Postagem do dia 07.09.2013

Reforma eleitoral do Secretariado

Governador Cid antecipa mudanças

Fugindo às costumeiras especulações, o governador Cid Giomes anunciou  em sua “fan page” do Facebook  que vai exonerar alguns auxiliares da administração direta,  principalmente  os Secretários  que vão se candidatar nas eleições do próximo ano. Há forte expectativa de que além dos deputados-secretários, que deverão voltar à Assembleia na terça-feira, logo após as exonerações,    outras pastas também venham a ser  afetadas.

Assim deverão retornar ao Legislativo  Mauro Benevides Filho (Fazenda), Gony Arruda (Esportes), Francisco Pinheiro (Cultura) , Nelson Martins (Agricultura)  e Camilo Santana (Cidades). Não se sabe como ficará a situação de Ivo Gomes, que é Secretário Municipal de Educação.

07.09.2013


Previdência complementar aprovada com protesto

 
Na sessão plenária de  quinta-feira (05/09) da Assembleia Legislativa, a base governista aprovou por 32 votos favoráveis a 9 contra, a mensagem que modifica o modelo previdenciários dos servidores públicos do estado. Foi uma sessão tumultuada pelas galerias e pelo barulho dos deputados da oposição, mas nada deteve a força da “máquina do Governo”. A deputada Eliane Novais (PSB) pediu que a mensagem n° 7.460, do Poder Executivo, que dispõe sobre o equacionamento do déficit atuarial do sistema único de previdência social dos servidores públicos, fosse mais debatida pelos parlamentares antes de ser votada. A deputada apresentou cinco emendas à matéria, que foram e negadas no Plenário da Casa.

Deputada Eliane Novais

            Sobre o tramite da mensagem, a deputada estadual Eliane Novais questionou o fato de a mensagem não ter sido apreciada individualmente por todas as comissões técnicas da Casa, ferindo o Regimento Interno da Assembleia. “Peço que a matéria seja suspensa para ser votada por todas as comissões separadamente, como manda o Regimento da Casa, já que temos em mãos uma grande responsabilidade, a vida dos servidores e de suas famílias”, apontou.

A parlamentar destacou também a Carta Aberta do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos do Ceará (Fuaspec) que solicita o aperfeiçoamento da proposta do Poder Executivo e mais debate sobre a mensagem. Segundo o documento, o regime de previdência complementar em nenhum momento se propõe a pagar aposentadorias, além de deixar em aberto uma possível privatização da gestão dos recursos públicos, entre outros pontos apresentados pela parlamentar.

07.09.2013


Concurso Le Grand Chef da Aliança entrega prêmios

Os premiados

Premiação do concurso Le Grand Chef pelos 70 anos da Aliança Francesa do Ceará. No podium, terceiro lugar, Célio Mariano; segundo lugar, Liliane Pereira e, em primeiro, Cirlandson Moreira. Prêmios entregues por Patrick Terrien, "chef" da Escola de Gastronomia Le Cordon Bleu, de Paris, que veio especialmente para a ocasião. O terceiro lugar ganhou um fim-de-semana no Hotel Gran Marquise, o segundo uma bolsa de estudos de um ano na Aliança Francesa de Fortaleza e, o primeiro, estágio no Le Cordon Bleu, em Paris.

Fala do Diretor Jean-Christophe

A  festa aconteceu no Hotel Gran Marquise, na quinta-feira, entre 19h30 e 23 horas, conduzida pelo Diretor da Aliança Francesa no Ceará, Jean-Christophe Tailpied. Foram realizadas homenagens a pessoas que contribuíram para a efetiva consolidação da Aliança em Fortaleza, criada em 1943,  como os já falecidos Bertrand Boris e Francis Bloc Boris. O médico e atual tesoureiro da Associação Cultural Franco-Brasileira, Severiano Tavares Filho, em seu discurso contou a história da entidade em Fortaleza.

Também foi homenageada a Sra. Violeta Fontenelle Catrib, primneira aluna da Aliança Francesa de Fortaleza.Mailu de Oliveira Alvarenga cuidou de todo o cerimonial.

Entre as presenças Bárbara e Eymard Freire, José Rangel, ex-presidente do Comitê Diretor da Alliance; deputado professor Teodoro, desembargador Auricélio Pontes e os casais ex-deputado Moslair Cordeiro Leite e Mário Cézar Sales.

07.09.2013


Festival do Bumbum

As praias do litoral oeste cearense deverão ganhar ainda este um festival inédito que começa a agitar toda moçada: Festival do Bumbum. Os promotores estão para decidir entre Cumbuco, Paracuru e Jericoacoara. Vamos aguardar. É o que conta o Jornal Costa Oeste do Ceará, edição de setembro que está circulando.

 

07.09.2013


Dia do Administrador e palestra

Segunda-feira, 9 , as 19 horas, na Assembleia Legislativa do Ceara, o CRA -CE - Conselho Regional de Administração do Ceara entrega o Prêmio Master de Administração e Negócio, com  que distingue profissionais e autoridades que se destacaram no ano de 2013 pelo fizeram e podem fazer pelo uso da Gestão Corporativa  Profissional no Ceará em suas ações de Administração ou êxito em seus empreendimentos.

Uma palestra está programada

Entre os homenageados está  José Dias de Vasconcelos Filho (Zezinho). A homenagem faz parte das comemorações pelo Dia do Administrador e haverá a palestra Gestão Corporativa, uma Visão Internacional com Ryan Merril Boothe, dos Estados Unidos. Será no auditório do 6º andar.

07.09.2013


Carnaubeiras preteridas em sua terra



O Centro de Eventos do Ceará perdeu uma grande oportunidade de prestigiar coisas nossas ao colocar no seu paisagismo externo palmeiras que não têm nada a ver com a gente ao invés da nossa tradicionalissima carnaubeira, símbolo do Ceará, e que foi uma das bases (com a cera) da nossa riqueza e sustentação das populações nos primórdios do nosso desenvolvimento econômico.
Hoje, o Ceará perde 1 milhão de carnaubeiras por ano, planta que está em via de extinção.

07.09.2013



Dia da Pátria com Fanfarras em Itapiúna
O   Prefeito Municipal de Itapiúna, Luís Cavalcante de Freitas, convidou os amigos  para o Desfile Cívico no município no Dia da Pátria, na sexta-feira, à tarde.

A edição deste ano teve  como tema “O Brasil de Norte a Sul e suas expressões artísticas e culturais”, sendo que esta temática foi escolhida em conjunto com todas as escolas do município.

O desfile contou com sete Fanfarras  das cidades de  Capistrano, Baturité, Mulungu, Aracoiaba (uma cada), duas de Quixadá e uma da Escola Demócrito do Rocha de Itapiúna.

 

07.09.2013


Peça infantil no 7 de setembro

No Teatro da Praia, neste dia 7, mais um espetáculo infantil a partir das 17 horas: “Smurfs Super Show”, realização da Companhia Cearense de Molecagem. A direção é de Carri Costa. Preço – Inteira 20, Meia 10 reais. A programação visual é de Everardo Matos e no elenco estão  Lídia dos Anjos ,  Luca Ravache,  Ytalo Tomaz, Rachel Oliveira,  Webster Macedo,  Prisicila Cavalcante , Lydia Aquino e Rayan Monteiro

07.09.2013


Caminhada sobre prevenção ao suicídio
 

            Com a mensagem de que “a prevenção do suicídio sempre é possível”, o Projeto de Apoio à Vida (Pravida), atividade de extensão da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), promove no  domingo (8), a partir das 8 horas, a IV Caminhada Pravida.
 

              O evento faz menção ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, 10 de setembro, data estabelecida pela Associação Internacional de Prevenção do Suicídio (IASP) e Organização Mundial de Saúde (OMS). Com concentração no espigão da Rua Rui Barbosa, a caminhada seguirá até a Praça dos Estressados, Avenida Beira-Mar.

 
A proposta da iniciativa é levar esclarecimentos à população sobre aquele tema tabu, com o objetivo de diminuir os índices de suicídio, considerado uma questão de saúde pública. (Fonte: Fábio Gomes de Matos, Coordenador do Projeto de Apoio à Vida – Pravida – fone: 85 3366 8149).

 

07.09.2013


Show de grosseria

Baleiro

O cantor Zeca Baleiro botou suas unhas de fora e deu xiliques de grosseria ao chegar para se apresentar no Festival do Escargot, na Taíba, em São Gonçalo do Amarante. Não quis saber dos fotógrafos profissionais e amadores que o aguardavam atrás do palco e mandou dizer que só receberia o Prefeito se ele estivesse sozinho. Pode?



07.09.2013


CURTAS SOCIAIS

*Neste dia da Pátria mudam de idade o ministro aposentado do Tribunal de Contas da União Ubiratan Aguiar e as senhoras Patrícia Sales e Tereza Morais.

Ivens pai e Ivens Jr

*No domingo, 8, os abraços vão para Ivens Dias Branco Júnior, Sandrinha Vieira e Maurílio Moreira.

*Na terça-feira Rosângela Barone e seu filho Luís Henrique inauguram o restaurante “Barone Sul” no bairro Édson Queiroz.

*Flávio Melo programa para o dia 20 de setembro uma nova edição da festa de Jazz e Blues para dançar à beira da piscina do Ideal Clube.

Célio Guimarães

*O criador do Fortal, Célio Guimarães, escreve livro sobre a grande festa de Micareta de Fortaleza contando algumas das  mazelas do evento  e os motivos pelos quais “fui passado  para trás pelos meus sócios.” Vamos aguardar.

 *Por hoje contei. Bom final de semana.