Postagem do dia 20.02.2015

"Acquario deságua em equívocos e irregularidades", diz deputado Roseno

      “Uma obra sem licitação, sem alternativa locacional e sem estudo de viabilidade econômica ao tempo de seu anúncio. Um empreendimento com fortes impactos sociais, ambientais e sobre o tráfego. A um custo de pelo menos 150 milhões de dólares, o equivalente hoje a 429 milhões de reais. O Acquario do Ceará é uma obra do Governo do Estado que deságua em equívocos e irregularidades.

      "É um desatino iniciado no governo anterior", definiu o deputado Renato Roseno (Psol-Foto)  na sessão da Assembleia Legislativa, quinta-feira (19), chamando a atenção para nove processos por iniciativa do Ministério Público Estadual, Ministério Público de Contas, Ministério Público Federal ou ações populares e ações civis públicas de entidades civis.
         Na próxima quarta-feira (25), o Colégio de Procuradores da Procuradoria Geral de Justiça do Ceará se reúne para deliberar sobre o desarquivamento de inquéritos sobre improbidade relativos à obra no âmbito do Ministério Público Estadual. "Há indícios de sobra de ilegalidades. Portanto, os inquéritos não podiam ter sido arquivados pelo procurador-geral de Justiça do Estado, Ricardo Machado. Que os nossos olhos se voltem ao Colégio de Procuradores para que haja o desarquivamento dos inquéritos", conclamou Renato, dirigindo-se aos parlamentares em plenário.

       Nesta mesma quinta-feira, o deputado Renato Roseno deu entrada com requerimento (205/2015) no Departamento Legislativo do parlamento estadual solicitando informações ao atual secretário do Turismo, Arialdo Pinho (foto), sobre a paralisação das obras, determinada por ele para que seja realizada uma auditoria sobre o contrato com a empresa Concept Management - ICM Reynolds. (Fonte: Plenário e Gabinete do deputado Roseno).

20.02.2015

Confiança do consumidor atinge mínima em fevereiro
          O consumidor mostra preocupações com a situação econômica nacional, com 55,9% dos entrevistados descrevendo-a como ruim ou péssima
Segundo pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), o Índice de Confiança do Consumidor Fortaleza teve forte queda de 10,0% em fevereiro, passando de 131,0 pontos, em janeiro, para 117,9 pontos neste mês. O ICC atingiu a menor taxa do histórico da pesquisa, desde 2009, podendo inferir numa forte queda no potencial de consumo para os próximos meses.
          A queda do ICC decorreu da queda dos seus dois componentes: o Índice de Situação Presente que reduziu 4,0%, passando de 131,5 para 126,3 pontos, entre janeiro e fevereiro, e o Índice de Expectativas Futuras que caiu 14,0%, atingindo 112,4 pontos, como pode ser visto na tabela a seguir:

 Tabela 1 – ICC, Síntese dos Resultados

Índice
Valor mensal - em pontos
Média do Trimestre
Dez
Jan
Fev
ICC
129,9
131,0
117,9
126,3
ISP
130,5
131,5
126,3
129,4
IEF
129,5
130,6
112,4
124,2

Fonte: Pesquisa Direta Fecomércio/IPDC

          “A combinação de medidas restritivas ao consumo, por parte do Governo Federal, com o ambiente econômico atual, marcado pelo baixo crescimento, inflação em alta e tendência de aumento do desemprego, está afetando a percepção do consumidor, colaborando para a queda da confiança com reflexos sobre o potencial de consumo”, ressalta o economista Alex Araújo. (Fonte: Fecomercio). 

20.02.2015

UFC recebe Inscrições para aluno especial e de mobilidade acadêmica        

         Sabia que é possível ser aluno de outra faculdade ou universidade e, mesmo assim, cursar disciplinas na Universidade Federal do Ceará? A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFC divulgou os formulários para requisição de inscrição de alunos especiais (http://bit.ly/1JrNBhn) e alunos do programa de mobilidade acadêmica (http://bit.ly/1DESSxc). 
Os estudantes que desejam cursar disciplinas na UFC (alunos especiais) deverão se dirigir, nos dias 23 e 24 de fevereiro, à coordenação de cada curso que possui as disciplinas pleiteadas, para que o coordenador possa expressar o consentimento para a matrícula. Depois disso, devem comparecer à Seção de Protocolo da Prograd, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, no dia 27 de fevereiro, levando toda a documentação exigida.
No caso de alunos especiais graduados, é necessária a entrega de cópias legíveis do diploma do curso de graduação, documento de identidade e CPF. Para os alunos de graduação de outra Instituição de Ensino Superior (IES), além de cópias de RG e CPF, é preciso trazer também histórico escolar, atestado que comprove estar regularmente matriculado em outra IES e autorização da instituição de origem para cursar disciplinas como aluno especial na UFC (todos originais). A condição de aluno especial não pode ultrapassar quatro semestres, com o máximo total cursado de cinco disciplinas.

MOBILIDADE ACADÊMICA – Já os alunos do programa de mobilidade acadêmica devem apresentar cópias legíveis de documento de identidade e CPF, além de originais do histórico escolar e autorização da IES de origem para cursar disciplinas na UFC através do programa. É importante ressaltar que o aluno não poderá se afastar da IES de origem, sob o amparo do vínculo temporário previsto no convênio, por prazo superior a um ano letivo. Em caráter excepcional, a critério da instituição receptora, poderá haver renovação do vínculo por até mais um período letivo. (Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação da Prograd – fone: 85 3366 9528).

20.02.2015

Mudanças geram incerteza nos deputados
Algumas matérias polêmicas começam a tramitar na Assembleia Legislativa e vai testar a força do Governo em impor sua vontade assim, como dizia um deputado de oposição, “eu mando e vocês votam como eu quero”. Talvez isso ocorra mesmo, mas não sem algum protesto.
         São as mensagens do Executivo que propõe mudanças no corpo organizacional de algumas pastas, entre elas os conselhos  Econômico e de Meio-Ambiente, as ex-secretarias da Copa e de Eventos e outros órgãos do primeiro escalão. Esses projetos já estão tramitando na Casa.
          O Governo diz que essas mudanças não implicarão em custos, os deputados que não rezam pela cartilha governamental afirmam que sim, que haverá aumento de despesa para o erário estadual.
          Nesta sexta-feira, 20,  o deputado Ely Aguiar (PSC - Foto) apresentou requerimento endossado por mais 11 deputados solicitando  que o Secretário de Planejamento fosse  convidado a expor em plenário sobre essas mudanças. Ele também  quer que   a matéria não seja colocada para votação em plenário antes da presença Secretário.

20.02.2015

Festival de Danças do Litoral Oeste prorroga
inscrições para segunda etapa
           Artistas de dança independentes, grupos, companhias e coletivos de todo o Brasil podem participar do Festival de Dança do Litoral Oeste 2015, que prorrogou o prazo de envio de propostas de espetáculos até o final de fevereiro (dia 28).  Em sua sétima edição, o Festival este ano foi dividido em dois momentos: Final de janeiro/início de fevereiro, exclusivamente com a participação do Cabo Verde em Trairi, Paracuru e Itapipoca; e no mês de abril - Dias 17 e 18 em Itapipoca e 24 e 25 em Trairi - com apresentações dos selecionados a partir da convocatória.

Raiz di Polon by Cacheado

Podem compor a programação espetáculos de Dança Contemporânea, Balé Clássico, Dança Moderna, Danças Populares Tradicionais, Danças de Salão, Danças afro-brasileiras, Danças indígenas, Flamenco, Sapateado e Danças Urbanas. Serão selecionados 12 trabalhos, 06 para cada cidade. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no seguinte endereço: https://www.facebook.com/groups/festivallitoraloesteceara/. As propostas de espetáculos devem ser enviadas pelos Correios ou entregues na sede da produtora WM CULTURAL (Rua Ribeiro da Silva, 700, Monte Castelo - Fortaleza-Ceará. CEP:60.325-210).

Itapipoca

SERVIÇO

Festival de Dança do Litoral Oeste 2015 - Inscrições prorrogadas até o dia 28 de fevereiro para a segunda etapa do Festival que acontecerá nas seguintes datas e locais: 17 e 18.04 em Itapipoca; 24 e 25.04 em Trairi. Informações: (85)3046-2744. Edital e ficha de inscrição disponíveis na fan page do Festival: Festival de Dança do Litoral Oeste Ceará.

20.02.2015

Definida equipe de imprensa da Assembleia
          Decisão do presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque (foto), formalizou a composição da equipe de jornalistas que atuará na área de imprensa do Legislativo estadual no biênio 2015/2016.
São eles: Adriano Muniz (foto) – Coordenador de Comunicação Social; Salomão de Castro – Assessoria de Imprensa da Presidência, e Ilo Santiago Jr. – Assessoria de Imprensa da Presidência.

20.02.2015

50 anos da Jovem Guarda
          No dia 7 de março, no BNB-Clube, um “show” vai marcar as comemorações pelos 50 anos de existência da Jovem Guarda, movimento musical que se espalhou pelo Brasil a partir de 1965.
          Cantor e grupos musicais que viveram essa época vão estar no palco destacando-se Jerry Adriani, Renato e seus Blue Caps e os Pholhas. Início: 21 horas. A realização é da Edem Produções (Elenilton Jorge no comando).

20.02.2015

Arrumando o guarda-roupa
          Fábia Vieira promove no dia 7 de março, durante todo dia, o evento “Como organizar um guarda roupa com praticidade e funcionalidade para o dia a dia.”
          Existem pessoas que têm muita dificuldade em colocar suas peças numa ordem que lhe facilite o manuseio diário. O “workshop”  se propõe  esclarecer as dúvidas por ventura existentes nessas pessoas. Informações: 8857.2810.

20.02.2015

Chamada de candidatos da lista de espera
do Sisu começa na segunda-feira (23)
A chamada de candidatos inscritos na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ocorrerá nos dias 23, 24, 25 e 26 de fevereiro, na Universidade Federal do Ceará. A relação com o nome dos candidatos aptos foi divulgada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no site do Sisu na UFC (www.sisu.ufc.br). Há 2.620 vagas a serem preenchidas.
          As reuniões de chamada da lista de espera estão agendadas por curso. O candidato deve verificar, com atenção, no Anexo I do edital (is.gd/wzrfJN), dia e hora da chamada de seu curso, pois fica proibida a entrada após o início da reunião. Sugere-se que o estudante chegue com pelo menos 30 minutos de antecedência.

 
         Durante a reu
nião, será feita a chamada nominal dos candidatos de cada curso, por ordem de classificação em sua classe de concorrência, para que seja efetuada a matrícula. A convocação seguirá até que todas as vagas disponíveis sejam completadas, ou que não haja mais candidatos aptos presentes. Para esclarecer possíveis dúvidas, a Prograd divulgou um passo a passo, detalhando todos os procedimentos da chamada da lista de espera: www.sisu.ufc.br/noticias/73-passo-a-passo
BANCO DE SUPLENTES – Após o término da chamada da lista de espera de cada curso, iniciam-se as inscrições para o banco de candidatos suplentes, que serão convocados caso haja cancelamento de matrícula ou desistências. Para se inscrever, o candidato deverá entregar o envelope identificado com a documentação de matrícula completa, das 9h às 11h30min e das 15h às 17h30min dos dias 23, 24, 25 e 26 de fevereiro, para os cursos sediados em Fortaleza, e somente no dia 24 de fevereiro para os cursos sediados no interior do Estado.
         Se houver vagas a repor, a Prograd divulgará, diariamente (considerando os dias úteis), no período de 2 a 18 de março, às 11h, no site do Sisu na UFC, a convocação nominal dos candidatos suplentes que tiveram solicitação de matrícula efetuada nas vagas disponíveis. (Fonte: Pró-Reitoria de Graduação – e-mail: ingresso-sisu@prograd.ufc.br).

20.02.2015

CURTAS SOCIAIS
*“Niver” de Cremilda Gurgel (na foto com os manos Gurgel do Amaral e Herbênia) comemorado na quinta-feira, 19, no próprio salão do Gurgel Cabeleireiro com um lanche no final da tarde. Muitas amigas levaram o seu abraço, entre elas Eliane Pinheiro, Rosimar Gurgel, Zeneida Rangel e Simone Bellin, entre outras.

*Domingo, 22, segundo “nat” de existência da banda “Deixe Inoff”, que também vai gravar seu novo CD. Será no restaurante “Baião de 2”.
*Turma de 1965 do Colégio Militar de Fortaleza (foto) já avisando que fará comemorações nos dias no dia 13 de março, às 7 horas, e no dia 14, às 12 horas, pelos 50 anos de formatura. Raimundo Montefusco Arraes Júnior é um dos participantes.

 *Os amigos estão orando por Lúcia Dantas (sra. Stênio Dantas) cujo estado de saúde inspira cuidados.
*Festejada na data porque aniversaria  Auridea Gualberto (na foto com a filha Izabella). Também fazem aniversário  Monalisa Gentil, Neca Filgueiras Lima e Fernando Esteves.

*No sábado, 21, os abraços vão para Cláudio Narcélio Bezerra, Tarquínio Prisco e Freitas Cordeiro.
*No domingo, 22, serão festejados Aracy Justa (na foto com Simone Bellin), Paulo Simas, Fernando Dall´Olio e Adriana Queiroz.

*Por hoje contei. Bom final de semana.