Postagem do dia 03.09.2015

Ligação aérea Ceará-China
          Falando na Assembleia na manhã desta quinta-feira, o deputado Sérgio Aguiar (Pros-foto) anunciou que o governador Camilo Santana (PT) iniciou entendimentos com empresa aérea chinesa para o estabelecimento de um voo ligando a China a Fortaleza, com única escala em Lisboa, e parceria com a Azul-Linhas Aéreas. “Esse voo fortaleceria ainda mais as relações comerciais entre a China e o Brasil, inclusive no aspecto turístico”, disse o deputado.
          Escreveu no seu Facebook o governador Camilo: “Tivemos uma terceira reunião com os presidentes da Hainan Airlines e Azul Linhas Aéreas (hoje também dona da TAP), onde foi assinado acordo de cooperação para voos entre o Brasil e a China via Lisboa, com o objetivo de encurtar o tempo de voo entre os dois países.
       Por exemplo, partindo de Fortaleza pela TAP teremos apenas uma escala em Lisboa e a Hainan fará o trecho de Lisboa a Pequim. Hj todos os voos fazem duas escalas.
          Destaco que nessa mesma reunião com a Hainan, que pertence a um dos maiores grupos de investidores na área do turismo e se interessou nas concessões dos aeroportos de Fortaleza e Salvador, apresentei o projeto do Acquario do Ceará (foto), e se mostraram impressionados. Querem também investir no ramo da hotelaria”.

03.09.2015

“Nat”, Camofolia e desfile da pátria
Aliás, no município do deputado Sérgio Aguiar (na foto com a sua Mônica), Camocim, comemora-se hoje o aniversário da prefeita Mônica Aguiar (Pros) e haverá, sábado e domingo, a Camofolia, um dos maiores carnavais fora de época da região.
Também em Camocim, no dia 7, acontecerá o Desfile Cívico da Semana da Pátria com a participação de 10 mil desfilantes, militares e alunos, no centro da cidade (Foto blog Polícia24h).

03.09.2015

Passageiros avaliam positivamente  aeroportos do Nordeste
          Os aeroportos do nordeste foram bem avaliados pelos usuários brasileiros que estavam embarcando ou desembarcando em oito equipamentos administrados pela Infraero nas capitais nordestinas São Luís (MA), Teresina (PI), Fortaleza (CE-foto), João Pessoa (PB), Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE) e Salvador (BA).
          O item pior avaliado entre os entrevistados foi a dificuldade em achar rede sem fio e conexões de internet nos aeroportos; já o ponto positivo mais citado foi a limpeza geral das instalações. (Fonte: Brasilturis).

03.09.2015

Recife publica pesquisa sobre preferência para o “Hub”
A Secretaria de Turismo de Pernambuco distribui nota dizendo que o  Aeroporto do Recife ficou em primeiro lugar, com 45% da escolha dos passageiros, para a instalação do novo centro de distribuição de voos nacionais e internacionais no Nordeste (Hub) da Latam (fusão da companhia aérea TAM com a chilena Lan), seguido de Fortaleza, com 37%, e Natal, com 11%.
“Os itens específicos de:  Infraestrutura, localização, distância para os continentes africano e europeu, proximidade com os hotéis,  integração do transporte público e modernidade do aeroporto fizeram com que o Recife fosse escolhido por 53% das pessoas como o melhor aeroporto. Fortaleza ficou com 31% e Natal com 12%. Excluindo da pesquisa os passageiros dos três aeroportos que estão concorrendo ao Hub (Recife, Natal e Fortaleza)”, diz a Seturpe.
Os dados fazem parte da pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência, maior empresa privada de pesquisa da América Latina, entre os dias 18 e 25 de agosto, a pedido da Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI/NE), entidade que representa todos os estados nordestinos. "A pesquisa faz parte das ações da CTI Nordeste para conhecer o perfil dos turistas e os serviços turísticos ofertados na região. Precisamos atuar com base em estudos e pesquisas para traçar os rumos do turismo no Nordeste", destaca Jeanine Pires (foto), secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas e Presidente da CTI/NE.
          A pesquisa também coletou dados entre os entrevistados sobre o perfil dos turistas, o uso dos terminais, a acessibilidade, o conforto do ambiente, a segurança interna e suas rotinas, a infraestrutura, a relação com os passageiros e a escolha do melhor aeroporto da região. (Fontes: Seturpe e CTI Nordeste).

03.09.2015

Procon Assembleia com parceria para fortalecimento
          O Procon Assembleia, um dos instrumentos mais solicitados pelos cidadãos no Poder Legislativo, ficará ainda mais eficiente. Em ato solene, realizado na manhã desta quarta-feira (02/09), na Casa do Povo, foi firmada a parceria  entre o órgão e o Decon-CE, que trabalharão de forma integrada a partir da implementação da plataforma de dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).
          A iniciativa passará a valer no próximo dia 11 de setembro de 2015, data comemorativa dos 25 anos de vigência do Código de Defesa do Consumidor no Brasil.
          A autorização, porém, para o primeiro passo desse processo de fortalecimento do Procon Assembleia foi concedida, hoje, a partir das assinaturas do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque (foto); do presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, deputado Odilon Aguiar; da secretária executiva do Decon-CE, Ann Celly Sampaio; e do procurador geral de Justiça, Ricardo Machado.

03.09.2015

Desafio TVC em livro
         Nesta quinta-feira,  o jornalista Guto Benevides estará lançando seu livro “O Desafio da TVC – do Caos Analógico ao Pioneirismo Digital” no qual analisa sua passagem como administrador da Tv Ceará durante quase oito anos.
        O evento terá como cenário o Ideal Clube, em Fortaleza, e acontecerá a partir das 18 horas quando o autor estará recebendo seus convidados e autografando.

          Haverá um “pocket show” com o cantor Ednardo (foto) e o guitarrista Mimi Rocha.
Skal Paris: “L´union fait la force”

          Criado pelo Skal Internacional de Paris, Alain Coulanges  convida para o Encontro de Profissionais de Turismo com palestras de Jean Pierre Mas e Raoul Nabet, presidentes de entidades sindicais de turismo da França.
          O evento será no próximo dia 15, das 19 às 22 horas, terá como cenário o Hotel Mérien Étoile, com direito a coquetel. O tema é: “L´Union fait la force état des lieux du tourisme”. O Skal se movimenta em todo planeta.

03.09.2015

Rotary muda horário do almoço

          A partir desta semana, as reuniões do Rotary Club de Fortaleza passam a ter início em novo horário: às 12h30min. Comunica a Assessora de Comunicação Inês Romano.
          Nesta quinta-feira, 3, haverá palestra ministrada pelo presidente do Creci, Apollo Scherer (foto), sobre um tema bastante atual: o Mercado Imobiliário de Fortaleza.

03.09.2015

Continua greve dos professores em Palhano
          Os profissionais da educação do município de Palhano realizaram Assembleia Geral na manhã desta quarta-feira (02/09) e decidiram pela continuidade da greve, que já dura 13 dias.
          Diante da pressão continuada dos professores e servidores, a Prefeitura pagou o salário do mês de junho e 1/3 das férias devendo ainda os meses de julho e agosto. A Prefeitura tem ainda dívida com os prestadores de serviços desde o início de 2015.
          Declara o presidente municipal do Sindicato Apeoc, professor Josimar Domingos: “Isso não é de agora. Pela 3ª vez a categoria entra em greve (anos de 2007, 2013 e 2015). Chegamos à greve porque a situação é crítica, lamentável; os recursos do FUNDEB não diminuíram e nem deixaram de entrar no caixa da prefeitura de Palhano. Os profissionais da educação estão passando muitas necessidades com seus salários atrasados”. (Fonte: Jornalista Haroldo Holanda – Apeoc).

03.09.2015

Maracanaú com festival de cinema digital   
          A organização da quinta edição do FestCine Maracanaú -  Festival de Cinema Digital e Novas Mídias, informa que o prazo de inscrições estão prorrogadas até o dia 30 de setembro. As produções inscritas participarão da seleção para concorrer em suas mostras competitivas de longas e curtas metragens, Mostra Rodolfo Teófilo e Mostra Novas Mídias. O 5º FestCine Maracanaú – Festival de Cinema Digital e Novas Mídias acontecerá entre os dias 24 e 29 de novembro, em Maracanaú, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza (CE).
          Podem ser inscritos filmes e vídeos de qualquer país, estados e municípios brasileiros; e de cidades do estado do Ceará, produzidos a partir de 2013, finalizados no formato digital.
          Para a Mostra Rodolfo Teófilo, podem ser inscritos filmes e vídeos de realizadores da Região Metropolitana de Fortaleza, com duração de até 20 minutos. Na Mostra Novas Mídias, produções de até 05 minutos, realizadas em mídias digitais - câmeras fotográficas, celular, web cam, dentre outros.  
          A ficha de inscrição e regulamento estão no site www.festcinemaracanau.com. O vencedor  na  categoria - Melhor Longa Metragem, receberá prêmio no valor de R$ 5 mil e troféu; na categoria Melhor  Curta Metragem, R$ 2 mil e   troféu.

03.09.2015

Floripa vai movimentar Fórum de Turismo de Negócios

          O Fórum de Turismo de Negócios (FTN) abriu as inscrições para a oitava edição do evento que será realizado nos dias 21 e 22 de setembro de 2015, em Florianópolis (foto abaixo). Podem se inscrever agentes de viagens, jornalistas, profissionais e autoridades do turismo nacional e internacional.
          Nesta próxima edição, o evento receberá  caravanas  de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná, com transporte “free”  para convidados, agentes de viagens, jornalistas e expositores.  As inscrições podem ser realizadas no site http://www.ftnonline.com.
          A cada edição, o FTN vem desempenhando o objetivo de contribuir com vendas dos produtos apresentados, promover parcerias, capacitações e troca de informações entre agentes de viagens, empresários e demais profissionais do trade turístico. (Fonte: Jeff Severino). 

03.09.2015

Kari hospitalizado
          Pela primeira vez em toda história do Bar do Kari, na praia de Iracema, o grupo do “happy hour” das quartas-feiras não se reuniu lá, ontem, em respeito ao estado de saúde do dono do bar de 94 anos, que está hospitalizado e  inspira preocupação. Na foto ele está com o advogado da área de finanças Francieudo Lins, um dos impulsionadores do "happy hour", aniversariante do dia, por sinal.

Por hoje contei. Até amanhã.