da história do jazz. É o "Ceará Jazz Series", festival que leva ao Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura debates e “shows”  com clássicos do jazz, reinterpretados por alguns dos mais consagrados e aplaudidos nomes da nossa cena musical.     
          Com apoio da produtora Quitanda das Artes, do Centro Dragão do Mar e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), o Ceará Jazz Series, que estreou em agosto com casa cheia, tem sua segunda etapa neste mês de dezembro, novamente com duas apresentações: nesta sexta-feira, dia 11,  o público vai conferir a recriação do disco "Kisses on the Bottom", de Paul McCartney, na voz de Lorena Nunes (foto), com clássicos  norte-americanos dos anos 30 a 50 escolhidos pelo ex-beatle.
        No dia 18 será a vez de apreciar um tributo especial a Chet Baker, com clássicos do disco "Chet Baker Sings" e temas de várias fases da carreira do mítico artista, recriados por Hugo D´Leon (foto) e banda, ele um virtuoso trompetista cearense recriando as tramas sonoras daquele que foi um dos maiores nomes do jazz - e, ao mesmo tempo, um de seus artistas mais populares. (Fonte: Secult/Ascom).

10.12.2015

CURTAS SOCIAIS
*Sábado, 12, a Agência Filatélica dos Correios vai reunir os filatelistas de Fortaleza para uma confraternização “e para celebrar mais um ano de vitórias, conquistas de experiências e o fortalecimento dos laços de amizades”, diz Valécia Patrícia, coordenadora do setor. Será às 9 horas da manhã no prédio sede.
*Cumprimentado nesta quinta-feira porque marca o calendário o empresário Olavo Moreira (na foto com Socorro). Brinda com a família.
*Também faz aniversário Tarcísio Ximenes Aguiar Jr. (foto), cearense que atualmente mora em Orlando, nos EUA.
*Renato Torrano (foto) igualmente recebe abraços por conta do seu aniversário.
*O jornalista Eliomar de Lima (foto) e a sua Socorro estão completando 21 anos de casados.
*No almoço do Rotary Fortaleza desta quinta-feira o ex-governador Henrique Vasconcelos (foto) fez breve explanação sobre instruções rotárias.
*Aliás, o presidente Tarcísio Porto (foto), que comandou a reunião, estará à frente da confraternização natalina do clube que acontecerá hoje no Ideal Clube.

*Por hoje contei. Até amanhã.