Postagem do dia 27.03.2015

Ematerce terá sindicalista na presidência

          A nova diretoria executiva da Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará) toma posse nesta sexta-feira (27), no auditório da sede da SDA (Secretaria de Desenvolvimento Agrário), a partir das 9h.
          A nova diretoria executiva será formada pelo contador e sindicalista Antônio Rodrigues de Amorim, pelo diretor técnico Walmir Severo Magalhães e pelo diretor administrativo e financeiro Maximiliano César Pedrosa Quintino de Medeiros. Os diretores tomam posse para um mandato de quatro anos. Amorim já foi Secretário-Adjunto na Secretaria de Desenvolvimento Agrário.

27.03.2015

Banco Mundial discute ações com Onélia Santana
          A primeira-dama do Estado Onélia Leite Santana  recebeu quinta-feira (26/03)  representantes do Banco Mundial, o secretário da Educação, Maurício Holanda, e integrantes do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil no Ceará, em seu Gabinete, para discutir ações com foco na Infância do Estado.
          Representando o Banco Mundial participaram os consultores Leandro Costa, Bárbara Bruns e Madalena dos Santos, em Fortaleza, e Rita Almeida, em Washington, nos Estados Unidos, através de vídeo conferência. Segundo Leandro, o intuito da reunião foi abrir o diálogo para discutir as ações em benefícios das crianças do Estado.
          “Acreditamos que a primeira-dama vai poder colaborar bastante com os projetos que o banco está apoiando na área do desenvolvimento da primeira infância. A gente tem dois grandes programas que estão sendo apoiados na área: o Padim (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil) e um programa de formação de gestores de centros de educação infantil”, salientou.
          Onélia Leite Santana (foto) apresentou dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece)/Secretaria da Educação que mostram o percentual de crianças de 0 a 3 anos matriculadas em creche dos municípios cearenses em 2013 e 2014. Segundo ela, 29,1% das crianças de 0 a 3 anos no Ceará estão nas creches, acima da média nacional que é de 27,9%”. (Fonte: Deborah Vanessa, Ascom 1ª. Dama).

27.03.2015

Dia Mundial do Teatro
          O Dia Mundial do Teatro, celebrado nesta sexta-feira, conta com programação especial nos equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. O Theatro José de Alencar, mais tradicional e simbólico palco das artes cearenses, oferece as visitas guiadas em oito horários nesta sexta-feira e recebe às 20h o espetáculo “Papel de Bodega”, com o consagrado poeta, contador de casos, compositor, declamador e pesquisador Jessier Quirino (foto), em apresentação que será repetida no sábado.
          O Teatro Carlos Câmara sediará, a partir das 17h, três peças teatrais, com o Grupo Garajal e com O Outro Grupo de Teatro, e segue com programação especial todos os dias, até terça, 31/3.
        A Secult também anuncia nesta sexta-feira a nova diretora do Theatro José de Alencar, Selma Santiago.

27.03.2015


 Gaúcho macho diz isso:
“FUTEBOL CEARENSE, VERGONHA NACIONAL”
          O radialista, repórter político, produtor de programas e versado em futebol, o gaúcho/cearense Cláudio Teran (foto)   tascou uma postagem no Facebook nesta quinta-feira, 26, que reproduz.  Disse ele:
          “Pode ter igual. Pior é impossível. Aqui, mais do que em qualquer outro lugar o que impera na organização do futebol é o atraso e a burrice. E o amadorismo; a vigarice; as conspirações; os torcedores de microfone; os juízes suspeitos; os julgadores-torcedores do TJD... E tudo embalado num manto inacreditável de incompetência.
“Quem vive aqui e conhece essa realidade não se surpreende com mais nada.  A crítica, ressalto, não cabe ao torcedor. Os cearenses adoram futebol e de tão apaixonados, priorizam e amam seus clubes mesmo diante dos persistentes fracassos.
          “A rivalidade entre Fortaleza e Ceará é contagiante. E é comum que os dois maiores times sejam campeões nacionais em renda e frequência de público nos estádios, mas esse pessoal não merece a perene desorganização do futebol local.. E mais adiante sobre a exclusão do Fortaleza do campeonato estadual: “O julgamento realizado quinta-feira (26.03) na 1ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol do Ceará é histórico. O Fortaleza foi excluído do Estadual numa decisão fora de hora, com o Campeonato 2015 e a Copa do Nordeste fumegando, e os dois principais times do Estado apresentando excelente desempenho.

          “A punição ocorreu após a procuradoria do ‘TJDF-CE’ denunciar o Tricolor por ter entrado na Justiça Comum - antes que todas as instâncias esportivas fossem encerradas - no caso 'David Madrigal' (2002). Na época, o Fortaleza pediu anulação dos pontos do Ceará pela escalação desse jogador cujos vistos trabalhistas estavam irregulares. O caso se arrasta sem solução há 13 anos!
          “E aí de forma estranha é tomada uma decisão que, se não coubesse recurso, inviabilizaria de uma vez por todas o deficitário campeonato cearense, o qual é dependente de Fortaleza e Ceará. Se os dois decidissem não disputa-lo, o certame acabaria. Com a decisão, o Icasa se torna finalista do Estadual 2015 e aguarda o vencedor do confronto entre Ceará e Guarani de Juazeiro.
       “Já o Fortaleza terá que disputar a Série B local em 2016. Claro que isso vai virar piada e entrar para o vasto anedotário do inacreditável futebol cearense, mas, como cabe recurso, essa esdrúxula decisão deve ser revertida em favor do Fortaleza. Ou não. É a pior organização de futebol do país...quiçá do mundo...”

27.03.2015

Cadastro de ambulantes para Castelão
          A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Regional VI, inicia o cadastramento de ambulantes (foto) que desejam trabalhar em dias de eventos na Arena Castelão. A medida cumpre a lei nº 9.294/1996, e tem o objetivo de prevenir possíveis transtornos no entorno do estádio. O cadastro ocorre segunda e terça-feira (30 e 31/03), a partir das 14h, no auditório da Regional VI. Os interessados em comercializar na área em torno da Arena, devem comparecer com os seguintes documentos: cópias da carteira de Identidade, do CPF, do comprovante de endereço e uma foto 3x4. 
          Ao todo, estão sendo disponibilizadas 300 vagas. Caso o número de solicitações ultrapasse as vagas preestabelecidas, haverá um sorteio, aberto ao público. O registro tem validade de seis meses, além disso, o ambulante receberá crachás para identificá-los. (Fonte: Ascom Regional VI).

27.03.2015

Artes cênicas e visuais em exposição
          27 de março é o Dia Mundial do Teatro e do Circo. Em Fortaleza, a dica é visitar a exposição “Maillet: Quando a Gravura Interpreta o Teatro”, do artista suíço Daniel Maillet, em cartaz no Espaço Cultural Correios,  com curadoria da artista visual pernambucana Maíra Ortins.  A mostra segue até o dia 09 de maio e conta com o patrocínio dos Correios e do Governo Federal e apoio do Sesc.
          A exposição é composta por uma série de xilogravuras realizadas no ano de 1980 por Daniel Maillet (foto). As gravuras foram baseadas nas obras de duas peças de teatro popular bávaro: “O órgão Pentecostal” e “Os Limpadores dos Apóstolos” escritas na juventude do escritor, diretor e dramaturgo alemão Alois John Lippl (1903-1957), avô de Daniel.

Serviço
“Maillet: Quando a Gravura Interpreta o Teatro”
Local: Espaço Cultural dos Correios Fortaleza
Rua Senador Alencar, nº 38 – Centro
Visitação: até 09 de maio (segunda a sábado)
Horários:  08h às 17h (segunda a sexta-feira)
08h às 12h (sábado)
Informações: (85) 3255.7142
Assessoria de Imprensa
Joanice Sampaio.