Postagem do dia 05.06.2013

Exposições agropecuárias agora
sofrem fiscalização trabalhista

Olho vivo! Apesar de todas as dificuldades que a agropecuária cearense tem para fazer suas feiras e exposições, um novo embaraço veio juntar-se aos demais: O Ministério do Trabalho passa a exigir a legalização trabalhista de todo o pessoal que trabalhe na área, inclusive com o fardamento e equipamentos, isto é, roupa apropriada, botas, luvas, capacetes etc., conforme as exigências da legislação trabalhista. Carteira assinada e tudo o mais.

Dentro da nova sistemática, o Parque de Exposição de Crato já foi multado. Os presidentes das associações de criadores estão com dificuldades para se adequar às novas exigências. Portanto, olho vivo.
Crato programa sua exposição agropecuária


A Expo Crato 2013 vai acontecer no período de 14 a 21 de julho, na cidade de Crato, tendo como  eventos confirmados a Exposição Nacional da Raça Boer e o Leilão Cariri Dorper Show. Além de exposição, competições e julgamentos das raças e concurso leiteiro haverá também leilões de bovinos, ovinos, caprinos e eqüinos. Sara Cardoso está encarregada da articulação e dos contatos.
“Dumping” para a gasolina comum


Postos de combustíveis de Fortaleza há alguns dias estão praticando “dumping” (preço único combinado entre eles)  pelo menos no que se refere à gasolina: todos, ou praticamente todos na área urbana,  estão vendendo a gasolina comum  a 2.899 reais. Se não é o famoso “combinemos” de preço será o que?

Assembléia inicia mobilização pela refinaria

Sobral iluminada e seu Arco do Triunfo


A Assembleia Legislativa do Ceará realiza, nesta quarta-feira, 5,   a partir das 16 horas, no Centro de Convenções de Sobral, o primeiro encontro do ciclo de visitas regionais da campanha de mobilização pelo início imediato das obras da Refinaria Premium do Ceará. 
O presidente da Assembleia, deputado José Albuquerque (PSB), deputados estaduais e federais, prefeitos da região, empresários e representantes do poder público e da sociedade civil participarão dos debates. Além de Sobral, a campanha visitará outros 11 municípios cearenses até julho deste ano.

Deputado José Albuquerque autor

da idéia da mobilização


              De acordo com José Albuquerque (PSB), o projeto tem por objetivo mobilizar a sociedade e a classe política, mostrando o que é uma refinaria e os benefícios que pode gerar para o Ceará. A previsão é de que o empreendimento gere inicialmente 38 mil empregos   diretos e 52 mil indiretos. Quando começar a operar, terá um faturamento da ordem de R$ 95 milhões/dia e a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) deverá dobrar. 
              A campanha realizada pela Assembleia Legislativa traz como tema: Refinaria Premium do Ceará; compromisso que precisa ser cumprido. Uma referência ao compromisso firmado há alguns anos pelo Governo Federal com o Estado do Ceará. 

            Ainda esta semana, a campanha visita a cidade de Tianguá na quinta-feira (06/06) e Crateús na sexta feira (07/06). Nas próximas semanas será a vez dos municípios de Quixadá, Limoeiro do Norte, Crato, Iguatu, Baturité, Aquiraz, Camocim, Itapipoca e Fortaleza.  (Fonte: Portal AL).

Unifor e Comédia Cearense


            OAB fará sessão solene nesta quarta-feira,  5, às 19 horas, no Theatro José de Alencar,  ocasião em que homenageia os 40 anos da Unifor e entrega carteira a novos advogados. Haverá também programação musical e homenagem ao grupo de Teatro Comédia Cearense.

Festa portuguesa com certeza

Dia de Camões


             Cerca de 800 pessoas  são esperadas na festa pelo Dia Nacional de Portugal, nesta sexta-feira, a partir das 19 horas, no Náutico.  Haverá música lusa e iguarias gostosas, com a presença de restaurantes portugueses e postos de venda de produtos regionais (vinho, azeite, queijo, etc). A LPR Comunicação, comanda por Luís Paulo Rodrigues,  está colaborando voluntariamente com o Consulado, a Câmara de Comércio e a Academia do Bacalhau para o maior brilhantismo do evento. Vale a pena conferir. Ingresso na entrada do clube.
Setur mostra Plano de Marketing Turístico

Bismarck Maia


O Secretário de Turismo do ceará Bismarck Maia convida para apresentação do Plano de Marketing Turístico para o Ceará Polos: Litoral Leste, Ibiapaba e Maciço de Baturité. Será nesta quinta-feira, 6, às 10 horas, no auditório da Setur, Cambeba.

Comércio Exterior marca encontro em Fortaleza


Fortaleza sediará no dia 19 de agosto de 2013  a  edição do “Encomex”,   os   Encontros de Comércio Exterior que consistem em um projeto desenvolvido pela Secretaria de Comércio Exterior  do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, com o intuito de estimular maior participação do empresariado brasileiro no comércio internacional, levando informações de relevância acerca da estrutura, do funcionamento, das regras básicas do intercâmbio comercial brasileiro, dos mecanismos de apoio à exportação, das oportunidades de negócios e contatos, contribuindo substancialmente com a divulgação da cultura exportadora.
 
O Encomex Fortaleza, como parte integrante da  Implementação do Plano Nacional da Cultura Exportadora, conta com o apoio de diversas instituições tem como objetivo expandir a pauta brasileira de exportação em quantidade, qualidade e variedade de produtos, mercados de destino e empresas brasileiras participantes no mercado internacional.
A programação do evento é composta por  palestras,  oficinas setoriais e temáticas e  encontros de negócios, todos direcionados ao pequeno e médio empresário.
Subsecretário  de Turismo no Rio

Cláudio Magnavita


             Nosso conhecido Cláudio Magnavita, ex-presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo-Abrajet, foi nomeado pelo Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral,  Subsecretário da Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro. Leva sua notável experiência no setor para essa nova missão.
Crédito como ferramente de desenvolvimento

João Robério


A importância do crédito como ferramenta de desenvolvimento e o papel do Banco do Nordeste no cenário econômico regional é o tema da palestra do  superintendente estadual do Banco do Nordeste no Ceará, João Robério Pereira de Messias, nesta quarta-feira (5), na abertura  do 1º Congresso Regional de Crédito e Cobrança Norte e Nordeste. O evento ocorre durante todo o dia, no Hotel Marina Park.
CURTAS SOCIAIS
 

*O espetáculo musical infantil “A Pequena Sereia” (foto),  a mais nova montagem da Cia. Cearense de Molecagem, com texto e direção de Carri Costa, uma livre adaptação do conto homônimo de Hans Christian Andersen, que serviu de base para a criação do desenho animado da Disney, será apresentado domingo no Theatro José de Alencar.

*Os amigos vão se reunir sexta-feira em torno de Herbert Aragão comemorando sua idade nova acontecida terça-feira, 4. Será na base da adesão e num restaurante da cidade.

*Muda de idade na data Walber Vieira.
 

Paula Braga falando em solenidade na ASCE.

*Paulinha Braga, que cuida dos assuntos da empresa e ajuda o pai, Paulo Hélder Braga,  na administração da Associação dos Suinocultores do Ceará, participou do Congresso Internacional de Gastronomia realizado pela Universidade Federal do Ceará. Ela é um incentivadora do consumo de carne suína.

*Por hoje contei. Até amanhã.