Postagem do dia 16.07.2015

Sem Internet blog fica sem atualização
          Quase dois dias sem serviços de Internet me tiraram a possibilidade de atualizar o blog como pretendido, o que faço agora pedindo desculpas aos leitores pela falta involuntária. E vamos às notícias:

Ivo Gomes entrega  cargo para pressionar
     No início da tarde desta quinta-feira, o Secretário das Cidades Ivo Gomes (foto) fechou as gavetas e entregou o cargo ao Governador, que estava em Brasília. Mais tarde, a Secretaria das Cidades divulgou nota onde Ivo Gomes dá motivos para sua saída do Governo Camilo. "Diante da situação, e sem meios para resolver o problema, o secretário entendeu por bem entregar o cargo ao Governador. Assim o faz na tentativa última de garantir o pagamento dos trabalhadores e o bom funcionamento do Metrô de Fortaleza, Sobral e do Cariri".
          Nos bastidores da Assembleia dizia-se que isso era a maneira que Ivo havia encontrado para pressionar o Governo a soltar o dinheiro.

16.07.2015

Beira-Mar desprotegida em horário da tarde. Eu vi.
           Nesta quarta-feira, 15, andei na Avenida Beira-Mar do Náutico ao mercado de peixes, ida e volta,  no horário das 16h30 às 17h15, e não vi um policial sequer nem a pé, nem a cavalo, nem de moto, nem em viatura, o que mostra uma desproteção total das pessoas que por ali circulam. Não há policiamento ostensivo da chamada Polícia Turística.
          A sorte é que os meliantes parece que ainda estavam repousando em suas tocas. Agora me respondam: como é que uma região daquelas pode ficar sem a presença de alguns policiais sobretudo sabendo-se do perigo que hoje corre o cidadão  desprotegido que anda nas ruas? Não dá mesmo para entender.

16.07.2015

Governo impõe aos cearenses um “pacote de maldades”
          Pois é, em sessão ordinária e várias sessões extraordinárias realizadas na terça, quarta e nesta quinta-feira,  16, a Assembleia Legislativa votou e aprovou uma série de mensagens enviadas pelo Governador  criando, elevando e ampliando  impostos e taxas que, no dizer do deputado Heitor Ferrer (foto abaixo) significa verdadeiro "pacote de maldades".
          A apreciação, discussão e votação acontecia ainda no final da tarde desta quinta    e foi o "rolo compressor" de quem tem a maioria de sempre para aprovar o que quer. A oposição, embora minoritária, esteve atenta sobretudo com os deputados Heitor Ferrer (PDT) e Audic Mota (PMDB-foto abaixo).
          Eles disseram estranhar que uma matéria tão complexa e que atinge todos os cearenses seja enviada para votação sem que os deputados tenham a menor chance de análise e discussão. “O Governo só quer dos deputados o voto de bunda: os que estiverem de acordo permaneçam como estão, sentados”, se diz na Assembleia mesmo entre deputados do Governo. “É lamentável o que está acontecendo. As comissões não funcionam, estão sendo atropeladas”, afirmou Roberto Mesquita (PV-foto abaixo).
          Com a aprovação desse pacote todas as taxas cobradas pelo Estado vão ser reajustadas, inclusive o Imposto de Transmissão de Bens.
         “Até mesmo o pequeno produtor rural que levar 5 bodinhos (foto acima) para vender na feira vai pagar imposto”, lembrou Audic Mota.
         O setor mais atingido é de veículos. A Carteira de Habilitação, por exemplo,  passa de 12 para 16 UFIEs (Unidade Fiscal do Estado, que hoje é de 3,33 reais); a renovação da carteira vai de 8 para 11 UFIEs; o primeiro emplacamento de veículo será 40 UFIEs e por aí vai.

16.07.2015

68,5% dos consumidores de Fortaleza têm dívidas; as mulheres são as mais afetadas

          A Fecomercio divulga resultado de pesquisa sobre endividamento em Fortaleza. Neste mês de julho, a Pesquisa sobre Endividamento do Consumidor de Fortaleza mostra que 68,5% dos consumidores da capital cearense possuem algum tipo de dívida. O resultado aponta uma piora com relação ao último mês de junho, quando o índice alcançou 65,7%. Todos os demais indicadores pesquisados tiveram crescimento, indicando uma clara elevação de endividamento do consumidor. 
          A proporção dos consumidores com contas ou dívidas em atraso teve aumento de 4,0 pontos percentuais, indo para 23,0% neste mês de julho.
         É valido salientar que no último mês de maio essa taxa já havia alcançado o patamar de 25,0%, o que demonstra uma clara tendência de crescimento. Os problemas financeiros afetam mais as mulheres (25,0% afirmam possuir contas em atraso) e estão igualmente distribuídos em todos os grupos etários, concentrando-se no estrato com renda familiar inferior a cinco salários mínimos (23,8%).
          O tempo médio de atraso é de 65 dias e a principal justificativa para o atraso é o desequilíbrio financeiro - a diferença entre a renda e os gastos correntes – citado por 70,8% dos consumidores. O segundo motivo mais citado é o adiamento, por conta do uso dos recursos em outras finalidades, com 21,4%, seguido da contestação da dívida (7,3%).

Comprometimento de Renda
Em Fortaleza, 68,5% dos consumidores possuem algum tipo de dívida. Os instrumentos de crédito mais utilizados pelos consumidores são: (a) cartões de crédito, citados por 79,6% dos entrevistados; (b) o financiamento bancário (veículos, imóveis etc.), com 14,9%; (c) os carnês e crediários (8,4%); e (d) os empréstimos pessoais, com 4,7%. O consumidor utilizou o crédito para a compra de:
- Itens de alimentação (45,6% das respostas);
- Eletroeletrônicos (34,8%);
- Artigos de vestuário (31,4%) e
- Despesas de educação e saúde (22,0%).

        O consumidor vem apresentando dificuldades no gerenciamento de suas dívidas, desde o final do ano passado.

16.07.2015

Reverência à Nossa Senhora do Carmo
          Nesta quinta-feira,  16,  é dia de Nossa Senhora do Carmo (ou Nossa Senhora do Monte Carmelo), que  é um título consagrado à Virgem Maria. Este título apareceu com o propósito de relembrar o convento construído em honra da Santíssima Virgem Maria nos primeiros séculos do Cristianismo, no Monte Carmelo, em Israel.
    A principal característica desta invocação mariana é apresentar o Escapulário do Carmo, símbolo que representa o ato de se estar ao serviço do Reino de Deus e que traz muitas indulgências, graças e outros benefícios espirituais a quem assume este sinal e esta proposta como seus.
          A sua festa litúrgica é comemorada pelos cristãos no dia 16 de Julho. O Escapulário é um sinal de aliança com Nossa  Senhora e exprime nossa consagração a Ela. Assim vestia Maria a seu Filho Jesus, desde o seu nascimento, como esmerada e devotada Mãe. E da mesma forma quer revestir também a nós, seus filhos adotivos, Aquela que "como névoa cobre a terra inteira". Pois a Ela fomos entregues na mesma ocasião em que os soldados, pela sorte, decidiam sobre a propriedade da túnica de Jesus: "Mulher, eis aí teu filho" (Jo 19,26). Fonte: Wikepedia.

16.07.2015

AL aprova contas do ex-governador Cid Gomes e três mensagens, inclusive uma que concede R$ 1 bilhão para futebol e outra que eleva as taxas judiciais
          A Assembleia Legislativa nesse esforço concentrado antes do recesso do meio de ano aprovou  durante a sessão plenária desta quarta-feira (15/07) o decreto legislativo  referente a prestação de contas do ex-governador Cid Gomes (foto) relativa ao exercício de 2014. Vinte e nove deputados foram favoráveis, seis contrários e uma abstenção.
          O Plenário aprovou ainda duas mensagens do Tribunal de Justiça do Ceará  e uma do Executivo Estadual. A primeira  modifica a organização administrativa do Poder Judiciário, inclusive elevando bastante as taxas judiciais.
        Duas emendas ao texto foram aprovadas: uma modificativa do presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros-foto acima), e uma supressiva do deputado Renato Roseno (Psol-foto abaixo).
        Já a mensagem nº 04/15, que acompanha o projeto de lei nº 40/15 e também de autoria do Tribunal de Justiça, trata sobre despesas processuais cobradas pelas atividades desenvolvidas pelos órgãos do Poder Judiciário no Ceará. A matéria foi aprovada com cinco emendas: duas do deputado Zezinho Albuquerque, duas do deputado Audic Mota (PMDB-foto abaixo) e uma do deputado Renato Roseno.
 Os parlamentares  aprovaram ainda  a mensagem nº 7.760/15, que acompanha o projeto de lei nº 46/2015, de autoria do Poder Executivo.
          O texto também  autoriza o auxílio financeiro de mais de 1 bilhão de reais, por meio da Secretaria de Esporte do Estado do Ceará, a associações cearenses que fomentam o futebol.

16.07.2015

Carroça de Mamulengos chega a Fortaleza
          Em comemoração aos seus 40 anos de estrada, a Companhia Carroça de Mamulengos fica em cartaz com duas peças na CAIXA Cultural Fortaleza entre 16 e 26 de julho. As montagens Felinda e Pano de Roda integram a programação especial preparada para o público infantil para as férias de julho.
          O elenco é composto por uma charanga de palhaços, duas duplas de gêmeos, uma bailarina tímida, bonecos reais e seres imaginários que rondam suas memórias. Os personagens são interpretados por Schirley França, Maria Gomide, Francisco Gomide, João Gomide, Pedro Gomide, Matheus Gomide, Isabel Gomide, Luzia Gomide, todos membros da mesma família.
          Para Maria Gomide, a montagem é uma metáfora lúdica da trajetória do grupo, que, em 2015, completa 40 anos. “Em cena, estamos todos juntos, três gerações da nossa família, que se esforça em colorir corações não somente nos teatros, mas nas ruas e praças de diversas cidades Brasil afora”, explica.
          Sobre a companhia: A Carroça de Mamulengos nasceu em 1975, em Brasília, depois do primeiro contato de Carlos Gomide com uma das mais tradicionais formas de teatro genuinamente brasileiras: o teatro de mamulengos. Em 1978, Carlos conheceu Antônio do Babau, mestre bonequeiro, que o estimulou a viajar ao Nordeste a fim de aprofundar seu aprendizado. O nome Carroça de Mamulengos reflete a importância dessa vivência. O grupo se diz único no objetivo de manter a tradição, que remonta à Idade Média, de desenvolver um fazer teatral familiar em que as técnicas teatrais são passadas de geração para geração, uma espécie de saltimbancos modernos.
        Oficina: Além das duas montagens, a companhia realizará a oficina Brinquedos e brincadeiras, em 25 de julho, às 14h. O objetivo é ensinar os participantes a construir brinquedos tradicionais artesanais, como o roi-roi, currupio, pião, mané gostoso e joão teimoso, entre outros, utilizando materiais reciclados.
Serviço:
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema

Informações: (85) 3453-2770
Atendimento à imprensa:
Kelvia Alves – (085) 9943-4767 - (85) 3266-2551
kelvia.souza@grupoinforme.com.br
Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural Fortaleza (CE)
Kennedy Saldanha – (085) 8872.8924
kennedysaldanha@gmail.com

16.07.2015

Servidores do IFCE debaterão indicativo de greve
          Os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) estarão reunidos  em assembleia geral que acontece sexta-feira, 17/7, às 16h, no Campus de  Fortaleza (Quadra Professor Valdson Alencar), para deliberar sobre indicativo de greve. O debate acontece após votação favorável à deflagração do movimento paredista pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), ocorrida durante a 132ª Plenária Nacional, realizada nos dias 4 e 5/7, em Brasília-DF.
          Em todo o País, o corte de R$ 69,9 bilhões no orçamento, anunciado pelo governo Dilma Rousseff, faz com que o sucateamento de serviços públicos e a precarização das condições de trabalho se aprofundem ainda mais. Tal conjuntura tem levado trabalhadores das mais diversas categorias a encamparem fortes campanhas salariais ou deflagrarem greve, como acontece no Serviço Público Federal. (Fonte: Jornalista Dalwton Moura).

16.07.2015

Idade nova entre familiares e amigos
A idade nova de Elza Moreira (na foto com Maurílio, Lara, ela e Lia), já acontecida,  festejada pelos amigos com um jantar no restaurante Murano. Ela,  ao lado do marido Maurílio, da filha, juíza Lia e dos netos Rodrigo e Lara Moreira, jovem médica que faz Residência em Belo Horizonte, ganhou inclusive discurso de saudação do Procurador José Valdo Silva (foto abaixo), que estava com sua Marta e ressaltou a sociabilidade e a convivência agradável da aniversariante.
          Entre as presenças Sarah e Herbert Aragão, Mazé e Francisco Coelho, Gabriela Castro, Lula Pinto, Lenilza Campos, Moema Guilhon, Fernanda Aguiar, Vitória Philomeno, Irene Mota, Fátima Duarte, Stelinha Sales, Criseuda Rocha, Ivonilde Soares e Tereza Lima.  

16.07.2015

CURTAS SOCIAIS
*A Zug Choperia promove  nesta quinta-feira (16), às 21h,  tributo a Tim Maia com o timbre de voz marcante de Andersoul. O músico interpreta com maestria e muito respeito os grandes clássicos De um dos maiores cantores  do Brasil. Na formação da banda:  Andersoul no vocal, Menotti Bolinelli na guitarra, Daniel Feitosa no baixo e Tchelmy Souza na bateria.
*Projeto  de autoria do deputado Naumi Amorim (PSL-foto)  denomina Domingos José Brasileiro Pontes (Domingão)  o trecho da CE-085, que liga a cidade de Caucaia ao município de Pecém.
*Neste sábado, 18, na buate Republik, noitada com o Rei de Cacimbinha (foto) e outras atrações.

*Ganhou abraços na quarta-feira, 15, por conta do seu aniversário, a médica Neodan Rodrigues, sra. Edmilson Rodrigues.
*Sívio Goyanna (na foto com sua Norma), Erivan Carlos Silveira, Carlos Castelo e  Ethel Whitehurst são os aniversariantes do dia.
*Dulce (na foto com a amiga Zeneida Rangel)  e Freitinhas movimentaram almoço “petit comité” em torno de três amigas: Maria Vanda Sá, Zeneida Rangel e Irene Mota. Como “pièce de résistance” uma delícia de peixe preparada pelo próprio anfitrião.

*Por hoje contei. Até amanhã.