Postagem do dia 05.12.2013


Audiência positiva, mas ocupação continua

 
A ocupação continuava hoje pela manhã

            A  audiência pública realizada na Assembleia com a participação de representações do legislativo, do Governo e do movimento estudantil  agradou os deputados que estão conduzindo o processo de negociação, como o primeiro vice-presidente da Casa, Tin Gomes (PHS), e o líder do Governo, deputado José Sarto (PROS), segundo eles disseram na manhã desta quinta-feira ao blog. Mais de 100 alunos estavam presente,  bem como  professores e dos funcionários.

Deputado Tin Gomes

            “O PCC (Plano de Cargos e Carreira)  que envolve os  funcionários vai ser ainda preparado;  o  PCC dos  docentes  falta apenas  ser regulamentado  e pleito  relativo à  infraestrutura das universidades, como restaurantes, refeitórios etc, todas as questões das universidades foram tratadas, inclusive as relativas às  bolsas de  estudo. Também ficou acordado que, devido à complexidade das questões,  a saída encontrada é  elaborar um   regulamento para cada uma das três   três universidades”, afirma Tin Gomes.

            “Hoje vamos começar a ver onde é que o movimento cede para poder avançar com o Governador essa questão. Foi uma audiência muita tranqüila e produtiva.   O importante é que a Assembleia está dentro do processo que é intermediar entre estudantes e governo as exigências. Vamos transformar a audiência no papel para apresentar ao Governador”,  disse Tin.

Deputado Sarto

            “Quando a questão da permanência dos estudantes  no prédio da Assembleia, o assunto continua sendo discutido com as lideranças do movimento e vamos esperar que eles desocupem o quanto antes”, me disse o líder José Sarto.

05.12.2013


Turismo merece congratulações

 
Deputado Fernando Hugo
           

          A inclusão de Fortaleza entre os dez novos destinos em alta no mundo motivou um bom rebuliço na Assembleia chegando o deputado Fernando Hugo a apresentar requerimento de congratulações com o Secretário de Turismo do Estado, Bismarck Maia, e com o Secretário de Turismo de Fortaleza, João Salmito Filho.

Ex-governador César Cals

            O deputado também ressaltou o início de todo processo de valorização e de criação da infraestrutura turística cearense através do governador César Cals, que criou a Emcetur (Empresa Cearense de Turismo), o bondinho de Ubajara e o Centro de Convenções de Fortaleza.

Pedro Carlos e o vereador Ferraz


           
O coordenador Fórum do Turismo do Ceará, Pedro Carlos da Fonseca, sobre o assunto, disse que “todas as 121 entidades que o compõem, também fazem parte desta conquista, resultado de um luta diária e incessante de mais de 20 anos”.


05.12.2013


Músicos de rua


           A Câmara Municipal de Fortaleza vota projeto que determina o não confisco ou apreensão de instrumento musical de artista que estiver se apresentando em qualquer lugar público. Essa reivindicação dos músicos é antiga pois desde muito tempo que os músicos de rua se dizem prejudicados.

05.12.2013


Crato poderá receber curso de Medicina

Cidade de Crato

          Municípios selecionados para receberem os novos cursos de Medicina, a exemplo da cidade de Crato,  passarão por uma nova etapa do procedimento, que é a visita de uma comissão para verificar equipamentos públicos e programas de saúde oferecidos, em seguida, a apresentação de propostas das instituições particulares de ensino superior. “Agora que abrimos as ofertas, iremos receber as propostas das instituições. Aquelas que estiverem preparadas, de acordo com as exigências do MEC, devem oferecer o curso na localidade”, informou.

Ministro Mercadante
           O senador Eunício Oliveira obteve o compromisso do ministro da Educação, Aloizio Mercadante em assegurar mais um curso  de medicina, desta vez na cidade do Crato, no Cariri cearense. O peemedebista e o ministro estiveram reunidos na terça-feira (03), na liderança do PMDB. Durante a conversa, Eunício apresentou dados que indicavam o crescimento econômico e social da região, os investimentos em equipamentos voltados a saúde, e a demanda por ensino de qualidade e profissionais médicos para os municípios próximos a cidade do Crato.
 
Senador Eunício
 

05.12.2013


Conselheiro da ARCE

 


          O advogado Adriano Campos Costa foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa na sessão desta quinta-feira  para exercer o cargo de conselheiro do Conselho Diretor da ARCE-Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Ceará.
          Depois esteve lá recebendo os cumprimentos dos deputados e dos amigos.

05.12.2013


Pintura e desenhos de Rian Fontenele

Rian em seu estúdio
Neste sábado, 7, abertura da   exposição “O silêncio que nos veste e a promessa de quebrá-lo”, do artista visual Rian Fontenele. São mais de 30 obras inéditas, entre pinturas e desenhos, que "tecem o percurso para a construção pausada do silêncio”.

            A mostra pode ser conferida gratuitamente na Galeria Mariana Furlani Arte Contemporânea, em Fortaleza, até o  dia 30 de janeiro.

05.12.2013

UFC: vaga para professor efetivo em Fortaleza e Sobral

          A UFC está com inscrições abertas até o dia 26 de dezembro para concurso público de professor do magistério superior. São  duas vagas para Fortaleza e uma para o Campus da Instituição em Sobral.


Labomar em Fortaleza


          Em Fortaleza, o Instituto de Ciências do Mar (Labomar) oferta uma de professor assistente A, para o setor de estudo "Modelagem de Sistemas Ambientais", com regime de 20 horas semanais. A outra é para o  Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), setor de estudo "Desenvolvimento e Aprendizagem Motora Aplicadas à Educação Física e Esportes", com regime de 40 horas e dedicação exclusiva.


UFC em Sobral


            No concurso para Sobral, a vaga é de professor auxiliar para o Curso de Medicina, no setor de estudo "Bioética/Deontologia Médica/Medicina Legal", com regime de 20 horas. O título exigido é o de graduação em Medicina. (Todas as informações estão nos editais disponíveis no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (
www.progep.ufc.br).