Postagem do dia 02.11.2015

RC quer superar Juraci  nos túneis e viadutos
          Essa é interessante: o prefeito Roberto Cláudio (PDT) quer superar a gestão do saudoso  ex-prefeito Juraci Magalhães (PMDB-foto), que se destacou pela construção de túneis e viadutos em Fortaleza chegando a uns 8 em sua gestão em vários pontos da cidade. Roberto Cláudio (foto abaixo) deseja concluir a sua  gestão de primeiro mandato com uns 12.
          Sim, primeiro mandato porque ele é candidato à reeleição em 2016 e, para tanto, já conta com o apoio do governador Camilo Santana (PT), o que está causando constrangimento a setores do partido dele (PT) que defendem candidatura própria, o que não deverá acontecer.
          Roberto Cláudio vai com Camilo e os Ferreira Gomes pelo PDT.

02.11.2015

“Depósitos judiciais só para pagar precatórios”, diz CNJ        
            Esse caso da mensagem governamental, aprovada pela Assembleia, que “dispõe sobre o sistema de conta única de depósito sob aviso à disposição da Justiça”, os chamados depósitos judiciais, que agora voltam para a administração do Executivo, ainda vai dar o que falar.
        Vários deputados se manifestaram sobre a inconstitucionalidade da decisão, e votaram contra como o blog já revelou, agora o Conselho Nacional de Justiça está dizendo que tais “recursos só podem ser utilizados para pagamento de precatórios”, conforme os deputados que votaram contra a matéria.
          Vamos aguardar para ver no que vai dar.

02.11.2015

Camilo “tietado”  por alunos, leva Ministro para visitar escola destaque do ENEM em Itapajé
          O governador Camilo Santana publicou em seu Face: “Foi linda a festa que educadores de todo o Estado realizaram nesta quarta-feira, no Centro de Eventos, para a entrega do Prêmio Escola Nota 10. Foram mais de cinco mil pessoas na solenidade, que contou com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, da vice-governadora Izolda Cela, e de deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores e secretários de centenas de municípios.... Reafirmamos o nosso compromisso com a educação, que é o único caminho para uma sociedade mais justa e de oportunidade a todos!”
          Depois do almoço, o Governador esteve com o ministro Mercadante na Escola Estadual de Educação Profissional Adriano Nobre, em Itapajé, que foi destaque do Enem em todo o País. “Essa visita é um reconhecimento do Governo do Estado aos professores e alunos pelo trabalho excepcional que têm realizado na instituição... A cidade de Itapajé é hoje referência de educação no Brasil e motivo de muito orgulho para nosso estado”, afirmou o Camilo Santana. (Fotos Divulgação).

02.11.2015

Máfia do “jaleco” branco
          Eu não posso provar, mas um deputado me disse existir uma verdadeira máfia entre alguns médicos em hospitais cearenses que, para operar pelo SUS, a cirurgia só pode ser marcada para cinco ou seis depois, mas se o paciente aceita pagar a operação é realizada imediatamente.
        E mais, além de receber do paciente, o médico ainda cobra do SUS. E isso com a conivência de setores do próprio hospital.  Esse mesmo deputado me disse que está juntando provas para poder denunciar.

02.11.2015

Avenida Rui Barbosa com Soriano Albuquerque
          Gente, o que é isso Fortaleza? A avenida Rui Barbosa, esquina com a rua  Soriano Albuquerque, no bairro Joaquim Távora, estava assim na manhã de sábado, 31: lixo e poda de árvore transbordando, ocupando a calçada e  chegando mesmo à  ciclovia.
          Todos estão reclamando a questão da limpeza da cidade. Está mesmo demais.

02.11.2015


02.11.2015

Fortaleza e Cariri receberão o Festival Internacional de Arte Urbana
          O Festival Internacional de Arte Urbana (Concreto), em sua segunda edição, irá reunir de 06 a 28 de novembro, no Ceará, artistas internacionais, nacionais e locais para celebrarem a arte de rua com intervenções, seminários, oficinas, workshops e palestras.
          O Festival que nasceu com o propósito de socializar a arte, aproveitando o potencial arquitetônico de Fortaleza, também objetiva promover a interação e o dialogo com as mais diferentes culturas, onde aspectos como a estética, a forma e a cor sejam discutidos, promovendo assim um verdadeiro crescimento na qualidade da produção plástica como um todo.
          Com sua realização foram possíveis outros desdobramentos, como a Semana do Grafite de Fortaleza (2013), a Semana de Arte Urbana (2014), Projeto Mais Cor, Mais Amor (2013/2014) e o Conexões Urbanas no Centro Cultural Banco do Nordeste.
          Este ano o Festival conta com participação de 25 artistas de doze paises, 30 artistas nacionais, 100 artistas locais, 05 bandas e o lançamento dos projetos CINE MARA HOPE com a exibição do filme “Medo do Escuro” do cineasta Yvo Lopes e MOBILIÁRIO URBANO com a instalação da arquibancada para o pôr do sol, no dia 08/11 na Praia de Iracema.
          Durante os dias do Festival serão realizadas 08 oficinas e 02 seminários, que além de promover o intercâmbio cultural também buscará pensar a cidade e os modos de relacionamento no espaço urbano e o que pode ser produzido como reflexão, memória e compartilhamento.
        De acordo com Narcélio Grud (foto), idealizador do Concreto, um outro aspecto importante que o festival busca promover é a integração entre os diversos setores da sociedade, sobre uma utilização racional e sustentável do espaço público. “É uma forma de valorizarmos a mão de obra local, conscientizando os proprietários sobre a qualificação dos espaços comuns, como prática eficaz e eficiente na busca do desenvolvimento sustentável”, pontua. O Festival Internacional de Arte Urbana este ano irá contemplar com suas ações a Região do Cariri de 24 a 28 de novembro. (Mais informações: Kennedy Saldanha 85 99965.0260 – 98872.8924).

02.11.2015

Festival de Cinema Universitário em Fortaleza
 

          De hoje, 2, ao dia 6, acontece na Casa Amarela Eusélio Oliveira (cinema de arte universitário) da Universidade Federal do Ceará o 14º Festival Brasileiro de Cinema Universitário-NOIA com oficinas e mostra competitiva. A abertura será às 19h30 de hoje com toda programação grátis.
          O festival se inicia com o filme “A Misteriosa Morte de Pérola” em homenagem ao cineasta Guto Parente. Uma diversificada programação faz parte do evento. (Mais informações: www.festivalnoia.com.br).

02.11.2015

Dubai e Tailândia na lua-de-mel
          Casam-se no dia 6 de novembro, no Santuário de Nossa Senhora do Líbano, a engenheira Renata Bezerra e o empresário da construção civil (Premolaje) Stênio Braga. Renata é herdeira de Maria das Graças e Deocleciano Rocha Bezerra  e Stênio é filho do casal Francisco Morais Braga, de São Gonçalo do Amarante, no Ceará.
        Padre Antônio Furtado (Shalom) será o celebrante uma vez que os noivos fazem parte do Projeto Mundo Novo do Shalom.  A recepção será no Lulla´s Athenée e a lua de mel terá como cenário Dubai (foto) e a Tailândia em roteiro organizado  por Maslova Mesquita e a sua Fix Turismo e Eventos.

02.11.2015

Ministro da Aviação Civil  acredita na retomada da economia a partir de 2017
           O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha (foto), confirmou sua ida  à Serra Gaúcha  para a Solenidade de Abertura da edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado.  
          Ele estará ao lado do ministro do Turismo, Henrique Alves (foto), outra autoridade do primeiro escalão do Governo Federal presente ao evento. Padilha adiantou que, em sua fala, abordará a oportunidade aberta para o turismo interno, com capacidade para sair bastante fortalecido após a crise atual.
        — O momento exige cautela, mas a retomada econômica acontecerá a parir de 2017 — enfatizou Padilha para  a comitiva recebida em seu Gabinete. Ressaltou a importância do Festuris  para o desenvolvimento desta indústria em terras brasileiras. “Podem ter certeza de que o Brasil  vai superar rapidamente esta fase, e o turismo será decisivo para isso, com sua enorme capacidade de gerar renda, criar empregos e distribuir riqueza.”
        — Foi dos encontros mais produtivos. Apresentamos o Festival  e, na hora, recebemos a confirmação da sua participação. A presença dos ministros, Aviação Civil e Turismo, é importante para a feira e para o setor — afirmou a diretora do Festival, Marta Rossi (foto). “Nestes quase 30 anos de evento, poucas vezes dois membros do primeiro escalão do Governo Federal abrilhantaram nosso evento. A edição 2015 ficará marcada por isso.”
          Marta Rossi foi a Brasília  acompanhada de comitiva formada por Danilo Kelh Martins, presidente da Seccional Estado do Rio Grande do Sul  da Associação Brasileira das Agências de Viagens — Abav-RS; Rita Vasconcelos, diretora desta entidade; Viviane Dutra, diretora de Relações Institucionais da Secretaria de Turismo do Estado; João Teixeira, vereador da cidade de Gramado e  Anderson Boeira, assessor parlamentar.
          O grupo recebido no Gabinete da Secretaria de Aviação Civil, com o ministro Eliseu Padilha, ao centro: Danilo Kelh Martins, Viviane Dutra, Rita Vasconcelos, Marta Rossi, João Teixeira, Sabrina Knevits, Cris Petry e Anderson Boeira. (Fonte: Ascom/Festuris).

02.11.2015

Revitalização do Parque Rio Branco
          O pessoal do Movimento Proparque, tendo à frente o jornalista Ademir Costa (na foto abaixo, à direita, recebendo homenagem), está festejando porque  a  Emlurb  vai começar  a manutenção no Parque Rio Branco. Ele manda dizer ao blog:
          “Em reuniões nas últimas semanas de outubro, no parque, a Emlurb se comprometeu a:  podar as árvores com mais de dois metros de altura;  retirar leucenas, castanholas e outras plantas invasoras;  retirar galhos secos,  parasitas das plantas, plantar árvores nativas na mata ciliar  em todo o parque e  solicitar autorização da Seuma para a substituir as árvores invasoras, mediante parecer de engenheiro agrônomo da SER II.
          “A substituição das castanholas com mais de 2m será feita em vários anos. A Emlurb prometeu também  reativar uma cacimba, para não usar nas plantas água da Cagece; instalar novos portões, consertar a grade que protege todo o parque;  abrir o parque às 5h e fechar às 22h;  fazer estudos e, depois, recuperar as duas nascentes,  de imediato  retirar o lixo da nascente do riacho Rio Branco,  retirar lixo e entulho dos riachos e, através de   equipe do Horto Municipal,  trabalhar o ajardinamento do parque, eliminando as plantas exóticas ainda pequenas”.
        Feliz um parque urbano que tem pessoas tão interessadas em sua preservação com esse grupo do Movimento Proparque.

02.11.2015

Agentes de Leitura no Vicente Pizón
            A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará realizou a entrega das bicicletas e dos uniformes que serão usados pelos Agentes de Leitura que atuarão no Vicente Pinzon. A solenidade aconteceu  quinta-feira, 29/10, Dia do Livro, no Centro de Inclusão Tecnológica Social Mucuripe (CITS), e contou com a presença dos 11 novos agentes de leitura, familiares, equipe da Secult e estudantes do bairro.
          Após uma semana de formação no auditório da Secult e tendo recebido o material de trabalho, os jovens Agentes de Leitura darão mais um passo para começar a atender 275 famílias da comunidade com muita leitura, interpretação de texto e literatura.
          Esta é uma das três ações que a Secult está realizando no Vicente Pinzón, dentro do Pacto Por Um Ceará Pacífico", destacou o secretário da Cultura Guilherme Sampaio, lembrando que a Secretaria também está realizando o Mapeamento Cultural, que detecta os movimentos e potenciais artísticos da área, e o Menu Cultural, que oferece uma programação permanente de shows, espetáculos e visitas aos equipamentos da Secult para crianças e jovens da região. (Fonte: Ascom/Secult-jornalista Dalwton Moura).

02.11.2015

Colunista de Garanhuns festeja Jubileu de Prata
          A festa pelos  25 anos de colunismo social da  colunista pernambucana Kitty Lopes (foto) aconteceu na cidade de Garanhuns-PE. Colunistas de várias regiões do  Brasil, marcaram presença no dia 23 de outubro  e foram recebidos   no Hotel Garanhuns Palace, à noite, para   um “welcome” no “Du Vin Bistrô”.
          Sábado foi o dia da  feijoada no restaurante O Relojoeiro e de  sobremesa de chocolates do Sete Colinas. À  noite aconteceu  a  festa de comemoração pelos 25 anos de colunismo quando ela  agraciou  com um troféu  seus padrinhos, madrinhas e parceiros dessa jornada de sucesso. As atrações como Giliard, Orquestra Oasis e Bora Bora  animaram os presentes, que curtiram até 6 da manhã.
         Entre os colunistas estavam presentes Aninha Monteiro (na foto entre o prefeito Izaías e a anfitriã), de Maceió, que recebeu troféu feito por artesão de Alagoas; a  colunista alagoanos  Jacira Leão;  o empresário e  “publisher”  Miguel Góes,(Jornal Primeira Edição);  os colunistas  de  Natal, Toinho Silveira e  Rodrigo Loureiro;   de João Pessoa, Ricardo Castro e de  Caruaru,  Marcolino Jr. (Fonte: Aninha Monteiro-Colunistas Febracos).

02.11.2015

CURTAS SOCIAIS
*A sra. Beatriz Philomeno Gomes (foto), mulher expressiva da tradicional sociedade cearense,  completou na sexta-feira 92 anos de idade. Parabéns.
*A Opus Promoções confirma mais uma atração para o palco do Teatro RioMar Fortaleza. A cantora Roberta Sá (foto) estará na capital cearense dia 27 de novembro, com as músicas de seu novo álbum "Delírio", disco que marca sua volta ao estúdio depois de três anos, além de alguns de seus sucessos.
*O conferencista Divaldo Franco (foto) volta a Fortaleza no dia 27 de dezembro para uma palestra das 15 às 19 horas, na Fábrica de Eventos do Hotel Praia Centro. Entrada 50,00 reais.
*No primeiro dia do mês mudou de idade o conselheiro do TCM, Ernesto Saboya (foto), e o empresário José Liberato Barroso.
*Na terça-feira, 3, os cumprimentos vão para  este buquê de mulheres super simpáticas:  Excelsa Costa Lima (foto), Fátima Sanford, Luzia Vasconcelos, Magda Rocha (foto abaixo), Noélia Pinheiro, Suyanne Dias Branco e Regina Targino.
 
 *Por hoje contei. Até amanhã.