Postagem do dia 18.02.2015

17 pessoas mortas por dia no carnaval no Ceará
          O período carnavalesco cearense não foi assim tão tranqüilo não como se pensava. Revela matéria do jornal O Povo que pelo menos 66 homicídios foram registrados no Ceará durante o feriadão de Carnaval, segundo levantamento parcial feito pelo O POVO com base em dados da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) e da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Em média, 17 pessoas foram assassinadas por dia.
          “Numa comparação com o Carnaval de 2014, considerado o mais violento do últimos 10 anos, o volume de assassinatos diminuiu 7%. Entretanto, os dados de 2014, quando foram 71 mortes, incluem também as ocorrências da noite de terça-feira e a manhã da Quarta-feira de Cinzas”, prossegue o jornal.
          Este ano, Fortaleza concentrou 26 ocorrências. Os bairros com casos de assassinatos são: Mondubim (2), José Walter (2), Messejana, Vicente Pinzón, Álvaro Weyne, Antônio Bezerra, Canindezinho, Padre Andrade, Alagadiço Novo, Parangaba, Jacarecanga, Granja Lisboa, Jangurussu, Padre Andrade, Monte Castelo, Barra do Ceará, Alagadiço, Santa Maria, Parque Dois Irmãos, Bela Vista, Antônio Bezerra, Conjunto Palmeiras, Meireles e Granja Lisboa.
          Dentre as ocorrências registradas no Interior, chamou a atenção o triplo homicídio ocorrido em Juazeiro do Norte, ontem. Na ocasião, três adolescentes foram executados a tiros no bairro São José. Um deles chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos.  Eles foram surpreendidos por dois homens armados que chegaram ao local onde as vítimas estavam já atirando. Eles fugiram e não foram identificados. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
          Já em Brejo Santo,  uma criança de nove anos e um homem de 29 foram mortos a tiros. A Polícia prendeu Gildevan dos Santos e Silva, de 24 anos, em flagrante. Ele foi conduzido para a delegacia e autuado por homicídio.
          Na cidade de Quixeré  também houve um duplo homicídio durante o feriadão de Carnaval. Rogeson de Oliveira Sales, 19, e Igor C.S, de idade não informada, foram mortos a tiros.  Em Santa Quitéria, um agricultor de 79 anos foi vítima de latrocínio. (Informações com O Povo).
          Vamos aguardar agora o balanço das estradas.

18.02.2015

Manoel Duca quer modificação de resolução do Coema
          No primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa de sexta-feira (13/02), o deputado Manoel Duca (Pros-Foto) sugeriu que seja modificada a resolução 24, do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema), publicada no final do ano passado. De acordo com o parlamentar, a resolução retirou muitas atribuições das secretarias municipais do Meio Ambiente, tornando mais burocráticos os licenciamentos para pequenos empreendimentos.
“Antes dessa resolução, as secretarias municipais podiam promover licenciamento de lava-jatos, restaurantes, pequenos loteamentos e para a perfuração de poços profundos. A partir do dispositivo legal, somente a Semace (Superintendência Estadual do Meio Ambiente) pode agora emitir licença para essas atividades. Até um pontilhão ou uma barraca de praia, ficam a cargo da superintendência estadual”, frisou o deputado.
De acordo com o parlamentar, as taxas de licenciamento que antes eram pagas aos órgãos municipais eram suficientes para manter uma estrutura de fiscalização e a aquisição de veículos. “Sabemos que a Semace não possui técnicos em número suficiente para a fiscalização em todo o Estado, ou para atender a demanda de novos licenciamentos. Fica muito complicado para alguém que vai desenvolver uma atividade econômica que gera impacto ambiental vir até Fortaleza para conseguir o documento necessário para funcionar. E, muitas vezes, o licenciamento leva de seis meses a um ano, exigindo vários deslocamentos do interessado à Capital”, explicou. (Macário – 14.02.15).

18.02.2015

Os mais e os menos
          O vice-prefeito de Fortaleza Gaudêncio Lucena (PMDB) publicou no Facebook nesta terça-feira, 17, um mapa com os Estados brasileiros que estão deficitários desde 2014 “todos em vermelho, incluído aí o Ceará”, afirmou.


 
          Os Estados superavitários estão em azul.

18.02.2015

Ah Fortaleza tão maltratada!!!!!!!
E dizem não saber porque Fortaleza está contaminada pelo mosquito da dengue. Veja isso aí: O canal no bairro Parque Santa Rosa, que passa pela movimentadíssima Dr. Theberg, avenida que corta a Avenida Bezerra de Menezes e dá acesso à BR-222, é sujeira só. Foto feita no domingo de carnaval.

18.02.2015

Beatriz Milhazes – Coleção de motivos
           A UNIFOR, O Ministério da Cultura e a Fundação Édson Queiroz estão convidando para a abertura da exposição de Beatriz Milhazes – Coleção de Motivos - no dia 26 de fevereiro, de 20 às 22 horas, no seu Espaço Cultural. Trata-se de uma mostra inédita, que reúne cerca de 50 obras da artista, entre pinturas, colagens e gravuras, contemplando as questões manifestas nos diferentes momentos da produção da artista. Luiza Interlanghi é a Curadora. O chanceler Airton Queiroz (foto) preside. 
           As obras pertencem ao acervo da artista, à coleção da Fundação Edson Queiroz e a coleções particulares e públicas. A exposição vai até o dia 24 de maio e o horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, de 9 às 19 horas; sábado, de 10 às 18 horas e, domingos, de 12 às 18 horas.

18.02.2015

Cai repasse do FPM, Estado suspende contratos

         A imprensa local  divulgou sábado, 14,  que a queda considerável do repasse do FPM-Fundo de Participação dos Municípios foi  acentuada  agora em fevereiro com uma queda de 9,4%, o que  deve afetar ainda mais a vida difícil nos municípios cearenses.
E principalmente as obras de infraestrutura, equipamentos e serviços básicos em nossas cidades. O FPM é a principal fonte de recurso dos municípios. O problema é ainda maior porque o Governo do Estado suspendeu milhares contratos de prestação de serviços e também não está pagando a muitos dos contratos contraídos no Governo passado.

18.02.2015

Associação Peter Pan expõe produtos no Quiosque Solidário
 

 
        Até o dia 28 de fevereiro a Associação Peter Pan (APP) estará expondo todos os seus produtos personalizados no Quiosque Solidário do RioMar Fortaleza. O Quiosque Solidário é uma iniciativa do Instituto JCPM de Compromisso Social e do RioMar Fortaleza e é disponibilizado gratuitamente para as instituições sociais, a fim de que a renda arrecadada com os produtos vendidos beneficie a própria entidade.

O Quiosque, localizado no piso L1 e  está expondo camisetas, agendas, canetas, chaveiros, xícaras e produtos artesanais produzidos pelas mães das crianças que estão em tratamento na APP. Os produtos podem ser adquiridos por um valor simbólico e são aceitos como forma de pagamento dinheiro ou cheque. Todo o dinheiro arrecadado será destinado para a obra de expansão do Hospital Peter Pan (HPP) – Centro Pediátrico do Câncer (CPC).

18.02.2015

O Festival Jazz & Blues desce a serra

          O  Festival Jazz & Blues terminou nesta terça-feira, 17,   em Guaramiranga,  e de quinta a sábado (19 a 21) estará em Fortaleza com os  “shows” que marcam   a 16ª edição do evento. Vão se apresentar os
instrumentistas do Kind of Blue; depois  a banda  Blues Label,  que desenvolve um trabalho autoral aliando inovação e tradição.  Depois é a vez da In Blues, que tem em seu repertório versões originais de clássicos do blues, blues-rock, jazz e soul-music. E tem muito mais.
          Em Fortaleza as apresentações serão no Teatro Via Sul. (Informações: Dégagé -  Jornalistas: Eugenia Nogueira e Sônia Lage - (85)3252.5401 / 9989.3913 / 989.5876).

18.02.2015

Inscrições para seleção de professor substituto do ICA
          Estarão reabertas nos dias 19, 20 e 23 de fevereiro as inscrições para a seleção pública de professor substituto do Instituto de Cultural e Arte (ICA) da UFC. Há uma vaga disponível para o setor de estudo "Fundamentação Teórica" e outra para o setor de estudo "Práticas Jornalísticas".
          Para ambas as vagas a carga horária é de 40 horas semanais de trabalho, com remuneração de R$ 2.764,45 mensais. Detalhes sobre o processo de inscrição, além de outros dados. Mais informações pelo telefone 85 3366 7407.(Fonte: Divisão de Planejamento e Movimentação de Pessoal da Progep).

18.02.2015

CURTAS SOCIAIS
*Nota triste deste carnaval foi a morte da matriarca Dona Maria José Ferreira Gomes sepultada terça-feira, em Sobral.

Ricardo Barcelar, Dona Yolanda e Manoela

*Dona Yolanda Queiroz,  com as filhas Renata e Paula,  esteve em Guaramiranga conferindo o Festival de Jazz & Blues onde  Ricardo Barcelar, casado com a neta Manoela,  fez uma apresentação ao piano.
*Na casa serrana de Pacoti o senador Tasso Jereissati com Renata (foto), a família e alguns amigos que passaram.

 *A Arena Porto das Dunas agitou  um Carnaval Social entre os dias 14 e 17 reunindo muita gente. Todos os dias era uma atração diferente.
*Gabriela Castro (na foto com a amiga Criseuda Rocha) levou a família e amigos para a sua casa às margens da lagoa do Uruaú, em Beberibe. “Pena que a lagoa esteja tão seca”, disse.

*Quem foi passar o carnaval em Canoa Quebrada, mas se lastimou muito do calor (chegou à 40 graus à sombra) foi Lenilza Campos.

*Na fazenda às margens do rio Curu Sarah e Herbert Aragão hospedaram as filhas Rafaela (com Ageu Brasil) e Raquel (com Marcelo Fradique) e os netos.
*De 25 deste a 17 de março, na Galeria Ouvidor (Rua Prof. Dias da Rocha, 853) Mostra Inaugural de Arte com Totonho Laprovítera (foto), Rodrigo Frota, Carlos Lebran, Zé Tarcísio e Cadeh Juaçaba.

*Por hoje contei. Até amanhã.