Postagem do dia 01.12.2015

Três anos em processos atrasados
          Mesmo com o esforço concentrado realizado este ano pelo Tribunal de Justiça com os seus Juízes somente agora, em diversas Varas, é que estão sendo julgados processos oriundos dos anos 2012/2013. “Dentro da estrutura atual não tem como acelerar mais”, disse um Juiz ao blog.
         Diante do volumoso número de demandas judiciais acumuladas e “as que estão chegando agora” ele acredita que levará ainda alguns anos para que a Justiça  “possa deliberar sobre um processo no ano em que der entrada”.

01.12.2015

Buraco na parede do açude Lima Campos preocupa
        A deputada Laís Nunes (Pros-foto)  revelou na Assembleia que existe um enorme buraco na parede do açude Lima Campos (foto) “que cabe um homem em pé”, o que “está gerando preocupação da comunidade”.
         “E o pior de tudo”, confessa,  “é que a Cogerh não está nem aí para o problema e o Dnocs não conserta porque não tem dinheiro”.

01.12.2015

CPI do DPVAT ouve delegado de delitos e acidentes do trânsito
          A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa que apura fraudes no  Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) ouviu  nesta terça-feira (01/12), a partir das 17h, o titular da Delegacia de Acidentes e Delitos no Trânsito (DADT), César Wagner. A reunião aconteceu no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.
          O deputado José Sarto (Pros-foto), presidente da CPI, informou que o delegado César Wagner já disponibilizou ao relator da CPI, deputado Fernando Hugo (SD), material com informações sobre as  fraudes do DPVAT. “O caso mais emblemático  é de uma mulher que deu entrada no benefício, alegando que o pai havia morrido atropelado, quando, na verdade, ele morreu ao cair de uma rede”, em casa.
        César Wagner (foto) detalhou para os deputados da  CPI um sem número de falcatruas já constatado relacionadas a acidentes de moto e que as apurações vão continuar. Ele disse que sua Delegacia precisa de melhores condições físicas para atender à crescente demanda de ocorrências de acidentes veiculares.
          Desde sua  instalação em setembro a CPI  já ouviu o delegado titular de Itapipoca, Marcos Aurélio França, e o diretor jurídico da Seguradora Líder dos Consórcios do Seguro DPVAT, Marcelo Davoli.

01.12.2015

Reitor da UFC concedeu  entrevista
coletiva sobre o  Complexo Hospitalar

      Depois das informações trazidas pelo blog e a imprensa cearense na segunda-feira, 30, sobre a situação do Hospital Walter Cantídio, o  Reitor da Universidade Federal do Ceará,  Henry de Holanda Campos, concedeu  entrevista coletiva à tarde desta terça-feira sobre a situação do Complexo Hospitalar da UFC. 
 
           Ontem e hoje pela manhã, o Reitor participou de uma série de reuniões, em Brasília, para tratar dos problemas no Hospital Universitário Walter Cantídio e da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), segundo informou  a Coordenadoria de Comunicação da UFC.
     O Reitor (foto) disse aos jornalistas  que conseguiu a liberação imediata de 6 milhões de reais para sanar as dificuldades mais urgentes, mas que os dois hospitais precisam de 10 milhões de reais mensais para seus custeios afora os débitos atrasados. A situação financeira das duas instituições continua muito crítica.

01.12.2015

Inscrições para Ampliação Definitiva de Carga Horária dos Professores
        Após um longo período de diálogo e negociação entre o Sindicato Apeoc e as secretarias de Educação, Planejamento e Governo do Ceará  foram publicados no Diário Oficial do Estado  o edital e a portaria que tratam da formalidade para solicitação do direito à Ampliação Definitiva de Carga Horária  para os professores que ingressaram na rede estadual de ensino a partir de 31 de dezembro de 2003. As inscrições tiveram início na última segunda-feira, dia 23 de novembro e permanecerão até sexta-feira, dia 04 de dezembro de 2015.
Dentre as orientações gerais disponibilizadas para quem vai participar do processo  constam regras sobre quem pode participar e quem está impedido de fazê-lo. Outras informações relativas à operacionalização do processo podem ser conferidas no site do Sindicato Apeoc (www.apeoc.org.br). O Sindicato pressiona o governo estadual a determinar em lei a Ampliação Definitiva de Carga Horária para os professores que ingressaram na rede estadual de ensino antes de 31 de dezembro de 2003. (Jornalista Haroldo Holanda).

01.12.2015

TCE realiza auditoria na área de recursos hídricos
           Aferir a capacidade do Estado do Ceará em assegurar que todos os cearenses tenham acesso à água, em padrões de qualidade e quantidade satisfatórios. Este é o objetivo da auditoria operacional que o Tribunal de Contas do Ceará está realizando com o fim de avaliar a gestão dos recursos hídricos desenvolvida pelo Governo do Estado.
        O processo  tem a relatoria da conselheira Patrícia Saboya (foto). “Como relatora das contas da Secretaria dos Recursos Hídricos 2015, coube a mim a relatoria dessa Auditoria Operacional. Estou confiante que será uma excelente oportunidade para ajudar as políticas adotadas pelo Governo para garantir o fornecimento de água, de forma sustentável, em padrões de qualidade e quantidade satisfatórios às necessidades humanas e ao desenvolvimento socioeconômico em todo o Estado do Ceará,” destacou a Conselheira. (Fonte: TCE – Jornalista KellyCastro).

01.12.2015

Deputado cearense teme aprofundamento da crise política
O deputado Danilo Forte (PSB-CE-foto) declarou  que o aprofundamento da crise política possa contaminar ainda mais o cenário econômico do País. A declaração aconteceu durante sessão da Comissão Mista de Orçamento (CMO-foto abaixo) que iniciou a discussão sobre as receitas do Orçamento Geral da União (OGU) de 2016.
O socialista afirma que o momento atual tanto da política, quanto da economia, exige a aprovação de um “orçamento real” que tenha o objetivo de buscar alternativas para atender às demandas da população brasileira, sobretudo na área da saúde. Além de garantir o pagamento do Programa Bolsa Família que contempla  milhares de sertanejos nordestinos que pelo quinto ano consecutivo convivem com a estiagem.
“Estamos vivendo um momento de crise política muito aprofundada no País. Os fatos que aconteceram recentemente, inclusive  no Senado(*), e que o Brasil inteiro presenciou, criou esse momento de surpresa e apreensão com o destino político do nosso País. Isso acarretará ainda num maior desequilíbrio da político-econômica e insegurança também da execução orçamentária”. falou.

(*) Caso do senador Delcídio (foto).

01.12.2015


01.12.2015

Diz reitor Henry Campos
“Descartes Gadelha é Doutor Honoris Causa pela grandeza da obra e espírito cidadão"
          Na solenidade que lhe outorgou o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará, o artista plástico Descartes Gadelha fez de sua fala de agradecimento uma retrospectiva da própria vida, na qual se mostrou como o menino que, atento, ouvia as conversas das rodas formadas na calçada em frente a sua casa, o adolescente que se descobriu "desenhador" e o homem que foi tocado pela miséria humana e a transformou em arte.
          O ato foi realizado na noite de sexta-feira (27), no auditório da Reitoria da UFC. Além do homenageado, falaram o Reitor Henry de Holanda Campos e o Prof. Pedro Eymar Barbosa Costa, Diretor do Museu de Arte (MAUC). O Reitor destacou  ser sempre motivo de alegria o ingresso de um membro na galeria de Doutores Honoris Causa da Universidade, mas que, no caso de Descartes, "agrega-se um grande amigo desta casa", que brindou a Instituição com 377 obras de sua autoria, revelando, nesse gesto, imensa generosidade”.
          A mesa que presidiu os trabalhos, além de acolher o Reitor Henry Campos e o homenageado, foi formada pelos professores Custódio Almeida, Vice-Reitor; Márcia Machado, Pró-Reitora de Extensão; Sandro Gouveia, Diretor do Instituto de Cultura e Arte (ICA); Renê Barreira, ex-Reitor da UFC; e pelo Capitão Edir Paixão, do Corpo de Bombeiros do Ceará.
          Após os discursos, seguiu-se apresentação do Maracatu Solar, nos jardins da Reitoria, uma surpresa para seu criador e griô, Descartes Gadelha. (Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC ).

01.12.2015

Jornalistas fecham Campanha Salarial 2014

         Nem o 1% oferecido anteriormente pelas empresas, nem o 1,5% proposto pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). A proposta de ganho real feita pelos jornais do Ceará para encerrar a Campanha Salarial 2014/2015 foi de 1,2% acima da inflação para salários acima do piso, retroativo à 1º de setembro de 2014. A resposta do Sindicato dos Jornais e Revistas (Sindjornais) foi apresentada ao Sindicato dos Jornalistas (Sindjorce) no início da tarde de quarta-feira (24), horas antes da manifestação organizada pela entidade na porta do jornal O Povo.
        “A nova proposta dos patrões, apresentada e submetida à votação pelos trabalhadores, foi aprovada por unanimidade em assembleia simbólica realizada na porta do jornal O Povo. Na ponta do lápis, o índice oferecido significa um reajuste de 7,63% para os salários acima do piso, pagos no mês de dezembro, conforme proposta do MPT”, disse o sindicato.
        Para o piso salarial, o reajuste foi de 1,5% acima da inflação, que chegou a 6,35% (no período de 1º de setembro de 2014 a 31 de agosto de 2015), totalizando um aumento de 7,95% e um novo piso de R$ 1.865,15.

01.12.2015

Festival da Sardinha na Caponga
          A Associação dos Empreendedores de Turismo, Artesanato e Cultura de Cascavel promove o 8º Festival da Sardinha, Gastronomia e Arte no Litoral Leste Cearense que acontecerá nos dias 03, 04, 05 e 06 de dezembro  tendo  como objetivo fortalecer a economia e a cadeia produtiva do turismo local, valorizando a cultura pesqueira da sardinha no município de Cascavel.
        O evento contemplará em sua programação atividades culturais, gastronômicas, turísticas e ambientais, com realização de oficinas, além das apresentações artísticas que somarão para abrilhantar o evento.
 b       Para abrilhantar o evento, o festival traz uma programação cultural e artística com grandes nomes da música regional e nacional como Chambinho do Acordeon, Waldonys (foto), Carlinhos Nação, The Mob, banda Reite e como atrações locais o grupo de swingueira Arregassamba e Claudio & Bethania.
        No intervalo das apresentações das bandas acontecerão a etapa final do concurso de desenho e o concurso gastronômico. Como atividade complementar foram realizadas a oficina de arte e criação e o concurso de desenho infantil com os alunos de escolas públicas e privadas do distrito de Caponga.

01.12.2015

Acessibilidade no turismo como diferencial competitivo

           O mercado de acessibilidade se torna um grande  diferencial para o negócio, pois trabalhar este tema caracteriza-se como ação de responsabilidade social e possibilidade de ampliação de mercado. Na foto faixa para deficiente visual que existia no Festival de Gramado.  Formado por turistas com deficiência ou mobilidade reduzida, de forma permanente ou temporária, inclui diversos segmentos de público como: cadeirantes, cegos, surdos, mudos, idosos, crianças, gestantes, obesos, entre outros.  Foi com esse foco que ainda em 2012, o Festuris – Feira Internacional de Turismo que acontece em Gramado, de forma pioneira, trouxe um conceito para um Salão de Turismo: o da acessibilidade.
          Essas revelações foram feitas pelo  Diretor da Rossi & Zorzanello, Marcus Vinicius Rossi (foto), que  esteve apresentando o “case” do Salão de Acessibilidade para o Turismo no encontro “Acessibilidade no turismo como diferencial competitivo” que aconteceu na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
        O encontro foi promovido pelo Bento Convention Bureau em parceria com seus associados IGUALLA – Soluções em Acessibilidade, Grupo DCA e Hotel Vinocap para falar da importância de promover a acessibilidade e todas as suas vantagens para o segmento de turismo e eventos.

01.12.2015

Jornalista traça perfil do setor imobiliário
         A história recente da construção civil e do setor imobiliário no Ceará, contada a partir da trajetória de empresários, donos de grandes construtoras no Estado, deu origem a uma série de livros lançada pelas Edições BPM, empresa dedicada à escrita de biografias, perfis e memórias de vida e de empresas.
        A série “Perfis Grandes Nomes do Setor da Construção e Imobiliário Cearense” traz, em oito volumes, perfis de empresários do segmento de edificações no Ceará, escritos pelo jornalista Emmanuel Montenegro, durante os anos de 2012 e 2014, para uma revista voltada para o segmento, como  Antônio Câmara (Cameron Construtora), Assis Machado (Construtora Mota Machado), Graça Dias (Dias de Sousa Construções), Hélio Galliza (Construtora Manhattan), José Simões (J. Simões Engenharia), Otacílio Valente (Construtora Colmeia), Roberto Sérgio (Sert Engenharia de Instalações) e Ricardo Bezerra (Lopes Immobilis).
       De acordo com Montenegro (foto), o objetivo da série é oferecer aos leitores uma obra de consulta sobre a construção civil cearense, por meio das histórias de sucesso de empresários do setor. “Foi um grande aprendizado entrevistar todos esses empresários que se destacam no segmento da construção e imobiliário no Ceará”, disse o jornalista.

01.12.2015

Beach Soccer masculino da UFC é segundo melhor do País entre universidades
          O Beach Soccer masculino da Universidade Federal do Ceará conquistou o segundo lugar na Liga do Desporto Universitário de Beach Games, disputada de 23 a 28 de novembro em Aracaju (SE). A competição é realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).
          A UFC já havia integrado o pódio nas últimas três edições da Liga (2012, 2013 e 2014). Dessa vez, a equipe conseguiu avançar até a final, quebrando a hegemonia de três decisões consecutivas entre times de Pernambuco e Espírito Santo. Na semifinal, a UFC venceu a Faculdade Pitágoras (ES). Na final, sagrou-se campeã a Faculdade Maurício de Nassau (PE), única equipe a vencer a UFC. Participaram também equipes do Rio Grande do Norte, Sergipe e Brasília.
         Na Liga do Desporto Universitário de Beach Games, a UFC também foi representada pelo Beach Hand feminino, que obteve a quinta colocação. (Fonte: Coordenadoria de Atividades Desportivas – fone: 85 3366 7871).

01.12.2015

CURTAS SOCIAIS
*O jornalista e escritor Frota Neto (foto), que mora na Suíça, veio passar seu aniversário neste dia 2 e rever familiares e amigos.
*Os 26 anos de atividades do grupo gastronômico Geppos, dono de bons restaurantes em Fortaleza, liderado por Crica Berzerra de Menezes e Deda Cardoso Gomes (foto), mereceu brinde especial entre os sócios, que estavam com suas respectivas esposas, Vânia e Sabrine. Parabéns.
*Enid Câmara (na foto com o senador José Pimentel) toma a rota paulista para reunião de negócio e eleição na Academia Brasileira de Eventos e Turismo  da qual é diretora.
*A Banda Jazzin da Zug Choperia apresenta-se nesta quarta-feira, a partir das 21h, com Raara Rodrigues, Moacir Bedê, Márcio Resende, Fábio Amaral e André Benedict, considerados alguns dos melhores músicos do Ceará.
*Dia 5, sábado, a partir das 21 horas, acontece animado Batuque na Budega dos Pinhões. Augusto Braga articula e convida.
 
*Por hoje contei. Até amanhã.