Postagem do dia 18.11.2015

ICMS mais elevado  para vários itens
          O “pacote de maldades” que o deputado Agenor Neto (PMDB-foto) falou, e o blog se referiu na última quinta-feira, é uma mensagem que chegará ainda esta semana na AL, mas para a qual o líder do Governo Evandro Leitão (PDT-foto abaixo) já pediu regime de urgência. Quer dizer chega e passa na frente de todos os outros assuntos que estiverem pautados.
          Por solicitação do Governo, a propositura prevê a elevação do imposto de ICMS sobre vários itens, inclusive para a gasolina  usadas por motos de maiores cilindradas, jetsky, veículos esportivos etc.
          Praticamente todos os deputados de oposição criticaram “mais esse ataque ao bolso do sofrido trabalhador”, como disse o deputado Ely Aguiar (PSDC-foto).
          Outro a se referir ao assunto foi o deputado Carlos Matos (PSDB-foto). “Se já não fosse suficiente o mal  que o Governador fez há poucos meses  aos cearenses com a elevação de diversas taxas estaduais, agora mais essa que atinge diretamente o bolso do consumidor,” disse. “Camilo e o Governo do PT vai tirando o nosso sangue aos poucos”, completou o deputado.

18.11.2015

“Pedaladas” aprovadas em Comissão. Deputado protesta
          O deputado Danilo Forte (PSB-CE-foto) criticou nesta terça-feira, 17, a aprovação do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 5/15 na Comissão Mista de Orçamento (CMO) que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deste ano e que legaliza as “pedaladas”  fiscais cometidas pelo  governo da presidente Dilma Rousseff.
            A iniciativa de autoria do governo federal permite ainda que as contas governamentais de 2015 sejam fechadas com déficit de quase R$ 120 bilhões. Este déficit substitui a meta de superávit primário aprovado pelo Congresso de R$ 55,3 bilhões. “O que esta comissão fez aqui hoje é a falência do  seu papel institucional.”, declarou.
          “Todos nós sabemos e o Brasil inteiro sabe que a lei orçamentária vem sendo descumprida. Aprovar isso é a negação do trabalho que nós, deputados e senadores, devemos ter na obrigação de fiscalizar a boa aplicação de recursos públicos no País. Isso é uma verdadeira desmoralização”, continuou.
          Por fim, o socialista cearense – único parlamentar cearense  que votou contra o PLN 5 na referida  Comissão  – disse também que quando “todos se misturam numa mesma ação, todos vão pagar um preço muito caro por essa irresponsabilidade legislativa que se está querendo cometer, votando matérias que não podem ser votadas”.

18.11.2015

Secretário fala na AL nesta quarta-feira sobre segurança
          Dando continuidade ao ciclo de visitas de secretários estaduais, a Assembleia Legislativa do Ceará recebe, na quarta-feira (18/11), no segundo expediente da sessão plenária, o Secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), Delci Teixeira(foto).
          Durante o encontro, ele  vai falar sobre o sistema de segurança pública do Ceará, as ações do Governo do Estado para a redução da violência e sobre o sistema de segurança pública do Estado, além de responder a questionamentos dos parlamentares.
          Os deputados de oposição têm muitas dúvidas que pretendem esclarecer com o secretário.

18.11.2015

O Greenpeace entrou nessa briga
Recebi do Greenpeace: “Neste momento  estamos em uma expedição documentando os estragos causados pelo estouro das barragens da mineradora Samarco, controlada pelas empresas Vale e BHP Billiton.      
         Começamos a nossa viagem pelo arraial de Bento Rodrigues (MG), primeira comunidade a ser atingida, e estamos descendo rumo ao litoral do Espírito Santo, onde acompanhamos  o avanço da lama rumo ao Oceano Atlântico.
         Não conseguimos definir em uma palavra o cenário desolador que temos encontrado! O Rio Doce, a mais importante bacia hidrográfica do Sudeste, agora é um mar de lama, que tomou tudo o que há em sua volta e amarga uma lenta morte. Além disso, falta água para os moradores beberem em cidades importantes como Governador Valadares.
        A história desse lugar e dessas pessoas deve ser contada e ouvida - por você, pela imprensa e por todos que acreditam que a Justiça deve se feita”.

18.11.2015

Prêmio Governança Corporativa
          A Escola de Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Instituto Plácido Castelo (IPC), está promovendo a quarta edição do Concurso Nacional de Monografias – Prêmio Ministro Plácido Castelo, com o tema Governança Corporativa Aplicada ao Setor Público.
            As inscrições estão abertas até o dia 29 de abril de 2016.

18.11.2015

CHC Advocacia  em Juazeiro
 
          O notável desenvolvimento que se observa em Juazeiro do Norte (foto), além de indústrias, continua atraindo para lá importantes setores de serviços. Agora mesmo é o famoso escritório de advocacia trabalhista de Carlos Henrique Cruz (foto) que inaugura nesta quarta-feira, 18,  filial de sua respeitadíssima banca naquela cidade.
          Um coquetel às 18 horas marcará a inauguração reunindo importantes personalidades da região caririense. Fundado em 1986, o escritório Carlos Henrique Cruz Advocacia,  agora completa 29 anos,  sempre com muito prestígio angariado ao longo desse tempo. Ele estará ao lado da esposa Elizabeth e dos filhos Renato e Vinicius.

18.11.2015


18.11.2015

Rock e baião no “Parahyba & Bate Palmas”
          Após estrear com êxito no dia 7 de novembro pelos bairros Canindezinho e Conjunto José Walter, a nova temporada de apresentações do projeto musical “Parahyba & Cia Bate Palmas”  seguirá com o novo espetáculo no dia 19 de novembro em Caucaia, e entre 26 e 29 do mês,  no Conjunto Palmeiras, Bom Jardim e em duas oportunidades na Praia de Iracema – no calçadão do Estoril e na Volta da Jurema, respectivamente. Na mistura de violas e guitarras, raps e repentes, rock e baião, tambores e efeitos da música eletrônica, Parahyba & Cia Bate Palmas promovem conexões entre a música nordestina e a contemporânea universal.
          Composto por jovens talentosos músicos, a maioria do Conjunto Palmeiras, em integração e coordenados pelo cantor e compositor Parahyba, o projeto Bate Palmas evolui desde 2007, integrando participações em importantes eventos de Fortaleza  e na abertura de apresentações para artistas brasileiros como Arnaldo Antunes, Mutantes, Teatro Mágico -, junto a reconhecimentos além fronteiras, ao se apresentarem por outras cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília  e Santa Maria (RS), na Feira Internacional de Economia Solidária do Mercosul.
          Bete Augusta, coordenadora adjunta do projeto juntamente com Parahyba, reitera o chamado com o artista de que “o novo espetáculo é contagiante, de forte espírito popular, com o envolvimento total da plateia, num sincero e prazeroso movimento de interação. (Atendimento à imprensa: Helena Félix (0xx 85 99993 4920 - pontualcomunicacao@gmail.com) e Kiko Bloc Boris (0xx 85  98892 1195 – kikobb@gmail.com).

18.11.2015

Alunos do Curso de Dança da UFC exibem produção de dança

          Os trabalhos acadêmicos produzidos nos cursos de Dança (bacharelado e licenciatura) da UFC serão exibidos na Mostra midiadança – Diálogos Universitários: videodança, que ocorre nos dias 18 e 19 de novembro, no Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema). O acesso é gratuito.
          A mostra é idealizada e organizada pelo projeto Midiadança: Laboratório de Dança e Multimídia da UFC. Serão realizadas exibições e discussões sobre os trabalhos produzidos no ambiente acadêmico pelos cursos de Dança das seguintes instituições: UFC, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Faculdade Angel Vianna (FAV) e Universidade Cândido Mendes (UCAM).
          O objetivo é compartilhar experiências sobre os processos de criação em videodança e ampliar as reflexões sobre o tema para além do universo acadêmico. (Fonte: Prof. Leonel Brum, coordenador dos cursos de bacharelado e licenciatura em Dança da UFC – fones: 85 3366 7903 e 3366 7901).

18.11.2015

CURTAS SOCIAIS

 *A idade nova de Dirce Albuquerque (na foto com o marido) foi comemorada nesta terça-feira pela lista afetiva durante um movimentado almoço.
*Sábado, 21, de 16 às 22 horas, o Celebration Ville (foto) agita promoção para comemorar o “celebration day”. Local: CE 040, Km 36, Aquiraz. 
*Nesta quarta-feira o cinema de arte da Casa Amarela Eusélio Oliveira (foto) exibe o filme “A Bela Junie”, francês, com Léa Seydoux, às 14 horas. A palestra da tarde é Rebeca Castro. Entrada livre.
*A deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (foto) é a aniversariante do dia. Nestor Chaves Filho também muda de idade na data.
*Na quinta-feira, amanhã, os abraços vão para o deputado Carlos Matos (foto).
*Também são aniversariantes na data João de Deus Costa Lima, o memorialista Marciano Lopes, Luiz França Filho e a jovem senhora Lívia Saboya Albuquerque (foto).

*Por hoje contei. Até amanhã.