Postagem do dia 24.09.2014

Deputado Roberto Mesquita:
“Podemos colocar 50 mil penicos na rua”



          O deputado Roberto Mesquita (PV) “soltou os cachorros” em cima do governador Cid Gomes na sessão desta semana da Assembleia Legislativa. “Podemos fazer um pinicaço, podemos colocar 50 mil penicos nas ruas para saber sobre o dinheiro dos banheiros”, afirmou o deputado em alusão ao caso de banheiros para pessoas de baixa renda que tiveram recursos supostamente  desviados por servidores do Governo, caso já devidamente esclarecido nos tribunais.
Da tribuna ele disse: “Aqui o Governador  não vem explicar nada, mas pediu a justiça para tirar uma  revista de circulação e aplicar  multa de 5 milhões de reais por dia caso a determinação não fosse cumprida.  Esse homem está com muito medo de ver o nome dele na revista IstoE. É um governo que se aproxima melancolicamente de seu final”.
          E após, falando aos jornalistas, disse Mesquita: “Todos nós testemunhamos aqui a troca de cargos, os benefícios que ele deu a fulano para se aposentar, a fulano para ir para cargo vitalício, isso todo o Ceará acompanhou. E agora se utiliza também da força do Governo para, através dos créditos fiscais que as empresas têm direito a receber, fazer  troca, eu pago mas vocês têm que devolver a metade. Vejam as doações de campanha que estão acontecendo, uma de 300 mil, outra de 500 mil. Todo Ceará sabe que o Governador tem relações íntimas com grandes empresas, como a Grendene, BD Construções (do filho do Secretário), JBS, que é uma empresa que tem frigorífico em Cascavel, ligada à Friboi,  com muita relação com o Estado, e que para receber o crédito dela teve que devolver a metade. Investiguem. Se eu estiver falando inverdades podem me acusar”.

24.09.2014

Chifre em cabeça de cavalo

Deputado Sarto

“O deputado está vendo chifres em cabeça de cavalo. Eu não sei como ele diz saber tanta coisa de depoimentos que correm em segredo de justiça. Eu li e reli a matéria da revista e não encontrei absolutamente nada que ligue o Governador ao cidadão aludido. As fotos são de 2008 quando o presidente Lula veio a Fortaleza para tratar da refinaria Premium. Ele estava na reunião como outros diretores da Petrobrás e não foi tratado nenhum assunto que não fosse de Governo. Eu sugiro aos deputados que leiam a revista, que não sejam ventríloquos. As fotos são editadas”, disse o deputado José Sarto (Pros), líder do Governo, respondendo a Roberto Mesquita.

Deputado Ferreira Aragão

Em aparte, dizendo que queria falar sobre presunção de inocência, mas que lhe negaram um aparte (referindo-se à deputada Eliane Novais (PSB), que não deixou que ele falasse durante o discurso que pronunciava),  o deputado Ferreira Aragão (PDT) afirmou que “a gente só deve acusar com provas. A IstoÉ fez uma edição mentirosa  de imagens do Governador, o que é crime”, completou Aragão.

24.09.2014

Produção industrial cearense caiu

          Ótimo estudo do INDI-Instituto do Desenvolvimento Industrial do Ceará mostra que a produção física da indústria cearense, em junho, apresentou retração de 6,7% em relação a igual período de 2013. Porém, em relação à média brasileira, o Ceará obteve melhor desempenho. No acumulado, o Estado apresentou uma variação praticamente nula. Os maiores destaques foram Petróleo, derivado e Álcool (18,1%) e Alimentos (8,4%).
         O setor Têxtil (-22,5%) foi o que mostrou maior impacto negativo. Segundo o INDI, Instituto e Desenvolvimento Industrial do Ceará.

Emprego

         No acumulado do ano – prossegue o estudo -, o Ceará apresentou criação de 10.911 postos de trabalho, crescimento de 0,9%. A indústria apresentou elevação de 1,0% gerando 3.520 empregos, com destaque para os setores de Metalurgia (307), Material elétrico e comunicações (209) e Mecânica (60).

Comércio exterior
 As exportações cearenses, no acumulado de janeiro a junho, expandiram-se 38,6%. Os principais produtos da pauta foram Combustíveis e Óleos Minerais (36,3%), devido ao abastecimento nos portos cearenses de navios de longo curso, Calçados (19,8%) e Couros (14,2%).  Por outro lado, as importações apresentaram queda de 18,5%, com destaque para Trigo (-47,9%) e Geradores e Eletro-eletrônicos (-40,2%).

PIB
          O PIB cearense, no 1° trimestre de 2014, cresceu 3,9%, retornando as taxas de crescimento apresentadas no 2° e 3° trimestre de 2013. Por outro lado, o País permanece com taxa de expansão próxima a 2%.  Diferente dos serviços e da agricultura, a Indústria apresentou redução no ritmo de expansão. (Fonte: Estudo do INDI).

24.09.2014

Cid entrega hangar à TAM
          Nesta sexta-feira,, 26, o governador Cid Gomes entrega o Hangar do Aeroporto de Aracatí à TAM-Transportes Aéreos Marília, que vai utilizá-lo como Centro de Manutenção e Operação de Aviões. A parceria foi viabilizada após decisão do Governador em reduzir os impostos sobre combustíveis de aviação.
O evento acontece a partir das 9h30 na rodovia CE-040, Km 137,1 nas proximidades da cidade de Aracati. 

24.09.2014

Pacajus quer contratar 224 servidores

Igreja Matriz de Pacajus

         Município na Região Metropolitana de Fortaleza, em Pacajus  a Prefeitura está com inscrições abertas para seleção de pessoal num montante de 224 servidores.O salário parte do mínimo regional, R$ 724,00 a até R$ 6.000,00 (isso mesmo, seis mil reais). Mais informações na  Rua Guarany, 520, 1°andar (centro) ou  através da empresa www.consep-pi.com.br . O  período de inscrições vai até sexta-feira, 26 de setembro, segundo o jornalista Antônio Viana.

24.09.2014

Campanha “franciscana”

Eliane e Marina

          A deputada Eliane Novais, candidata a Governadora pelo PSB, após a sessão de terça-feira da Assembleia Legislativa “botou o pé na estrada” para visitas às cidade de Quixadá, Limoeiro do Norte e Várzea Alegre divulgando as suas propostas.
          O fim de semana será nos bairro de Fortaleza, segundo me disse. Mesmo com pouquíssimos recursos de campanha, a deputada Eliane tem levado a mensagem dela e da candidata presidencial Marina Silva a quase todos os recantos do Ceará.

24.09.2014

As casas e casarões vão caindo
          Vocês se lembram dessa foto de imóvel na Rua Silva Jatahy que publiquei em dezembro de 2013 com a frente inteiramente tomada  pelo lixo?
           Depois ele ficou assim com a frente fechada e bem limpinha.
          Mas agora está assim, no chão, para dar lugar a mais um imóvel de apartamentos minúsculos no coração do bairro Meireles. Em Fortaleza, as casas e casarões nos principais bairros há muito começaram a deixar de existir em razão do ataque da indústria especulativa imobiliária.

24.09.2014


24.09.2014

Teste do Progresso para alunos de Medicina
A segunda edição do Teste do Progresso, avaliação que mede o nível dos alunos de nível superior em Medicina ao longo da graduação, será realizada no próximo dia 8, das 14h às 18h. Será aplicado nas salas e auditórios da Faculdade de Medicina (Famed) da UFC. Todos os graduandos em Medicina da Instituição estão automaticamente inscritos.

O teste ocorrerá, simultaneamente, nos cursos de Medicina da UFC em Fortaleza e Sobral, na Universidade Federal do Cariri (Barbalha), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade de Fortaleza (Unifor), Centro Universitário Christus (Unichristus) e Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). A avaliação possui 120 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas, abordando situações clínicas esperadas para a formação do médico generalista. O aluno terá quatro horas para resolução do teste.
Organizado pela Associação Brasileira de Educação Médica (Abmem), o teste do progresso é uma avaliação anual para todos os alunos de Medicina, que mede os conhecimentos dos alunos e seu progresso ao longo do curso. Além disso, é utilizado para diagnosticar deficiências ao longo da estrutura curricular. A prova ajuda ainda a orientar e ajustar estratégias de aprendizado, pois permite avaliações específicas de conteúdos curriculares e a detecção de dificuldades pedagógicas ou estruturais do curso..(Fonte:  Faculdade de Medicina da UFC – fones: 85 3366 8001 / 3366 8003).

24.09.2014

Turismo rural em pauta
          O Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)  está convidando para o coquetel de lançamento da revista “Turismo em Pauta – Edição Especial Turismo Rural”,  que acontecerá neste  dia 24,  a partir das 16h30min, na 42º ABAV Expo Internacional de Turismo, em São Paulo.
          E referindo-se à Fabiana Ribeiro, presidente da ACETER-Associação Cearense de Turismo Rural, diz o presidente Alexandre Sampaio de Abreu: “Sem dúvida, seu artigo “Associativismo no turismo rural brasileiro” contribuirá para o sucesso deste trabalho.”

24.09.2014

Lafayette Paris juntou Gourmet e Maison
          Irradiando-se pelo mundo inteiro, as Galeries Lafayette decidiram reunir sob o mesmo teto, no boulevard Haussmann, em Paris, as  célebres  Lafayette Gourmet e a Lafayette Maison, para celebrar o tão particular estilo de vida France,  que já funcionam desde o dia 15 deste mês.

Esta nova grande casa de 7.500 m² está instalada em  cinco pisos.  Em cada andar, você descobrirá os universos da nova loja: 
3º PISO – A  Arte de Descansar:   Instrumentos de beleza. roupas de cama e banho, objetos para a camas e  objetos para o banho;

2º PISO – A Arte de Receber Bem: Artigos de mesa, toalhas de mesa, odorizadores de ambiente;

1º PISO – A Arte de Cozinhar:  Culinária. Eletroportáteis, Enologia -  vinhos, champanhes e destilados;
PISO TÉRREO – A Arte da Degustação:  Gastronomia francesa e Cozinha internacional;

PISO TÉRREO BAIXO – A Arte de ir às Compras:  Mercearia e  Grande Mercado.

24.09.2014

Pequenos filatelistas

          A Seção filatélica dos Correios em Fortaleza realiza no próximo sábado, 27, mais um encontro do Clubinho Filatélico, no edifício sede, centro da cidade, pela manhã. Informa a coordenadora Valécia Patrícia de Souza que “na oportunidade, faremos levantamento do material já produzido pelas crianças em termos de coleção e faremos introdução a novos membros do Clubinho”.
Ela pede aos pequenos filatelistas que já participam do Clubinho que levem o material (selos/coleções) que já tenham disponível para que ele possa ser avaliado em termos de valor de coleção.

24.09.2014

CURTAS SOCIAIS


Maria Vanda e Valdélio Leite

*O médico otorrino Valdélio Leite, mostrando ainda mais disposição e interesse pelo exercício de sua profissão, fez expressivo investimento na reambientação de seu consultório.
 
*Aliás, uma de suas clientes mais fiéis, Eridan Mendonça, era uma das queridas presenças no casamento de Nayana e Eduardo Martins.
 
*Também estava por lá, Kaia Catunda, que se diz muito feliz com seu amor.Beleza.
*Os queridos Vera e Antônio Costa (Costinha - foto) chegam hoje aos 34 anos de casados. Parabéns, amigos.
 
*O jornalista Tom Barros e o cantor/sanfoneiro Valdonys estão matriculados em curso de PP (Piloto Particular). Eles já são PR (Piloto de Recreação).
*O humorista Hiran Delmar (foto) está se apresentando às quartas-feiras no Projeto Humorfest do restaurante Toca do Katita. Lá tem forró  pé serra a partir das 19 nhoras. Couvert artístico 10 reais. Contatos: (85) 8702.5818.
 
*Por hoje contei. Até amanhã.
Poeta, ensaísta e contista. Mais de quarenta livros publicados. Eleito o Príncipe dos Poetas Cearenses, título detido por poucos, entre eles Padre Antônio Tomás; Cruz Filho e Jáder de Carvalho. Arthur Eduardo Benevides saiu de cena neste domingo. Estava com 91 anos, adoentado e longe dos
Bacharel em Direito e em Letras, Arthur Eduardo Benevides foi professor titular da Universidade Federal do Ceará (UFC) e membro ativo da Academia Cearense de Letras, instituição que presidiu entre 1995 e 2005.
Também integrou a Academia Cearense de Língua Portuguesa e a Academia Fortalezense de Letras, além do Grupo Clã. Prêmios literários ele venceu mais de trinta. No ano 2.000, Benevides foi derrotado em eleição para a Academia Brasileira de Letras pelo escritor Ivan Junqueira.
Perde a cultura brasileira com sua partida. Fica o legado...