Postagem do dia 08.09.2014

Igreja quer nova Constituinte e clareza da votação

          Olho vivo!!! Os padres brasileiros, inclusive os cearenses, estão com uma missão não evangélica em suas paróquias: motivar os paroquianos a votarem em uma ação popular por uma nova Constituinte visando modificações acentuadas na Constituição brasileira sobretudo no que diz respeito às questões políticas. As urnas estavam até ontem em diversas igrejas do interior cearense. Hoje elas deverão ser recolhidas às casas paroquiais.
Outra questão não evangelizadora que os padres estão levantando é para cobrar da Justiça Eleitoral esclarecimentos sobre  a destinação dos votos dados aos candidatos não eleitos. Disse um padre no interior cuja manifestação ouvi na sexta-feira, 5: “Os partidos motivam lideranças comunitárias a se candidatarem, mesmo sabendo que elas não serão eleitas, mas de olho nos votos que  atrairão para as legendas. Precisamos saber claramente para quem irá esses votos, quem  são os beneficiados.”
Esses assuntos deixaram os círculos normalmente interessados em política e passaram a ser temas do posicionamento dos padres nas igrejas.          Portanto, olho vivo!!

08.09.2014

Agropacto ouvirá candidatos a deputado
Flávio Saboya fala no Agropacto eleitoral
         
Nesta terça-feira, 9, de 8 ao meio-dia, o Agropacto realiza sua reunião quinzenal quando ouvirá os candidatos cearenses a deputado federal e estadual. Cada um terá direito a responder a uma pergunta da platéia formulada por escrito.
          O tema do encontro é “Agronegócio cearense com progresso e projetos de ação”. A iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará, que tem o presidente Flávio Saboya como coordenador, acontece no Hotel Oásis Atlântico, na Avenida Beira-Mar.

08.09.2014

Circuito Brasileiro de Degustação

          O Instituto Brasileiro do Vinho convida  para o Circuito Brasileiro de Degustação “a oportunidade perfeita para conhecer as novidades e degustar os melhores vinhos do Brasil”.
O evento acontece no dia 11, das 16 às 21 horas (horário para a imprensa) no Salão Mar do “Buffet” La Maison.
 
Vinte e duas empresas participam deste evento que tem a Abrasel como coordenadora no Ceará.

08.09.2014

Enid Câmara integra  equipe técnica dos
melhores destinos para eventos no Brasil
Enid na arena de Porto Alegre
          Convidada especial, a empresária Enid Câmara de Vasconcelos, diretora-geral da cearense Prática Eventos, integra o time de profissionais escolhidos para participar do II Destino para Eventos do Brasil, edição especial, que apresentará em 165 páginas os 33 melhores destinos nacionais. Enid esteve  em Porto Alegre com esse objetivo.
          O Guia será editado também em inglês para distribuição nos megas eventos mundiais ligados à área, como a IMEX, WTM, WFM e EIBTM. O projeto é viabilizado com o apoio dos grupos ACCOR do Brasil, EventPool e TAM, que proporcionarão hospedagem, receptivo e o aéreo dos 33 profissionais que estarão fazendo a “visita técnica” aos  destinos desse projeto especial.

08.09.2014

7 a 8 renovações  nos federais

           Calcula-se que haverá uma renovação da bancada cearense na Câmara dos Deputados em torno de uns 30 por cento. Dos eleitos em 2010 já tivemos a renúncia do então deputado federal Raimundo Macêdo, do PMDB, que elegeu-se Prefeito de Juazeiro do Norte, oportunizando a efetivação do primeiro suplente Mário Feitoza. Ou seja, uma vaga natural, em relação aos eleitos em 2010. Dos atuais 22 federais, incluindo  Mário Feitoza, que disputam  um novo mandato, não são candidatos a reeleição:
Deputado João Ananias
João Ananias (PCdoB), que desistiu alegando problema de saúde;  
 
Deputado Artur Bruno
Artur Bruno (PT), que é candidato a deputado estadual (ou seja, quer voltar para onde estava antes de eleger-se federal em 2010);  
 
Deputado Manoel Salviano
Manuel Salviano Sobrinho (PSD), que seria atingido pelo Ficha Limpa,  
 
Deputado Padre Zé
e José Linhares (do PP, o padre Zé), que está na  primeira suplência de senador na chapa de Mauro Filho. Para sua vaga deverá ser eleito Leônidas Cristino.

Os atuais deputados federais do Ceará são: Anibal Ferreira Gomes, André Figueiredo, Ariosto Holanda, Arnon Bezerra, Antônio Balhmann, Artur Bruno, Chico Lopes, Domingos Neto, Danilo Forte, Édson Silva, Eudes Xavier, Genecias Noronha, Gorete Pereira, José Guimarães, José Airton, José Linhares,  João Ananias, Manoel Salviano, Mauro Benevides, Mário Feitoza, Raimundo Gomes de Matos e Vicente Arruda.

         Observem que, dos atuais   22 deputados, em quatro   teremos substituição de nomes e outros 3 ou 4 poderão não conseguir reeleição, segundo se comenta nas áreas políticas, o que deve aumentar a renovação para mais ou menos para 7 ou 8  deputados.

Pelo volume de campanha, apoiamentos, reconhecimento pelos diversos mecanismos de avaliação  de que são  bons parlamentares, produtivos, atuantes e realizam campanhas condizentes com a necessidade para atingir a reeleição, bem como, posicionamento do partido na coligação pertinente, são tidos  como prováveis eleitos  para a Câmara Federal: André Figueiredo (PDT), José Guimarães (PT) , Genecias Noronha (SD), José Airton (PT), Danilo Forte, Mauro Benevides e  Aníbal Gomes (PMDB), Raimundo Gomes de Matos (PSDB), José Arnon Bezerra (PTB), Chico Lopes (PCdoB), Domingos Neto, Antonio Balhamann, Edson Silva e Ariosto Holanda (PROS) e Gorete Pereira (PR). Entre os novos, são tidos como eleitos: Luizianne Lins(PT) e Odorico Monteiro(PT), Leônidas Cristino(PROS), Moses Rodrigues (PPS),Ronaldo Martrins (PRB) e Cabo Sabino, do PR. (Informações com Antônio Viana).

08.09.2014

Crato receberá Faculdade de Medicina
           Como parte das ações previstas no Programa Mais Médicos para reestruturar a saúde pública, o governo federal anunciou na semana passada  os 39 novos municípios que receberão cursos de Medicina. O município do Crato, na região do Cariri, está entre as 7 cidades que terão que fazer adequações exigidas  para receber a Faculdade de Medicina. O prazo é de seis meses.
Lançado há um ano pelo governo federal, o Mais Médicos avança com a ampliação da residência médica e dos cursos de medicina por todo o país. São cidades com 70 mil habitantes ou mais que não dispunham de curso superior para a formação de médicos. Elas estão localizadas em 11 estados de quatro regiões do país. O anúncio foi feito pelos ministros da Educação, Henrique Paim, e da Saúde, Arthur Chioro.
         Durante a apresentação, foi divulgada também pesquisa inédita que mostra alta satisfação de um ano do programa – 86% dos usuários consideram que a qualidade do atendimento melhorou após a chegada dos profissionais.

08.09.2014

Seminário eleitoral da Aprece

          Para ajudar os gestores públicos municipais do Ceará na condução de todo o processo que precede e integra as eleições, a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) realiza nesta terça-feira, 9, um Seminário Eleitoral  voltado para prefeitos, assessores e procuradores jurídicos. Será a partir das 14h, no Auditório do Banco do Brasil, localizado na Av. Santos Dumont, 2889, Aldeota, Fortaleza.
Na ocasião, os presentes receberão informações atualizadas e esclarecimentos do professor  Djalma Pinto (foto),  advogado e especialista em Direito Eleitoral. O palestrante estará à inteira disposição para sanar todas as dúvidas existentes. "As novas regras para o processo eleitoral 2014 inovam em vários aspectos. O Seminário Eleitoral da Aprece é, além de uma oportunidade de aprofundar conhecimentos, uma boa chance de evitar problemas e conduzir as ações nesse período dentro da legalidade", afirma o presidente em exercício da associação municipalista, Expedito José do Nascimento.(Fonte: Carol Batista – Jornalista, Assessora de Comunicação da Aprece).

08.09.2014

08.09.2014

Criados dois novos cursos de graduação na UFC

          O Conselho Universitário (Consuni) da UFC aprovou por unanimidade  a criação de dois novos cursos de graduação: Gestão de Políticas Públicas, do Centro de Ciências Agrárias (Fortaleza), e Engenharia de Minas, do Campus de Crateús. A expectativa é de que a primeira graduação passe a funcionar a partir de 2015, com 40 vagas; já a data de início do Curso de Engenharia de Minas está em processo de definição. Com a novidade, a UFC salta de 119 para 121 cursos de graduação.

08.09.2014

Antologia e homenagens
Ubiratan Aguiar, presidente do Conselho Curador de Cultura, do Ideal Clube; José Telles diretor de Cultura e Arte e Joyce Cavalccante, presidente da REBRA-Rede de Escritoras Brasileiras, desejam encontrar os amigos na noite do próximo dia 10 de setembro de 2014, no Ideal Clube, às 20 horas.  Ali acontecerá, dentro da programação Setembro Cultural, o lançamento da antologia “Lindas Lendas Brasileiras” publicação chancelada pelo SER-Selo Editorial REBRA.
 

Leda Maria e Souto Raulino
Manda me dizer a colunista Leda Maria: “Haverá também  a entrega de títulos da REBRA, que homegeiam a quem sabe trabalhar e valorizar o processo cultural do Ceará, além daqueles homens que se destacam na defesa das causas femininas, apoiando as muitas missões que visam um mundo mais igualitário.
 
Serão homenageados : Luciana Dummar (foto), presidente do Grupo de Comunicação O POVO com o título de  Sócia honorária da REBRA; Beto Studart, Amarílio Cavalcante e Ubiratan Aguiar com o título de Mulher Honorária. Vamos juntos vivenciar diálogos e canções que aproximam a mente, a luz e o coração, além de festejar a atuação da Rebra há 15 anos realizando e se projetando no cenário nacional da literatura”, diz Ledinha.

08.09.2014

Novos membros do Rotary Fortaleza

Tarcisio Porto,  no Ideal Clube,  apadrinhando Eliezer Magalhaes e Edmilson Pinheiro como novos membros  do Rotary Club de Fortaleza.  Na primeira foto com os empossados e  o companheiro  Vicente Belchior e, na segunda,  com os mesmos e outro companheiro rotário João Araújo Sobrinho.

08.09.2014

Rotary Iate mudará comando


Eleito por aclamação, Dari Meneghini (foto) será  o presidente de 2015/2016 do Rotary Iate.  Na plenária de quarta-feira,  dia 3, segundo o presidente que sai Flávio Melo,  diversos assuntos foram  abordados como a camisa elaborada pelo  estilista "Serginho", que sempre será vestida nos   Projetos e trabalhos humanitários do clube,  o Projeto Botão de Rosa, a Feijoada da Casa da Amizade,  dia 21 de setembro,  no Boteco; Caravana da Solidariedade com cestas básicas ao Lar Davis,  dia 13 e a Festa das debutantes do Lar Davis   com 3 Garotas fazendo 15 Aninhos.

08.09.2014


Feira artesanal em homenagem à índia Iracema

Acontece nos dias 10 e 11 de setembro a feira de artesanato Um Momento com Iracema, que homenageia a histórica personagem eternizada pelo escritor cearense José de Alencar no livro Iracema, cuja primeira edição data de 1865. O evento ocorre no Bosque Moreira Campos, na área 1 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2683, Benfica).
         O objetivo é difundir a personagem Iracema como ícone cultural de Fortaleza. Para isso, os artesãos que participam do evento receberam formação específica para destacar Iracema em suas obras. Na feira, será possível adquirir itens como bolsas, camisetas, chaveiros, porta-panos de prato, ímãs para geladeira, blocos de anotação, porta-retratos, dentre outros.
          Todos os objetos destacam Iracema, bem como a Casa de José de Alencar, equipamento cultural gerido pela UFC. (Fonte: Neto Cavalcante, bolsista do programa O Retrato de Fortaleza, do Curso de Letras da UFC – fone: 85 8880 0769).

08.09.2014

CURTAS SOCIAIS

*A missa de 7º dia de falecimento do excelente músico  Zezinho do Sax será no dia 11, às 17h30, na Igreja dos Remédios (bairro Benfica). Ele se apresentou com alguns dos melhores grupos musicais cearenses, inclusive a Banda Exportação.

 
 
*Os novos trabalhos do excelente pintor Otto Cavalcanti (fotos)  estarão expostos na Galeria Panorâmica (Rua Rodrigues Júnior, 131), de Francisco Diogo de Oliveira, de 15 a 30 deste mês. Margarita Solari Pascual coordena.

Flávio e Luciano Rocha
*Neste dia 8 em cumprimento a Sandrinha Vieira (sra. Conselheiro Luiz Sérgio Gadelha Vieira) e a Maurílio Moreira que fazem aniversário.


*Amanhã é dia de abraçar o colunista Flávio Torres pela sua mudança de idade.

 *Por hoje contei. Até amanhã.