Postagem do dia 16.03.2015

O povo  nas ruas exige fim da roubalheira

Praça Portugal, em Fortaleza

          Neste  domingo, 15, o povo voltou às ruas para reafirmar o que já vem sendo dito há tempos  a ouvidos surdos como os dos dirigentes do país, aos congressistas e aos membros do judiciário: a Nação já não agüenta mais tanta desonestidade, tanta roubalheira, tanta benevolência do judiciário para com os que dilapidam o patrimônio público.

Brasília, DF

Desta vez o tom do clamor foi um pouco mais elevado, se não ouvirem agora certamente outras manifestações virão, mais fortes, mais incisivas. O “impeachment” da presidente Dilma é descartado pelos juristas até o momento, restam  então cobranças mais enérgicas quanto à questão da punição aos envolvidos nos  escândalos  de corrupção.  Não se pode aceitar que parlamentares  citados  no caso da Petrobrás participem ou dirijam uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar essas irregularidades.
Os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, foram escalados pelo governo para falar após as manifestações que ocorreram em todo o país. Ambos ressaltaram que os manifestantes têm em comum o desejo de combater a corrupção e anunciaram que o governo enviará ao Congresso Nacional, nos próximos dias, um conjunto de medidas nesse sentido.
          Segundo Cardozo, essas medidas ainda não tinham sido enviadas ao Congresso porque necessitavam de ampla análise técnica e jurídica, inclusive porque algumas delas não podem ser de iniciativa do Poder Executivo. No entanto, ele  disse que a formulação delas já está em ponto avançado e, por isso, será possível divulgá-las em breve.
          Vamos aguardar antes  de uma nova rodada de manifestação. O povo está querendo deixar de ser massa de manobra de governantes e políticos.

16.03.2015

Democracia Participativa em debate
Gilberto Carvalho (foto) e Valton Miranda avaliam: “O que está em jogo hoje no Brasil?” O ex-ministro da Secretaria Geral da Presidência da República (governos Lula e Dilma) vem a Fortaleza e fará a discussão sobre modelos de gestão e o embate do poder.

Médico Valton Miranda

          Surgido sob a inspiração do embate dado ao longo da campanha eleitoral de 2014, que gerou no seio da sociedade atitudes antidemocráticas, um grupo formado por dirigentes de entidades sociais, representantes sindicais, intelectuais, políticos e religiosos progressistas criou, a partir de reuniões, o Movimento pela Democracia Participativa (MDP).
 
         O Movimento fará sua estréia  nesta segunda-feira, 16,  no auditório da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), a partir das 19h, um debate sobre o momento político brasileiro, tendo como palestrantes o ex-secretário geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e o cientista político Valton Miranda. Neste encontro, os debatedores vão ajudar a construir uma visão de “O que está em jogo hoje no Brasil?”, em relação ao modelo político adotado hoje em dia, às opções futuras e aos contrapontos do passado.

SERVIÇO
Debate: “O que está em jogo hoje no Brasil?”
Debatedores: Gilberto Carvalho e Valton Miranda
Data: dia 16 de março (segunda-feira), às 19 horas
Local: Auditório da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace - anexo à sede da Assembleia Legislativa - Av. Desembargador Moreira, 2807, anexo 2, 6º andar). Entrada franca.

16.03.2015

Último filme de Wilker
          Nesta segunda-feira, 16, às 21 horas, exibição para a imprensa e convidados do filme “O Duelo”, de Marcos Jorge, último trabalho do ator José Wilker no cinema. Será no Cinépolis do Riomar.
          O cinemeiro Pedro Martins Freire articula e convida.

16.03.2015

Chapa Skal  mundo afora
          O Skal Internacional de Fortaleza, premiado por suas ações no Brasil e no exterior, elege sua nova diretoria para o biênio 2015/2016 nesta segunda-feira, mantendo alguns nomes, como reconduzindo a presidente Priscila Cavalcanti, e introduzindo outros que certamente irão ajudar no crescimento da entidade no Ceará, conforme é o objetivo da presidente reeleita. Por isso, ela oficializa o projeto Skal Mundo Afora. A posse será no dia 18.

Eis a chapa a ser eleita por unanimidade.
PRESIDENTE: Priscila Cavalcanti (foto)

PAST PRESDIDENT: Enid Câmara

1º VICE- PRESIDENTE: Colombo Cialdini

2º VICE-PRESIDENTE: Epitácio Vasconcelos

1º DIRETOR SECRETÁRIO: Edmilson Rodrigues

2º DIRETOR SECRETÁRIO: Kássio César

1º DIRETOR TESOUREIRO: Hermano Bezerra

2º DIRETOR  TESOUREIRO: Arnaldo Menezes Jr.

DIRETORA DE PLANEJAMENTOS/PROJETOS: Selma Cabral

DIRETOR DE IMPRENSA: José Rangel

DIRETOR DE MARKETING: Fenelon Gonçalves

DIRETOR DE COMUNICAÇÃO: Cláudio Ary

DIRETORA DE CAPACITAÇÃO: Catarina Marino

DIRETORA DE EVENTOS: Malu Cavalcanti

DIRETORA DE RELAÇÕES PÚBLICAS: Montiele Aragão

DIRETOR DE PROGRAMAÇÃO TURÍSTICA: Flávio Alvarenga

DIRETORA DE RELAÇÕES INTERMUNICIPAIS: Silvana Frota

DIRETOR INSTITUCIONAL: Pedro Carlos Fonseca

DIRETOR AUDITOR: Austregésilo Rodrigues

DIRETOR AUDITOR: Manoel Cardoso Linhares

DIRETOR AUDITOR: José Mário Pinto

SECRETÁRIA EXECUTIVA: Érica Maciel

FOTOGRÁFO OFICIAL: Carlos Bentivi.

Trio "skalega": Edmilson Rodrigues,

Valmir Rosa Torres e José Rangel

CONSELHO DE HONRA – GALERIA PAST PRESIDENT

PRESIDENTE: Valmir Rosa Torres

CONSELHEIROS
Iramar Verissimo Pinto
Dermerval Diniz
Edgar Sá
Maria das Graças Dias Branco da Escóssia
Sabino Henrique.

16.03.2015

Morre Luciano Diógenes

Sérgio e o pai Luciano

          A boa imprensa cearense fica menor com a viagem definitiva do nosso querido Luciano Diógenes, um profissional competente, dinâmico, amigo. Meus sentimentos de pesar à Eliane e à família.
          Luciano Diógenes atuou por muitos anos nos jornais “Unitário” e “Correio do Ceará”, ambos dos Diários Associados, e lançou com muito sucesso o livro “Personalidades do Ceará” que, ainda hoje, mostra os nomes e contatos das autoridades estaduais e de dirigentes das principais entidades cearenses.

16.03.2015

 “Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais”

          Entre os dias 06 a 11 de abril acontecerá em Fortaleza o seminário acima referido tendo por instrutor o  M.Sc. Francisco Alexandre R. Pinto. Além das aulas normais haverá  visita a uma indústria que pratique a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos industriais.
As aulas acontecerão no período de 17:30 às 21:30 no Auditório Engº José de Andrade Morais/ABES-CE.

16.03.2015

Chargista Carlos Latuff debate  causa palestina em Fortaleza
          O renomado chargista carioca Carlos Latuff (foto), conhecido, entre outros trabalhos, por sua arte dedicada a provocar reflexão sobre a causa palestina, estará em Fortaleza nesta terça-feira, 17/3, participando de debate promovido pelo Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). O debate acontece às 18h30, no Auditório Central do IFCE Fortaleza (Av. 13 de Maio, 2081, Benfica), com entrada franca, e tem como tema "Palestina: notícias de um apartheid e de uma luta”.
          Simpatizante da causa palestina, Carlos Latuff, além de dedicar parte de seu trabalho ao tema, reúne também uma série de relatos de sua viagem aos territórios ocupados da região. O debate, que traz o respeitado chargista a Fortaleza, objetiva reforçar a integração entre os servidores do IFCE e a sociedade como um todo, dando sequência a um programa de discussões sobre grandes temas da atualidade, e chamar a atenção sobre aquela que é considerada a mais longa ocupação que a história moderna conhece
          Participam do debate, além de Carlos Latuff, a fotógrafa documental e militante internacionalista Karine Garcêz; o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenador do VIÈS – Grupo de Economia Política Fábio Sobral; e o professor da rede estadual e ativista da causa palestina George Bezerra.

Quem é

Carlos Henrique Latuff de Sousa (Rio de Janeiro, 30 de novembro de 1968) iniciou sua carreira como ilustrador em 1989, numa pequena agência de propaganda no Rio de Janeiro. Tornou-se cartunista depois de publicar sua primeira charge num boletim do Sindicato dos Estivadores, em 1990, e permanece trabalhando para a imprensa sindical até os dias de hoje. (Fonte: jornalista Dalwton Moura).

16.03.2015

Manhã Verde da Fraternidade
O jornalista Ademir Costa está convidando para a “Manhã Verde da Fraternidade com a Terra e com a Humanidade” do dia 19,  de 9 às 12 horas, no anfiteatro do Parque Rio Branco com o seguinte programa:

*Piquenique
* Música
* Debate sobre a Campanha da Fraternidade; 

*Tribuna Livre na qual  você dá sua opinião.
* Lanche Coletivo [Se quiser, traga algo para "repartir o pão"]
          Realização: Movimento Proparque e Paróquia São João do Tauape.

16.03.2015

Encontro de Educadores do Nordeste
          Fortaleza recebe no dia 21 de março o Encontro de Educadores do Nordeste, promovido pelo Sistema Maxi de Ensino. O evento irá acontecer no Hotel Mareiro e contará com a participação de 200 educadores do Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Rondônia. O encontro será pautado na valorização das interações humanas e no processo de ensino-aprendizagem por meio da Pedagogia Afetiva, que aborda a formação do aluno como cidadão  e prepara o professor para enxergar melhor o aluno, além de ampliar seu repertório de comportamentos.  
          O Sistema Maxi de Ensino surgiu em 1998, a partir do trabalho desenvolvido em sua escola própria, em Londrina, Paraná, fundado em 1986, evoluindo ano a ano no desenvolvimento dos materiais didáticos da educação infantil ao pré-vestibular e ampliando sua atuação no mercado nacional.          Atualmente, o Sistema já totaliza centenas de escolas conveniadas presentes em todas as regiões do país, além de escolas no Japão que adotaram o referido material educativo, a fim de atender às necessidades dos filhos de brasileiros que lá trabalham.  (Fonte: Girlane Arruda,  AD2M).

16.03.2015

CURTAS SOCIAIS


*Nasceu o primeiro neto para Celma e Antônio José Bitar (foto): Teo, filho de Camila e Rafael Furtado (foto).
*Turma de 1965 do Colégio Militar de Fortaleza comemorou 50 anos de formatura com eventos no dia 13, às 7 da manhã, no próprio colégio e, no dia 14, às 12 horas, com almoço. Raimundo Montefusco Arraes entre os participantes.

Colégio Militar de Fortaleza

*O Dj Alex Ventura cancelou o seu evento “Disco Nights” programado para esses dias.
*Valdélio Leite e Maria Vanda Sá de passaportes carimbados para viagem a Barcelona e Paris com passagem por Nice e Mônaco.

*O radialista Paulo Oliveira, aniversariante na data, ganha o abraço da lista afetiva.

*Quem também faz aniversário é Melissa Távora. Outra jovem senhora aniversariante é Beatrice Ary.
*Teve sua idade nova comemorada no domingo a senhora Patrícia Aguiar, prefeita de Tauá.
 
*Por hoje contei. Até amanhã.