Postagem do dia 22.07.2015

Projeto de reforma da Beira-Mar deve ser adiado
          Olho vivo!!!! O prefeito Roberto Cláudio vai ter que se virar sozinho se quiser executar projetos urbanísticos previstos em seu programa de Governo como a reforma da Avenida Beira-Mar (vocês se lembram das maquetes digitais?), o Mercado dos Peixes (maquete, foto abaixo) na mesma artéria, o calçadão da Praia de Iracema etc., mega investimento de quase 2 bilhões de reais.
    É que o Ministério do Turismo, de onde viriam a quase totalidade dos recursos, já comunicou que não tem dinheiro. Com a contenção orçamentária federal que não tem previsão de terminar o dito (a promessa) fica pelo  não dito. E o prefeito Roberto Cláudio terá que operar milagre  se quiser cumprir as promessas de campanha. Promessas que deverão ser adiadas. Portanto, olho vivo.

22.07.2015

31 de Março muda para Praça da Paz
          Nesta quinta-feira, 23, às 18 horas, o prefeito Roberto Cláudio inaugura a nova Praça da Paz Dom Hélder Câmara (antiga Praça 31 de Março, abaixo, foto da maquete) na Praia do Futuro para cuja solenidade  está convidando. O secretário Elpídio Nogueira, Turismo, reforça o convite.
        Depois de vários anos entre destruição, paralisação e recomeço das obras este importante logradouro da capital cearense será entregue à população completamente reformado e com uma nova visão urbanística.

22.07.2015

“Brasília está dominada por uma coalizão de gatunos”, diz Ciro Gomes
“Agora na iniciativa privada, como chefe da ferrovia Transnordestina, o ex-ministro da Integração Nacional e ex-governador do Ceará Ciro Gomes não poupou o Congresso Nacional e as coligações partidárias durante sua participação na 3ª edição do Fórum Brasil promovido por CartaCapital, cujo tema neste ano é “Crescer ou crescer”. Para Ciro, o parlamento está dominado por ladrões.
      “Ciro participou de uma mesa de debate com o ex-ministro da Defesa e das Relações Internacionais Celso Amorim e o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), David Barioni Neto. Os três se reuniram na tarde desta quinta-feira 22 para falar sobre o tema “Exportações, o Caminho para Sair da Crise”. Segundo a falar, Ciro revelou seu pessimismo em relação à retomada do crescimento econômico: “O Brasil não tem projeto”, afirmou.
        “Para Ciro, candidato ao Planalto em 1998 e 2002, é difícil criticar os rumos da política industrial e de comércio exterior brasileira porque eles simplesmente não existem. “Temos de forçar a elite brasileira a ajuizar nossa agenda, que é inexistente. O Brasil não tem projeto. Qualquer bodega no Ceará tem projeto, mas o Brasil não.
        “A culpa, afirmou Ciro Gomes, começa pelas alianças partidárias no Congresso, considerado o mais conservador desde a redemocratização do Brasil. “Brasília está dominada por uma coalizão de gatunos e incompetentes”, afirmou. “E isso é grave menos pela novela moralista e mais pelo cinismo de um Congresso de ladrões convocando CPIs e bandidos acusando gente séria de ser bandido”, disse. (Jornalistas Marcelo Pellegrinio e Wanderley Sobrinho, em Carta Capital).

22.07.2015

Novo Bispo de Sobral
          O Papa Francisco nomeou  Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos (52 anos-foto) como o novo bispo de Sobral (Zona Norte) A informação foi divulgadas pela Rádio Vaticano. A vaga estava aberta desde dezembro de 2014, quando Dom Odelir José Magri, o sexto bispo de Sobral, foi transferido para Chapecó, em Santa Catarina.
          Dom Vasconcelos é natural de Garanhuns (PE) e era bispo auxiliar de Fortaleza há cerca de três anos. Desde fevereiro, no entanto, ele ocupava interinamente cargo de administrador apostólico da diocese de Sobral, no que acabou agora efetivado. (Fonte: Jornalista Macário Batista).

22.07.2015

Homenagem aos  80 anos da SNFC
          A marca de 80 anos da Sociedade Numismática e Filatélica Cearense, fundada em 1935, foi assinalada na manhã desta terça-feira, 21, no auditório dos Correios, sede no centro da cidade, por uma solenidade presidida pelo diretor-geral Haroldo Aragão com o lançamento do selo e carimbo alusivos à data.
          A SNFC também cunhou uma Medalha relativa ao acontecimento.
     Na ocasião, o presidente da sociedade Roberto Azevedo Filho, à direita (na foto de Brenda Alvino cumprimentado por Aragão) traçou o histórico da entidade e agradeceu a colaboração sempre efetiva dos Correios em todos os eventos filatélicos realizados no Ceará.
          Ressaltando a importância dos  selos  para o estudo dos povos do mundo e da SNFC para o congraçamento dos filatelistas cearenses, o diretor Haroldo Aragão (foto) confessou ser ele mesmo um colecionador de selos desde a mais tenra idade e que, certa vez, quando estudante em Brasília, vendeu sua coleção para ajudar a custear os estudos, mas que depois, já funcionário dos Correios, “voltei a colecionar que é a minha diversão.”

Filatelistas e dirigentes dos Correios

        Numa homenagem aos filatelistas e numismatas cearenses, Haroldo Aragão convidou para obliterar (carimbar) o novo selo João Carlos (o mais idoso dos colecionadores), Vinicius Santos (o mais jovem) e Carlos Alberto  Mendonça (o mais produtivo com 15 coleções montadas) que, em nome dos homenageados, ressaltou o importante papel desempenhado pelo colecionador, ex-presidente da Sociedade, jornalista filatélico  e juiz nacional e internacional de exposições, o cearense  Francisco Firmino.

22.07.2015

Sisu na UFC: confirmação presencial  dias 30 e 31 de julho
          Ingressantes no semestre 2015.2 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na UFC precisarão fazer a confirmação presencial de matrícula no dia 30 ou 31 de julho. Essa etapa é obrigatória para todos que solicitaram matrícula na chamada regular ou de lista de espera, bem como em qualquer uma das convocações de banco de suplentes.
          O estudante deverá comparecer, em uma dessas datas, à coordenação do seu curso, levando documento de identificação oficial com foto. A lista completa de documentos aceitos está disponível on-line (http://bit.ly/1LDxj46). A fotocópia autenticada também poderá ser apresentada em substituição ao documento original.
          Após finalizar esse procedimento, o aluno será automaticamente matriculado em todas as disciplinas do primeiro período do seu curso. É o que informa a Universidade Federal do Ceará.

22.07.2015

50 anos de “Help!”, dos Beatles, com debate, exposição, “show”, concerto e filme no Cineteatro São Luiz
Uma grande homenagem, para marcar os 50 anos de um dos discos mais populares e melódicos e do primeiro filme colorido dos Beatles acontece neste domingo, 26,   a partir das 14h, com  uma programação especial de atividades celebrando “Help!”, o filme lançado em 1965 juntamente com o disco de mesmo nome, trazendo composições de John Lennon, Paul McCartney e George Harrison, ainda no espírito roqueiro, jovem e romântico marcante na primeira metade da carreira do grupo inglês que conquistou o mundo e se tornou um dos maiores ícones do século XX.
         A “beatlemania” também chegou com grande impacto à Fortaleza dos anos 60, em que o Cine  São Luiz, inaugurado em 1958, já era uma das grandes referências da cidade. Agora, o  equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará  presta homenagem e reconta essa história, destacando a continuidade da influência da obra dos Beatles para a cultura pop e para as gerações contemporâneas, que fazem da capital cearense referência nacional da “cena beatle”, com diversas bandas cover, programas de rádio, eventos constantes e outros artistas e espetáculos que trabalham releituras da obra de John, Paul, George e Ringo.
          A programação especial, que demonstra a versatilidade do novo Cineteatro São Luiz, acontece  a partir das 14h  com uma exposição de memorabilia com peças cedidas por colecionadores cearenses da obra dos Beatles, que acompanharam a efervescência em torno do quarteto na Fortaleza da década de 60. Às 15h o filme “Help!”, dirigido por Richard Lester, volta a ganhar a tela do São Luiz;  às 16h30 tem um bate-papo com os colecionadores e “fãs de época”  Márcia Carneiro, Francisco Parente e Fábio Parente, participantes do programa “Frequência Beatles”, da Rádio Universitária FM, além do apresentador, jornalista Nelson Augusto; às 17h a banda Rubber Soul (foto acima), mais antiga banda cover dos Beatles em atividade em Fortaleza, apresentará um show especial, com a íntegra do repertório do disco “Help.
    Às 17h30, fechando a maratona, a Orquestra Filarmônica do Ceará apresenta um concerto especialmente dedicado à obra dos Beatles, se juntando à banda Rubber Soul para apresentar, sob a regência do maestro Gladson Carvalho, músicas de todas as fases da carreira do grupo britânico. A orquestra reedita espetáculo que lotou, por três vezes, o anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em concertos intensamente aplaudidos. (Fonte: Ascom-Secult – Jornalistas Dalwton Moura, Clóvis Holanda e Paula Candice).

22.07.2015

O dia de Santa Maria Madalena
            22 de julho  é o dia consagrado à Santa Maria Madalena, que  é descrita no Novo Testamento como uma das discípulas mais dedicadas de Jesus Cristo. É considerada santa  por diversas denominações cristãs e sua festa é celebrada no dia 22 de julho.
          A Igreja Católica, seguindo São Gregório Magno, além de a identificar como a "pecadora" de Lucas 8:2, também a identifica como sendo a mesma Maria de Betânia, irmã de Lázaro, e celebra as "Três Marias" em uma única festa. A Igreja Ortodoxa, ao contrário, seguindo Orígenes, distingue as três figuras, celebrando três festas diferentes , nomeadamente no segundo domingo após a Páscoa.
          O nome de Maria Madalena a descreve como sendo natural de Magdala, cidade localizada na costa ocidental do Mar da Galileia.. Ela acreditava que Jesus Cristo realmente era o Messias. (Lucas 8:2; Lucas 11:26; Marcos 16:9). Esteve presente na crucificação e no funeral de Cristo, juntamente com Maria de Nazaré e outras mulheres. (Mateus 27:56;Marcos 15:40; Lucas 23:49; João 19:25).
          No sábado após a crucificação, saiu do Calvário rumo a Jerusalém com outros crentes para poder comprar certos perfumes a fim de preparar o corpo de Cristo da forma como era de costume funerário. Permaneceu na cidade durante todo o sábado, e no dia seguinte, de manhã muito cedo,"quando ainda estava escuro", foi ao sepulcro, achou-o vazio, recebeu de um anjo a notícia de que Cristo havia ressuscitado e foi-lhe dito que devia informar tal fato aos apóstolos. (Mateus 28:1-10; Marcos 16:1-11; Lucas 24:1-10; João 20:1-2). Nada mais se sabe sobre ela a partir da leitura dos evangelhos canônicos. (Fonte: Wikepedia).

22.07.2015

Jazz à Zug
            O projeto Jazzin, que marca a volta do Jazz à Zug Choperia, presta uma homenagem ao músico Mimi Rocha, que aniversaria, em uma noite solidária em prol da Casa do Idoso Caminho de Emaús. O objetivo é arrecadar leite em pó para a entidade. Será nesta quarta-feira, 22, a partir das 21 horas.
       Além da formação do projeto, composto por Moacir Bedê, Natasha Faria, Marcio Resende, Fábio Amaral e André Benedecti, o “show”  terá participação de Marajazz, Di Ferreira, Bel, Ciribah Soares, Tarcisio Sardinha, Carol Oliveira, Lúcio Ricardo, Erickson Mendes, Chico Pio, The Trio e quem mais quiser dar uma canja, para uma grande noite de comemoração. (Fonte: Juliana Bonfim - Vogal Comunicação).

22.07.2015

Rotary Fortaleza com novo comando a partir desta quinta-feira


Tarcísio, o Governador rotário Djarino e Teobaldo

Com jantar e solenidade nesta quinta-feira no Salão Meireles do Ideal Clube, Tarcísio Porto tomará posse como presidente do Rotary Club de Fortaleza, que acaba de completar 80 anos sendo considerado o “pai” de todos os clubes rotários cearenses. Foi também um dos primeiros do Nordeste.

Reunião semanal do RC Fortaleza

Dinâmico e empreendedor,  o empresário da área de imóveis Tarcísio Porto, como uma das lideranças jovens da agremiação, ao lado do presidente  que entrega o cargo, Teobaldo Mânsio,  já vinha  colocando  o RC Fortaleza numa rota de progresso e crescimento numérico de novos associados fato   reconhecido pela liderança internacional rotária. Também hoje deverão assumir outros novos sócios. Depois eu conto mais.

22.07.2015

CURTAS SOCIAIS
*A querida Celma Bitar (na foto com Antônio José) faz aniversário na data comemorando ao lado dos seus amores maiores, o marido Antônio José e os filhos Camila e Rodrigo.
*Também fazem aniversário na data Otomar Soares (na foto com Silvinha), Nazareno Albuquerque e a senhora Kayvie Machado.
*Nesta quinta-feira, 23, eu cumprimento à querida  e eterna elegante da sociedade cearense Sâmia Lazar Pinheiro (viúva do sempre lembrado médico Elísio Pinheiro)  e de Francisco José (Dedé) Barros de Oliveira (nan foto com a sua Amélia).
*Hoje,  quarta-feira, às 20 horas, Missa de 7º Dia em sufrágio da alma do Dr. Gondim, genitor do professor e gastrônomo Léo Gondim. Será na Igreja de São Vicente de Paulo (foto).

*Amigas se reúnem amanhã durante almoço de adesão para comemorar os aniversários de Teresa Borges, Inês Távora, Glória Barbosa e Maria Luíza Caminha. Como cenário o restô Murano.
*Nestor Silva, aniversariante de terça-feira, decolou para negócios em São Paulo e brinde com a sua Rosângela De Francesco (foto). Quem também comorou aniversário no mesmo dia foi a senhora Zaida Lima Verde.

*Por hoje contei. Até amanhã.