Postagem do dia 28.07.2014


Quase 17 armas apreendidas por dia

 
Durante os primeiros cinco meses de 2014, no Ceará, foram recolhidas 2.619 armas. No mesmo período do ano passado foram 2.510 apreensões. Desde 2012, quase 15 mil armas foram apreendidas no Estado, o que dá uma média de 17 armas tomadas por dia.
 
A revelação foi feita pelo deputado Manoel Duca da Silveira (PROS-foto)  em pronunciamento feito no Legislativo estadual antes do recesso parlamentar. O deputado citou reportagem do jornal O Povo, que se apoiou  em dados fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.

28.07.2014

Heitor Ferrer em campanha

Entre populares

         “Fizemos hoje, na avenida Santos Dumont, a primeira atividade de campanha em espaço público, ao lado de nossos amigos e aliados. Muito bom perceber a receptividade que tivemos ao cumprimentar as pessoas e receber o apoio de muitos que se manifestaram positivamente”

E no trânsito

          A observação foi feita pelo deputado estadual Heitor Ferrer (PDT), que está em campanha pela reeleição. “Sem dinheiro para gastar e pagar cabos eleitorais, estou saindo às ruas no corpo a corpo, mostrando a cara ao eleitor”, confessou o candidato ao blog.

28.07.2014

Males dos idosos
 


Sobre a questão do pânico e depressão que tem acometido os idosos, conforme revelação feita pelo blog, o cardiologista Eduardo Arrais postou em seu Facebook: 
 

“Questão muito delicada. Conclusão: infelicidade na terceira idade. Vamos ajudar nossos idosos a serem felizes. As doenças físicas e os problemas dos familiares, a violência, a solidão não podem impedir nossos idosos de serem felizes”.

28.07.2014

Mulheres sobralenses declaram
apoio a Camilo, Mauro e Izolda


“Vou trabalhar como voluntária para eleger Camilo, Izolda e Mauro. Acredito muito em Camilo como governador, porque ele é jovem e vai dar continuidade com muita competência ao governo de Cid Gomes”. A afirmação, da professora Liduína Adeodato, traduz o clima do encontro realizado com centenas de mulheres de Sobral. A reunião contou com representantes dos mais diversos segmentos e as presenças  de Onélia Leite, esposa de Camilo Santana,  e Marisa Benevides, esposa do candidato a senador, Mauro Filho.

Casal Camilo

Onélia convocou as mulheres para ir às ruas e eleger a coligação “Para o Ceará seguir mudando” e reafirmou o compromisso de Camilo para fazer o Ceará continuar avançando. “É necessário ir para as ruas, vestir a camisa e ir à luta”, disse. “Não podemos deixar o Estado parar.

Casal Mauro

Tanto Camilo quanto o Mauro vão representar muito bem o nosso Estado”,. afirmou Marisa ao ressaltar importância de formar a parceria de Camilo no Governo e Mauro Filho no Senado.
          Também estiveram presentes no encontro de mulheres em Sobral o deputado estadual Ivo Gomes,  candidato à reeleição, e Leônidas Cristino, candidato a deputado federal da coligação.(Fonte: Roberto Moreira em seu blog – 26.07.2014).

28.07.2014

Zezinho recebe apoio do prefeito vereadores de Paramoti
 
          O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), recebeu  na sexta-feira (25/07), reforço à sua reeleição, em evento político realizado em Paramoti. O prefeito Samuel Boyadjian (Pros) e quatro vereadores, dentre eles o presidente da Câmara, Pedro Medeiro, anunciaram apoio ao deputado, que concorre ao sétimo mandato na Assembleia.
 
          Em discurso acompanhado por aliados que se reuniram na sua residência, o prefeito Samuel  Boyadjian destacou as razões que o levaram a apoiar a reeleição de Zezinho, dentre as quais as ações desenvolvidas pelo deputado em benefício de vários municípios. “Certamente o deputado Zezinho será um grande representante de Paramoti na Assembleia, pois tem serviços prestados a todo o Ceará”, destacou o gestor.           Ao retribuir o apoio, o presidente da Assembleia abordou ações administrativas do governador Cid Gomes em benefício de Paramoti. Ele também defendeu os candidatos da coligação “Para o Ceará Seguir Mudando”: Camilo Santana (governador), Izolda Cela (vice) e Mauro Filho (senador). “É necessário garantir a continuidade deste projeto revolucionário desenvolvido pelo governador Cid Gomes desde 2007”, defendeu Zezinho Albuquerque diante dos paramotienses. (Jornalista Aline Pedrosa – comitê Zezinho).


28.07.2014

Cearense articula seminário
sobre Segurança Hídrica


          A Diretora Geral da Prática Eventos, Enid Câmara (foto), esteve em Brasília coordenando mais um projeto, desta vez o Ciclo de Debates: “Segurança Hídrica: Uma Visão Brasileira” que, neste primeiro encontro,  abordou  a temática: Água e a Produção Agrícola O evento  aconteceu no auditório da CNA, em Brasília\DF.


O Ciclo de Debates  prevê a realização de Seminários regionais que contemplarão uma abordagem integrada do tema Água, sob o enfoque da realidade e diversidade ambiental brasileira, focada em três vertentes: I) definição da agenda estratégica para a atuação dos governadores brasileiros no Conselho Mundial da Água para o período 2013-2015; II) elaboração de estratégia da participação brasileira no 7º Fórum Mundial da Água a ser realizado na Coréia do Sul,  em 2015; e III) definição da estratégia política de apoio à realização do 8º Fórum Mundial da Água em 2018, em Brasília.

          O projeto foi idealizado pela REBOB – Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas, os membros brasileiros do Conselho Mundial da Água junto com as empresas e entidades.

28.07.2014

O “Coliseu” de Alto Santo


Dois milênios depois de a dinastia flaviana entregar o Coliseu aos romanos, uma cidade escondida no semiárido cearense se prepara para inaugurar um estádio inspirado no monumento mais conhecido da Itália. Os 16 mil habitantes de Alto Santo se espalham por propriedades rurais, casas de alvenaria ao longo da rodovia CE-138 e dois prédios recém-construídos no centro do município. Todos têm algo em comum: aguardam, há quatro anos, a conclusão do Estádio Municipal. Ou Coliseu Alto-Santense, segundo a prefeitura. Jura o prefeito José Iran Paulino  que a obra será  inaugurada   ainda este ano.
Em vez da estrutura oval do Coliseu clássico, a versão alto-santanse tem uma fachada reta de 50 colunas erguidas com tijolos e cimento, rebocadas com concreto. Entre elas, há a abertura para a passagem de ar e de iluminação. O restante do terreno será protegido por um muro mais simples, de custo menor. A obra conseguiu repasse de R$ 1,7 milhão do governo federal. Mas nem o atual prefeito nem o anterior (Adelmo Aquino), que idealizou o projeto, souberam informar o valor total da construção.

           Do lado de dentro, o gramado que custou R$ 38 mil ainda não recebeu as traves nem as marcações, mas é regado diariamente e cortado com frequência. Por enquanto, entre o piso verde e as colunas, há espaço para 6 mil torcedores sentados. Se um dia o projeto inicial for retomado, o Coliseu comportará 20 mil espectadores sentados: a cidade inteira mais um punhado de visitantes. Além da construção de um túnel que liga o campo aos vestiários e a instalação de 10 lojas sob as arquibancadas, no melhor conceito arena multiuso.

          A reativação do Alto Santo Esporte Clube será o próximo passo. O único time profissional criado desde 1957, ano de fundação do município, surgiu em 2007 e fechou as portas em 2008. Nesse período, a camisa listrada em azul e amarelo esteve em 19 partidas pela terceira divisão do Campeonato Cearense, mandando os jogos nas vizinhas Limoeiro do Norte e Russas. A expectativa é estar de volta no ano que vem, tornando-se o 41º clube profissional do estado, o segundo da região do Baixo Jaguaribe. (Não consegui identificar a fonte).

28.07.2014

Recife é destaque da revista da
Air France em artigo de cearense
A capital pernambucana foi capa da revista da companhia aérea Air France, ‘Magazine’, na  edição de julho. A publicação, que possui uma tiragem de 400 mil exemplares e circula nos cincos continentes, destaca em forma de crônica os principais atrativos turísticos de Recife. O autor do texto Recife - Do sonho dos homens, uma cidade se inventa foi o escritor e dramaturgo Ronaldo Correia de Brito, conhecido pelo auto O Baile do Menino Deus.

A matéria, com 21 páginas, faz parte da seção ‘Comme um Roman’, onde um escritor convidado desenvolve crônica sobre uma cidade com a qual possui relacionamento afetivo. No texto, ele relata sua primeira sensação quando se mudou do Crato, Ceará,  para o Recife e o que o fez se apaixonar pela capital. Segundo Brito, o convite surgiu no ano passado, após a editora Gallimard ler seu último livro Faca. “Fiquei honrado com o convite, eles me deram a liberdade de escolher qualquer cidade, e escolhi o Recife, pois é a minha cidade. Devo isso a esta terra”, afirmou.
          Recife é a segunda cidade brasileira a ganhar,este ano, capa da ‘Magazine’.A primeira foi Brasília. Porém, Brito é o primeiro autor brasileiro a ser convidado em 2014 para desenvolver um texto para a publicação. As fotos da matéria são do fotógrafo francês Matthieu Salvaing. (Fonte: Setur-PE).

28.07.2014

CURTAS SOCIAIS
 
 
*Cada dia mais forte o nome de Fernanda Quinderé (foto)  para a presidência da Academia Fortalezense de Letras, atualmente dirigida por Lúcia Lustosa. É o que diz o jornalista/radioalista Vicente Alencar.
 *Ganham abraços nesta segunda-feira, 28, Clara Neide Gomes, Constança Távora,  Ítala Ventura e Roberto Targino.
*Na terça-feira, 29, eu cumprimento a Lili Dantas e Tereza Cirino.

Deputado Danilo

*Não convidem para a mesma mesa o deputado federal Danilo Forte (PMDB) e o presidente do PTB cearense Aldenir Brito.
*A turma da fornada do Face volta a se reunir no Náutico, sábado, dia 9 de agosto, das 11h30 às 17 horas, agora com Waltinho Sá na articulação.
 

Flávio Torres e Margarida Borges

*“Agora estou mais caseiro”, afirma o colunista social Flávio Torres respondendo aos amigos que sentem sua falta nos eventos.
*Por hoje contei. Até amanhã.