Postagem do dia 09.09.2015

Declaração de Michel Temer é “golpismo explícito”,  diz ex-presidente do PSB em entrevista  ao Jornal do Brasil
                                                                          por: Eduardo Miranda
          “Ex-ministro de Lula e próximo  da presidente Dilma Rousseff  no segundo turno das eleições, o ex-presidente do PSB Roberto Amaral (foto) faz duras críticas à condução da política econômica e do ajuste fiscal empreendido pelo ministro da Fazenda Joaquim Levy (foto abaixo). Além de apontar erros e prever que os rumos da economia “não sugerem bons ventos”, o ex-presidente do PSB afirma que a presidente não recebe apoio nem mesmo dos beneficiários do “projeto Levy”.
          “O governo não recebe o apoio das forças econômicas beneficiárias do ‘projeto Levy’, de uma parte, e de outra tem dificuldade de falar às grandes massas (atingidas em seus direitos pela política recessiva) — de cujo apoio nas ruas depende sua sobrevivência. Este paradoxo precisa ser vencido”, afirma Roberto Amaral, que chamou de “golpismo explícito” a declaração do vice Michel Temer (foto abaixo) de que Dilma não terminaria o mandato se continuasse com os atuais índices de popularidade.
          “Crítico do PMDB, Amaral é cético quanto ao destino do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (foto abaixo), denunciado ao Supremo Tribunal Federal pelo Ministério Público Federal por corrupção e lavagem de dinheiro.
          “A questão não é apenas jurídica. O STF é um tribunal que julga direito pelo viés da política”, diz, acrescentando ao cenário de incertezas a manipulação da opinião pública pelos meios de comunicação de massa e a blindagem que o peemedebista terá entre seus pares no Congresso para que não deixe o cargo.” (Fonte Roberto Amaral).

09.09.2015

Heitor Ferrer e Danilo Forte no PSB
           Agora é definitivo: Heitor Ferrer (foto) deixa o PDT e vai para o PSB e o deputado federal Danilo Forte troca o PMDB também pelo PSB. Aí está o convite oficial:

“O Presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Carlos Siqueira (foto),  tem a honra de convidá-lo  para o ato de filiação dos Excelentíssimos Senhores Deputado Federal Danilo Forte e do Deputado Estadual Heitor Ferrer, a realizar-se às 10h00 do dia 11 de setembro de 2015, no Auditório Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. CARLOS SIQUEIRA, Presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro – PSB.”
        Não se tem mais dúvidas da mudança. A surpresa para a classe política ficou por conta da saída do PMDB do deputado federal Danilo Forte (foto).

09.09.2015

E aí como é que resolve a questão?
          Querem solução da crise econômica brasileira, mas ninguém quer abrir mão dos privilégios nem o Executivo, nem o Legislativo  nem o Judiciário. A presidente Dilma pode até tentar, mas o Congresso cria dificuldades  para  reduzir o número de Ministérios; os políticos não querem que seus apadrinhados percam os cargos comissionados; o Judiciário não abre mão do reajuste salarial de 70 por cento, os deputados e senadores não querem perder as passagens aéreas etc.
          Ninguém deseja mais aumento de impostos. E aí como é que resolve a questão?
          Maior carga tributária é insuportável para a população; se houver novos impostos eles serão repassados nos produtos para o consumidor. Aumentar o imposto de renda dos bancos e dos ricos, eles encontrarão uma maneira de embutir em suas operações, seja lá como for. E o povo paga a fatura.  

09.09.2015

Mais Defensores Públicos
          Na Assembleia, na sessão de ontem, o deputado Renato Roseno (Psol-foto) cobrou do Governo do Estado o fortalecimento da Defensoria Pública: “É preciso contratar os mais de 200 Defensores aprovados em concurso para preencher as vagas existentes no interior. Existem mais de 240 comarcas que estão sem defensores”, afirmou o deputado.
          Seu colega Leonardo Pinheiro (PSD-foto), em aparte, afirmou que “o Governador Camilo Santana deverá suprir essa deficiência tão logo a situação do Estado permita como, aliás, foi feito com o plano de carreira dos referidos Defensores aprovado no final do Governo passado”.

09.09.2015

Após as pichações,
grupo de estudantes realiza pintura simbólica no prédio da Reitoria

           O prédio da Reitoria da Universidade Federal do Ceará recebeu, na manhã desta terça-feira (8), pintura simbólica, iniciativa de alunos de 10 cursos de graduação da Instituição e suas respectivas entidades representativas. Segundo os organizadores, o ato é uma reparação simbólica dos danos causados pelos alunos que ocuparam, picharam e depredaram a Reitoria na última terça-feira (1°), demonstrando que o grupo que invadiu o prédio não representa o conjunto da Instituição. Os participantes deixaram claro que não são contra as reivindicações.
          Utilizando materiais de pintura adquiridos com recursos próprios, os alunos realizaram a pintura sob a orientação do pintor Lino Soler, pai do estudante de Sistemas e Mídias Digitais Rafael Soler. "A ideia surgiu porque muitos estudantes, embora contra os cortes e a favor de algumas pautas, não se sentiram representados. A gente acredita no diálogo como forma de ultrapassar barreiras", disse Victor Cruz, vice-diretor do Centro Acadêmico do Curso de Ciências Econômicas.
         O ato foi resultado da mobilização através da rede social Facebook. Intitulado "Limpando mais do que Paredes", o evento recebeu o apoio de cerca de 500 alunos da UFC através da rede social, segundo a organização. Para além dos reparos na pintura da Reitoria, o grupo quer demonstrar sua insatisfação com os atos de vandalismo praticados. (Fonte: Ascom-UFC).

09.09.2015

Eventos inovadores para Fortaleza
          Consultora nacional e internacional na área de eventos, Tânia Trevisan (foto) estará na cidade  no próximo dia 22 para ministrar  “workshop” sobre “Criação de Eventos Inovadores para Fortaleza,”  de 8h30 às 13 horas, no auditório do Sebrae.
          A iniciativa é da Câmara Setorial de Eventos, presidida por Enid Câmara (foto acima), e do Visite Fortaleza, coordenado por Celina Castro Alves (na foto, à direita, com Cristine Simões).
        Um momento excepcional para os que trabalham com eventos. Informações: 85.3258.5888 – capacitação@visiteceara.com.

09.09.2015

Lei anticorrupção apresentada pelo TCU em palestra
          “Lei Anticorrupção, Acordos de Leniência e os Tribunais de Contas” é o tema da palestra a ser proferida pelo Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU),  Benjamin Zymler, durante a 4ª edição do TCE Debate.
          O encontro acontecerá dia 18 de setembro (sexta-feira), às 10 horas, no auditório do Edifício 5 de Outubro  do TCE/Ceará, no centro. A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo Sistema de Gestão Educacional, da Escola de Contas Instituto Plácido Castelo (IPC).

09.09.2015

Pinto Martins é o grande diferencial”, diz jornal
          Conta o jornal brasileiro de turismo “Brasilturis”, representado no Ceará pelo jornalista Ivonildo Lavor,   que  o projeto de modernização do Aeroporto Internacional Pinto Martins é o grande diferencial do Ceará na disputa pelo “hub” da Latam.
          “A escolha da companhia aérea para a instalação de seu centro de conexões na Região Nordeste não considera a estrutura atual dos aeroportos que estão em disputa, mas sim a infraestrutura e os projetos que podem ser construídos, ou seja, as possibilidades que cada Estado pode oferecer para receber o hub”.

09.09.2015

Frente para enfrentamento nas ruas
          Segundo revela João Otávio Lôbo em postagem no Facebook, “criada a Frente Brasil Popular, a ordem é ir para o enfrentamento nas ruas. O dia 3 de outubro será o primeiro dia de luta contra a revolta dos paneleiros da elite fascista”.
          E prossegue: “  A Frente lançada em Belo Horizonte tem o apoio de militantes de entidades como CUT, CTTB, MST, Via campesina, FUP, UNE, Levante Popular da Juventude, Consulta Popular, Marcha Mundial das Mulheres, Rede Nacional de Médicas/os Populares, Associação de Juízes pela Democracia, diversos sindicatos e Central de Movimentos Populares (CMP), entre outros, incluindo os partidos políticos como PT, PCdoB e parte do PDT e vários intelectuais e jornalistas”.

          Eita, sai da frente!!!!!!!!!!!

09.09.2015

CURTAS SOCIAIS
*Oman Carneiro (foto) coloca de lado a política sobralense por algum tempo e vai abrir casa de vinhos e petiscos em Fortaleza. Segundo o colunista César Macedo será a “Vine Bodega onde os amigos vão poder degustar um bom vinho e um petisco sem igual”. Depois eu conto mais.
*Dia 24, a partir das 19 horas, no Teka´s Buffet, o colunista Flávio Torres (foto), por sinal aniversariante deste dia 9, estará realizando mais uma edição de sua tradicional Noite dos Destaques, que tem como madrinha cativa a querida Eridan Mendonça (À direita, na foto com Fátima German).
 “São 49 anos de comunicação”, diz ele. Fátima German é uma das articuladoras dos convites.

 *Faz aniversário neste dia 9 Antônio Costa (Costinha, na foto com a sua Verinha) e Lagildo Brasileiro.

*Por hoje contei. Até amanhã.