Postagem do dia 15.04.2015

Manifestação na Praça do Carmo contra a terceirização e a precarização do trabalho
          O Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE) está conclamando seus  todos os seus  servidores a participar, nesta quarta-feira, 15/4, às 8h, na Praça do Carmo, de um  dia de mobilização, manifestação e paralisação contra o projeto de lei 4330, que amplia a terceirização, precariza as relações de trabalho e fragiliza direitos dos trabalhadores de todo o Brasil. Há perspectiva de construírem a primeira greve geral no país desde a década de 1990.
          A luta também é para barrar as medidas provisórias 664 e 665, adotadas pelo governo Dilma, que atacam o seguro-desemprego, auxílio-doença, pensões, PIS e outros direitos.
          Quanto ao combate à institucionalização da terceirização para todas as áreas e à precarização das relações de trabalho, objetivos do PL 4330, a luta é para barrar o projeto de lei quando de sua votação no Senado. .(Fonte: Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará).

15.04.2015

Promoção policial na Assembleia
          Esta semana o governador Camilo Santana (foto) deverá enviar para aprovação pela Assembleia Legislativa mensagem que confere promoções e gratificações para os policiais cearenses (tanto militares como civis) promessa há muito aguardada.
       O assunto vai merecer muitas análises por parte dos deputados que há muito cobram do Executivo as referidas providências. Assim civis e militares ganharão maiores incentivos.

15.04.2015

Turismo   e   empresários  conferem a maior feira multisetorial do mundo
          O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis- Ceará (ABIH-CE), Darlan Leite (foto), é  um dos integrantes da comitiva formada por 29 empresários cearenses que visitam  a Feira de Importação e Exportação da China – Canton Fair na cidade de Guangzhou, de 13 a 19 de abril,  na China.
Pela primeira vez o turismo do Ceará está representado no evento.
          Além da ABIH-CE, participa da missão a Secretaria do Turismo de Fortaleza (SETFOR), na pessoa do Secretário Elpídio Nogueira (foto), juntamente com os setores do comércio e do agronegócio, inclusive o presidente da CDL de Fortaleza, Severino Neto (foto).
            Este ano, além de visitarem a Canton Fair, os empresários terão oportunidade de conhecer Hong Kong, Singapura, Japão, Abu Dhabi, Dubai. O objetivo é  estreitar os vínculos comerciais, desmitificar o varejo internacional e possibilitar que o setor do comércio e serviços cearenses alavanque a competitividade de seus negócios.
            “É o inicio da captação de um mercado que é o maior do mundo. O impacto na economia cearense com a vinda desses visitantes será muito alto”, ressalta Darlan Leite.
          Em 2015, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), os chineses farão mais de cem milhões de viagens ao estrangeiro (foto) e em 2020 esse número duplicará, pelo menos. Como disse a revista Economist, que, no número especial The World in 2014, explica a forma como vamos perceber o poder chinês; o turismo é apenas uma delas”. As empresas contatadas são a Cox & Kings, uma das maiores operadoras da Índia (por meio da subsidiária em Dubai),  a China Travel Service (Hong Kong), além de operadoras de Tóquio, agendadas pela Embaixada do Brasil, no Japão. 

15.04.2015

Passeio para conhecer Fortaleza 
           Em comemoração ao aniversário de Fortaleza, que completa 289 anos, o Sindiônibus, com o apoio do Sest Senat e Cepimar, irá promover no dia 19 (domingo) um passeio de ônibus por alguns pontos históricos da cidade. Trata-se do projeto “Fortaleza – História em Movimento” que tem como objetivo promover gratuitamente o acesso à cultura e à história da cidade para a população.
O passeio será realizado em um ônibus articulado para 130 pessoas e será monitorado pelo historiador e turismólogo Gerson Linhares. O tour passará alguns pontos históricos de Fortaleza, como o Centro da cidade,  Praça do Ferreira, Museu do Transporte no Sest Senat, Avenida Beira Mar, Ponte dos Ingleses, Catedral, Mercado Central, Forte Nossa Senhora da Assunção, Passeio Público, entre outros. Concentração de saída na Praça do Ferreira, às 7 horas. Os interessados em participar do passeio devem se inscrever no site www.sindionibus.com.br.

15.04.2015

Camarão que revogar a ARI
 
         Leio na coluna do Macário Batista que deputados federais cearenses  participaram, em Brasília, de uma reunião com o Ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, e representantes da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (foto).
          Durante o encontro foi apresentada uma pauta de reivindicações e proposições para o desenvolvimento da atividade no país.
          Entre as demandas apresentadas pelo presidente  da ABCC, Itamar Rocha (foto), a revogação da ARI (Análise de Risco de Importação). Estiveram presentes da bancada cearense os deputados Anibal Gomes,  Raimundo Gomes de Matos e Moses Rodrigues. Todos eles acham de grande importância a revogação da ARI.

15.04.2015

Política Nacional de Resíduos Sólidos discutida em Fortaleza

                                    
          Os  problemas relacionados aos  dejetos residenciais,   industriais e urbanos serão discutidos em Fortaleza no dia 11 de maio próximo durante o Seminário Política Nacional de Resíduos Sólidos, que acontecerá na CDL-Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza durante todo o dia com palestras, painéis e “cases” apresentados por personalidades do setor.
          O evento é dirigido a profissionais que trabalham com gestão de resíduos sólidos, prefeitos, secretários estaduais e municipais, empresas, engenheiros ambientais, biólogos, educadores, profissionais de saúde, Ongs e cooperativas. A inscrição é gratuita. “É uma oportunidade para que todos tomem conhecimento do sério problema da destinação dos resíduos sólidos”, diz a executiva Enid Câmara, coordenadora do seminário.
Mais informações:
Prática Eventos – (85) 3433.7684 – (85) 3433.7685  
coordenacaopratica@secrel.com.br

15.04.2015

Salão de turismo da Rota das Emoções

Na manhã desta terça-feira aconteceu o lançamento do 3º Salão de Turismo da Rota das Emoções Jeri, Delta e Lençóis articulado pelo Sebrae.
         O evento foi marcado por um café da manhã no Hotel Plaza Suites, na Praia de Iracema, com a presença do “trade” do turismo cearense. Depois eu conto mais.

15.04.2015

Jornalistas festejam dia com cerveja e conversa
Diz a ex-presidente do Sindicato dos jornalistas Deborah Lima:     “A data é 7 de abril, mas acelebração do Dia do Jornalista em Fortaleza será nesta sexta-feira, dia 17, a partir das 19 horas, no Espaço Cultural do Sindicato dos Jornalistas (SindBar). Música ao vivo, cerveja gelada, petiscos e um papo delicioso com os colegas marcarão as comemorações da categoria no Estado.  Haverá sorteio de um aparelho de DVD e um tablet”.
          A presidente Samira de Castro (foto) acrescenta: "A intenção era comemorar a aprovação da PEC do Diploma pela Câmara dos Deputados, mas a apreciação do Projeto de Lei das Terceirizações, e as manifestações dos trabalhadores no Congresso Nacional contra o PL, acabou afetando a pauta de votações da Casa, que previa a aprovação da PEC no Dia do Jornalista no dia 7 de abril", afirma a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Ceará (Sindjorce), Samira de Castro.

15.04.2015

Festival Latino-americano de Solftwares
Fortaleza sediará no dia 25 próximo, a partir das 9 horas, o Festival Latino Americano de Instalações de Solftwares Livre (Frisol) do Ceará.
          Será na sede do Instituto Federal do Ceará, na Avenida 13 de Maio. Vicente Blum é um dos divulgadores desse importante evento de informática.

15.04.2015

Festival do forró em Toulouse
          Manda dizer Jacqueline Tenger que no último final de semana aconteceu em Toulouse, França, o “Printemps du Forró”, o primeiro festival de forró de Toulouse.
        “Foi  o Forró Pifado com apresentação de três bandas desse gênero musical das regiões de Bordeaux e Tours”. Parece que todo mundo gostou muito da animação.

15.04.2015

Encontros Literários Moreira Campos
Nesta quarta-feira, 15,  será realizado o terceiro encontro da 32ª edição dos Encontros Literários Moreira Campos (foto), promovidos pelo Departamento de Literatura do Centro de Humanidades da UFC, a partir das 18h, no Auditório José Albano (Área 1 do Centro de Humanidades – Av. da Universidade, 2683, Benfica), em Fortaleza.

No evento será discutido o tema "Literatura e Filologia". O Prof. Josenir Alcântara de Oliveira, do Departamento de Letras Vernáculas, falará sobre "A onomástica em Aristófanes e Plauto", e o Prof. Geraldo Augusto Fernandes, do Departamento de Literatura, fará exposição intitulada "Uma leitura controversa de texto antigo no Cancioneiro geral de Garcia de Resende". Em seguida haverá o debate.
O encontro é aberto ao público, e a inscrição pode ser feita no início do evento. Os Encontros Universitários Moreira. (Fontes: Prof. José Carlos Siqueira, Coordenador dos Encontros Literários Moreira Campos 2015, e Prof. José Leite Jr., coordenador do Curso de Letras-Português (EaD) – fone: 85 3366 7617).

15.04.2015

Filatelistas com novidades
          Segundo comunica Valécia Patrícia de Souza, responsável pelo setor filatélico dos Correios no Ceará, já estão disponíveis os selos UFC-60 anos (personalizado), a série Olimpíadas 2016 e Jogos Mundiais Indígenas.

          Uma festa para os filatelistas.

15.04.2015

CURTAS SOCIAIS
*Quatro figuras queridas da sociedade mudam de idade neste dia 15, quarta-feira: Paulo Bezerra Lima (na foto com a sua Zenaide), Venúsia Ribeiro, Paulo Couto e Sílvio Gentil Campos.
*Ontem foi dia de abraçar Vera Sílvia Castro, sra. Sílvio de Castro (na foto com a filhota Silvinha), pela idade nova.
*Vai até sexta-feira o Festival Paladar e Música que acontece no L´ô Restaurante (na foto os donos e anfitriões). A gastronomia é da casa, a música de São Paulo. Marisa Quixadá na divulgação.
*Maira Sales avisa sobre o evento Som de Vinil que se realiza às quartas-feiras, a partir das 19 horas, no Villa Rios, pizzaria e restô. “Traga o seu vinil que a gente toca” é o lema do programa.
*Walney Haidar (foto) está comemorando com apoiadores e amigos os 18 anos de televisão do seu programa “Must” na Tv Diário. “São 18 anos de muita história pra contar. Agora chegou a hora da nossa”, diz ele.

*Por hoje contei. Até amanhã.