Postagem do dia 08.08.2015

Pistolagem volta com força total no Ceará
          Voltamos a reviver um período negro da história cearense: a pistolagem. Afora as centenas de execuções já cometidas este ano, sobretudo nos casos relacionados ao tráfico de drogas, somente em duas categorias profissionais, este ano já tivemos a morte  de  oito policiais e dois  radialistas/jornalistas, que  foram sumariamente executados sem que os autores e mandantes dos crimes sejam identificados. Sim,  porque todo crime dessa natureza, além do executor,  tem um mandante  que se esconde atrás da sua covardia para perpetuar uma vingança.
          Agora, a penalizada foi a família do radialista  Gleydson Carvalho (foto), locutor e diretor da Rádio Liberdade 90,3, de Camocim,  baleado na cabeça por volta das 12:45h desta quinta-feira (06), dentro do estúdio, enquanto comandava seu programa  veiculado diariamente. 
          “Nos últimos tempos tem sido uma constante no Ceará calar a boca de combativos radialistas e tentar fechar o microfone de emissoras comprometidas com o desenvolvimento sócio-cultural  e educacional do nosso estado. Vide o caso  mais recente de Patrício Oliveira, 39 anos, morto a tiros em Brejo Santo, na região do Cariri, após sair da rádio Sul Cearense AM, onde trabalhava como repórter policial. Outro caso no Ceará é o de Nicanor Linhares morto no dia 30 de junho de 2003, dentro do estúdio da Rádio Vale do Jaguaribe, no município de Limoeiro do Norte, enquanto gravava o programa  no qual abordava temas da política da região.
          “Diante de mais este absurdo, pedimos urgentes ações por parte das autoridades constituídas para desvendar o caso e punir os culpados com o rigor da lei”. (Grupos Radialistas do Ceará I e II na Internet).

08.08.2015

Marta relembra Eduardo
          Dia 10 de agosto, Eduardo Campos (foto) completaria 50 anos. “Aos fortes e queridos pernambucanos, minha homenagem e solidariedade. Neste momento de crise aguda e incertezas, reitero que não iremos "desistir do Brasil".
        Marta Suplicy (foto) em  belo comentário sobre seus contatos com ele.

08.08.2015

Associação de Pilotos pede rejeição do genro de Eunício para ANAC
 

 
          A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou em sabatina na quarta-feira, 5, a indicação de Ricardo Fenelon Júnior (na foto com Marcela) para a diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ricardo, que é genro do senador Eunício Oliveira (PMDB), ainda precisa ter sua indicação aprovada pelo plenário do Senado para assumir mandato de cinco anos na agência.
          Nenhum senador se manifestou contra a indicação de Fenelon. Ao todo, a indicação foi aprovada com 19 votos a favor e três contra. Além do genro de Eunício, senadores também aprovaram indicação de José Ricardo Queiroz – também alvo de questionamentos – para outro cargo de diretoria Anac.
    Indicado pela presidente Dilma Rousseff (PT), Fenelon teve seu nome contestado pela Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves (APPA). O órgão critica pouca experiência do genro do senador, advogado de 28 anos, para gerir o setor aéreo.
     Na terça-feira, 4, a APPA enviou carta aberta ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pedindo a rejeição da indicação de Fenelon. Eles destacam que, em dois anos, mandato de outros dois diretores da Anac irão expirar e, por conta disso, o genro de Eunício passará a ser “veterano” no órgão.” (Eliomar de Lima com Agências).

08.08.2015

Afasta-se Balhmann, entra Arruda o mais idoso do Brasil
          O deputado federal Antônio Balhmann (foto) licenciou-se da Câmara Federal para assumir o cargo de Assuntos Internacionais do Governo Camilo. Ele terá a função de buscar parcerias para a refinaria e viabilizar a ZPE (Zona de Processamento de Exportação)  do Pecém.
      Assumiu a cadeira o veterano deputado (agora suplente) Vicente Arruda (foto) que, aos 86 anos, tornou-se o deputado federal, em exercício, mais idoso do Brasil.

08.08.2015

Secretarias municipais de saúde farão congresso nacional de  2016 em Fortaleza

          A capital cearense  sediará entre maio e junho de 2016 o Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, evento que acaba de ser captado em Brasília onde acontece a 31ª edição do conclave até sábado, 8, com o tema “Congresso é Pacto Federativo – Perspectivas da Gestão Municipal”.
          A conquista do congresso deveu-se ao trabalho desenvolvido pelo Fortaleza Convention & Visitors Bureau, Conselho das Secretarias de Saúde do Ceará (CONSEMS/CE) e  Prática Eventos, presentes com seus diretores Celina Castro Alves, Josete Malheiros Tavares (presidente do Conserms)  e Enid Câmara (foto). O COSEMS/CE participa do congresso  com uma delegação de mais de 130 pessoas, entre técnicos e secretários, e a instalação de “stand”  representando o Ceará e a saúde local.

08.08.2015

70 anos de idade, 50 de  amor em grande estilo
         Bela noite no Ideal Clube quando Maria da Graça (ao microfone)  e Roberto Maia, ao lado dos filhos Rodrigo e Bernardo, receberam a sociedade tradicional para comemorar os 70 anos de idade dela e os 50 anos de amor e cumplicidade dos dois, data em que se conheceram e começaram namorar.  O próprio Ideal tendo sido cenário de muitos encontros e de namoro deles.
          Jacaúna Aguiar montou um cenário belíssimo para a festa que se desenvolveu com música para dançar com o grupo  de Gustavo Serpa. 
Teve o “show” do cantor Aldemar Dutra Júnior, que no final contou a participação da própria anfitriã (foto), sempre de voz bela e afinada. A sequência foi com  música eletrônica dos anos 60 e 70 sob o comando de criativo DJ. E aí os convidados foram ficando noite adentro. E olhem que era a noite de quarta-feira, 5.
          A gastronomia foi outro ponto forte  da noite. O Barbra´s caprichou: lagosta, camarão, carne, pernil em apresentações diferentes e molhos variados além do variado e atrativo bife  volante. Não houve quem não saísse do regime. Por fim, o corretíssimo cerimonial de Alódia Guimarães e de sua filha Samira. Preciso em todos os detalhes.
      Não vou dizer quem eu vi porque foi  tanta gente que lotaria a página e eu não teria como me lembrar de todos. Digo apenas que toda lista afetiva do querido casal compareceu “au grand complet”, inclusive os compadres e amigos Zeneida e José.

08.08.2015

Semana oficial de engenharia e agronomia volta a Fortaleza
           Após 19 anos, Fortaleza recebe novamente a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), evento que já acontece há 72 anos. Com o tema “Sustentabilidade: água, energia e inovação tecnológica” o simpósio já  bateu recorde de trabalhos inscritos e público, reunindo na capital cearense engenheiros, meteorologistas, geólogos, geógrafos, professores, pesquisadores, profissionais liberais, técnicos e tecnólogos e demais modalidades, bem como, empresários, gestores públicos e estudantes de todo o Brasil e do exterior.
          De acordo com a comissão organizadora do evento foram registrados 895 trabalhos inscritos, o dobro do que aconteceu na última edição. O evento, que será de 15 a 18 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, espera receber cerca de quatro mil participantes, trazendo para Fortaleza profissionais e expositores de todo o Brasil e também do exterior. A programação da feira envolve palestras, debates e cursos sobre o desenvolvimento tecnológico, novidades das profissões representadas pelo Confea/Crea e legislações pertinentes ao Sistema profissional. A Semana é uma promoção conjunta do Confea e Crea-CE, que conta com o apoio da Mútua (Fonte: Jornalista Girlane Arruda).

08.08.2015

Leonildo assume FUNASA
          O médico Leonildo Peixoto Farias (foto), ex-prefeito de Ocara, é o novo superintendente estadual no Ceará da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde).
        Tem fortes ligações partidárias com o deputado federal líder do Governo na Câmara José Guimarães (PT-foto).

08.08.2015

Começam preparativos para Expoece 2015
          A Associação dos Criadores do Ceará, o Clube do Berro e o  Núcleo de Mangalarga Marchador  convidam os criadores de caprinos, ovinos, bovinos e equinos para EXPOECE 2015, que se realizará no período de 13 a 20 de setembro  em Fortaleza.

Será também a Festa Brasileira das Raças  Anglonubiana , Boer e Santa Inês  chancelada pela ABCAnglo , ABCBoer e ABSI 
Haverá ainda  as exposições homologadas  das raças  Pardo Suiço e Zebuinos ( Nordestina de Indubrasil) e do Mangalarga Marchador. O presidente da ACC, Paulo Hélder Braga (foto), no comando.  Contatos : (85) 9 988145037 9 87050740 9 9981 4357.

08.08.2015

Comissão Europeia amplia negócios com o Brasil no FESTURIS

O turismo tem um peso importante na economia de vários países europeus, gerando mais de 10% do PIB, o que contribui positivamente para o crescimento local. A fim de impulsionar os destinos europeus, a Comissão Europeia, estará presente na 27ª edição do FESTURIS, que acontece de 5 a 8 de novembro em Gramado, RS. Nesta edição, a Comissão  estará representada pelos seguintes membros : Espanha, Itália, Suíça, Alemanha, Dinamarca, Mônaco, Noruega e Flanders.  

Segundo a Vice-Presidente da Comissão Europeia de Turismo (ETC) no Brasil, Elvira Marcos Salazar, “eventos como o FESTURIS são oportunidades importantes de reforçar o relacionamento com o trade do Brasil e impulsionar os destinos europeus, gerando negócios”.

08.08.2015

CURTAS SOCIAIS
*Vanessa Almada Queirós (na foto com o maridão Mário) comemorou seu aniversário ao lado da mamãe Miriam, da sogra Auricélia Queirós e das irmãs Viviane, Virgínia e Victoria.
*Muda de idade na segunda-feira, 10, Édson Ventura (na foto com Ítala e Édson Filho).
*César Cals Neto (foto) é o aniversariante deste dia 8. A data também assinada os aniversários de José Macedo e José Antunes Mota.
*Graça Dias Branco da Escóssia (com o marido Jório  da Escóssia Júnior) aparecendo na festa dos Maia de novo visual: cabelos quase brancos e sobrancelhas pretas.
*Pelos Dia  dos Pais o Shopping Benfica de João Soares Neto apresenta neste sábado o duo de violino e violão do músico Daniel Barros e, no domingo, piano e sax com William Ciríaco.
*Lenilza Campos marcou sua “rentrée” após circulada em Londres e Paris ao lado da irmã Teresa Borges na festa de Maria da Graça Maia.
*Também formavam a mesma mesa Lenilza, Gabriela Castro, Liliane Albuquerque,  Simone Bellin, Kátia Maggy, Herbert e Sarah Aragão e Zeneida Rangel (foto).

*Por hoje contei. Tenham todos um bom final de semana.