Postagem do dia 24.04.2015

Camilo entrega na AL  projeto de promoção dos militares
          O governador Camilo Santana (PT, na foto recebido pelo presidente Zezinho)  compareceu na manhã desta quinta-feira à Assembleia Legislativa para entregar pessoalmente ao presidente da Casa, deputado José Albuquerque,  o projeto de promoção dos policiais do Ceará. Esse sempre foi um assunto reclamado por todo o contingente policial do Estado. Durante o dia anterior,  quarta-feira,  foram acertados os últimos detalhes do projeto durante reunião com o comando da corporação.
           O Chefe do Executivo chegou à Assembleia e logo foi cercado por dezenas de pessoas, inclusive um grupo que havia se inscrito em concurso da Polícia, feito o curso, quando não tinha ainda a idade limite de 30 anos, mas que agora não pode ser convocado por já haver passado dos 30 anos. O líder deles falou com o Governador e lhe entregou documento com a solicitação. Ao todo são 35.
          As galerias da Assembleia estiveram lotadas o tempo todo com familiares de policiais. E muitas faixas estavam afixadas: “Só 24% dos inquéritos policiais de morte são esclarecidos”; dizia uma faixa; “Sub-tenentes esquecidos”, afirmava outra; “O efetivo dos policiais civis do Ceará é só de 2.089 policiais”;  “Fortaleza quer segurança”;  “Governador convoque a turma para soldados. Bombeiro também é segurança pública”. E várias outras.
         Da tribuna, dirigindo-se aos presentes, o governador Camilo disse de sua satisfação em “atender a essa promessa de campanha e de ir ao encontro dos anseios da grande família de policiares militares  cearenses”. Também disse que até o final deste ano todas as tabelas de promoções da PM serão atendidas. Disse ainda: “Todos nós, independente de cor partidária, temos que estar vigilantes em defesa da segurança pública”.
          Ele também anunciou algumas providências que estão sendo tomadas:
1-O Batalhão  Raio será triplicado no interior do Estado e começa pelo Cariri onde  equipes já estão sendo treinadas;
2-O Batalhão de Divisas começa a operar a partir de julho e o primeiro estará na divisa do Ceará  com Pernambuco, a rota da maconha;
3-Várias áreas de Fortaleza terão delegacias com plantão 24 horas;
4-Confirmou  para maio o lançamento do Pacto pelo Ceará Pacífico, que vai reunir todas as instituições e segmentos da sociedade que possam contribuir para a implantação de uma política de paz no Estado.

24.04.2015

Muita tietagem e novo estilo
          Camilo gastou quase o mesmo tempo que usou para apresentar o seu projeto para percorrer os 50 metros que separam a porta do  plenário da saída do prédio do Legislativo. Isto porque era parado o tempo todo por representantes de instituições públicas, comitivas de vereadores do interior, pessoas que queriam lhe entregar alguma demanda e outros que lá estavam apenas  para se mostrar cumprimentando  o Governador e tirando fotos com ele.
          Mas esse é o estilo do novo governador cearense: pára para ouvir. Outros ouviam (quando ouviam) caminhando. Jornalistas que cobrem as atividades do Legislativo estadual ressaltavam o apreço de Camilo pela Assembleia  pois,  em quatro meses à frente do Executivo,  já esteve cinco vezes na Casa.

24.04.2015

Audiência pública e homenagem
          Em meio a toda  euforia da presença do Governador e da mensagem de promoção policial,   o deputado-presidente  José Albuquerque (Pros)  informou sobre a realização de audiência pública na próxima terça-feira (28/04), às 14 horas, para debater o projeto da promoção dos policiais militares antes da votação em Plenário.
Ele também comunicou que  a Assembleia  realiza  nesta sexta-feira, 24, sessão solene em homenagem à Polícia Militar do Ceará. O evento foi solicitado por ele mesmo e acontecerá   durante o 1°e o 2° expedientes da sessão plenária.
 A data foi escolhida por estarmos na semana de 21 de abril, quando se comemora o Dia de Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil. A sessão solene homenageará os 158 oficiais da Polícia Militar da capital e de outros municípios como Sobral, Juazeiro do Norte, Canindé e Russas, além dos oficiais que morreram em atividade.

24.04.2015

Repertório de sucessos musical
Com um repertório de clássicos e contemporâneos do cenário musical francês, apresentando canções de Serge Gainsbourg, Georges Brassens, Claude Nougaro, Edith Piaf, Yves Montand, Charles Aznavour, entre outros, o músico Sylvain Druot fará nova apresentação no Master Class da Aliança Francesa de Fortaleza, que acontece nessa sexta-feira, dia 24, a partir das 18h30, na sede sul da escola de idioma (Rua Joaquim Viana Barbosa, 90-Cambeba).
O evento é uma opção diferenciada na programação musical de Fortaleza, especialmente, para os amantes da língua e da música francesa. Durante a apresentação, Sylvain Druot, que também responde pela coordenação cultural da Aliança Francesa, apresentará as músicas de maneira especial, contextualizando-as com a descrição de autores e compositores, explicando a composição de suas letras e as histórias por trás de cada música. O concerto musical ficará aberto às conversas com o público, quebrando a fronteira entre o palco e a plateia.

24.04.2015

Um sobralense que seria afilhado de John Kennedy
           O deputado estadual do Amazonas, Wanderley Dallas (PMDB), esteve na manhã desta quinta-feira na Assembleia Legislativa acompanhando a movimentação da casa em companhia  de seu amigo,  deputado Sérgio Aguiar (Pros), primeiro-secretário da Mesa Diretora. Acompanhou também a visita que o governador Camilo Santana fez para entregar a mensagem de promoção dos policiais militares.
          Cearense de Sobral, mas há muito radicado no Amazonas, ele contou a mim e ao Sérgio Aguiar sobre as razões de ter Dallas como sobrenome: Seu pai era fã de John Kennedy (foto) que, em correspondência,  já havia aceito ser  padrinho de batizado do garoto, mas aí veio o assassinato de JFK em Dallas, o que o  fez adotar este nome como sobrenome, uma  homenagem ao padrinho que o filho não teve.
          Ele também nos  mostrou um vídeo em seu celular de alguém contando toda essa história no programa do Jô Soares.

24.04.2015

“Exotic Noivas” em nova edição e bonita festa
          O Náutico Atlético Cearense foi palco de mais um lançamento da revista “Exotic Noivas/Festas”, uma das mais conceituadas do Ceará. Na ocasião o editor Paulo Matta também apresentou 87° edição da revista “Exotic People” em uma noite cheia de muita alegria.

Lilian Ramos levou seu abraço ao anfitrião

          A solenidade reuniu amigos e parceiros, além de nomes conhecidos de nossa sociedade, e teve apresentação do mestre de cerimônia Andre Morrevi. 
          Na oportunidade, o anfitrião apresentou a todas as capas da revista levando também para apresentação a cantora Lorena Bayer, da Banda Acaiaca, e a debutante Letícia Teixeira.

Marilza Pessoa e seu criativo bolo

          O clube recebeu bonita ambientação, onde o decor teve toques especiais de Socorro Trindade e Ivan Guedes e o cerimonial de Eliana Marreiro.
    Depois da cerimônia, os convidados foram brindados com um momento especial, a apresentação de Virginia Del Fuego, personagem do humorista Ciro Santos (foto). A Banda Caribbean Jazz animou a noite.

24.04.2015

Salve Jorge no seu dia
          Ontem, 23, foi o dia consagrado a São Jorge (nasceu em 275  e morreu em  23 de abril de 303) foi, de acordo com a tradição, um soldado romano  no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão. Na hagiografia, São Jorge é um dos santos mais venerados no catolicismo (tanto na Igreja Católica Romana e na Igreja Ortodoxa como também na Comunhão Anglicana). É imortalizado na lenda em que mata o dragão. É também um dos Catorze santos auxiliares.
          Considerado como um dos mais proeminentes santos militares, a memória de São Jorge é celebrada nos dias 23 de abril e 3 de novembro. Nestas datas, por toda a parte, comemora-se a reconstrução da igreja que lhe é dedicada, em Lida (Israel), na qual se encontram suas relíquias. A igreja foi erguida a mando do imperador romano Constantino I.
          São Jorge é o santo padroeiro em diversas partes do mundo: países Inglaterra e Portugal, santo secundário na Geórgia, Catalunha, Lituânia, Sérbia, Montenegro, Etiópia e cidades como Rio de Janeiro, Londres, Barcelona,  Calábria, Ferrara, Friburgo em   Brisgóvia, Moscou e Beirute.  
          Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte. Apesar de sua história se basear em documentos lendários e apócrifos (decreto gelasiano do século VI), a devoção a São Jorge se espalhou por todo o mundo. (Fonte: Wikepedia).

24.04.2015

Patrick Dimon no Náutico
Depois de participar do Programa Augusto Borges na Tv Ceará, na quinta-feira, juntamente com Teclinha, o notável Patrick Dimon se apresenta neste sábado, no Náutico, ao lado de Dave Maclean e de Hélio Santisban, ex-vocalista do grupo musical Os Pholas.
Patrick Dimon é bastante conhecido e apreciado no Ceará desde que eu o trouxe a Fortaleza pela primeira vez, há uns 20 anos, para fazer o “show” de um dos Galas Internacionais que promovi durante três décadas. Vale a pena conferir a bela voz e o romantismo das canções de Patrick.

24.04.2015

Medalha da Abolição será entregue neste sábado

O governador Camilo Santana, que está me convidando,  anfitriona neste sábado, 25, às 17h30, no Palácio da Abolição, a solenidade de entrega da Medalha da Abolição, a mais elevada e distinguida comenda do Estado, a três personalidades:
Maria da Penha Maia
           Cearense de Fortaleza, farmacêutica bioquímica graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado pela Universidade de São Paulo (USP). Conhecida nacional e internacionalmente por dar nome à Lei Federal 11340 - Lei Maria da Penha, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 7 de agosto de 2006.
          O marco legal é o resultado da parceria da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e renomados juristas que, a partir da experiência de vida de Maria da Penha, elaboraram uma lei que atende aos mais importantes tratados internacionais sobre violência doméstica. Mãe de três filhas, hoje ela é líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres, autora de livros e palestrante.
          Fundadora do Instituto Maria Penha, no Ceará, ela moveu ação contra o Brasil na Comissão Interamericana dos Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) que determinou sanções ao País como a mudança da lei para combater e punir a violência doméstica, assim como estabeleceu que o Estado brasileiro reconhecesse o protagonismo de Maria da Penha por sua ação de denúncia às instâncias internacionais.

Fausto Nilo Costa Júnior
          Cearense, nascido em Quixeramobim, no Sertão Central do Ceará. Arquiteto e urbanista, professor, compositor e poeta, é formado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ainda estudante conquistou a Medalha de Ouro do Primeiro Prêmio Internacional das Escolas de Arquitetura da Bienal de São Paulo. Recebeu ainda a Menção Honrosa no Concurso Nacional para a Sede do Conselho Nacional de Engenharia, em Brasília. A comenda foi divida com os colegas Nelson Saraiva e Elizabeth Rego. Foi laureado com o primeiro lugar no Projeto de Reordenamento Urbanístico da Avenida Beira Mar, ao lado de Ricardo Muratori e Esdras Santos.
          Em outra seara, Fausto Nilo é reconhecido como um dos compositores do País com maior número de composições, cerca de 400 sucessos. Fausto Nilo ganhou dois Prêmios da Música Brasileira (antigo Prêmio Sharp), na categoria Melhor Música Popular, em 1987 e 1995, e o troféu Playboy em 1982. Suas canções são interpretadas por Ednardo, Fagner, Gal Costa, Ney Matogrosso, Chico Buarque, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Dominguinhos, Moraes Moreira, Simone, Amelinha, Lulu Santos, Pepeu Gomes e Luiz Gonzaga, entre outros grandes nomes da música brasileira.

 José Huygens Parente Garcia
          É  cearense nascido na cidade de Crato. Filho do agricultor Huygens Correia Garcia e da professora Maria Parente Garcia, é casado com a médica nefrologista Regina Célia Ferreira Gomes Garcia e tem cinco filhas. Médico cirurgião graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é doutor em Farmacologia também pela UFC. Iniciou sua atividade docente, por concurso público, como professor assistente do Departamento de Cirurgia da UFC em 1994. Tem passagem pelo centro de referencia internacional Hospital Clinic e Provincial da Universidade de Barcelona, onde estagiou no setor de hepatologia e transplantes de fígado.
          Coordenou a equipe que realizou com sucesso o primeiro transplante de fígado do Ceará no Hospital Universitário Walter Cantídio, no dia 18 de maio de 2002. Foi condecorado com a Medalha Boticário Ferreira em 2005. Na área acadêmica, atuou como professor titular em Transplantes do Aparelho Digestivo do Departamento de Cirurgia da UFC, em 2012. É professor titular do Departamento de Cirurgia e chefe do Serviço de Cirurgia Digestiva e Transplante de Fígado da UFC.

Palácio da Abolição

         O traje solicitado é o passeio completo e é exigido a apresentação do cartãozinho exibível de entrada.

24.04.2015

Jovens advogados empossam nova diretoria
A Associação dos Jovens Advogados do Estado do Ceará (AJA-CE) empossa sua nova diretoria na segunda-feira, dia 27, em cerimônia, às 19 horas, na Câmara Municipal de Fortaleza. Na ocasião, estarão presentes os jovens advogados e também destacados juristas do Ceará, que apoiam e reconhecem a importância dos jovens profissionais para a advocacia.
A diretoria eleita (foto) para o biênio 2015 – 2017 tem como presidente  Ricardo Valente Filho, ao lado de Otávio Augusto Coelho Junior (vice-presidente), Antônio Luiz Mota de Melo Júnior (secretário-geral) e André Luiz Pimentel Melo (tesoureiro), além de um grupo de 15 conselheiros. 
          “Uma das prioridades da nova diretoria será promover a capacitação do jovem advogado e defender de forma mais incisiva as prerrogativas do jovem profissional da advocacia”, afirma o presidente eleito, Ricardo Valente Filho, que receberá o cargo das mãos de Priscilla Maria Santana Macedo.
          Durante a cerimônia de posse serão homenageados oito juristas com reconhecida contribuição para os jovens profissionais. São eles Francisco Rios de Paiva Filho, Francisco Erionaldo Cruz, Francisco Ernando Uchoa Lima Sobrinho (foto), Edson Santana, Liliane Olímpio Feitoza Nogueira e Francisco Antônio Nogueira Bezerra. (Fonte: Fábio Marques – Imprensa AJA). 

24.04.2015

CURTAS SOCIAIS
*Neste 24 é o Dia dedicado aos Agentes de Viagem do Brasil. Não posso deixar de abraçar pela data às dezenas de amigos e amigas que tenho nessa categoria e fazem um ótimo trabalho em benefício do turismo cearense.

*Mudou de idade na quinta-feira a Promotora de Justiça Eliani Nobre. O brinde foi ao lado de seu Nourival e dos familiares.
*A data de 23 está repleta de conhecidos e queridos nomes também aniversariantes:  Leorne Belém (na foto com a sua Suely), Bretislau de Castro, Vitória Parente, Gercelina  Picanço, Armenuhi Boyadjian e Fernando Sá.
*Nesta sexta-feira eu cumprimento Marcília Tavares (na foto com Augusto Braga), Tida Leal, Elen Sancho e Acácia Torres de Melo.
*No sábado os abraços vão para a endocrinologista Adriana Forti (foto), Cláudia Carvalho, Luizinha Viana, Paula Frota e Socorro e Yolanda Vasconcelos. E para o meu netinho João Marcelo Rangel Felício, que faz 15 anos.
*E são aniversariantes de domingo, 26, o desembargador Ademar Bezerra (foto), Urbano Costa Lima, Carmen Arruda e Marimília Leitão.
*Neste sábado acontece a partir das 9 horas o Festival Latino Americano de Instalação de Solftwares Livres (Frisol) no Instituto Federal do Ceará. Vicente Blum é um dos divulgadores.
*A versátil cantora Lucinha Menezes (foto) volta a se apresentar nesta sexta-feira no Estoril da Praia de Iracema.
*Por hoje contei. Bom final de semana.