Postagem do dia 01.06.2015

Deputado Wellington Landim em estado grave
           Preocupação da área política com o estado de saúde do  deputado Wellington Landim (Pros-foto), que foi encontrado desacordado em casa no domingo, 31. Fala-se em meningite bacteriana. Levado ao hospital por seu filho, inicialmente se cogitava da possibilidade de uma trombose, mas os médicos informaram que se trata de um caso de infecção provocada por uma meningite bacteriana.
          De acordo com o jornalista Roberto Moreira "ele está isolado na UTI."

01.06.2015

Secretários apresentam ações de convivência com a seca na AL
          Os secretários do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira (foto acima), e dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira (foto abaixo), apresentam as ações das pastas para amenizar os efeitos da seca no Ceará.
          Os gestores vão apresentar os projetos - em andamento ou em estudo – do Executivo Estadual durante o segundo expediente da sessão plenária desta terça-feira (02/06) da Assembleia Legislativa.
          De acordo com o diretor do Departamento Legislativo da Casa, Carlos Alberto Aragão (na foto entre os deputados Sérgio Aguiar e Zezinho Albuquerque), a visita dos secretários adotará formato de uma exposição sobre o tema. Em seguida, os parlamentares poderão participar com intervenções, sugestões e perguntas aos secretários.
 
          O Ceará passa pelo quarto ano consecutivo de seca e os açudes estão, em média, com 19,6% de armazenamento - segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Dos 151 reservatórios do Estado, 112 deles estão com volume abaixo de 30%. Além disso, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informa que há 80% de probabilidade do fenômeno El Niño – aquecimento anômalo das águas do Oceano Pacífico - atuar no início do próximo ano, o que pode prejudicar a quadra chuvosa em 2016.
          O Governo do Estado também já estuda a adoção de uma campanha educativa para reduzir em 10% o consumo de água em Fortaleza e Região Metropolitana. Também devem ser priorizadas a perfuração de poços profundos e a instalação de dessalinizadores para garantir o abastecimento de água em comunidades do Interior. (Fonte: Jornalista Salomão de Castro, AL).

01.06.2015

Camilo no pau da bandeira de Santo Antônio
   
          O governador Camilo Santana, sua esposa, a primeira-dama Onélia Leite de Santana, e a vice-governadora Izolda Cela participaram neste domingo da celebração de Santo Antônio em Barbalha. "Santo Antônio viveu sua fé e, por isso, se tornou santo. Portanto, vamos celebrar o amor de Deus em nossas vidas evangelizando nossos irmãos".
        Com essas palavras, o padre Leomar Leon deu início a missa de abertura dos festejos de Santo Antônio, na Igreja Matriz de Barbalha, na Região do Cariri. O governador Camilo Santana, sua esposa, a primeira-dama Onélia Leite de Santana, e a vice-governadora Izolda Cela participaram da celebração, juntamente de sua comitiva.
          Camilo Santana falou da tradição de participar dos festejos e do orgulho para os cearenses de possuírem uma festa tão rica culturalmente. "Essa é uma das festas mais populares e tradicionais do Nordeste, que reúne pessoas de todos os Estados. Isso é motivo de orgulho para o Ceará. Eu, que desde menino participo, não poderia deixar de estar aqui hoje" disse o governador, bastante feliz.

01.06.2015

Feira de Tecnoalimentos prevê 15 milhões em negócios
          Terminou na sexta-feira, 29,  à noite, a Feira de Tecnoalimentos promovida no Centro de Eventos do Ceará  por F.Everton Feiras de Negócios com o apoio do Sebrae e da Fecomercio. Realizada no período de 27 a 29 de maio, a feira contou com a presença de fortes representações do setor que, no entender do promotor Francisco Everton, deverão realizar negócios da ordem de 15 milhões de reais desde os contatos na feira até o pós feira.
            Como disse Francisco Everton ao blog,  “Graças a Deus  saímos para um espaço maior, que é o Centro de Eventos do Ceará, passando de 1.800 para 3 mil metros quadrados de área de exposição. Apesar de estarem falando da crise brasileira, a feira esteve dentro de nossa expectativa com 50 expositores, do Ceará e de outros Estados do Brasil, como São Paulo,  Santa Catarina e Paraná, além  empresários da Alemanha e da Polônia.
           Os negócios ainda estão acontecendo porque é uma feira de negócios, onde cada empresário visa um potencial de venda porque ele  veio motivado para fazer negócios e não fazer gracinhas; ele busca compradores em potencial e não grande volume de público. Esperamos realizar 15 milhões de reais em negócios nesses três dias”, disse Francisco Everton.
          Na solenidade de abertura estiveram presentes diversas autoridades, entre as quais o deputado Sérgio Aguiar, Socorro França, Maurício Filizola, vice-presidente da Fecomercio, João Guimarães, Evaldo Bringel, Alcy Porto, Tomás Figueiredo Filho e pastor Antônio José para citar apenas alguns.

01.06.2015

Utilidade pública
        Projeto de autoria do deputado Professor Teodoro considera de utilidade pública a Associação J.Misquita dos Moradores de Vassoura, distrito de Taperoaba, na zona norte do Estado.

01.06.2015

Mudança de comando na Maçonaria
           O Grão Mestre da Maçonaria cearense, José Anízio de Araújo (foto acima), está convidando para a solenidade de transmissão de cargo de Grão Mestre para o Eminente Irmão Roberto Rocha Araújo e Grão Mestre Adjunto para o Irmão José Gesival da Macena.

José Bonfim, Roberto Araújo com o

jornalista Plínio Bortolott

A cerimônia  acontecerá no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa  no dia oito de junho de dois mil e quinze, às 19 horas e 30 minutos. Traje: Passeio completo.

01.06.2015

Candidatas a soberanas na Oktoberfest
          As 13 candidatas que disputam os títulos de Soberanas da 31ª Oktoberfest e Feirasul , eventos  que acontecem de 7 a 18 de outubro, em Santa Cruz do Sul, Santa Catarina, foram apresentadas oficialmente na  sexta-feira, 29 de maio, na sede da Concessionária VW Spengler. A partir desta data, as representantes de empresas e entidades locais, iniciam as atividades preparatórias para o concurso que vai eleger a Rainha e as Princesas da Festa da Alegria.
A escolha acontece no dia 14 de junho, às 19 horas, no Ginásio Poliesportivo do Parque da Oktoberfest, premiando a Rainha com um automóvel UP! zero quilômetro e as Princesas com viagens ao Rio de Janeiro, com acompanhante. “Preparamos uma programação focada na cultura que envolve todo o evento. Algumas atividades serão de integração e outras com finalidade de tornar as candidatas mais preparadas para o concurso”, declarou o presidente do evento, Leo Schwingel.

01.06.2015

Vergonha algumas calçadas de Fortaleza
          Calçadas de Fortaleza na manhã deste domingo, 31 de maio. Muito lamentável mesmo. Até parece que não temos autoridade para fazer o controle urbano. E olhe que só fotografei duas, mas existem muitas outras que estão assim. Na primeira foto (acima),  Rua Valderí Uchôa, próximo à Reitoria da UFC.
          A segunda foto (acima) é na Avenida 13 de Maio também não muito distante da nossa Reitoria Federal.

01.06.2015

Para a União Europeia, a “lista negra” da Rússia é “totalmente arbitrária e injustificada”
          Segundo a revista francesa “Le Point”, a lista divulgada pela Rússia proibindo 89 personalidades europeias de entrarem em seu território representa uma resposta às sanções impostas pela  UE em razão da questão ucraniana.
          Conforme informes da Agência France Presse (AFP), a União Europeia e diversos países membros,  como Alemanha, Grã-Bretanha, Bélgica  e Holanda, criticaram severamente a “lista negra”  taxando-a de retaliação às sanções e medidas similares adotadas pela União Europeia.  Na lista estão antigos chefes de Governo, altos dirigentes responsáveis pela Defesa e parlamentares, “detratores da política russa”, segundo comunicado distribuído por Moscou às suas embaixadas.

Queriam o que, né!!!!

01.06.2015

Lixo beirando o canal
Neste domingo, 31, assim estava área lateral ao Canal do Jardim América, à altura da rua Valderi Uchôa, entre importantes avenidas de muito tráfego diário: cheia de sacos de lixo.
E ainda dizem que não sabem porque existe tanta doença em Fortaleza. Pode?

01.06.2015

Reinauguração do Parque Botânico
O Parque Estadual Botânico do Ceará será reinaugurado pelo governador Camilo Santana às 10h da manhã desta segunda-feira (1), dentro da Programação da Semana Nacional do Meio Ambiente. A solenidade vai contar com apresentação do Coral da Semace e da Dança do Torém com índios Tapebas. O governador vai estar acompanhado pelo secretário do Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno, e o gestor do Parque Botânico do Ceará, Airton Mota.
O espaço, localizado no município de Caucaia na Região Metropolitana de Fortaleza, teve sua estrutura reformada e agora será entregue oficialmente aos visitantes. Em 190 hectares de mata virgem, estão 182 espécies vegetais catalogadas de biomas como caatinga, tabuleiro e mata atlântica. Há ainda mais de 60 aves, estrutura para realização de eventos, banco de mudas produzindo 3.000 unidades por mês de 11 espécies nativas em estoque. Cada cidadão pode pegar até cinco mudas, se assim o desejar. Há um banco de germosplasma (sementes) e um orquidário. Também podem ser vistos apiários com colmeias de abelha italiana.

01.06.2015

CURTAS SOCIAIS
*Já estão de volta da circulada em Barcelona, Paris, Nice e Mônaco, Maria Vanda Sá e o médico  Valdélio Leite. Acharam tudo muito lindo e agradável.
*Shirley e o colunista Luís Carlos Martins vão oficializar sua união no dia 15 de agosto. Já pediram o “save the date.”
*Nunca mais vi o padre Chagas, que celebrava missa  na capela de Nossa Senhora das Graças, no Hospital Militar, mas me lembrei que hoje é o aniversário dele.
*O querido amigo Francimar Pereira, o caririense de Paris, onde morou por mais de 20 anos, morreu há 10 anos aqui em Fortaleza. Amanhã, 2, seria o aniversário dele. Vamos à missa em sua intenção.
*Mudam de idade na data José Augusto Bezerra, presidente do Instituto do Ceará (na foto com a sua condecoração portuguesa na festa de Ivens Dias Branco); a ex-primeira-dama do Estado Renata Jereissati (foto abaixo com o senador Tasso), Rose Batista e Napoleão Viana e Antero Coelho.
*Degustando a conversa amiga e os tintos costumeiros  das sexta-feiras, num restô em voga, Pádua Lopes, Édison Silva e Capibaribe Neto.
*Em outra mesa, o decano da imprensa turística cearense, José Carlos Araújo, o jornalista baiano de turismo Carlos Casaes (na festa do Catavento de Prata, na Bahia) e o amigo José.
*Um caminhão carregado de chocolate está postado hoje, 01, durante todo dia, nas proximidades do Náutico, anunciando e vendendo 40 tabletes do produto por 10 reais. Não sei que tipo porque não fui lá. Mas minha avó dizia que "de esmola grande o cego desconfia."
 
*Por hoje contei. Até amanhã.