Postagem do dia 10.08.2013


A “queda de braço”  dos viadutos

Na escuridão da noite, a Guarda bateu forte
Merece reflexão pelos duas partes -  no caso as autoridades municipais e os manifestantes contrários à construção dos  viadutos  questionados  – a força usada para desocupação da área. Na ótica dos ocupantes, nada poderá (poderia) ser feito sem uma ampla consulta à população, o que na realidade não foi feito. Como de hábito no Brasil, impõem-se uma obra pública de cima para baixo. O governante quer, pronto, é lei.


Assim era o Cocó no início da construção do Iguatemi
Numa sociedade democrática não é para ser assim: tem que haver proposta, discussão, análise dos prós e contras e, finalmente, chegar-se a um consenso. Não houve isso, daí talvez a resistência. O caso das árvores  é de somenos importância porque, dentro do parque, há espaço para plantar-se o quíntuplo das que foram e serão cortadas para execução da obra. O importante também agora  é a luta pela preservação do que resta da antiga salina do Cocó que se transformou em parque.

O Cocó de hoje
 
A visão da Prefeitura é outra: temos que fazer, vamos fazer. E empurra-se a obra “goela abaixo” da população. Qualquer cidadão de bom senso, reconhece que os viadutos  serão fundamentais para impedir que Fortaleza chegue aos dois próximos anos  com o trânsito mais engarrafado do Nordeste, talvez até mesmo do Brasil, sobretudo naquela área de comércio e residencial. Essa   tragédia  de se  ter que mexer com o “imexível” -  o Parque do Cocó -  por causa de algumas árvores, perfeitamente substituíveis, não pode ser aceita sob pena de se ver  a cidade  ameaçada em sua  mobilidade urbana e duramente prejudicada.

Como não houve consenso apesar do dialogo aberto, franco, procurado pelo prefeito Roberto Cláudio e pelo próprio governador  Cid Gomes, a força foi necessária. Agora precisa-se de interlocutor credenciado para contornar o problema e  superar a lenga-lenga com a Justiça.

10.08.2013


Dia dos Pais, da Babilônia ao Brasil

Menos promovido comercialmente que o Dia das Mães, a data, segundo o Wikepedia,  tem como origem a Babilônia, onde,  há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão, que desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.

“A institucionalização dessa data é bem mais recente., data de 1909, nos Estados Unidos,  quando Sonora Luise  resolveu criar  um dia dedicado aos pais, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. O interesse pela data difundiu-se da cidade deSpokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente norte- americano Richard Nixon oficializou o "Dia do Pai" (Father's Day)”,  afirma Wikepedia.

A data foi criada no Brasil por Roberto Marinho que a implementou com o objetivo de incentivar as vendas do comércio e, por conseguinte, o faturamento de seu jornal, “O Globo”.

10.08.2013


Homenagens no Dia do Advogado
 

Por iniciativa do presidente José Albuquerque, atendendo ao requerimento do primeiro-secretário da Mesa Diretora, deputado Sérgio Aguiar, a Assembleia Legislativa realizará sessão solene em comemoração ao Dia do Advogado, segunda-feira, 12, às 19 horas, no plenário da Casa.

Deputado Sérgio Aguiar
Serão homenageados na ocasião  os advogados Antônio Daudet Barreto, José Damasceno Sampaio, Juvenal Antônio Furtado, Luiz Djalma Pinto e Miguel Oscar Peixoto (este in memoriam). O presidente da OAB/Ceará, Valdetário Monteiro, também está convidando.


10.08.2013


48 países com 80 delegações  chegam
para a Conferência Mundial de Água



Começam a chegar neste final de semana  a Fortaleza as 80 delegações de 48 países até confirmados que virão participar da  9ª. Conferência Geral Mundial da Rede Internacional de Organismos de Bacias Hidrográficas, a ser aberta na próxima terça-feira, 13, às 19h30, no Marina Park Hotel.

A conferência será realizada de 12 a 16 de agosto, reunindo autoridades, técnicos e especialistas na questão de água para consumo humano  que virão debater e trocar experiências de boas práticas em recursos hídricos desenvolvidas pelos organismos de bacias hidrográficas implantadas em todo planeta. O problema da água para consumo humano é hoje uma preocupação de todas as nações do mundo. Entre elas, além do Brasil, França, Alemanha, Estados Unidos, Rússia, países africanos, asiáticos e árabes etc.

A conferência também envolverá Sessões Estatutárias da Assembleia Geral Mundial da Rede Internacional de Organismos de Bacia, o Fórum de Organismos de Cooperação Internacionais e visitas técnicas aos equipamentos cearenses relacionados à produção e distribuição de água para consumo humano.

Vicente Andreu
 
      Na ocasião o presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu, será empossado como presidente da RIOB-Rede Internacional de Organismos de Bacias Hidrográficas. O coordenador geral, engenheiro Lupercio Ziroldo Antônio, acredita que a Conferência será da maior importância para o Nordeste brasileiro “que  atravessa presentemente sua maior crise de abastecimento de água”. A Conferência tem recebido o apoio da Petrobrás.

 

10.08.2013


AH, FORTALEZA TÃO MALTRATADA!!!

Abuso sem medida
 
(Sugeriram que eu acrescentasse “Tão Maltratada” nessa série de fotos que também tenho publicado no Facebook. Pois, lá vai).

Essa construtora, sem o menor respeito pelo cidadão, há dias descarrega, desde o início da obra,  caminhões de areia sobre a calçada(!), local de passagem de pedestres, que têm que desviar do "container" e da areia. A obra fica na rua Silva Paulet, atrás do Palácio da Abolição.
           E a fiscalização da Prefeitura, hein?


 

10.08.2013


População apreensiva com a falta de água
Diante do quadro de seca que se abateu sobre o Ceará nos dois últimos anos, a tragédia já vem sendo anunciada há meses: muitos municípios estarão sem água para consumo humano e animal nos próximos meses.
 
          Um deles é Ocara, a 100 quilômetros de Fortaleza, e seus principais distritos que são abastecidos pelo açude Aracoiaba, que já está com sua capacidade de armazenamento bastante comprometida.
 

10.08.2013


Na pirâmide maya de Kukulcan

 
O empresário da área imobiliária Tarcísio Porto Rebouças levou a filha Beatriz e a esposa Teresa para conhecerem a charmosa  pirâmide maya de Kukulcan, no México, depois de uma merecidas férias em Cancun.

Ninguém é de ferro!

 

 

10.08.2013


CURTAS SOCIAIS

Narcélio
 *Ganhou abraços pela idade nova  o radialista Narcélio Limaverde, excelente profissional e grande caráter.

 *Também foi cumprimentado pelo aniversário José Antunes Mota.

 *Nesta data  marcam o calendário Édson Ventura,  Adriano Costa e Francisco Souto, pessoas da minha maior estima.

 *No domingo, 11, os aniversariantes são Edilmar Norões e Jacaúna Aguiar, gente com quem se tem o prazer de conviver, o que faço há anos.


Edilmar
 *Também eu cumprimento nessa data a Luana Brasileiro, jovem senhora de ótima convivência nas aulas de Pilates com o instrutor  André Rangel.

 *A escritora Izabel Lustosa escreve livro biográfico sobre Cláudio Pereira, o saudoso agitador cultural de Fortaleza nas últimas décadas.

 *Amigas do CGD (aulas de ginástica) participam  sexta-feira de um almoço de confraternização. Entre elas, as senhora Rosimar Gurgel e Sarah....

 *Por hoje contei tenham todos um bom final de semana.